RCF x YAMAHA

cunhams1

New Member
Ola pessoal...

Preciso de uma dica

RCF - ART715A
ou
YAMAHA DXR-15

igreja com:
30mt comprimento
10mt largura
5mt altuta

Vou colocar quatro cx's

Valeu
 
Olá Cunhams1!

Vamos aos dados:

Modelo: DXR 15
- Alto-falante: 15” (Bass reflex) bi-amplificado com duas vias
- Faixa de frequência: 49Hz - 20kHz (-10dB)
- Crossover: FIR-X tuning™ (Filtro de phase linear)
- Potência de saída: Dinâmica: 1100W (950W no falante e 150W no twitter); Contínua: 700W (LF: 600W no falante e 100W no twitter)
- Potência máxima de saída: 133dB SPL
- Entradas e saídas: Entrada XLR (MIC/LINHA), Duas entradas P10 (L mono/R), Entrada RCA, Entrada XLR paralela, Saída XLR
- Alimentação: 100V - 240V (50Hz/60Hz)
- Consumo: 110W

RCF ART-715a MKii
- 1400 Watt Peak, 700 Watt RMS digital amplifier
- 130 dB max spl
- 90 x 60, Wide dispersion constant directivity horn
- 15" woofer, high power 3.0" voice coil
- 1" HF driver, titanium dome, 1.75" voice coil
- DSP Processing


Já ouvi os 2 modelos, ficará bem servido com ambos, mas acho que tem muitos outros fatores a serem observados antes de tomar uma decisão direta somente por dados...

Umas perguntas:
- Já ouviu os 2 modelos? Por que os escolheu?
- Utilizará somente as caixas mencionadas ou também utilizará subs?
- qual a proposta musical a ser aplicada? Banda ao vivo ou apenas CD´s?
- será utilizada 4 caixas (PA + delay - creio eu...), qual o processador será utilizado?
- quais os valores que tem das cx´s?

Quanto a minha escolha: fico com a ART-715, gosto do timbre, mas.... não optaria por este modela da RCF, e sim outra.... mas ai é mais questão de gosto do que qualquer coisa a mais!rs

vi em alguns fóruns "gringos" algumas informações sobre a DXR em comparação com outros modelos, vale a consulta: http://www.djforums.com/forums/archive/index.php/t-19774.html

Abraços!
 
Vamos lá..

Os dois modelos são indicação.
Vou usar p banda na igreja. (Toda a banda em linha inclusive baixo e batera)
Vou ter sub sim.
Só não sei se um ou dois. (Um técnico de áudio me disse q pelo tamanho da igreja um era suficiente; um outro técnico disse q p cada duas caixas um sub, no meu caso teria q ser dois...)
Se eu usar CX Yamaha sub da Yamaha...se RCF sub RCF...
Qto ao processador .. Um tecnico disse q não preciso de dely, outro disse q sim...) ( a distância de uma CX p outra será de 7mt.

Vou usar uma mesa digital behringer x32.


Ah o preço...

ART715A - R$3560,00

Sub 8003AS - R$6890,00

e

Yamaha dxr15 - R$5800,00

Sub DXS 15 - R$5490,00

Preço cheio sem desconto...
 
rapaz, que salada de informações...rs

se as caixas são indicações, está bem encaminhado, são ótimas opções.
Quanto ao sub a ser utilizado tudo depende.... se optar por um sub que terá o rendimento de 141dB de spl, apenas uma unidade sobrará, agora se optar por um sub de 128dB de spl, 1 não dará conta, pra falar a verdade, 2 não darão conta. Sendo assim, a informação que lhe passaram não bate, pois tem várias outras variáveis a serem consideradas.
Sobre a marca, isso é questão de gosto, já utilizei as tops de uma marca e os subs de outra, o resultado foi excelente! Sendo assim, tudo pendendo do que vc quer.

Sobre o delay, vamos as informações (ou perguntas...rs):

- qual o tamanho/espaço onde será necessário ter cobertura? (elimine o púlpito desta medida....)
- sua igreja é pentecostal? (povo muito barulhento!?rsrsrs)
- povo reclama muito de "som alto"!?
 
Desculpe...kkk
Mas não compreendo muito, são muitos "fatores"... Kkk

Tamanho igreja sem púlpito
10larg x 25comp x 5alt

Povo pentecostal mas não "hiperpentecostal" ...entende né...RS

Quando o som esta bom para a parte da frente esta baixo atrás; qdo aumenta o som atrás fica bom e na frente reclamam q está alto...rs

O sub 141dB de spl, é o Sub 8003AS, certo???
Com esse apenas 1 resolve no meu caso???

Quanta informação... Kkk
 
141dB de spl eu estava pensando no WSX ou no do Homero (4 vias), o 4pro8003as rende 134 dB de spl.... e sim, com 141dB de spl vc resolveria seu problema de falta de grave, e deixaria o povo loco com tanto grave!rsrs
Agora, como sua igreja se comporta com o grave no peito!? Muitos pastores odeiam grave, então isso vai definir o que vc vai aplicar, evite dores de cabeça.....

Segue um exemplo pra vc ter noção: https://www.youtube.com/watch?v=-7w7CVWXHOA
Nesta igreja estava utilizando no PA 2 Milan M15 (131dB de spl) e 1 sub SWA1501 (129dB de spl se não me engano) da Mackie, e já foi suficiente para o tecladista no dia solicitar para diminuir o grave.... pra mim sempre faltava grave com banda, mas para o restante da igreja não.....

quanto ao comprimento, 25 metros é necessário sim um delay para não ter reclamações, mas não se faz necessário ser 4 caixas iguais, pode ser caixas com falante de 15" na frente e a 10 mts caixas com falante de 10", assim terá cobertura e spl bem distribuídos em todo templo e ainda economiza uma graninha...rs.... lembrando que será necessário um processador para gerenciar tudo e não ter dores de cabeça (um que tenha 2 in 6 out serve.... tem vários modelos, um exemplo é o DBX260).
 
tonreb disse:
pra mim sempre faltava grave com banda, mas para o restante da igreja não.....

Everton, tem um amigo que trabalha comigo que era da sua igreja, um dia eu perguntei para ele se ele gostava do som, ele disse que sim, mas que você era meio louco, deixa o grave sempre no máximo!! kkkkk
 
ta ai a prova que o povo reclama!rsrsrs

(eles precisavam ver o subline em ação....rsrs)
 
tonreb,

Já que você já escutou as duas, poderia falar o que achou do timbre dessa caixa da Yamaha? Resposta nos graves e etc?

Estou esperando chegar a RCF 745A na CBorges, enquanto isso estou pesquisando e fiquei interessado nessa da Yamaha.

Conheço só o timbre da RCF.
 
Bom, a da yamaha de 15" não me agradou não.... pois se compra uma caixa com falante de 15" para se ter uma resposta nos graves melhor, porém não observei isso.... das cx´s da yamaha a que mais me agradou foi a com falante de 8".

sendo assim, se seu objetivo é uma caixa para resposta noa graves, não aconselho este modelo.

e se somente conhece o timbre das RCF, está bem no referencial, mas precisa conhecer outros modelos para saber o que realmente quer de resultado final, teste várias outras caixas, assim terá seu perfil formado em relação ao som que gostaria...
 
RCF HD12a tem o timbre mais agradável, no vídeo abaixo tem um comparativo mas com a HD-32a, utilize um fone de qualidade para perceber alguma diferença.


[video=youtube]https://www.youtube.com/watch?v=iaW3ExuRlfQ[/video]

Tanto eu quanto o Murilo preferimos o timbre da RCF.
 
Tô ficando mais confuso.....
Todas têm timbre excelente. A escolha é feita pelo gosto pessoal mesmo.

Nos teste que vi, com a Promaxx 14A ela não clipou, porém, creio que se deixar as RCFs ART 712A, HD 12A com corte acima de 100Hz no processador (DBX 260) e o Sub com as frequências inferiores, elas dificilmente cliparão.

Ouvi a RCF Art 410A MK II do Robert, o timbre é fantástico, sem contar na pressão que a caixa produz.Olha que ela só tem 400W e falante de 10 polegadas com um grave impressionante.


Obs.: ...corte em 100Hz.
 
tonreb disse:
Bom, a da yamaha de 15" não me agradou não.... pois se compra uma caixa com falante de 15" para se ter uma resposta nos graves melhor, porém não observei isso.... das cx´s da yamaha a que mais me agradou foi a com falante de 8".

sendo assim, se seu objetivo é uma caixa para resposta noa graves, não aconselho este modelo.

e se somente conhece o timbre das RCF, está bem no referencial, mas precisa conhecer outros modelos para saber o que realmente quer de resultado final, teste várias outras caixas, assim terá seu perfil formado em relação ao som que gostaria...

Tonred

Boa tarde! Também estou vivendo esse dilema, mas no meu caso e já tenho as caixas RCF Art 715 MKII, onde comprei a 2 semanas e estou pensando em trocar pelas Yamahas DXR15 ou RCF Art 725 MKII. A aplicação é para musica hobby ao vivo em casa e na maioria das vezes curtir som de CD.
As minhas 2 caixas art 715 estão ligadas como PA em com junto com uma mesa behringer, com a seguinte estrutura: 1 Mesa behringer UB2442FX Pro, 1 Equalizador Behringer Ultra Curve DEQ 2496 (não configurei ainda não  aprendi a mexer - somente liguei) , 1 Tube ultraflex  Cacumm valvulado Bheringer.
As caixas RCF art 715 estão ligadas no Ultraflex behringer valvulado. Todo os equipamentos de áudio tenho a mais de 10 anos (sem muito uso) junto com umas caixas passivas da marca KW, onde vendi as caixas e comprei as RCF pensando que seria muito superior, mas me parece que não e por isso o arrependimento e motivo de querer de comprar as Yamaha DXR15.

O som das RCF Art 715 é pouco abafado,o que você acha? Pode ser a mesa ou o equalizador? Tenho um equalizado analógico que eu usava para monitor Behringer equalizer GEQ3102, será que ficaria melhor que o digital?
Obrigado e desculpe o excesso!!

Feliz ano novo a todos!

Jose
SP-SP

 
 
Tonred
Boa tarde! Também estou vivendo esse dilema, mas no meu caso eu já tenho as caixas RCF Art 715 MKII, onde comprei a 2 semanas e estou pensando em trocar pelas Yamahas DXR15 ou RCF Art 725 MKII. A aplicação é para musica hobby ao vivo em casa e na maioria das vezes curtir som de CD.
As minhas 2 caixas art 715 estão ligadas como PA em com junto com uma mesa behringer, com a seguinte estrutura: 1 Mesa behringer UB2442FX Pro, 1 Equalizador Behringer Ultra Curve DEQ 2496 (não configurei ainda não aprendi a mexer - somente liguei) , 1 Tube ultraflex Cacumm valvulado Bheringer.
As caixas RCF art 715 estão ligadas no Ultraflex behringer valvulado. Todo os equipamentos de áudio tenho a mais de 10 anos (sem muito uso) junto com umas caixas passivas da marca KW, onde vendi as caixas e comprei as RCF pensando que seria muito superior, mas me parece que não e por isso o arrependimento e motivo de querer de comprar as Yamaha DXR15.
O som das RCF Art 715 é pouco abafado,o que você acha? Pode ser a mesa ou o equalizador? Tenho um equalizado analógico que eu usava para monitor Behringer equalizer GEQ3102, será que ficaria melhor que o digital?
Obrigado e desculpe o excesso!!
Feliz ano novo a todos!
Jose
SP-SP
 
Back
Topo