Bom dia!

Possuo o seguinte sistema em uma casa noturna (boate):

4 p.a's:
15WP550 550 Watts RMS 8 Ohms + D220Ti 80 Watts RMS 8 Ohms (cada caixa)

4 sub's:
15swv2.0 15" 1000w RMS 4 Ohms (cada caixa)

Estou em dúvida quanto as potencias a serem adquiridas para esse sistema.

Cogitei 2 und da EP-4000, uma para o conjunto de p.a's e outra para os sub's.

Porém, visualizei alguns testes negativos no youtube, e por isso fiquei inseguro quanto a este modelo.

Posteriormente, passei a pesquisar sobre o assunto, pois sou iniciante em áudio e eletrônica.

Me deparei com uma série de variáveis, como por exemplo a variedade de classes de amplificadores, o que foge do meu conhecimento.

Devido a isso, decidi procurar o auxilo no fórum.

Qual amplificador é indicado para esse sistema?

Preciso realmente de 2 amplificadores, ou existe algum modelo que atenderia todo o sistema?

Qual a classe indicada?

Quanto a ligação entre as caixas, devo realizar em paralelo ou série?

Devo utilizar o modo bridge?

Durante a pesquisa, encontrei boas recomendações a respeito das marcas Mark Audio e também Machine. Devo dar preferencia a elas ou a Behringer?

Desde já, agradeço pela atenção!
 
Hoje em dia considero que estas ligações passivas(caixa passiva + amplificador) estão cada vez mais obsoletas. Se esse sistema fosse de caixas ativas seria mt mais fácil e seguro.

Vamos lá, é extremamente importante q seu sistema não esteja subdimensionado. O ideal é ter sempre o dobro de potencia nominal das caixas. Ex: se vc tem uma caixa de 4ohms e 500w RMS* vc precisa de 1000w rms pra empurrar cada caixa com folga.

*Atente-se para q a potência da caixa e do amplificador esteja discrita em watts RMS. Fuja de PMPO ou qlqr outra nomeclatura q n seja RMS.

Suas caixas de altas(woofer + driver de titânio) possuem divisor interno? Se não possuirem vc vai precisar tb de um crossover ativo ou passivo. Para crossover ativo vc vai precisar de amplificação independente por cada falante. No caso, dois sinais amplificados diferentes.

Sobre ligações em serie e paralelo, bridge... vc consegue informações detalhadas e didaticas nos artigos aqui do Som ao Vivo. Só procurar no campo de pesquisas q existem artigos ótimos.



Se for opção, sugiro usar um sistema ativo de boa marca. Vc vai ter mais segurança, facilidade, não precisa de crossovers, não precisa calcular potência, ligações em serie paralelo...

Sistemas ativos costumam ter melhor durabilidade, visto q cada caixa é projetada exatamente na potência correta e conta com proteções contra curto, distorção, limiter, superaquecimento...

Muito menos dor de cabeça.

Qualquer erro no sistema passivo causa queima de falantes.
 
Back
Topo