reconhecimento de componente de fonte yamaha

jopereira

Active Member
tivemos nossa fonte yamaha de uma mesinha de som queimada por sobrecarga, resolvemos abri e dentro só havia o transformador e um componente que nao consegui identificar e que estava ligado em série na entrada, fazendo os testes percebi que foi essa peça que queimou, ligando direto a fonte funcionou, mas como nao sei da real importancia dela resolvi pesquisar para saber do que se trata e tentar encontrar para repor. segue a foto dele:

240120102959.jpg



está escrito nele o seguinte:

AUPO
A4-F
130ºC
2A 250V
JET
U3

alguem conhece, seria um capacitor thermal ou diodo?
 
Acredito que o medrmf acertou em cheio, isto é um termistor, ao atingir sua temperatura máxima ele abre o circuito, por isso estava ligada em série na sua fonte.

Jopereira, tente adquirir tal peça e verificar o motivo pelo qual ela abriu. Estavam usando a fonte para outro fim?

Abç,

Marcelo
 
Meu DEUS!

é esse mesmo msdrmf,

isso aqui(SAV) tá de uma competência tremenda. rapidamente ilucidam dúvidas, graças a Deus que faço parte desta equipe e sempre tendo a oportunidade de aprender. digo que pesquisei por mais de uma hora no google, só que acho que deixei habilitado o campo de sites somentes do Brasil e não achei nada sobre este componente.

o que aconteceu foi uma sobretensão na rede. depois da queima de 2 fontes, uma potencia e 2 drives, desconfiei da tensão e quando pus o multiteste na tomada estava 170V. a causa foi conector neutro frouxo fazendo que uma fase roubasse carga da outra ocasionando sobrecarga. estavam todos estes ligados num condicionador só que este é bivolt e suporta até 240V. depois dessa vou adquirir um estabilizador urgente.
 
esse:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=342100" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=342100</a><!-- m -->

segundo o manual dele a proteção só ativada quando a tensão chega a 275V, isto é, ele suporta tensão de entrada de 100 a 242V. então acho que podemos dizer que ele só protege contra sobretensao se os aparelho estiverem ligados em 220V porque se estiverem ligados em 110, sobretensão duradoura até 275V não faz com que o aparelho ative sua proteção. por isso mudarei a tensão aqui para 220V.

tanto o pc1000 quanto o pc2000 sao assim, o pc3000 já é 100 a 140V.
 
Olá gente,

também fiquei preocupado. Aí fui lá no site e...

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.pentacustica.com.br/produtos.asp?ID=10#fragment-1" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.pentacustica.com.br/produtos ... fragment-1</a><!-- m -->

"Um equipamento simples, barato e robusto, indicado para ser usado como distribuidor de AC em redes de 100 a 242VAC. Pode ser utilizado como elemento principal de distribuição ou como suporte para outros gerenciadores e condicionadores a fim de expandir suas conexões. "

Ele é um DISTRIBUIDOR de energia, e não um GERENCIADOR. Como distribuidor, ele nada mais é que um "tomadeiro", sendo que trabalha com uma gama de 100V a 242VAC. A proteção existente para 275V é para proteger o próprio aparelho, não o que se liga a ele.

Essa descrição aqui que é complicada (Playtech)...

Um equipamento simples, barato e robusto, indicado para ser usado como distribuidor de AC em redes de 100 a 242VAC, possui filtro de linha de modos comum e diferencial, proteção contra transientes e uma capacidade total de 15A. Pode ser utilizado como elemento principal de distribuição ou como suporte para outros gerenciadores e condicionadores a fim de expandir suas conexões.

Alguém que lê pode achar que é um filtro tipo Furman, mas não é. O manual deve ser mais explícito sobre o que ele proteje e o que não proteje. Ele pode até ter algum tipo de filtragem, alguma proteção, mas nunca do mesmo nível de um condicionador/gerenciador, que aliás são sempre fabricados para uma única voltagem, pois os componentes de proteção são especificados para uma voltagem só, de forma a 'abrir' (protegendo os equipamentos) quando ocorre uma sobretensão.

Em resumo: teria que dar uma olhada no manual (que não está disponível no site, uma pena, aliás o site está faltando fotos, manuais, bem fraquinho) para ver quais proteções estão inclusas ou não. Espero que a empresa tenha deixado isto bem claro no manual.

Lembrando a todos:

anomalias.jpg


Nós temos cerca de 9 tipos de problemas elétricos possíveis, e nem todos os equipamentos protegem contra todos. Um filtro simples elimina ruídos e distorções na linha. Um filtro mais elaborado proteje isto e mais contra surtos (spikes). Um no-break protege contra black-outs, e por aí vai.

O único que protege contra tudo são os caros no-breaks on-line, onde a energia alimenta as baterias e as baterias alimentam os equipamentos. Desta forma, temos completa isolação entre os problemas na entrada e os equipamentos.

Um abraço,

Fernando
 
olha o manual

vejam que ai diz que sao condicionadores

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.pentacustica.com.br/adm/upload/8/manual%20pc-3000.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.pentacustica.com.br/adm/uplo ... c-3000.pdf</a><!-- m -->


diz que a proteção contratransientes é a partir de 150V no pc3000A e a partir de 275V nos modelos 1000A e 2000A. em suma, os modelos pc1000A e 2000A não protegem contratransientes quando ligados em 110V.
 
Vamos para o meu lado advogado...

CONEXÃO À REDE ELÉTRICA:
Este equipamento deve ser ligado à rede elétrica em um conector padrão NEMA 5-15 (2P+T).
Certifique que a tensão da rede é compatível com as especificações abaixo:
PC-1000A e PC-2000A - 100V a 242V RMS RMS
PC-3000A - 100V a 140V RMS RMS


Tensões maiores do que as especificadas acima danificarão componentes internos do equipamento.

DE QUE MANEIRA ESTES PRODUTOS PROTEJEM SEUS EQUIPAMENTOS:

Proteção contra transientes:
Elaborada com varistor entre fase e neutro e fusível, é capaz de eliminar surtos de tensão de pequena e média intensidades de forma
eficiente e muito rápida. Esta proteção é acionada quando a amplitude da tensão atinge valores superiores a 150V (PC-3000A) ou 275V (PC-
1000A e PC-2000A). Dependendo da velocidade com que ocorre e a dimensão do problema, pode ser necessário a substituição parcial ou
completa destes componentes.

Tal proteção não é sinalizada, portanto sua identificação está relacionada ao funcionamento do equipamento, quando ela atua o fusível interno geralmente é queimado, exigindo sua substituição.

Filtro de linha:
Este aparelho é equipado com filtros diferenciais (filtram ruídos que ocorrem entre os condutores fase - terra e neutro - terra) e filtros de
modo comum (filtram ruídos entre fase - neutro), na entrada de AC.

Eles podem solucionar ou minimizar problemas comuns encontrados no dia a dia dos sistemas de áudio, pois atenuam ruídos de freqüências médias e altas (EMI, RFI). Como já foi dito, tais ruídos e harmônicos podem causar um funcionamento incorreto ou até a queima de equipamentos mais sensíveis.

Uma outra função dos filtros de linha, é auxiliar a proteção contra transientes. Estes distúrbios geralmente causam deformações na
tensão introduzindo componentes de freqüências altas, tais variações encontram uma resistência muito elevada ao se depararem com estes filtros, e são parcialmente atenuadas antes de chegarem aos equipamentos.

PROTEÇÕES QUE NÃO ESTÃO DISPONÍVEIS NESTES EQUIPAMENTOS:

Estes três produtos são totalmente analógicos e possuem algumas limitações. Eles não conseguem entender variações de tensão
de longa ou curta variação abaixo do valor dos varistores
, interrupções, variações de frequência e desequilíbrio entre as fases.

Vale ressaltar que a ocorrência de alguns dos problemas relacionados acima pode causar danos ou má operação de dispositivos
eletrônicos.


Para uma gama mais completa de proteções veja os produtos PC-4000 e PC-8000


Entendo eu que estava bem claro no manual: variações de tensão abaixo dos varistores (275V) não estariam protegidas, o que é exatamente o caso que aconteceu.

Jó Pereira,

você me desculpe, sei que está irritado. Mas acho que você comprou o equipamento errado. O PC-1000A e PC-2000A possuem proteções eficazes em qualquer tensão (filtro de linha), mas as outras (transientes, sobretensão) somente funcionam bem quando tensão = 220V.

Tais informações estão bem explícitas no manual de instruções. Poderiam estar MELHOR EXPLÍCITAS AINDA para quem não entende bem de eletricidade, mas que estão devidamente no lugar, estão.

O produto recomendado para 110V é o PC-3000. O PC-1000A e o PC-2000A são para uso em 220V.

Um abraço, desculpe aí qualquer coisa.

Fernando
 
sim, mas nao fui eu que questionei, eu sabia o que estava comprando, comprei apenas como um simples filtro de linha e estava adquirindo junto um estabilizador de energia, que nao adquiri pois o orçamento ficou um pouco apertado mas já estamos providenciando.

a pergunta é:

qual o conceito no meio de áudio do termo CONDICIONADOR DE ENERGIA?
 
No meu entender, algum aparelho que tenha algum nível de filtragem e proteção elétrica, protegendo assim os equipamentos de alguns problemas que podem acontecer por causa da eletricidade.

Talvez você pense assim: "ah, então um filtro de linha desses de computador também é um condicionador de energia". E eu vou te responder: sim, e não.

Veja:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=232290" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=232290</a><!-- m -->

FiltroRagtech5.jpg


Filtro de linha nacional. Esse é a média dos produtos nacionais, acredite.

10APCP6BTCOprotetordosvaristoresGND.jpg


Filtro de linha da APC, americano. O nível de proteção é MUITO MAIOR, e parecida no que a gente encontra nos gerenciadores de energia.

m8d_inside2.jpg


Foto interna de um Furman MD-8D, um dos modelos mais simples, com proteções parecidas com o do filtro APC acima.

furman15insidefront.jpg


Foto interna de um Furman Elite, o top da marca.

Assim como os "filtros de linha", os condicionadores tem níveis de proteção diferentes (vide Furmans acima). O manual tem que especificar isto.

Um abraço,

Fernando
 
Ah, só um comentário, isso aconteceu porque a RCF ART 310A NÃO POSSUI PFC ATIVO!
Simplificando um pouco, o bivolt não é automático.
Já na linha 700 isso é feito automaticamente!
 
Isinho,

acho que está meio fora de lugar esta sua mensagem, não?

E PFC Ativo é outra coisa... é fator de correção de potência, nada a ver com bivolt...

<!-- m --><a class="postlink" href="http://forum.clubedohardware.com.br/pfc-ativo-passivo-duvida/98475?s=4a1a1c8fb35e0a37f6c2fb4f14b50b2e&" onclick="window.open(this.href);return false;">http://forum.clubedohardware.com.br/pfc ... 50b2e&</a><!-- m -->

As ART710A devem ser Bivolt Automático, que é outra coisa...

Fernando
 
Fernando, infelizmente tudo indica que você está enganado!

O sistema preferido é o Ativo, pois gera uma tensão mais eficiente. Pelo fato de usar um circuito que corrige o fator de potência, o PFC Ativo é capaz de gerar um fator de potência teórico de 95%. O PFC Ativo também reduz interferências, corrige automaticamente a voltagem da entrada de corrente AC, possuindo seleção automática de voltagem. Já que o PFC Ativo é um método mais complexo de correção, os custos de fabricação de fontes com PFC ativo são maiores.

De volta às questões práticas, mais uma vantagem do uso do PFC ativo é que o circuito é capaz de ajustar automaticamente a tensão de entrada, permitindo que a fonte opere dentro de uma grande faixa de tensões, indo normalmente dos 90 aos 264V. Não apenas o velho seletor de voltagem é eliminado, mas também a fonte passa a ser capaz de absorver picos moderados de tensão e de continuar funcionando normalmente durante brownouts (onde a tensão da rede cai abaixo da tensão normal) de até 90V.

A explicação é relacionada a PC, mas está bem explicada...

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.gdhpress.com.br/blog/entendendo-pfc/" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.gdhpress.com.br/blog/entendendo-pfc/</a><!-- m -->
 
Nosso embate é que eu afirmo que fontes que possuem PFC ativo são bivolts automaticamente SEMPRE...
Como na linha 700 da RCF

Só isso...
 
Isinho,

ok, você está correto sobre o PFC ativo, RCF, ART, e tudo o mais.

Mas, voltando...

acho que está meio fora de lugar esta sua mensagem, não?

Desculpem-me mas não to entendendo onde a RCF entrou nessa discussão? Não se estava falando de uma fonte de mesa Yamaha e de um distribuidor Pentacustica?

Eu acho que você errou de tópico...

Fernando
 
Back
Topo