Rede trifasica, onde ligar?

Nunes

New Member
Pessoal, vou fazer um evento amanha e preciso de uma ajudinha enquanto a ligação eletrica,
Eu nunca fiz essa ligação, pode ser muito simples, mas é bom tomar um conhecimento antes;

Esse evento vai ser numa praça, fui da uma olhada lá e ví que o pessoal quando faz eventos
liga num poste de energia, que o fio já esta descapado.
Lá é uma rede trifase, onde ligar? Pricisa de uma chave teste? como fazer essa ligação?
 
Brother a melhor coisa a fazer é levar um bom eletricista contigo.

Eletricidade é coisa séria e perigosa.
 
Concordo plenamente com o Metal, leva um eletricista, ainda mais no poste da rua que é muito mais perigoso!!

E outra, é sempre bom andar com um multímetro pra depois conferir a voltagem das tomadas depois da ligação que o eletricista fez....


Abraços!
 
Olá nunes. boa tarde.

ligações trifásicas possuem 4 fios: 3 fases e o neutro.

Se os seus equipamentos sao ligados em 110v (127), você vai usar uma das tres fases e o neutro, se o seu equipamento é ligado em 220v você vai usar duas fases.

A sua tarefa será indentificar corretamene os fios. normalmente o fio neutro está com alguma marcação, e os fios das fases estao ligados a um disjuntor, veja que normalmente o neutro nao "passa" pelo disjuntor ou chave. normalmente esta é a marcação.

Nem sempre temos ligaçoes eletricas dentro das normas:
ligacoes-eletricas.jpg


por isso sugiro so ligar seus equipamentos mediante um testes simples de tensao usando um voltimetro ou multimetro.

nmmultimetrog.jpg


use um igual a este pode ser comprado em lojas de bujigangas do paraguay e resolvem o seu problema custando menos de 10 reais, e sao muito melhores que chave teste.
 
Código:
Se os seus equipamentos sao ligados em 110v (127), você vai usar uma das tres fases e o neutro, se o seu equipamento é ligado em 220v você vai usar duas fases.

Isso é válido somente quando a rede for 110V, se 220V serão 220 ligando fase com neutro e 380 fase com fase.
 
boa Rafael, tinha me esquecido. é porque aqui na minha roça so tem 127, isso quando nao esta armando chuva. ehehehehhe


Abraços.
 
Ligação no poste? Sem a autorização da concessionária de energia? Sai fora dessa.

É cilada Bino! (by Isinho).

Tente arrumar energia emprestada.

Abç,

Marcelo
 
Não sei se em todos os estados é assim, mas aqui em salvador, quando vou fazer evento em area onde não tem lugar pra puxar energia, ou quando vamos ligar muitos refletores par ou halogenos que consomem bastante energia, pode-se solicitar junto a concessionaria um ponto de energia, vc paga uma taxa, aqui custa 90 e poucos reais, e eles vão no poste mais proximo do local que vc solicitar e puxam um ponto pra vc, tudo bonitinho e legalizado ...
 
cara..mexer em poste....
tá doido!!!!!!!!!

dependendo do poste, são de 13.800 a 88.000 volts.....
se encostar vc vira pó parceiro...chame a concessionaria e um bom eletricista...
 
Quando me referi a poste, foi a um rack de energia, foi o proprio zelador da praça que
falou que as pessoas sempre ligam lá, como é uma festa da prefeitura local, já entrei
em contato com eles e eles mandarão tecnicos, foi como eu falei, só queria ter um
conhecimento no assunto, uma certa curiosidade sabe! :eek:
 
pelo que eu entendi, tem um poste da prefeitura, com o medidor e um disjuntor para ligar os equipamentos das festas. pelo menos aqui na roça funciona assim para cargas de até 50A. acima disso, ou em eventos fora da praça tem que contratar uma ligaçao provisória de acordo com a carga à empresa de luz.
 
Back
Topo