Reflexão sobre a tragédia em Santa Maria - RS

Marcelo_X-treme

New Member
Caros amigos, vocês observam a que ponto crítico a falta de responsabilidade das pessoas chega ?
Eu fiquei me perguntando aqui, será que esse indivíduo que portava o sinalizador não sabia que tal artefato poderia causar um incêndio naquele lugar ? Eu tenho certeza que sim.
Mas acontece que infelizmente a diversão hoje em dia, esta muitas vezes a frente da responsabilidade e do compromisso com a segurança.
Quero aproveitar para parabenizar o corpo de bombeiros que muitas vezes eu ja vi relatos de terem embargado um show porquê por exemplo a lona do palco não era lona anti-chamas.
Outro detalhe que muito me chama a atenção, é o fato (não confirmado) de que o seguranças receberam ordens para tentar conter o público dentro da boate....e porquê motivos ?? para que o dono da boate não tivesse prejuízo com as comandas !! Agora eu lhes pergunto, qual prejuízo foi o maior ?? Ter tido o prejuízo naquela noite e recuperar o dano financeiro nos próximos eventos...ou ter contribuído para o inacreditável número de mais de 245 mortes e nunca mais poder reabrir o estabelecimento e, de quebra, ainda correr o risco de ser até preso, graças a falta de documentação (alvará) em dia ?

Acho que todos nós, locadores, técnicos, produtores...devemos orar para que Deus conforte o coração dos familiares neste momento tão difícil...e tentar contribuir da maneira que nos for possível para que a estrada Brasileira continue sem parar, porém com mais segurança, pois grande é, para todos nós que trabalhamos com esta que é a profissão que tanto amamos, a gratidão de podermos realizar um show, um culto, uma missa, uma reunião..onde todos chegam, se acomodam, participam e retornam daquele local com satisfação e segurança acima de tudo.
 
Amigos do SAV.

Também fomos diretamente atingidos pela tragédia.

Perdemos o nosso querido companheiro de Audio, O sócio/proprietário da DB som e Luz Danilo..Uma grande empresa de audio aqui do interior do RS.
Infelizmente ele não sobreviveu a fumaça proveniente da queima do forro acustico.
Ele inclusive era o gaiteriro de uma das bandas que estava tocando na boate ontem a noite.

Lamentamos a morte de um competente companheiro do Audio!!!
Que a familia tenha forçar pra seguir em frente.
 
Muito triste o aconteceu e ano após ano temos visto muitas mortes nos meses de Dezembro/Janeiro, triste coincidência. (tsunamis, deslizamentos de terras, etc.. )

Mediante ao ocorrido, fiquei com uma dúvida ligada aos forros e materiais acústicos.
Esses forros não devem ser auto-extinguíveis? que não pegam, ou não propagam fogo.
Alguém poderia esclarecer essa dúvida, pois muitos aqui no fórum gostariam de colocar esses tipos de materiais nas igrejas e vale saber o risco que estamos correndo, concordo que muitos dirão que devemos contratar um profissional para indicar o produto, mas nem sempre isto ocorre.
 
É, infelizmente temos essa precariedade no nosso país ainda, até quando veremos pessoas morrendo por negligência de pessoas que não temem sua segurança e das pessoas demais ?
 
é mas pelo que estçao dizendo por aqui.....o vocalista da banda acendeu um sinalizador no palco, então pegou fogo no forro e o pessoal não conseguiu apagar. dai juntou o desespero com a gritaria e virou cena de guerra.
 
Muito triste mesmo tudo isso. Cheguei do culto hj pela manhã e quando liguei a televisão fiquei sabendo dessa tragédia. Que Deus conforte e console todos os enlutados.

Meu desejo é que com essa tragédia as pessoas possam ter mais rigor e atenção com relação a segurança. Acho que muitas pessoas desconhecem a legislação, mas até onde sei é proibido o uso de pirotecnia em ambientes fechados e pelo que pude concluir nas reportagens os extintores da casa noturna não funcionaram (provavelmente por falta de inspeção). Isso só passa a impressão de que mais importa o lucro do que o bem estar das pessoas e uma falta da busca da excelência nos serviços prestados. Um simples técnico de segurança poderia alertar sobre os perigos iminentes da estrutura da boite, bem como da estrutura organização do show.
 
unformed disse:
Muito triste o aconteceu e ano após ano temos visto muitas mortes nos meses de Dezembro/Janeiro, triste coincidência. (tsunamis, deslizamentos de terras, etc.. )

Mediante ao ocorrido, fiquei com uma dúvida ligada aos forros e materiais acústicos.
Esses forros não devem ser auto-extinguíveis? que não pegam, ou não propagam fogo.
Alguém poderia esclarecer essa dúvida, pois muitos aqui no fórum gostariam de colocar esses tipos de materiais nas igrejas e vale saber o risco que estamos correndo, concordo que muitos dirão que devemos contratar um profissional para indicar o produto, mas nem sempre isto ocorre.

Quando vi o ocorrido na TV fiquei com a mesma dúvida ..
 
A PAZ

Triste o acontecido, onde mais uma vez mostrou-se o despreparo e a incompetência dos órgãos de fiscalização, tais como prefeituras, bombeiros, etc.etc.
Aproveito para chamar atenção ao que Engº Walter ulmmann já falou diversas vezes por aqui, quando for se fazer reformas acústicas procurem um Consultor técnico, pois terá que se ver a estrutura física, verificar os cálculos estruturais e principalmente se os produtos são antichamas. Portanto o que se barateou, barateou a custo de no minimo 245 vidas.
Também é bom que nossos lideres observem que nas igrejas nem extintores de incêndio tem. Estamos dando oportunidade para muitos problemas.
 
Depois do incêndio em uma boate aqui em Belo Horizonte, onde sete vidas foram ceivadas, o corpo de bombeiros ficou muito mais exigente nas fiscalizações. Ainda assim é possível encontrar irregularidades pois nem mesmo os Bombeiros estão preparados para tantos detalhes com relação à segurança. Por exemplo, seria possivel um bombeiro determinar se aquela espuma é anti-chama? Ficam os questionamentos.
Outra coisa que fiquei questionando, é que um ambiente deste porte, onde caibam tantas pessoas e com muitas possibilidades de incêndio (curto-circuitos, confinamentos, materiais inflamáveis, etc) não deveria possuir um sistema de splinker?

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.cimi.com.br/Site/conceitos/Splinker.htm">http://www.cimi.com.br/Site/conceitos/Splinker.htm</a><!-- m -->

e também um sistema de Hidrantes?

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.bookmix.com.br/principal/guimaraes.pdf">http://www.bookmix.com.br/principal/guimaraes.pdf</a><!-- m -->

Uma igreja Batista do meu bairro, cabe no máximo 300 pessoas teve obrigatiriamente determinado pelos bombeiros instalar um sistema de Hidrante, além das adequações de sinalização de saida de emergencia e plano de evacuação.

Foi muita irresponsabilidade (senão crime até) do cara que acendeu o sinalizador em um local fechado, mas é bom lembrar que um incêndio poderia se iniciar por outros motivos, como um curtu-circuito por exemplo, uma lampada incandescente, etc, e o estabelecimento deveria estar preparado para evacuação e iniciação à extinção do incêndio até a chegada do corpo de bombeiros.
Depois desta tragédia, mudanças acontecerão no estado (ou até mesmo no Brasil) com certeza.
 
A PAZ

Sou leigo, embora tenha trabalhado com extintores de incêndio.
Mas quando vejo um hidrante dentro de um imóvel me questiono se não é mais uma arma contra as pessoas que estão ali, pois todos os prédios internamente tem energia, e quando o incêndio começa sempre passa por esses locais, então não terá riscos de morte por eletrochoque?
Para mim o básico teria que ser os SPRINKLERS. pois assim poderia jorrar agua pressurisada e sem riscos de eletrocutar o agente, para outros materiais ai sim poderiam ser usados os extintores de pó seco, ou carbono.
 
Ola

Os revestimentos acústicos de acordo com a norma, tem uma camada de pintura com boro para torna-los auto-extinguíveis. Mas esse revestimento vira pó e se solta totalmente depois de 2 ou 3 anos. O pessoal geralmente usa o famoso "pobrex" que é a espuma casca de ovo sem o revestimento anti chama, e por isso muito mais barata. É uma espuma normal altamente inflamável e toxica. Nao sei se nesse caso o boro ja havia se soltado ou se usaram a outra espuma comum. Vi algumas reportagens onde mostravam a espuma e me pareceu "pobrex".

Abaixo uma demonstração em video da espuma comum e da espuma com tratamento anti-chama

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=wlD9P4qnttg[/youtube]

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Vlf7Tu1UnDw[/youtube]



[]´s
Bustillos
 
heriberto disse:
A PAZ

Sou leigo, embora tenha trabalhado com extintores de incêndio.
Mas quando vejo um hidrante dentro de um imóvel me questiono se não é mais uma arma contra as pessoas que estão ali, pois todos os prédios internamente tem energia, e quando o incêndio começa sempre passa por esses locais, então não terá riscos de morte por eletrochoque?
Para mim o básico teria que ser os SPRINKLERS. pois assim poderia jorrar agua pressurisada e sem riscos de eletrocutar o agente, para outros materiais ai sim poderiam ser usados os extintores de pó seco, ou carbono.

Heriberto, eu como sendo Técnico em Segurança do Trabalho (formado pelo SENAC, gostou ? kkkkkkkk) quero comentar sua colocação !
Na minha opinião o uso do Hidrante é bastante importante sim, mesmo nos casos onde existem riscos de incêndio causado por curto-circuito ou agentes energizados.
O que acontece é que, aí é que entra a famosa Brigada de Incêndio...algo que todos com certeza ja ouvimos falar !
No momento de pânico, as pessoas daquele determinado estabelecimento,que compõem a Brigada, seja ele residencial ou comercial, devem buscar ao máximo possível tentar entender quais as causas daquele sinistro e a partir dali....buscar tomar as soluções cabíveis, utilizando-se do meio mais indicado para combate ao incêndio (no caso os extintores de cada tipo e aplicação ou até mesmo o hidrante propriamente dito).

Eu acho que se a boate Kiss tivesse um hidrante com mangueira em tamanho proporcional a área que ela precisaria atuar, e vamos la, vai.....nem que não tivesse uma Brigada, mas tivessem ali dois ou três funcionários, que não necessariamente seriam contratados para este fim específico, mas talvez 3 seguranças que pudessem ter recebido treinamento por um profissional habilitado, para combate a incêndio e primeiros socorros....acredito que TODAS as vidas poderiam ter sido poupadas com certo grau de facilidade, caso o hidrante estivesse com fácil acesso.

Abraços ! :D
 
heriberto disse:
A PAZ

Sou leigo, embora tenha trabalhado com extintores de incêndio.
Mas quando vejo um hidrante dentro de um imóvel me questiono se não é mais uma arma contra as pessoas que estão ali, pois todos os prédios internamente tem energia, e quando o incêndio começa sempre passa por esses locais, então não terá riscos de morte por eletrochoque?
Para mim o básico teria que ser os SPRINKLERS. pois assim poderia jorrar agua pressurisada e sem riscos de eletrocutar o agente, para outros materiais ai sim poderiam ser usados os extintores de pó seco, ou carbono.


Heriberto, se fosse este o caso não poderia haver hidrante em quase nenhum lugar, pois praticamente todos tem fonte de energia elétrica. Geralmente quando se tem estes sistemas de proteção, ou tem uma equipe especializada de prontidão ou colaboradores recebem treinamento para estes momentos. Estes são capazes de manter a calma e avaliar todas as circunstâncias para uso de qual equipamento é adequado para extinção do fogo. Acredito que se tivesse alí alguém com um mínimo de treinamento nem sequer permitiria que o sinalizador fosse acionado no local.
Outro detalhe é que, em um incêndio uma das primeiras coisas que acontece é o curto-circuito nas instalações elétricas, que devidamente dimensionadas acionarão os disjuntores ou dispositovos de proteção "cortando" o fornecimento de energia.
Este acidente é comparado ao acidente com uma aeronave (estou fazendo o curso de Mecanico de aviação), não existe uma unica causa ou culpado, é sempre uma série de erros, negligência, imperícia e crimes para burlar normas que regem a segurança e economizar nas instalações/manutenções.

Fico muito triste com as vidas ceivadas, mais ainda em saber que muitos podem ter partido sem conhecer Jesus Cristo. Mas sempre que acontece uma tragédia, as autoridades acordam para os problemas provenientes dos erros cometidos. Espero que o mínimo que aconteça é que hajam com mais rigor nas fiscalizações, visto que a Norma Tecnica que rege as instalações de proteção a incêndios (não me lembro qual) é suficiente para prevenir tais ocorrências.
 
A PAZ

Marcelo, Oseias, vocês estão com razão, mas, como sempre tem um mas, isso se fosse em outro pais, onde funcionários fossem para uma CIPA com intuito de aprender, e não uma forma de ter regalias ou se vender para os proprietários.
Digo por experiencia própria, é horrível ser mais velho..rs.rs.rs.rs.rs., porém, vi inclusive o hidrante com as mangueiras podres por alguns funcionários irresponsáveis ficarem ligando a torneira só para provocar os chefes, fora que nenhum tinha treinamento para como usar. Outro fato em que foi falado dos disjuntores, infelizmente não é bem assim, pois basta verificarmos sobre problemas de aterramento que são os grandes vilões de queima de PC em empresas, justamente por mau dimensionamento, fora compra de disjuntores que não disparam por ser de péssima qualidade. Portanto continuo com os SPRINKLERS, são mais seguros.
 
Back
Topo