Reforma no batistério do Anfiteatro

bersan

Administrator
Moderador
Lá no Anfiteatro, há um batistério, obviamente utilizado para batismos, em geral aos domingos.

Fizemos uma reforma completa lá, com várias adições e melhorias para que o som seja o melhor possível, com o mínimo trabalho possível para os operadores de som.

batisterio.jpg


Esse é o batistério. Tem arquibancada para 300 a 400 pessoas e ainda um pátio ao redor do tanque de batismo. Já houve eventos com mais de 600 pessoas lá.

caixa_medusa_pulpito.jpg


Atrás do púlpito, agora tem uma "meduza" com entrada para 3 microfones. Foi montada para aceitar tanto XLR quanto para P10, os plugues estão em paralelo.

microfone_sem_fio.jpg


Os microfones sem fio (2) estão logo atrás do pastor, a 4 metros da água. A maior distância entre o microfone sem fio e a base possível seria de 8 metros, garantindo assim que não haja interferências por causa da reflexão da água. Antes, com os microfones longe 15 metros, os problemas de chiados por causa de reflexão eram terríveis. Para quem fica no púlpito, há um microfone com fio.

caixa_patio.jpg


As arquibancadas são atendidas por 4 caixas 15" + driver titânio. O pátio, que não era atendido por nenhuma caixa, agora tem duas (12" + supertweeter), presas com cabos de aço.

house_mix_vazia.jpg


A "house mix" sempre foi motivo de problema. Como os equipamentos ficam guardados longe (para evitar roubos), realmente era uma dificuldade transportar o equipamento de um lugar para outro. Além de ser muita coisa (e pesada), eram necessárias duas viagens. Agora, o rack fica fixo e já há tomadas de energia e uma "meduza" fixas no lugar.

caixa_meduza_housemix.jpg


As meduzas foram feitas com caixas plásticas e afixadas com parafusos no piso de madeira da arquibancada. A opção de usar caixas plásticas foi devido ao custo, de 6,00 cada uma, enquanto uma caixa de ferro custaria no mínimo 60,00. E foram usadas 3.

detalhe_cabos.jpg


Uma preocupação especial foi com os cabos. Todos refeitos, e somente usados plugues Sto. Angelo, para melhor durabilidade. Os cabos estão com o tamanho exato, para evitar que fiquem "bagunçados". A caixa de cabos também foi deixada com o mínimo possível, havendo apenas um cabo XLR-P10 e um P10-P10 de reserva. Com a diminuição da quantidade de cabos, o microfone sem fio agora pode ser guardado na mesma caixa que os cabos.

house_mix.jpg


Um detalhe que faz muita diferença foi o amplificador utilizado. Havia para uso um Ciclotron DBS 1800 antigo, inclusive falhando. Testamos um DBK 720 e o mesmo empurrou as 8 caixas (4 para arquibancadas, 2 para pátio e retorno do púlpito e uma para retorno de músicos), sem problemas. Equanto o DBS 1800 pesa 19kg (!), o DBK 720 pesa somente 10kg.

Agora, com uma única "viagem" já dá para carregar o amplificador, a mesa e a caixa de madeira com os cabos. O ganho de tempo, incluindo montagem e desmontagem, foi de quase 30 minutos. Tudo ficou exatamente como os operadores de som precisam: fácil e rápido de montar e desmontar, e com mais qualidade ainda!

Os trabalhos foram no sábado, e no domingo foi a "estréia" do serviço, com 300 pesssoas e 15 batizandos. O pastor responsável resumiu bem as mudanças: "finalmente eu consegui escutar o que estava falando. Foi tudo ótimo".

Deus seja louvado!
 
Gostei, Max tinha falado mais agora vendo as fotos... ficou muito bom
gostei do retorno para os pastores e da solução para mic sem fio ( q ja me deram muita dor de cabeçar)

pergunta:
1º O Rack ficou em uma posiçao boa ? tem igreja q leva o grupo, bateria, teclado, contra baixo, flauta, violino pra um batismo (hehehe a minha por exemplo) e o mais importante a visão para picina para vemos os pastores?

2º Geralmente sempre tem um batismo no domigo, fica aberto pra eu ir ai ta uma olhada ?
sabe como né, eu gosto de uma novidade.
 
O rack está de frente para a caixa de som, e exatamente à frente da escada de acesso à arquibancada, e no meio do espaço reservado para músicos e cantores.

Desde que ninguém sente na escada (que em geral fica livre), dá para ver o tanque de batismo perfeitamente.

Aliás, quanto os grupo, o ideal mesmo é músicos de um lado e cantores de outro.
 
Back
Topo