Felipe Domingues

New Member
Bom dia, pessoal!

Primeiramente, gostaria de começar agradecendo a oportunidade de aprender demais aqui com todos vocês. Realmente, o fórum tem uma riqueza de conteúdo e ensinamento bem grande! Aliás, guardada as devidas proporções, isso me lembra os tempos de Orkut, das comunidades de música e como se aprendia bastante nelas também.

Bom, eu li muitos outros tópicos relacionados a esta minha dúvida, absorvi algumas coisas, fiquei em dúvidas em outras, e, por isso, resolvi abrir este tópico para entender qual seriam as melhores decisões a se tomar! Bom, vou começar descrevendo quais equipamentos temos na igreja hoje:

Equipamentos em uso:

01 mesa Yamaha MG206c (20 canais)
04 caixas Selenium SPM 1202A (02 estão aéreas, 02 estão sendo usadas como retorno)
02 retornos passivos (que no momento estão ligados como "escravos" nas Selenium)
01 mic sem fio duplo Karsect KRU-302 UHF
01 mic sem fio Karsect KRU-200
04 mics dinâmicos Shure 8700 Lyric
Multicabo 24 canais (95% dele com plugs Amphenol)

Equipamentos fora de uso:

01 potência Machine A2500 (600w RMS)
01 potência W VOX Machine 1500
01 mic sem fio duplo Karsect KRU-302 UHF (na verdade ele deu problema. Os dois mics estão chiando absurdamente)
01 equalizador Cygnus

O templo da igreja tem 110m² de área, o pé direito tem 2.90m (eu, particularmente acho bem baixo), tem uma porta de vidro (que eu acho que acusticamente atrapalha bastante) e a igreja comporta umas 70 pessoas (embora raramente recebemos a lotação máxima). Com relação as pessoas que tocam e cantam, a estrutura é a seguinte:

01 violonista que também canta
01 baterista que também canta
01 vocal principal
02 backing vocals
----
Depois de todo esse textão (desculpa, eu queria ser o mais específico possível), a minha dúvida consiste em: acredito que os equipamentos da igreja, no que diz respeito a mesa e as caixas, são bem satisfatórios e bons para o local que estamos e tudo mais. Entretanto, os microfones - tanto com fio quanto os sem fio, estão me dando nos nervos e me decepcionando (principalmente o Karsect), aliás, os sem fio que ainda funcionam estão apresentando sinais de que vão dar problemas (pipocos, o que é duplo, um funciona bem o outro funciona mais baixo, mesmo ambos estarem ligados individualmente por cabo XRL). Então, estou pensando em trocar os mics sem fio a priori, para melhorar a qualidade do som e a nitidez também nas voz e tudo mais. Seria essa uma decisão correta? Ou tem algo que ainda tá faltando nessa estrutura de som que seria mais importante? Também estou pensando em comprar Direct Box para ligar o violão. Pensamento correto?

Outra coisa: não temos uma banda completa e tudo mais, mas, vira e mexe recebemos algumas bandas completas convidadas e quando isso acontece, sinto que o som embola demais! Sei que tem relação com a acústica, mas teria alguma solução em equipamentos para dar uma amenizada nisso?

Falando em orçamento para os mics, podemos dispor de uns R$ 3.000,00, mais ou menos.

Por fim (UFA!), queria agradecer desde já os esclarecimentos e as respostas! Valeuzão mesmo!
 

Attachments

  • P_20170312_184659.jpg
    P_20170312_184659.jpg
    1.2 MB · Visitas: 27
  • P_20170312_184729.jpg
    P_20170312_184729.jpg
    1 MB · Visitas: 27
  • P_20170312_184755.jpg
    P_20170312_184755.jpg
    985.5 KB · Visitas: 26
  • P_20170312_202448.jpg
    P_20170312_202448.jpg
    1.1 MB · Visitas: 26
Seja bem vindo ao SAV, @Felipe Domingues !
O que determina a necessidade de usar DI é o tipo de cabo na saída do equipamento e a distância do mesmo até a mesa. Se a saída é desbslanceada ( cabo mono ) e o instrumento está a mais de 7m da mesa, use. Se ele já tem saída balanceada aí não precisa.
Quanto à som embolado acho que no seu caso são consequência de volume alto nos retornos causando cancelamentos quando o som deles se encontra com o som do PA e tb das caixas do PA muito próximas ao teto projetando muito dom sobre ele. Tenho a impressão que os graves de ser um problema pra vc e que seu sistema deve microfonar fácil.
Comece invertendo a fase dos retornos, isso vai fazer com que diminua sensivelmente a embolacao mas vai dar tb sensação de que o volume está mais alto onde se encontram o som do PA e do retorno, logo vc poderá diminuir o volume do retorno. Reposiciona as caixas de seu PA, corrigindo o ângulo entre elas e o teto para minimizar tanto quanto possível a projeção de som nele.
Agora a parte mais difícil : pode ser tb que parte da embolacao venha de uma deficiência de sua mix. Isto pode ser causado tanto por uma equalizacao errada dos intrumentos quanto por uma execução errada dos instrumentistas. Aí vc deve verificar como esta soando individualmente cada um deles, se estiver ok, vá abaixando o volume gradativamente e volta ao normal um de cada vez até achar qual está embolando. Se não conseguir equalizar de forma a retirar a embolacao provavelmente o músico está tocando numa região que está conflituoso com outro instrumento. Exemplo: teclado muito grave, em igrejas como a sua vai embolar com o violão e o baixo, guitarra muito média tb vai embolar com o violão, por aí. Isso deve mudar conforme a acustica do local. Então se não conseguir resolver na mesa avisa o músico pra corrigir a execução, se não resolver sola o instrumento sem dó.
 
Opa, muito obrigado, @AltVan13 ! Tanto pela resposta quanto pela receptividade!

Entendi. Bom, pelo que você falou e comparando com a realidade lá da igreja, então não precisamos usar DI.

Compreendo. Com relação a microfonias, elas só acontecem quando temos uma banda completa tocando, quando somos só nós, não microfona. Os graves, as vezes, é um problema que dá uma irritada mesmo. Com relação as PAs no teto, me desculpa a ignorância, mas como eu poderia fazer essa correção de ângulo? De repente descendo elas um pouco mais? Ou mexendo na inclinação? Me preocupo com o fato do teto ser baixo e as caixas acabarem ficando muito baixas caso tenha que mexer nelas e tal. Será que colocá-las no chão seria uma solução também? (ou naqueles pedestais)

Os retornos eu consigo mexer e testar já no próximo culto, aí conto o resultado.

Com relação ao microfone sem fio, tem alguma dica ou norte para me dar? Eu quero realmente comprar um novo para igreja, e algo com uma qualidade bem boa, uma vez que um dos Karsects duplo deu problema e o outro tá ameaçando dar também. Pesquisei mics sem fio, e vi o AKG PW 45, entretanto, li reclamações e tal, e fiquei receoso. Então, queria um norte até a casa de uns quase 3.000 reais.

Mais uma vez, muito obrigado pelas dicas e pela paciência!
 
Eu uso o PW45 a 5 anos +/- nunca me deixou na mão, sai de um Karsect também na época... Hoje quero trocar porque já deu o tempo de uso, caiu várias vezes no chão e acho que por esse descuido não está "soando" mais como antigamente. Sobre os mics de mão eu tenho um Liryc desse, está encostado, som bem meia boca, sempre usei os 8500 da Beh e me atenderam bem, o pessoal sempre comenta aqui sobre os Sansom Q7 que tem bom custo x beneficio.
 
Opa @Fabio , valeu pela resposta! Eu tô estudando esse PW45, mas o meu receio é justamente essa instabilidade nas opiniões sobre ele. Os mics de mão, eu até gosto dos Lyrics, mas sei que tem melhores, sem sombra de dúvidas. Serão os próximos a serem trocados!

Valeu pela resposta e opinião, cara!
 
Não consigo mais falar de microfone sem citar a Lewitt. Estou apaixonado pela marca. Sem fio duplo LTS 240 D, com fio MTP 250 DM, preço imbatível com qualidade superior. Outro bom mic, não verdade é o mesmo que o Samsom mas com preço mais baixo, é o Superlux PraD.
 
Utilizamos o pw45 desde 08/2011, é o único sem fio de nossa igreja, ou seja, são quase 6 anos de uso continuo. Até agora funciona perfeitamente. Assim como o Fábio também saímos de um karsect, além de uma sonoridade melhor não tem nem como comparar o consumo de pilha do akg com a sede de bateria do karsect.

O único ponto ruim é os cinco segundos para sincronizar com a base quando o mesmo é ligado, porém como o consumo de pilha é pequeno orientamos o pessoal a não desliga-lo durante o culto é problema resolvido.

Att
 
Eu também uso os karsect, acho que sobra em graves, os agudos também não agradam mas dá pra corrigir. Quando deram problema mandei pra SONOTEC que resolveu e já tem uns 7 ou 8 anos de uso.
Também temos o akg, ma o wms40 dual. É melhor mas não muito, na minha opinião. Já o pw45 é muito melhor que estes. Mas considere a opinião do AltVan13, ele sabe o que está falando.
 
Opa @AltVan13 muito obrigado por essa dica! Eu já tinha visto você e mais umas pessoas recomendando esse microfone. Uma pena que eu procurei para comprar aqui no Brasil, mas ainda não achei alguém que venda. Será que aquela loja de Manaus encomendaria um da gringa só pra eu poder comprar? Ou você conhece alguém por aqui? Se não, vou ter que estudar importá-lo.
 
@neyrohem Cara, valeu pelo feedback sobre o PW45. Eu realmente tô estudando pegar um, e é sempre bom ouvir opinião de quem tem e tá usando a bastante tempo! O Karsect realmente já não dá mais pra mim haha

Valeu mesmo por vir aqui emitir uma opinião!
 
@alessandrofabio É então, nosso Karsect lá na igreja tem esse tempo de uso também (os 3 que temos). E eu realmente queria dar um upgrade e sair deles, porque realmente os graves sobram - e aí as vezes dá um trabalhinho porque tem um pessoal com a voz bem grave lá na igreja. Eu cheguei a cogitar o WMS40 dual, mas achei ele meio estranho!

Muito obrigado mesmo por vir emitir uma opinião e me ajudar a chegar uma conclusão, cara!
 
@AltVan13 Entendi. Eu tinha dado uma olhada lá quando li sobre eles aqui, mas não tem :( vou entrar em contato com os caras pra saber se eles tem uma perspectiva de quando chega uma nova leva desses mics.

Valeu mais uma vez!
 
Não consigo mais falar de microfone sem citar a Lewitt. Estou apaixonado pela marca. Sem fio duplo LTS 240 D, com fio MTP 250 DM, preço imbatível com qualidade superior. Outro bom mic, não verdade é o mesmo que o Samsom mas com preço mais baixo, é o Superlux PraD.
AltVan13, onde consigo comprar esse Lewitt?
 
Back
Topo