RETORNO DE CHÃO qual comprar

Ivan

New Member
Bom dia, precisava comprar para nossa Igreja retornos de chão, gostaria de saber algum que tenha qualidade e não é muito caro, pensei em comprar mais ou menos 1 caixa para cada 3,4 pessoas, vários grupos cantam então varia a quantidade de pessoas, mas acredito que no máximo seja umas 12 pessoas, o mais comum de se usar é vozes, piano e violão, de vez em quando um cajon e baixo, desde já muito obrigado pela ajuda.
 
Bom dia, precisava comprar para nossa Igreja retornos de chão, gostaria de saber algum que tenha qualidade e não é muito caro, pensei em comprar mais ou menos 1 caixa para cada 3,4 pessoas, vários grupos cantam então varia a quantidade de pessoas, mas acredito que no máximo seja umas 12 pessoas, o mais comum de se usar é vozes, piano e violão, de vez em quando um cajon e baixo, desde já muito obrigado pela ajuda.

Tudo começa sabendo o orçamento disponível, o "não muito caro" varia muito ai...

De qualquer forma, a maneira mais barata e que funciona melhor é sem dúvidas o uso de fones de ouvido...
 
Hoje existem várias soluções de baixo custo para retornos por fones sobretudo para instrumentos mas o número de sistemas usados simultâneamente é limitado, 4 a, com muitos poréns e cuidados, 6. Para vozes não curto retorno por fones, acho os de piso melhores no geral, embora minha maior dificuldade é o material humano. Quanto a caixas, se for deixar exclusiva par voz, pode ser de 8" ou 10", X-Lite modelo antigo, se achar, seria uma ótima opção, as novas seriam ainda melhores mas... proporcionalmente mais caras. Eu estou para testar umas MÁudio ativa de 12" que tem na CBorges, não lembro o modelo, mas é específico para retorno.
 
As caixas de retorno da Attack costumam atender razoavelmente bem, mas se planeja jogar o bass nelas pode complicar um pouco. Sugeriria deixar o bass com o cubo o que costuma ser suficiente para cobrir o palco e, nos retornos de chão, dê prioridade para a voz e um pouquinho de referência de base, como teclado e só. Assim, vc consegue utilizar até algum retorno de marca com custo mais acessível.
Contudo, deve ser ressaltado que não adianta ter um PA top e um sistema de referência de qualidade questionável, porque fatalmente afetará o resultado final da qualidade produzida pela fonte sonora e aí, meu amigo, não haverá PA top que dê jeito num timbre afetado pela má qualidade da referência. O som é do Palco para o PA e não do PA para o palco, logo, a preocupação com uma referência fiel à fonte deve ser o ponto de partida.
 
Back
Topo