Retorno de fone de ouvido

TEO

Member
Pessoal, eu tenho alguns problema na minha igreja quanto ao retorno, temos 4 caixas pra retorno, 2 SoundTech (que tem 190W) e 2 EV (300w cada) porem a frente da igreja é um pouco grande, ai tenho que tentar deixar um retorno para cada grupo, 1 para o vocal, um para instrumentos e 2 para o Coral (pois nao da conta de tanta gente), o que acontece é que o pessoal do instrumento sempre reclama que nao consegue ouvir algum instrumento ou mesmo a propria voz do pessoal cantando e tal, bom é uma complicacao até conseguir chegar num minimo que eles aceitam, inclusive as SoundTech queimam direito o Drive de agundo, ele tem um tipo de fusivel e ai tenho que trocar direto isso e teve vez que chegou mesmo a queimar o Drive. Bom pra resumir eu estou querendo implantar um sistema de retorno com fone de ouvido para pelomenos os instrumentitas né, que são o que mais reclamam, ai eu gostaria de saber de voces quais sao os equipamentos necessarios para isso e qual seria o mais indicado? como o dinheiro é um problema nisso tb, eu preciso de uma solucao barata, por ex. vou ter que pensar em uma solucao com fio, eles ficam proximo a parede mesmo então e ali tem uma medusa que derrepente posso aproveitar um canal para levar o som até ali e ali dividir nos fones neh. o que seria recomendado? outra coisa, como trabalhar com este tipo de retorno ja q eu nao vou estar ouvindo, teria q ter um controle de volume individual no fone para eles aumentarem ou baixarem sozinhos sem a gente ter que fazer isso?
 
Olá Téo,

Já há algumas mensagens sobre isso aqui no site e no fórum. Veja:

- <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=92">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=92</a><!-- m -->

- <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=386">http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=386</a><!-- m -->

Se você puder esperar, encomendei um Megaclick e, assim que chegar, vou fazer um "Teste de equipamentos" sobre amplificadores de fones, comparando um Voxman com um Powerclick e com o Megaclick.

Esses são modelos individuais, indicados para músicos que se movimentam no palco. Há também os Behringer Powerplay.

Mas a sua idéia é excelente: trocar caixas retornos por fones de ouvido. Você vai notar como o som vai melhorar.

Um abraço,

Fernando
 
Ola Fernando

Estava quase comprando 6 Megaclick aqui pra Igreja, mas acho que vou esperar seu teste. Eu havia feito uma pesquisa sobre amplificadores de fone de rack e o melhor custo beneficio era o Samson S-Phone com 4 canais e suporte para até 12 fones. Esse ampli bateu o Behringer e o Alto em qualidade e preço, todos tem recursos semelhantes.

Temos uma orquestra com 60 musicos e a cozinha acaba tocando muito alto, levando o resto da orquestra junto. Acho que a solução é o retorno por fones.

[]´s
Andre
 
Mas nesse caso ai voce vai dar os fones para todos? eu tinha visto um de amplificador de rack tb da behringer mas se voce ta dizendo q esse Samson é melhor! legal verificar esse tb... vou aguardar o teste de voces ai, nao vou comprar tão cedo isso...
 
Olá a todos,

Beleza, só dar um tempo. Como o Megaclick está vindo por encomenda normal, perdoem-me mas será de 7 a 10 dias para chegar, fora o tempo para o teste.

Lembrando que o teste envolverá amplificadores individuais, não de racks. Vou abordar as diferenças, e as vantagens e/ou desvantagens.

Bustillos, além de bem vindo, dê uma olhada nestes artigos aqui:

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=62

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=77

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=78

(estes dois últimos estão com formatação ruim. Vou corrigir, só reparei agora).

E - caramba! - 60 músicos? Puxa, deve ser meio complicado colocar som aí. Quer contar para a gente como as coisas são por aí? Seria muito interessante. Envie algumas fotos, se possível.

http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=128

Um abraço,

Fernando.
 
Ola Pessoal

Com certeza enviarei umas fotos e como esta o esquema aqui. Assumi a pouco tempo o departamento de som da igreja. Ja fizemos algumas mudanças mas tem muita coisa ainda pra fazer. Vou relatando tudo a medida que for fazendo. Gostaria da opiniao de vcs sobre os fones Koss The Plug e Koss Spark Plug. Seriam suficientes pra a cozinha? Conversei com o projetista do Megaclick e ele me disse que esses fones talvez nao atendessem a finalidade de retorno para os musicos. O que me indicariam?

[]´s
Andre Bustillos
 
Para opinar certo, seria necessárias mais informações, fotos, como está a disposição dos músicos, o local, quais os problemas, o que você chama de cozinha (deve ser a parte lá de trás, mas o que tem nela?), etc.

Quanto aos fones, o Hugo_SP que é o especialista no assunto. Mande uma mensagem em PVT para ele. Eu uso o Porta Pro (o mais conhecido mesmo), e ele é muito bom. Tem um grave fenomenal, mas cobra caro por isso. Mas muitas vezes um fone mais barato dá conta, principalmente para quem não precisa de tantos graves.

Um abraço,

Fernando
 
Olá pessoal,

olhe uma outra duvida interessante que surgiu agora. Os musicos da minha igreja pelo que sei eles nao estão acostumados a usar fones como retorno (talvez alguns deles ja tenham usados em outros lugares mas acho dificil) então meu medo é eles nao se adaptarem com os fones, tem 2 tipos de fones o que encaixa dentro do ouvido e os de head que imagino ser mais confortaveis, qual desses é mais aconselhavel pra esse pessoal, outro detalhe, quando eles usam esses fones eles so irão ouvir o que estiver saindo no fone porque ele abafa o que estiver saindo fora, é isso mesmo? estou perguntando isso porque para quem nunca usou isso deve ser muito estranho e o medo é de depois de investir nisso o pessoal nao gostar e comecar a tirar o fone.

Mais uma perguntinha, o pessoal do vocal voce estão fazendo isso tb? ai já é mais complicado porque teria q ser sem fio e um bem discreto que fica bem escondido. Alguem conhece um desse tipo ai ou conhece outra solucao mais barata?
 
Olá pessoal.

Andre Bustillos disse:
Gostaria da opiniao de vcs sobre os fones Koss The Plug e Koss Spark Plug. Seriam suficientes pra a cozinha? Conversei com o projetista do Megaclick e ele me disse que esses fones talvez nao atendessem a finalidade de retorno para os musicos.

Eu concordo com ele. Estes fones funcionam dentro do ouvido e carecem de graves. Sem contar que são mais prejudiciais à audição que os externos.

Bersan disse:
o que você chama de cozinha (deve ser a parte lá de trás, mas o que tem nela?)

"Cozinha" são os instrumentos que dão a base à qualquer música.

TEO disse:
tem 2 tipos de fones o que encaixa dentro do ouvido e os de head que imagino ser mais confortaveis, qual desses é mais aconselhavel pra esse pessoal

Os fones externos e semi-abertos, como o Porta Pro, são mais aconselhados.

TEO disse:
quando eles usam esses fones eles so irão ouvir o que estiver saindo no fone porque ele abafa o que estiver saindo fora, é isso mesmo?

Os fones semi-abertos permitem a audição do que está sendo tocado no fone sem isolar o músico do ambiente. Por isso os Porta Pro são os mais utilizados.

Os fones selados (que isolam completamente os sons externos ao fone) são mais indicados para o batera, quando estiver tocando no interior de um aquário, devido ao forte SPL gerado no seu interior.

TEO disse:
estou perguntando isso porque para quem nunca usou isso deve ser muito estranho e o medo é de depois de investir nisso o pessoal nao gostar e comecar a tirar o fone.

O processo de transição de monitoração comum para os fones necessita de uma adaptação de ambas as partes: músicos e operadores. É preciso tempo e perseverança.

TEO disse:
Mais uma perguntinha, o pessoal do vocal voce estão fazendo isso tb?

O mais comum é utilizar caixas monitoras para os back vocals, mas não quer dizer que não se possa usar fones prá eles. Dá mais trabalho. No entanto, como vc já diminui bastante o volume dos instrumentos com os fones, os backs podem trabalhar com monitores em volume mais fraco. Essa é a idéia.

[]'s
 
Olá a todos,

David escreveu sobre fones do tipo "The Plug":

Estes fones funcionam dentro do ouvido e carecem de graves. Sem contar que são mais prejudiciais à audição que os externos.

Os fones internos (The Plug ou semelhantes) não são mais prejudiciais que qualquer outro. O problema não é o fone, mas sim o VOLUME que o usuário utiliza. Se o volume for muito alto, não vai fazer diferença se for interno ou externo, semi-aberto ou fechado.

Lembro de ter lido em algum lugar comentários sobre o The Plug. Ele não é só fone, também é um isolante acústico. Lembro que um usuário estava ouvindo perfeitamente sons do seu instrumento a 80dB enquanto o som medido fora estava em mais de 110dB. Nesse caso, ele conseguia "se ouvir" mesmo no meio de um barulhão enorme e, em vez de ser prejudicial, na verdade o fone ajudava a preservar o ouvido do usuário. Tem que saber utilizar.

Por último, nunca ouvi o The Plug, mas muita gente fala bem do seu som. Inclusive, no site da Koss diz que ele responde a partir de 10Hz, enquanto o Porta Pro responde a partir de 14Hz*

*Esclarecimento - não ouvimos abaixo de 20Hz, mas um equipamento que responde a menos que isso provavelmente terá um comportamento melhor nos 20Hz que um que começa nesse valor.

Mas me parece que o grande problema dele é que deve ser incômodo até o usuário se acostumar. Mas também já vi usuário dizendo que, depois de se acostumar, nunca mais quis saber outro tipo de fone nenhum (no caso o rapaz usava para ouvir música de MP3- é bom deixar isso claro).

Uma coisa é certa sobre fones internos. São pessoais, cada usuário deve ter o seu próprio. Otites e outros problemas de saúde podem ser transmitidos por esse tipo de equipamento. O mesmo vale para esses fones de MP3. Fones internos são iguais à escova de dente - use somente a sua própria.

Nesse ponto os fones externos são imbatíveis.

Um abraço para todo mundo,

Fernando.
 
Olá Fernando.

Bersan disse:
Os fones internos (The Plug ou semelhantes) não são mais prejudiciais que qualquer outro. O problema não é o fone, mas sim o VOLUME que o usuário utiliza. Se o volume for muito alto, não vai fazer diferença se for interno ou externo, semi-aberto ou fechado.

Eu discordo de vc radicalmente. A questão da sensibilidade auditiva não está ligada somente a volume mas tb a freqüências. Fones de uso interno costumam responder na faixa de médios, zona de maior sensibilidade auditiva, e colocados no interior do canal auricular, injetam som diretamente sobre o tímpano.

Bersan disse:
Lembro de ter lido em algum lugar comentários sobre o The Plug. Ele não é só fone, também é um isolante acústico. Lembro que um usuário estava ouvindo perfeitamente sons do seu instrumento a 80dB enquanto o som medido fora estava em mais de 110dB. Nesse caso, ele conseguia "se ouvir" mesmo no meio de um barulhão enorme e, em vez de ser prejudicial, na verdade o fone ajudava a preservar o ouvido do usuário. Tem que saber utilizar.

A questão de isolar o músico do som externo, se é melhor ou pior, é uma questão de ponto de vista. A maioria dos músicos com quem já trabalhei não se sente a vontade sem ouvir o que está acontecendo em volta deles.

Bernsan disse:
Por último, nunca ouvi o The Plug, mas muita gente fala bem do seu som. Inclusive, no site da Koss diz que ele responde a partir de 10Hz, enquanto o Porta Pro responde a partir de 14Hz*

*Esclarecimento - não ouvimos abaixo de 20Hz, mas um equipamento que responde a menos que isso provavelmente terá um comportamento melhor nos 20Hz que um que começa nesse valor.

Eu diria que há controvérsias... rssss... não ouvimos abaixo de 50 Hz com os ouvidos, mas com o tato... é isso mesmo... sentimos estas freqüências. Acho completamente irreal um fone reproduzir freqüências tão baixas. Me parece fisicamente impossível.

[]'s
 
eu acho que vai muito de cada usuário, deve ter os que preferem fones internos outros externo, talvez vai de cada um, eu acho que tanto o interno quanto o externo eles abafam o som ao seu redor, o interno deve abafar mais porem, o externo tb deve mas eu pelomenos gostaria de ouvir o som ambiente, se não deve parecer que você está tocando em estúdio sei la...

tem outra coisa, esses fones internos nao da problema com mais facilidade? de logo começar a falhar por causo do fio muito fino? tb tem que ver isso, pois se for muito manuseado o fone pode dar esses problemas bem mais cedo que os externos.
 
Téo,

Por ser pequeno, será mais frágil. O fio deve ser mais fino e as soldas serão menores. Logo, exigirá mais cuidado do usuário. Mas pelo menos custam mais baratos. Dá para encontrar um "The Plug" por R$ 65,00. Há alguns semelhantes por R$ 50,00.

Por outro lado, fones maiores tem fios mais grossos, soldas melhores. Com certeza serão mais resistentes, mas os bons fones realmente vão custar R$ 100,00 ou mais.

Não tem jeito: se a gente quer que nossas coisas durem, temos que ter muito cuidado, sempre!

Um abraço,

Fernando
 
a sim, mas voce sabe como é, por mais cuidados que a gente possa ter, sempre aparece um que faça alguma bobagem, ainda mais quando o negocio é usado por varias pessoas, e ainda mais sendo que nao foram elas que pagaram...

esse valor ai até que é bem barato, eu encontrei esse koss pro por 185 reais... e o the plug por 80...
 
Não tem loja, não dão nota fiscal, garantia de 3 meses.

Se são confiáveis? Vá em Mercado Livre, procure "Behringer", veja algum anúncio com o nome Joaberosa, e veja quantos pontos a pessoa tem. A partir disso tire suas conclusões.

Claro que muamba é muamba. Depois bate fiscalização, Receita, Polícia Federal...

Na dúvida, consulte antes ao Senhor através da Palavra!

Um abraço,

Fernando
 
Estou fazendo um artigo a respeito dos fones para retorno a pedido do Fernando, acabei demorando demais por problemas no trabalho.

Uma previa do que já fiz pode ajudar a entender melhor os fones:

Quando decidimos comprar um fone de ouvido para uso em retorno para igrejas, sempre ficamos restritos à opinião (nada imparcial) do vendedor, que quase sempre oferece o Koss Porta Pro, certamente um ótimo fone de ouvido. Porém é importante conhecermos que há outras opções, e que fones de ouvido são muito mais complexos e diversificados do que pensamos. Isso se deve a idéia errônea de muitos que fone é tudo a mesma coisa, alguns duram mais que outros, tem melhor qualidade construtiva e só. Quem não tem aquele fone chinês que veio com o MP3 player “Super Bass”, chamados Ear Buds, que possui um som embaralhado, embolado, e completamente desbalanceado principalmente quanto aos graves? Sempre exagerados e sem definição. E os agudos, ásperos e finos. Mesmo assim quase todo mundo gosta deste som e não troca esses fones por outros melhores. Fujam destes fones para uso nas igrejas, alias em qualquer lugar!!

Para sabermos as diferenças e escolhermos o mais adequado às nossas necessidades e realidades, precisamos conhecer todos os tipos, seus defeitos e suas virtudes.

Existem duas categorias distintas de fones quanto ao modo de projetar o som:

-Fones de Ouvido (headphones) : O som é projetado para o ouvido pela orelha.
-Fones de Canal (canalphones): O som é projetado para o ouvido pelo canal auditivo.

Os fones de ouvido podem ser divididos em várias outras categorias construtivas, mas as mais importantes são: Abertos e fechados.

Os fones de ouvido tipo “aberto” permitem que o ruído externo seja audível, por suas características construtivas sempre soarão melhores que os do tipo fechado mas não isolarão o ruído do ambiente externo (isolam 1 a 2 Db). Já os fechados isolam o ruído externo (10 a 25 Db), e não soam tão bem quanto os abertos, bons fones fechados custam caro.

Qual a importância disto? Os fones fechados preservam a audição do instrumentista, bloqueando o som externo e permitindo que ele ouça o retorno em volume mais baixo.
Imaginem um baterista: um fone fechado isolará por exemplo, 10db do ruído externo. Com um fone aberto, ele terá que aumentar o volume nesta mesma ordem para obter a mesma sensação sonora.
 
Hugo,

pela prévia deu para ficar ansioso pelo artigo. Acredito que seu post confirma a minha opinião:

O problema não é o fone, mas sim o VOLUME que o usuário utiliza. Se o volume for muito alto, não vai fazer diferença se for interno ou externo, semi-aberto ou fechado.

Mas realmente a maioria das pessoas deve estranhar muito quando utiliza um "canalphone" pela primeira vez.

E bem interessante esse termo, "canalphone". Nunca tinha visto. Que tal aproveitar e incluí-lo no nosso dicionário?

Um abraço,

Fernando
 
Realmente, não adianta usar um "canalphone" (ou também chamados IEM - In Ear Monitors) em volumes exagerados, o dano vai ser o mesmo ou até mesmo pior. Graças à isolação proporcionada por ele podemos usar um volume menor, e isolar o ruido externo. Usar IEMs é benefício se bem usado, em volumes mais baixos. É bom avisar os instrumentistas mais "surdos" que gostam de volumes absurdos do perigo que isto causa para a audição!!
 
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