Retorno para músicos

ls.bastos

Active Member
Senhores, estou com bastante dúvida sobre retorno para os músicos.

Estou sem fotos aqui, mas a questão é o seguinte.

Lá na igreja é assim, primeiro vem os bancos, depois um vão vazio onde fica a pessoa que faz a primeira parte, depois um outro vão (esse já é uma plataforma mais alta) onde ficam os músicos, e depois o púltpito (plataforma mais acima ainda). Ou seja, não é igual às igrejas que possuem um palco onde ficam os músicos, quem faz a primeira parte e os pregadores.

Nesse primeiro vão existe um retorno para quem tá fazendo a primeira parte.

Agora vamos às dúvidas e considerações:

1. O teclado está ligado no sistema de áudio. O retorno que existe não é suficiente para ele, devido a distância das caixas, que apesar de não ser muita, a bateria e outros instrumentos atrapalham no retorno. Ele já solicitou o uso de fone de ouvido, isso vou providenciar.

2. Guitarra se liga no sistema principal de som, ou no cubo?

3. Nós temos um cubo pra baixo, e um pra guitarra. O problema é que quem controla o som do cubo é o guitarrista, e ele fica de costas para o cubo, ou seja, ele quase nao houve a guitarra quando todos estão tocando, mesma coisa acontece quando estou tocando violão.

Nesse caso eu poderia fazer o seguinte, o guitarrista usaria um fone como retorno, e eu usaria o cubo pra jogar o som da guitarra para o público. Mas aí vem a pergunta, guitarra se joga no cubo ou no PA?

Ou poderia fazer o seguinte, ter uma caixa de retorno de frente para o guitarrista, que serveria tambem para quem toca violão, (aí permancece a dúvida, som para o público saíria do cubo ou do PA?)?

4. Ou seja, resumindo, teria duas opções: o guiarrista e violonista (é isso mesmo?) teria um fone cada um, ou eles teriam duas caixas na frente deles para retorno. O som para o público sairia ou dos cubos ou do PA.

O que vocês acham que é melhor? Se ficou complicado, podem falar, que tento explicar melhor!

Abraços!
 
bom...vamos simplificar a coisa...
os musicos sao treinados ou sao do tipo, so olho meu umbigo???
a igreja eh grande o suficiente pra vc colocar tudo na mesa???

vou trabalhar com a hipotese de ser grande e precisar de um reforço sonoro nos instrumentos.

sua mesa tem bastante auxiliar??

eu faria +- assim...

aposento os cubos..menos o de baixo....
compro uma meia duzia de di´s, ou akele de rack com 8 di´s da behringer que o pessoal elogiou aki no site.
ligo os instrumentos na mesa via di.
compro uma meia duzia de power clicks, ou um rack de saidas de fones tipo powerplay...
no site mesmo o fernando escreveu um artigo falando sobre o uso do power click....veja la como se liga, blz?
ai eu tiro um sinal da di, e um do auxiliar da mesa e ligo no powerclick. pronto, fiz o retorno do guitarrisa, tecladista, baixista e tal..
se3m cubos, caixas e tal, o volume geral dsesce, e fica mais gostoso ouvir o culto. se o musico quiser ouvir seu instrumento ate estourar o timpano, eh so ele aumentar o sinal direto da di. o cubo de baixo fica, pois eh dificil reproduzir bons e gordos graves em fones pequenos...ate para a igreja eh legal, pq da pra sentir o cubo falando gostoso e vc nao precisa forçar o sinal dele no sistema de pa.
com tudo ligado na mesa, vc eh q faz o controle da mixagem do pa, colocando a quantidade certa de cada coisa no pa.
eh barato e resolve pra todo mundo....eu acho..
abçs
 
Ingo, a igreja é pequena, no máximo uns 100 membros.

Tenho 4 auxiliares (posso escolher se é pré/pós) e + 2 aux pós, a principio pra efeito. 6 Aux no total. É uma Yamaha MG 24FX.

Sobre o powerclick eu jah entendi como funciona, agora o direct box que não entendo muito bem como funciona, pelo que li ele serve para mandar um sinal que nao eh balanceado de um instrumento, tranforma ele pra balanceado pra mesa de som, eh isso?

Teclado jah vai ficar com fone mesmo.

Baixo tambem jah pensei em manter o cubo, e creio que ele nao precisa de retorno neh.

Agora Guitarra e Violão tá sendo um problema. Músico lá é cada um por si, porque o retorno para os músicos está muito deficiente (eu toco violão tambem e sei disso, voce quase nao houve o instrumento).

Então se a igreja é pequena é melhor manter no cubo?

Mas me explica uma coisa: Como se liga um instrumento no PA e no amplificador de fone?

Eu pensava que era assim: O instrumento voce liga no canal da mesa, e endereça pro PA. Pega o Aux2, por exemplo, e liga numa entrada do Powerplay. A saída desse canal do powerplay voce liga no fone. Seria assim?

Onde entra o direct box nessa história?

Agradeço a atenção!
 
Bom, no seu caso eu compraria o direct Behringer DI800 que são 8 directs em uma unidade de rack, e o powerplay de 4 canais (ou dois de 4 canais, ou samson de 6 canais, ou o alto de 6 canais dependendo da tua necessidade. OBS.: o behringer de 8 canais não serve pra essa aplicação).

O esquema ficaria dessa forma: Instrumento no Direct... do direct a saída balanceada vai pra mesa e a saída link (não balanceada) vai pro aux in do powerplay. Isso valendo pra cada instrumento. Aí vc pega o sinal de um aux pré da mesa, joga toda a banda lá, e manda pra MAIN IN do powerplay. Sendo assim vc "dosa" no PAN do powerplay o que cada musico quer escutar mais, o seu instrumento ou o resto da banda. E logicamente, do powerplay para os fones.

Nesse sistema vc aposentaria inclusive, e colocaria pelo menos para o baixista um fone Porta Pro... há vários relatos aqui no fórum de que os baixistas adoram esse sistema, além de diminuir o volume geral no pulpito/palco. Mas aposentar ou não o cubo depende se o seu PA responde aos graves do baixo satisfatoriamente.

Para as vozes eu manteria o retorno de chão, e utilizaria outro aux pré da mesa.
 
oi....
o deiny acabou respondendo antes de mim, e falou basicamente o que eu falaria...
concordo com ele de que é a melhor forma de montar o sistema.
sua duvida sobre di eh facil.
vc leu os textos sobre di aki no site??? da uma estudada la tb...rss
mas vamos la..
os instrumentos sao sinal de nivel de linha, e em geral desbalanceados. isso, alem de afetar o processo de sinal na mesa, o torna alvo de interferencias, desde problemas com aterramento até problemas com ruidos de indução magnetica (ai um processo eletronico chatinho....rsrsrs)
isso ainda contandop que a mesa deve ter entyrada em nivel de linha e desbnalanceada para isso funcionar direto. em uso semi (igrejas) e profissional (shows, tv, etc...), o normal eh colocar o instrumento numa di e a partir dela distribuir para o spliter de palco, que envia o sinal para as meas de pa e monitor. no caso de igrejas pequenas, como a sua, o ideal, como o deiny falou eh mesmo coomprar o di behringer de rack, montar um auxiliar com uma mix geral da banda, este que pode ate ser em pos fader para se ter uma impressao real do som da sua mixagem, e ai em cada aux in do powerplay, powerclick ou seja la qual tipo de monitor vc escolha (prefiro os powerclick pois deixam a cargo do musico dosar entre o som do instrumento puro e o som da banda...rsrs), vc coloca o sinaol do instrumento.
qq duvida, manda ai..
abçs
 
Tá certo, entendi a lógica do DI e do Fone de ouvido!

É que o artigo sobre DI nao to achando mais, somente o teste de equipamentos.

Então fica assim:

Instrumento -> Direct Box

Saída Balanceada DI -> Canal no Mixer

Saída Desbalanceada do DI -> Aux do Amp de Fone

E jogo um Aux do Mixer para a entrada Main do Powerplar, pra mixar o som.

Vou fazer o teste do Porta Pro, mas por enquanto vou comprar um PortaPro e um PowerPlay. Vou ligar o teclado na mesa, e jogar o Aux2 da mesa para o Aux do Amp de Fone, para fazer um teste. Se eu gostar mesmo do sistema, e ver resultados, compro a DI para fazer as ligações e os outros Porta Pro.

Agora vou ver o que ficar melhor lá na igreja, a guitarra no cubo ou no PA, acho que no cubo fica melhor, é um cubo da meteoro, e o PA são caixas sem marca, aquelas que vendem em lojas de som.

Abraços!
 
ls.bastos disse:
É que o artigo sobre DI nao to achando mais, somente o teste de equipamentos.

Houve um problema no servidor do provedor e alguns arquivos se perderam... mas o salvador backup foi acionado e o artigo sobre DI's, além de outros que haviam sumido, já estão de volta.

[]'s
 
David Fernandes disse:
ls.bastos disse:
É que o artigo sobre DI nao to achando mais, somente o teste de equipamentos.

Houve um problema no servidor do provedor e alguns arquivos se perderam... mas o salvador backup foi acionado e o artigo sobre DI's, além de outros que haviam sumido, já estão de volta.

[]'s

Ok, valeu! :wink:
 
Ola pessoal...
sou bem novo por aqui.. e gostaria de entender algo, tipo powerplay..
comprei esses dias um DI8000 e um Powerplay Pro HA8000 todos da behringer... isso porque o pessoal lá da igreja toca muito alto mesmo, e quero tirar os cubos da guitarra e violão, e tbm teclado deixando apenas o baixo, que por sinal tbm toca alto... - se eu entendi o forum... o Di e o HA devem ficar perto dos instrumentos, ( certo ? ), pois a mesa fica uns 35mts ao fundo, na parte da galeria, ent~~ao aqui vai as perguntas:

1º que cabos posso usar para ligar o directbox a mesa ?
2º o powerplay HA8000 vai me dar condição do usuario do fone ouvir ele mesmo e mais algum outro instrumento ? caso não, qual posso usar ?

ainda tenho a bateria, que tbm preciso jogar na mesa que são 9 mics ao todo, e preciso tbm ver qual cabos posso usar para isso.

já gradeço se alguém puder me ajudar..
 
Leonardo,

1º que cabos posso usar para ligar o directbox a mesa ?

As saídas do Direct Box são balanceadas, então você precisa de cabos balanceados, 2 condutores + malha externa de aterramento, com conectores XLR em ambas as pontas. Basicamente, os mesmos usados em microfones.

ainda tenho a bateria, que tbm preciso jogar na mesa que são 9 mics ao todo, e preciso tbm ver qual cabos posso usar para isso.

A mesma resposta. Cabos de microfone, balanceados. Só, que como a quantidade está grande (9 da bateria + 8 do Direct Box), uma medusa ( multicabo) seria mais interessante.

2º o powerplay HA8000 vai me dar condição do usuario do fone ouvir ele mesmo e mais algum outro instrumento ? caso não, qual posso usar ?

Faça o seguinte: pesquise (lá no alto, opção "Busca") a palavra Powerplay, power play, HA8000, HA 8000 e você encontrará muita coisa que já foi falada sobre estes equipamentos.

Um abraço,

Fernando
 
Ola Bersan...
A respeito do Powerplay, é o seguinte...
procurei na busca e por topicos, como vc indicou mas não encontrei o quero saber, e é o seguinte:

Diferença entre HA8000 e HA47000 ??
O powerplay HA8000 vai me dar condição do usuario do fone ouvir ele mesmo e mais algum outro instrumento ? caso não, qual posso usar ?
Pelo que percebi em outros assuntos a este respeito o HA8000, não me dá essa opção no caso acima citado, e o HA4700 me daria ??
ou tenho que comprar outro equipamento que me de essa condilção para os musicos..!!??

No caso de outro equipamento qual seria?
Lembrando que preciso de 8 canais.

Aguardo resposta.. obrigado..
[/quote]
 
O especialista nos Powerplay é o David, mas resumidamente:

o HA 4700 te dá opção de escolher escutar o próprio instrumento e/ou o som que é enviado pela mesa. Isso é possível pois existe uma chave, que permite dosar a quantidade de um e de outro (tipo o PAN das mesas de som).

No HA 8000, não há essa opção, você só pode escutar o som que vem da mesa de som.

Para músicos, o HA 4700 é melhor, pois permite implementar retorno por fones. Mas para cantores, por exemplo back-vocals, onde a necessidade é escutar o conjunto muito mais que a própria voz, o HA 8000 é mais interessante.

Já que você precisa de 8 canais, uma idéia é ter o DI800 (que você já tem) com 2 HA 4700.

Um abraço,

Fernando
 
Ok Bersan..
Era essa duvida que eu queria saber, foi otima mesmo...
pois agora sei que terei que trocar por 2 HA4700..

mais uma vez obrigadão.... valeu.. mesmo..
 
olá gente amada! Surgiu um a dúvida? Vamos comprar os fones de retorno, só que estamos entre o porta pro e o the plug.
Me dêm uma sugestão, pelo amplo conhecimento de vcs, na banda são
Violão e Voz principal é um kra
Vocal são 2
Tecladista
Baixista
dois guitaristas( sendo que é um faz vocal)
Batera
Qual fone se apropria melhor para cada um,sei cada um tem um jeito mais.....fico no aguardo dê respostas como sempre.
Paz!!!!!!
 
Porta Pro e The Plug foram analisados aqui:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=24">http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=24</a><!-- m -->

Leia o teste, está bem completo.

Fernando
 
Back
Topo