Retorno por fone de ouvido

ls.bastos

Active Member
Pessoal, sobre retorno comm fone de ouvido. Não é sobre aquele amplificador individual pra fone não.

Tava afim de fazer o seguinte lá na igreja.

Nossa mesa tem 6 Aux, mas dois são pra effect, não quero usá-los com Aux senão perde os dois de uma vez. Entãoi sobra 4.

1 auxiliar será para o retorno principal, e tava pensando em usar um Aux para um fone de ouvido para o tecladista, e outro Aux para o guitarrista. Eles aceitaram.

O que acham? Mas no caso, o cubo de guitarra que temos ficará sem função, né, porque só o cubo já atende a igreja toda, só que o som do cubo quanto mais distante menos qualidade fica.

E para ligar os fones as mesas, como fazer, a distancia é de aproximadamente de 2m a 4m.

Não é feio tocar com fone no ouvido?

Obrigado!
 
Nao so pq quero colocar retorno por fone q eu falo isso nao, mas seu fosse musico eu usaria esse sistema, vc ouve muitos detalhes a mais q vc nao conseguiria ouvir atravez dos retornos de chao, alem disso nao acho feio nao, acho muito legal e da uma aparencia melhor pra quem ve.

A respeito dos Aux, vc pode usar dessa forma q vc falou msm, como vc disse o cubo da guitarrra ficaria sem utilizacao, mas isso nao eh problema, desde que vc consiga dar ao musico o q ele quer ouvir...
 
Poxa, postei no sub-fórum errado, queria postar no "Mesas de Som". Bersan, se achar conveniente, move o tópico pra mim, please.

Raphael, quando eu toco violão, geralmente coloco na mesa de som, mas fico sem retorno. É horrível tocar assim. Idem se colocar na caixa amplificada do violão, você pode atochar o volume todo, mas mesmo assim é ruim, pra ter idéia no ensaio o som tava alto (do violão mesmo) e eu tinha que aproximar o ouvido da caixa do violão.

Mesma coisa o teclado, usamos, quando o violão não tá ativo, a caixa amplificada para retorno do teclado. o som fica tão alto, que acaba que a caixa amplificada sobressai sobre as caixas do PA, já que no PA não coloco o som do teclado alto, e sim as vozes né. Aí na posição que eu fico, só oucço o retorno dos músicos, nem ouço o retorno que sai da mesa para os cantores!

Acho que esses lances do fone de ouvido vai ajudar muito, mas ainda tenho que instalar a Yamaha MG24.
 
Graça e paz.

O irmão Is.bastos escreve:

o cubo de guitarra que temos ficará sem função, né,

>>Acho que não...Pois o irmão pode ligar os fones ao cubo e o cubo a mesa, tudo pela saída LINE OUT do própio.

E para ligar os fones as mesas, como fazer, a distancia é de aproximadamente de 2m a 4m.

>>Pelo Multi cabo ou colocando o amplificador de fones próximo dos músicos(Simples), com o sinal enviado pelo muiti cabo.

Não é feio tocar com fone no ouvido?

>>Penso que o uso de fones, revolucionou a sonorização ao vivo...E acho muito xique o PORTA PRO da Koss..

Aí na posição que eu fico, só oucço o retorno dos músicos, nem ouço o retorno que sai da mesa para os cantores!

>>Fones para monitoração na UFO...Fones de estúdio...

________________________________
Não sei se fui claro, mas quaquer coisa me corrijam.
Um abraço.B
 
LS.Bastos,

uma consideração sobre sua frase:

Mas no caso, o cubo de guitarra que temos ficará sem função, né, porque só o cubo já atende a igreja toda, só que o som do cubo quanto mais distante menos qualidade fica.

O som de guitarras tem forter componentes médios e agudos. Tais sons são bastante diretivos e altamente absorvíveis (roupas, cortinas, etc).

Assim, a lógica é que, quanto mais distante do cubo, a qualidade do som caia porque os agudos são absorvidos pelas roupas das pessoas dentro da igreja.

Para minimizar esses problema, uma pequena e prática sugestão, barata mas que faz uma diferença ENORME. "Suba" o cubo. Em vez de no chão, coloque ele em cima de uma cadeira ou um suporte qualquer. Se possível, que ele fique na altura do ouvido de uma pessoa sentada.

Fazendo isso, você notará uma incrível diferença. O som da guitarra vai chegar muito mais longe com qualidade ainda.

Não é feio tocar com fone no ouvido?

Questão de costume. Na primeira semana, todo mundo estranha, depois até sentem falta. Não foi assim quando você levou os equipamentos para o meio da igreja, quando saiu lá daquela lateral? No início, todo mundo deve ter achado horrível, mas quando o som melhorou...

De qualquer forma, existem modelos e modelos de fones. Alguns, como o The Plug são praticamente invisíveis de tão pequenos. O The Plug é bom para teclado, guitarra e violão, mas o Porta Pro é a melhor escolha para baixo e bateria.

Um abraço,

Fernando
 
Recentemente tb mudei a mesa de lugar na minha igreja, estava na lateral do templo, bem perto dos instrumentistas, agora foi la pra tras, na lateral oposta da q estava antes, a qualidade melhorou muito!!! mas o pessoal tb estranhou muito a nova posicao, principalmente pq a igreja eh pequena e a mesa eh grande, mas vao se acostumando aos poucos.

Vou continuar batendo nessa tecla, vou montar um relatorio e passar pros responsaveis sugerindo o uso de fones de ouvido para retorno. Vamos ver no q vai dar, com oracao tudo se resolve.
 
É mas essa questão de mudança de local, acabamos voltando o som para a lateral... :(

Mas o que eu quis dizer em relação ao Cubo é que se eu colocar o som da guitarra no PA não vou precisar mais do cubo, entende? Já que o retorno do guitarrista será por fones.
 
raphael leal disse:
Entendi, vc vai mandar o sinal da guitarra direto pra mesa e distribuir no AUX e no PA.

Isso... ;)

Aux1 é retorno, 2,3 e 4 para violão, guitarra e teclado.

No caso os cubos poderiam ficar para os cultos de terça e quinta-feira, quando a igreja não está muito cheia. Afinal, estamos falando de uma igreja com 100 ~ 150 membros aprox.
 
A idéia é essa mesma.

Som no cubo = controle do músico. E geralmente eles gostam do volume mais e mais alto.

Fones e som no PA = controle do operador de som. Como o músico já está atendido (fones), ele se preocupa em agradar ao público, não ao músico.

Um abraço,

Fernnado
 
só uma questão importante pra se pensar a respeito de retorno por fone de ouvido.

Voce tem um teclado, guitarra e baixo, os 3 estão usando fones, voces ligariam cada um em um AUX ou voces ligariam 1 AUX para um amplificador de fone? pergunto isso pelo seguinte, cada um vai querer ouvir mais o seu instrumento do que do outro, para isso teria q ser ligado cada um em um aux, mas se voce tiver muito instrumento nao vai ter AUX suficiente, entao o certo seria deixar bem nivelado o volume dos instrumentos e colocar em um unico aux para um amplificador de fone, este seria o correto?

Tem outra coisa tambem, esses instrumentos possui controle de volume, o instrumentista poderia aumentar o volume por contra propria e ai sair mais alto o dele, como q ficaria nesse caso? alias como voces que ja usam esse tipo de retorno faz para resolver esses problemas?
 
Teo,

você poderia usar um PowerPlay da Behringer, por exemplo. Há alguns modelos, mas por exemplo,

Mesa de som
Aux 1 - retorno de teclado
Aux 2 - retorno de baixo

Powerplay - recebe sinal do Aux 1 pelo L; recebe o sinal do Aux 2 pelo R.

Alguns modelos tem chave para escolher se você quer ouvir o L e/ou o R (acho que tem modelo que tem até Balance, para ouvir mais um do que o outro, mas agora não dá para ir no site conferir).

Quanto ao instrumento pessoal, você entra com ele pelo Aux IN disponível em cada canal.

Assim, o músico tem a opção de ouvir o seu próprio som e os dos retornos, e escolher ainda o que ele quer ouvir e na quantidade que quer ouvir.

esses instrumentos possui controle de volume, o instrumentista poderia aumentar o volume por contra propria e ai sair mais alto o dele, como q ficaria nesse caso?

É um risco que sempre existe. O que é necessário é educação. Ensinar ao músico que, se ele quer ouvir mais o seu instrumento, mexer no controle do amplificador de fone, não no volume do instrumento, que afeta a todo mundo (monitor e PA).

Um abraço,

Fernando
 
beleza, deu para entender mais ou menos mas em casos que se usa varios instrumentos? porque se a gente for utilizar esses tipos de retorno vamos ter que usar para todos. Talvez o unico jeito ai seria ter uma mesa para monitor né? ou entao deixa como um retorno normal mesmo com o som de todo mundo junto e pronto.

eu nao sei se estou sendo claro na minha duvida... qualquer coisa me fale!
 
TEO disse:
beleza, deu para entender mais ou menos mas em casos que se usa varios instrumentos? porque se a gente for utilizar esses tipos de retorno vamos ter que usar para todos. Talvez o unico jeito ai seria ter uma mesa para monitor né?

A mesa de monitor seria a melhor solução, mas não é a única.

Se vc só tem um auxiliar disponível, mande o sinal da banda mixado através deste auxiliar para a entrada MAIN do amplificador de fone (aquela que fica no painel traseiro). Este sinal será distribuído igualmente para todos os canais do amp de fones.

Como o Bersan já falou, há uma entrada AUX IN em cada canal do amp de fone. Agora, vamos por partes:

1) Plugue o instrumento num DI, no conector jack IN;

2) Conecte o DI ao multicabo via saída XLR;

3) Conecte o DI no amp de fones via conector jack LINK.

Feito isso, há outro controle em cada canal chamado MIX. Com este controle vc poderá misturar os dois sinais, o que vem da mesa e o do instrumento. Com o controle todo à esquerda, vc terá somente o som que vem da mesa; com ele todo à direita, só o som do instrumento; na posição central, vc terá o som das duas fontes. Não tem mistério.

Isso só não dá prá fazer com o Behringer PowerPlay HA8000. Neste amp, se vc tem um sinal vindo pela entrada MAIN e pluga um instrumento na entrada AUX IN do canal, ele corta o sinal oriundo do MAIN e vc só ouve o próprio instrumento.

Bersan disse:
você poderia usar um PowerPlay da Behringer, por exemplo. Há alguns modelos, mas por exemplo,

Mesa de som
Aux 1 - retorno de teclado
Aux 2 - retorno de baixo

Powerplay - recebe sinal do Aux 1 pelo L; recebe o sinal do Aux 2 pelo R.

Alguns modelos tem chave para escolher se você quer ouvir o L e/ou o R (acho que tem modelo que tem até Balance, para ouvir mais um do que o outro, mas agora não dá para ir no site conferir).

Quanto ao instrumento pessoal, você entra com ele pelo Aux IN disponível em cada canal.

Fernando, infelizmente isso não é possível. O amp tem um botão de balanço sim, mas ele só funciona desta forma, quando não há nada plugado no AUX IN. Neste caso, vc pode fazer o balanço entre os dois canais do MAIN, que funcionarão como L&R.

Quando vc pluga algo no AUX IN, este botão de balanço passa a funcionar como um MIX entre o sinal que vem do MAIN (que passará a ser mono) e o sinal do AUX IN.

Isso é válido tanto para o Behringer HA4700 quanto para o Samson S-Phone, que são basicamente iguais.

[]'s
 
os modelos que faz isso que voce esta falando sao os individuais neh? no final das contas, os individuais nao sairia mais caro se for uns 4 musicos mais ou menos?
 
Teo.

Os modelos sobre os quais falei (HA4700 e S-Phone) são padrão rack e têm 4 canais. Realmente, se vc comprar quatro amps individuais, vai sair mais caro.

[]'s
 
So pra acrescentar

Temos um S-Phone no estudio e dá pra ligar 12 fones nos 4 canais. Sao 3 saidas de fone em cada canal, sem perder potencia no sinal, mesmo com os 12 fones ligados.

[]´s
Andre
 
parando para analisar bem, usar retorno com fone é mais complicado que parece, existem aguns detalhes que deve ser visto com muita atencao, dependendo do tipo de evento, grandeza da coisa algumas solucoes que falamos aqui acho que nao seria muito bem aceito neh. Digo isso porque uma vez por ano temos um evento grande na igreja, que envolve uma banda com guitarra, baixo, 2 teclados, bateria (toda microfonada) e mais instrumentos de corda (viola, violino, violacelo e outros) metais e mais o vocal que sao 8 backs-vocais um coral com 40 vozes e 1 vocalista principal. o grande problema que sempre tive com esse povo todo foi o retorno, temos 4 caixas para esse pessoal todo e acaba sendo necessario compartilhar o retorno uns com os outros. agora voces imaginam como é esse pessoal, um mais chato que o outro, o pessoal do back-vocal sao os piores, todos querem se ouvir, 8 pessoas cantando juntos fica dificil de se ouvir em um unico monitor e varias outras coisas, ai se eu chego com um fone para alguns deles, talvez a banda, mesmo assim eles serao muito chatos, cada um vai quere de um jeito e neste caso seria necessario o controle individual, mas isso é complicado, por isso q tenho varias duvidas quanto a isso porque sei o problema q vou enfrentar quando isso estiver rodando, tem que planejar muito bem...

o evento sempre lota, fica em torno de 600 a 800 pessoas para assistir, entao preocupacao com monitor e tem que estar muito bem no PA, e apenas um operador e 2 auxliares...
 
TEO disse:
... parando para analisar bem, usar retorno com fone é mais complicado que parece, existem aguns detalhes que deve ser visto com muita atencao...

Mas ninguém disse que seria fácil... o trabalho aumenta... são mais cabos prá enrolar, equipamentos prá guardar etc.

Outra coisa que quase ninguém se dá conta é a necessidade de proteger a audição do músico. Prá fazer a coisa direito, deveria haver, na saída do(s) auxiliar(es), um limiter (ou um compressor trabalhando como limiter) para segurar os picos de sinal.

TEO disse:
Digo isso porque uma vez por ano temos um evento grande na igreja, que envolve uma banda com guitarra, baixo, 2 teclados, bateria (toda microfonada) e mais instrumentos de corda (viola, violino, violacelo e outros) metais e mais o vocal que sao 8 backs-vocais um coral com 40 vozes e 1 vocalista principal.

A melhor coisa nesta situação é trabalhar com um sistema híbrido, com fones e monitores. Os fones serverm aos músicos de instrumentos eletrônicos... o pessal da cozinha, como são chamados. Para os backs, coro e instrumentos da orquestra, ponha os spots. Qual é a grande vantagem? Como vc não terá o volume dos instrumentos da cozinha para aumentar o SPL, vc poderá trabalhar com os monitores num nível mais civilizado.

Os fones realmente dificultam quando vc tem um evento onde haverá rodízio de bandas... aí fica complicado mesmo.

Quanto a questão de ser chato, todo mundo tem que ceder um pouco. Os músicos precisam entender que estão ali para servir a Deus e que não estão num show. Normalmente conversar resolve.

[]'s
 
Back
Topo