Revestimento para parede e outras dicas ?

unformed

Member
Olá amigos,

Já sou cadastrado no fórum a algum tempo, sempre acompanho as postagens e de vez em quando dou alguns palpites e tento colaborar da forma que posso. O SAV tem sido muito útil para mim e tem me motivado a continuar e a crescer neste ministério.
Estou pretendendo fazer algumas modificações no som da igreja e gostaria dos conselhos dos amigos.

1) A esposa do Pastor gostou da idéia que dei de colocar algum tipo de revestimento no paredão que temos acima do púlpito, eu tinha feito uma simulação em 3d com madeira e ela gostou e me incumbiu de correr atrás de qual material colocar.
Este paredão é o da foto abaixo.
Como este revestimento seria para enfeite, eu gostaria de saber se poderia aplicar algum tipo de material que ajudasse na redução da reverberação que é grande na parte da galeria da igreja.
Alguém sugere algum tipo de material ( que tenha um custo médio )? Será que de madeira ficaria bom ? mas qual tipo de madeira ?

Foto da igreja
DSC00796-1.jpg


Simulação em 3d
sav.jpg



2) Estarei também levando as caixas do P.A. lá para o alto deste paredão próximo a janela de vidro ( bem no topo, 7 metros de altura ) a 30º de inclinação para baixo, será que vai reduzir a reverberação e também a falta de entendimento do que é tocado pelos músicos ? ( todos utilizam fones de ouvido, a bateria é fechada em um aquário de vidro, microfonada e utilizamos um sub-grave da antera )

Simulação da posição das caixas ( elas ficarão em pé e não deitadas )
Semttulo-1-1.jpg



3) eu pretendo pintar as caixas de branco ( elas são acarpetadas ) será que alguma tinta pega neste carpete? e será que fica bom? ( algum doido já fez isto antes ?)

Desde já agradeço e peço que Deus continue abençoando a todos !!


Abraços
 
Procura na Vibrasom tem um kit de 500 e pouco reais, de 23 m2 de lah de Vidro 25mm, que eh bem bacana... dai é só vc montar painéis de 60X60 (de madeira) e revestir a la de vidro com tecido.. assim você pode montar um quadro bem bacana com vários tons de tecido, dependendo de como fizer fica de muito bom gosto... e ajuda bastante...
 
Dener,

Eu lembro que já vi em algum lugar falando sobre esta dimensão de 62x62, mas não encontrei a referencia, existe algum critério para esta dimensão, pois eu pensei em fazer algo com outras medidas ( maior tipo 120x60 ou 200x100 ).

Obrigado pela idéia, acho que também poderia combinar com outras quadros que posso colocar para amenizar a parte acustica no restante da igreja.
 
As placas sao de 120 por 60, porem pra ficar com estética melhor e possibilitar mais formas de montagem eh só cortar ao meio e fazer com duas de 60x60 assim dá pra montar um painel bem bacana... quem sabe sei lah uma idéia apenas... fazendo com as cores diferentes formando desenhos como o de uma cruz... ou fazendo degradê mesmo...
 
Pode fazer qualquer tamanho, isto independe.
Se não quiser usar tecido, pode ser madeira perfurada, com a lã de vidro por trás.
Ou ao invés de furos, use cortes.

PaineisAcusticosMadeira.jpg

Perforated_wooden_acoustic_panel.jpg

Wooden_acoustic_board.jpg


Estes furos e cortes influenciam na frequencia absorvida, mais se não fez nenhum estudo de frequencias no ambiente, não se preocupe com isso...
 
TInah muito conteúdo disso no Audiolist, agora esta fora do ar....

Sobre os painéis perfurados... ele tinham que ficar afastados parede pra funcionar corretamente não era?

Fica com acabamento mais bonito (dependendo de como se fosse fazer o de tecido) porém é bemm mais dificil de se fazer....
 
O afastamento depende da sintonia que deseja.
No caso dos faixa ampla, a distancia da parece aumenta a eficacia em baixas frequencias.
Mais não necessáriamente tem de estar afastado para funcionar, depende do resultado que se espera...

Eu também acho estes acabamentos só na madeira bem mais bonitos...
E é mias fácild e limpar também né, pano junta muita poeira, e fica russo.
 
Uma igreja aqui da região fez seus painéis com tecido.
Intercalaram cores, ficou bem bonito.

jubileu-1.jpg
 
Eliabe,
Este material que você indicou custa aproximadamente 430 Dilmas por metro quadrado, eu já fiz uma cotação ( imagino que seja o mesmo ).
O único problema sobre o painel com tecido, seria na escolha das cores, pois nossa igreja possui um revestimento com 1,5 metro de altura nas paredes em dois tons de verde ( muito feio ) e ficaria um pouco complicado de encontrar um tom de cor que case com este verde, mas eu vou ter de achar.

E quanto a posição das caixas de som, o que vocês acham?
 
Não precdisa ser especificamente lã de vidro ou lã rocha, elas são melhores? Sim! Porém você pode usar uma espuma ortopédica no lugar dela e quanto mais densa, esta espuma for, melhor...
Pode também usar lã de vidro normal.
R$: 567 / 23m² - <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.vibrashop.com.br/prod,IDLoja,14016,IDProduto,2200757,la-de-vidro---colas-la-de-vidro">http://www.vibrashop.com.br/prod,IDLoja ... a-de-vidro</a><!-- m -->
 
Eh exatamente essa que eu falei... só tava com preguiça de procurar o link rsrs

Quanto a usar espuma ortopédica, não recomento não... o resultado não é o mesmo que se usando lã de rocha ou de vidro... o coeficiente de absorção em graves eh muito pior....

e por esse valor que esta a lã de vidro, dah pra fazer toda a parede com sobra e o preço total não vai passar dos R$ 1.000,00 com tecidos e armação em MDF ou compensado...
 
E quanto a vida útil da lâ de vidro?

Vou fazer um modelo em escala para apresentar para o pastor, mas acho que será aprovado.

Obrigado !!
 
2,14 x 5,87 = 12,5m²
Com 567 reais você põe duas camadas de lã de vidro, dobrando a densidade e ficando praticamente igual a lã rocha!
Porém, seria melhor que esta parede acústica ficasse na parte de trás, ou no púlpito, onde o som incide diretamente.
Não pode fazer nos dois locais?
Se puder faça na parte de cima, só com madeira, ou com madeira e espuma ortopédica que é bem mais barata, e na parte de trás faça com a lã de vidro.
 
O púlpito será modificado e colocaremos carpete no chão e vou propor de fazer painéis atrás do pultipo, quanto a utilizar madeira lá na parte superior, eu acho que o custo ficaria alto, pois temos a troca da mesa de som, onde pegaremos uma 01V96I+ADA8000 ( inclusive vamos vender nossa mackie 24.4.2 ).

Vou procurar por forros de madeira pra ver se acho algo mais barato e que atenda a necessidade, como o motivo é estético acho que a igreja topa em gastar um pouqinho a mais.
Obs.: O mais legal de tudo isso, foi que através do motivo estético, estarei conseguindo iniciar algumas melhorias acusticas ( tudo bem que o ideal era chamar um profissional para fazer um projeto ).

2,14 x 5,87 = 12,5m²
A dimensão do painel é de 4 x 5,87= 23,48m²


Abraço!
 
Bom... sobre aquelas galerias (lateral e no fundo) elas são normalmente ocupadas?

Pois se sim, no sistema que está hoje a cobertura lah não deve ser das melhores em se tratando de médio-agudos... Se tem a necessidade de se sonorizar aquela parte, creio que apenas um par de caixas não atenda satisfatóriamente todo o templo no quisito cobertura... seria interessante se utilizar dois pares aomenos para ter uma cobertura melhor um para pra galeria e outro pra fazer a nave da igreja em si...

Assim quando não houvesse pessoas na galeria seria necessário somente desligar as caixas daquele local e diminuiria a incidência de som naquelas paredes...

Caso haja a possibilidade, distribua os painéis pelo templo, indo sempre nos opostos (se colocar 4 na parede do altar coloque 4 na parede do fundo, se colocar 6 na parede esquerda coloque 6 também na direita) essa é uma dica que aprendi com o Aldo na visita na igreja... assim voce terá um resultado do que se colocar em um lado apenas...

Caso só conseguir colocar naquele local indicado agora tudo bem, mas já planeje uma estratégia pra conseguir o mesmo na parede do fundo assim vai conseguir um resultado melhor...
 
Back
Topo