Review Mackie Thump 15 vs JBL Eon 615

lucasgossani

New Member
Boa tarde a todos!

Semana passada tive a oportunidade de testar essas duas caixas, então decidi postar uma breve analise sobre elas. Tinha um capital de até 3 mil reais para investir numa caixa e essas eram as opções possíveis. Faço alguns trabalhos com musica ao vivo em bares e eventos, alguns ao ar livre, então precisava de uma caixa com SPL razoável e boa praticidade, além de um falante de 15" pois um rapaz toca cajon comigo.

Comecei pela Mackie, e já de cara me surpreendi com o peso. Dá pra pegar facilmente com uma mão! Confesso que peguei pra testar com um pouco de preconceito, não somente pelo peso (to acostumado com trambolhos bem pesados), mas também por ela declarar ter 1000 watts "de pico", mas em rms o manual diz ter 500 watts. Pedi para que fosse testada com um microfone e violão, já que esse seria meu uso. Quando pluguei tudo, fiquei BEM impressionado com a qualidade de som dela, não havia sobras de grave no violão, soava bem encorpado e nítido. Estava com medo o falante de 15" embolar demais a voz, mas ela soou bem limpa, com bastante clareza.

Depois fomos para a JBL. Ela é bem mais pesada que a mackie, mas é aceitável também. Ambas possuem amplificação Class D, porem a JBL parecia ter uma estrutura mais resistente, por isso pesava mais. Fomos para o teste, e aí veio a decepção. Tudo soava muito médio, graves embolados e agudo bem baixo. Mexemos na equalização dela (tem uns presets na traseira da caixa) e da mesa, melhorou um pouco, mas realmente não deu pra comparar. A qualidade de som da Mackie venceu disparado (o que é uma pena, o design da JBL é bem melhor haha).

E por ultimo fiz um pequeno teste de potência sonora. Não deu pra colocar as duas no máximo delas (antes de clipar) pq a loja, apesar de grande, é fechada e poderia atrapalhar os outros clientes e vendedores. Mas também não tive necessidade, as duas tem uma potência bem legal e atenderiam a minhas necessidades.

No fim das contas, optei pela Mackie, por qualidade de som e praticidade. Espero poder ajudar alguém com esse breve relato.


E lembrando que é baseado em opiniões pessoais =)
 
Olá pessoal do SAV
Tenho um par de JBL PRX 615M há quatro anos.
Estou querendo trocá-las justamente pelo tempo que já as possuo (apesar de estarem em perfeito estado), e também para experimentar caixas mais novas e porque não, melhores.
A RCF não conheço e nem a Yamaha série DXR. Gosto da EV (ELX115) e também da Mackie (Thump 15), apesar do baixo SPL comparado com as demais citadas.
Preciso de caixas no mínimo da mesma potência da PRX 615 (1000 wts), pois uso as caixas na minha banda de rock.
Qual a sugestão de vcs?
 
Por quê a dúvida?
Thump não é Mackie, é Tapco disfarçada.
A Eon, tem histórico de não aguentar o tranco, tem o mesmo SPL ( declarado ) da RCFART310, preço muito próximo.
Sugestão : vai de RCF Art 310 MKIV. Pra comparar com a Art tinha que ser a série PRX.
 
Poxa, sei quem tem por 4K4 o par zerado e na caixa ainda. Por volta de 2K5 deve dar pra pegar a Art310 MKIV. Pouca diferença de preço pra DBR, muita diferença de desempenho.
 
Então @Gabriel Rosa ;
Onde foi que vc cotou a RCF que citou por 3K2?
Vc dá a entender que foi a Art310 que é a que estava sendo comentada.
Valor da Art710 na CBORGES em dezembro era 2K7.
 
Cara isso deve ser valor a vista no mercado livre RCF com falante acima de 10" é mais de 3 mil. Eu peguei a yamaha DBR10 mesmo, devido a portabilidade e assistência no Brasil. Tomara que sejam caixas duráveis.
 
Back
Topo