• This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn More.

Revitalizando o Som da Igreja

#1
Bom dia, fico feliz em retornar a este fórum o qual tenho apreço e carinho.

Há 9 anos atrás postei varias duvidas aqui e fui muito bem atendido pelo pessoal, volto aqui hoje para compartilhar um pouco do nosso desafio em minha igreja, como para muitos, para conseguirmos investimento necessário para execução de um projeto de reestruturação de som em igrejas pequenas é muito difícil, ainda meio a este cenário econômico que passamos no nosso país. Após alguns anos sonhando em migrar tudo para digital, no inicio deste ano startamos o projeto. No inicio pesquisei bastante, colocamos no papel o que comprar, mas ainda batia um pouco de insegurança, visto que planejávamos investir cerca de 20 mil reais decidi chamar um profissional da área que trabalha com projetos de áudio e presta serviço para grandes empresas do ramo, entregamos a ele o projeto e marcamos uma reunião in loco.

Chegando no local tirou todas as medidas e tirou todas as informações necessárias, combinamos de executar o projeto até novembro/2018, a reavaliação do projeto dele foi FUNDAMENTAL, ficou mais caro que planejávamos, mas já que vai mudar que mude para melhor, reavaliamos o tempo de execução visto nossas necessidades chegou a 1ª parte do projeto, aquisição dos equipamentos e refazer toda infraestrutura.

Ao decorrer do projeto vou postando todo andamento e compartilhando.

Dimensões da Nave 22x11x3,5

O zero passo foi passarmos todos os músicos para retorno de fone, reestruturamos as instalações e aproveitamos:
- Power Play H8000
- DI800
- Subwoofer 18" Soundbox 1018 Ativo
- 3 microfones AT MB3K

A principio estamos utilizando a mesa de som X18 da Behringer, no fim do projeto planejamos utilizar a UI24 Soundcraft, assim que for homologada no Brasil.

1ª Fase do projeto é a aquisição dos equipamentos e o fechamento da bateria (tínhamos um biombo de acrílico (isobox) e aproveitamos para fazer o aquário).

Lista dos Equipamentos já adquiridos:
- Potência - Crown XTI 6002
- Caixas - 2 JBL CBT 70 J1 e 2 JBL CBT 50
- Kit Microfone para bateria Superlux
- Fechamento da Bateria

Com muita oração e trabalho estamos caminhando para a execução total do projeto, ainda faltam alguns equipamentos a serem comprados, com fé em Deus chegaremos lá.
 
#4
Parabéns pelo projeto.

Não sou especialista nem nada, na verdade o pouco que sei foi através das leituras desse fórum.

Mas poderia me dizer se você está confortável com a escolha desses modelos da JBL? Digo porque eu já ouvi essas caixas uma vez e não tive uma experiência agradável com elas. Claro que na ocasião não tinha um SUB para acompanhar como o seu caso (na verdade nem sei se vai acompanhar no seu caso também kkkk). mas as caixas me pareciam com o objetivo de serem caixas de som ambiente ou para uma sala de reunião. Posso estar falando uma baita bobagem e infelizmente não sei qual é o modelo exato (mas era muito parecida com as que você mencionou).

A impressão de um leigo como eu no assunto é que o pessoal geralmente escolhe JBL por ser uma marca "popular" e muitas vezes confundidas como as melhores opções. Quebrei esse tabu depois de ter a experiência com RCF, Yamaha e outros sistemas.
 
#5
W borges boa noite, obrigado pelo post, então ainda não instalamos as caixas apenas adquirimos, estamos aguardando para instalar.
Essa opção foi sugerida pelo técnico que fará toda instalação do novo sistema, assim que instalar postarei aqui novidades.
 
#7
Boa noite AmorimGuI, obrigado posto sim, essa semana iremos puxar um circuito individual para o som, vamos fazer a estrutura para correr com os cabos por cima tb, na medida vou enviando fotos.
 
#9
@Wborges boa noite, já tinha buscado referências sobre as CBTs da JBL, eu tinha visto alguns vídeos muito satisfatórios.
Segue os links

Achei alguns vídeos, bem poucos em português e os outros em inglês.

Gostei muito do que ouvi nos vídeos, não vejo a hora de liga las.
 

AltVan13

Well-Known Member
#12
Se vc já fechou o sistema sugestões agora teriam pouca utilidade. Mas pesquisei por aqui preço do CBT 70J1 + passivo e ficou em torno de 8K9 só as altas. No ML vc encontra Evox 8 por 8K2. Acho que vc estaria bem melhor servido e mesmo que nas especificações o CBT tenha 131 dB spl contra 128 dB spl, acredito que no ouvidômetro o Evox se saia melhor e ainda com melhor custo benefício se considerarmos que ainda terá que comprar subs para o CBT e no Evox já faz parte do sistema. O mesmo raciocínio se aplica á CBT 50 relativo á Evox 5.
 
#13
Quanto custaram as caixas?
Vc não citou processador de áudio no seu sistema. Como será feito o alinhamento do sub em relação as CBT`s?
Quanto custaram as caixas?
Vc não citou processador de áudio no seu sistema. Como será feito o alinhamento do sub em relação as CBT`s?
Opa boa tarde, @AltVan13 temos um DCX 2496 da beringher, paguei nas cbt 70j 1 7200 e 3300 no par da cbt 50 (delay).
 
#16
Hoje puxamos um circuito para o som, hoje estive pesquisando sobre gerenciador de energia, alguém sabe me dizer sobre o gerenciador de energia upsai 2500?
 

AltVan13

Well-Known Member
#18
dica direta: pentacustica PM 2.1 ou 2.2

não perca tempo com outras opções....
Exatamente isso. Quando sugeri a minha antiga igreja gastei um tempo enorme analisando outras propostas porque um irmão sismou que um nobre faria o serviço. Depois de enorme cansaço o abençoado viu que um nobreak que faça tudo que o Pentacustica faz e não ponha em risco os equipamentos por causa de chaveameno da fonte sairia muuuuito mais caro.