Rode M2 x Samson C05 X "queridinhos": condenser de mão baixo custo ou dinâmicos de referencia?

Rodela

Member
Saudações a todos deste produtivo fórum.
Outro dia criei um tópico tratando do problema que sofremos na igreja com ao incorreto uso de mics por preletores, onde estava cogitando uso de mics omnidirecionais. Depois de experiências, concluí que apenas precisamos de um mic bom e sensível. Também pude concluir na possível superioridade de mics condenser voltados ao uso ao vivo (são muito mais sensíveis e detalhados, e a história de microfonia e ruído é muito supervalorizada e mistificada).
Como temos a necessidade de um mic sem fio e queria comprar algo de qualidade, deixei isso para o futuro, pelo alto custo, pensando em algo tipo EW-165 (cápsula e865), AKG WMS470 (cápsula C5), ou algum modelo shure com cápsula Beta87a, o que me levaria de 2 a 4 mil reais (sem chance agora).
O problema é que meu principal mic com fio, AKG D5, foi derrubado, e já o som não está como antes (fiquei surpreso com a fragilidade, e frustrado, pois o som era excelente).
Então pensei em comprar um bom mic com fio para fazer as vezes do futuro sem fio, e não penso em outro D5 justamente para testar outros. Penso já em buscar o tal mic com alta sensibilidade, preferencialmente. O custo que pretendo ter é de 600 reais, ou uns 900 se achasse um excelente sem fio (só achei o WMS-40, que não gosto, e o AT702, que não conheço).
A opção mais tradicional seria o Sennheiser e835, o qual já tive boas experiências, nesse valor de 500 reais. SM 58 é bom, mas não compraria (o preço subiu e acho inferior ao e835 e D5).
Mas nesse pesquisar e pesquisar, acabei achando uma "pechincha": RODE M2, por menos de 600 reais. Trata-se de um mic condensador de mão para uso ao vivo. A marca é consagrada em matéria de estúdio e gosto muito dela nesse aspecto. Suas especificações são próximas de um e965 (range, ruído, impendância). Há comparações dele com o Beta58, tendo saído vitorioso ao meu ver. A única coisa estranha é que esse mic não é nada conhecido, e me pergunto o que há de errado com ele.
Outra opção é o Samson C05, do qual não sei nada, além das boas referências aqui no SAV, e o excelente preço (metade do M2 ou de um e835). Suas especificações são próximas do AKG C5. O problema é que Samson me remete à segunda linha (não no sentido de preço, mas de qualidade mediana), e não queria por nada mediano nessa altura. Não tenho boas experiências com a marca. Um Q6 simplesmente passou a ter um som horrível, sem nenhuma queda. Já usei um C01 e o resultado é abafado e baixa qualidade (ainda assim superior aos behringers). Tenho também um C03 e o vejo simplesmente "mediano", relação ruído meio alta, e muito inferior a mics de entrada das marcas mais famosas, como o AKG C3000. Então, tenho um tremendo pé atrás com a Samson.
A verdade é que acredito na superioridade dos condenser, mas nem tudo são as maravilhas prometidas com condesensers de baixo custo.

Enfim, a grande questão é: compensa ir nos famosos e queridos mics dinâmicos de referência para vocal ao vivo (SM58, e835, D5, etc), ou arriscar em um condensador "barato"? Alguém se arrisca compará-los, mesmo com suas diferenças?
E em se tratando do Rode M2, alguém conhece? (o M1 até que é famosinho, e bem falado).
Por fim, o C05 é superior aos SM58 da vida?
Vale arriscar ou ir no "seguro"?
 
Mais um que acabei de ver que poderia entrar no comparativo: Beta57. Não sei porque o vi pra vender em loja por menos de 600 reais. Mas imagino que ele seja mais voltado a instrumentos, certo??

Especificações Rode M2:

  • Vocal microfone de condensador ao vivo
  • Gabarito rejeitando super-cardióide pick-up padrão
  • De bloqueio interruptor de ligar/desligar
  • Corpo de metal resistente
  • Alto nível de rejeição de RF
  • Manipulação de baixo ruído
  • Concebidos e fabricada na Austrália
  • Garantia de 10 anos quando registrado

  • Alimentação: alimentação fantasma de 48V/P24
  • Princípio acústico: gradiente de pressão
  • Padrão direcional: super-cardióide
  • Escala de freqüência: 35 Hz - 20 kHz
  • Impedância de saída: 50 ohms
  • Relação de sinal ruído: SPL 71dB (A - ponderada IEC651)
  • Ruído equivalente: 23dBA SPL (A - ponderada IEC651)
  • SPL máximo: 141dB (@1 kHz, 1 THD em de 1 k ohm carga)
  • Tensão de saída máxima: 5.2dBu (@1 kHz, 1 THD em de 1 k ohm carga)
  • Sensibilidade:-44dB re 1 Volt/Pascal (6.3 mV @ 94 dB SPL) /-2 dB @ 1 kHz
  • Peso: 308gmgm

Especificações Samson C05:
C05 SPECIFICATIONS
Type ............................................... Condenser Polar Pattern.
Cardioid Frequency Response ......................... 50~18000 Hz
Sensitivity .......................................-44 dBV/Pa (6.3mv/Pa)
Rated Impedance ............................. 200Ω
Equivalent Noise level ....................... 23 dB (A weighted IEC/ DIN 651)
Max. SPL ......................................... 130dB(THD≤0.5%1000 Hz)
Dynamic Range ................................ 107 dB
Power Supply ................................... 48V
Phantom Power (IEC 268-15/DIN 45596)
Current Consumption ........................ 3.5 mA
Dimensions ...................................... 1.9” x 7.2” ø 49 x 185 mm
Weight ............................................ 13.4 oz (340g)

Vídeo comparativo RODE M2 X SHURE BETA58 (ao meu ver o Rode tem mais graves, detalhes e faixa de brilho):
 
O MIC é muito conhecido, só tem "má fama" de caro e até então tinha uma distribuição no Brasil bem "restritiva", então ele não é tão visto.
Mas o Rode faz parte do seu grupo de "queridinhos" é um MIC de boa marca e de boa qualidade.
 
O MIC é muito conhecido, só tem "má fama" de caro e até então tinha uma distribuição no Brasil bem "restritiva", então ele não é tão visto.
Mas o Rode faz parte do seu grupo de "queridinhos" é um MIC de boa marca e de boa qualidade.
vc se refere ao Rode quanto a ser conhecido ou ao C05?
 
Me referi ao Rode.

O C05 é até conhecido mas é frágil demais e até onde usei distorce com facilidade.
Ainda assim é um bom mic, apesar de estar abaixo de todos os citados na minha opinião.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
 
interessante, muito bom saber seu ponto de vista dele com os outros citados, é exatamente isso que queria saber. Sei que é difícil comparar dinâmicos com condensers, mas preciso de um parâmetro geral, e isso é possível dar
 
Acabou surgindo um negócio em um Sennheiser XSW-65 por 900 reais kkk... (cápsula do e865), então, por ora, desisti dos com fio. Mas ainda estou muito curioso sobre os mics comentados.
Vi ainda sobre o AT2010, mas não sei porque cargas d'agua não é importado para o Brasil.
 
Última edição:
Back
Topo