Roubo de Equipamentos em igrejas

wellrod

New Member
Olá galera...
hoje é meu primeiro dia aqui neste fórum...
não conhecia... foi por acaso...
Gostaria de sugerir a criação de uma área para registrarmos os incidentes de roubo de equipamentos, número de série dos equipamentos que possam vir a ser roubados em nossas igrejas, estúdios, etc... uma forma de até nos ajudar a derrepente conseguir encontrar o material, já que a polícia não está nem aí para este problema.

Grato desde já e desculpem o incômodo,
 
Olá Wellrod, seja bem vindo.

A idéia não é ruim, mas isso exigiria que tivessemos muitas igrejas cadastradas. E ainda somos pequenos...

Vou contar uma história interessante. Trabalho como voluntário na equipe de sonorização de um Anfiteatro. 2 Templos, até 8.000 pessoas (5.500 + 2.500).

Em todos os equipamentos, inclusive nos cabos, temos uma etiqueta. Anfiteatro X, telefone Y. Não protege nada contra roubos, mas pelo menos protege contra perda. Se uma boa alma encontrar um equipamento perdido (fazendo cultos e evangelizações por várias cidades, até em outros estados, é normal esquecermos), pelo menos vai saber para quem ligar.

Mas certa vez sumiram dois microfones sem fio, um Shure e um AKG. Olhamos as câmeras de vigilância e nada de anormal, perguntamos para todo mundo, etc. Fomos realmente furtados.

Passamos 30 dias orando, e até comprei outros microfones para repor os furtados (a responsabilidade é da equipe). Ia entregá-los na segunda feira, quando, no sábado imediatamente anterior, um rapaz da equipe foi em um casamento. Nele, viu um Shure e um AKG idênticos aos que sumiram. Já desconfiado, acabando o culto ele se ofereceu para ajudar o rapaz que cuidou do som para guardar e desmontar tudo.

Ele foi direto nos microfones sem fio. Deu uma boa olhada externa e não viu nada (o rapaz havia removido as etiquetas e limpado bem). Então, na hora de tirar a bateria de 9V, o rapaz não havia removido a etiqueta por baixo da pilha.

Não foi caso de polícia, mas o membro da equipe chamou o pastor da igreja, e o restante da confusão você imagina. O rapaz participava da equipe de limpeza do Anfiteatro, e aproveitou que estava limpando a sala de som para realmente "limpá-la".

Desde Caim e Abel que a violência está presente na vida do ser humano. Até já nos acostumamos com ela. Mas o que me dá raiva, ódio, é sofrermos essa violência dentro da igreja, por outros que se dizem "servos do Deus altíssimo". Isso que aconteceu comigo também aconteceu com outros, há mensagens aqui no fórum. Também tenho outras histórias para contar.

Para nós, que operamos o som, também é necessário saber que somos RESPONSÁVEIS pelos equipamentos. Tenho por prática manter absoluto controle (inventário) de tudo o que tem na minha igreja e no Anfiteatro (todos os cabos, equipamentos, etc) e, de tempos em tempos, fazer uma verificação se está tudo lá. Foi em uma dessas verificações que descobri o "sumiço" do microfone.

Sabe porque contei essa história? Porque acompanhei o problema em uma igreja que foi roubada. Eu estava presente quando o policial perguntou o que foi roubado para o operador de som e o rapaz falou: "uma mesa de 6 canais, um amplificador e alguns microfones". Qual marca, qual modelo, quantos microfones - perguntou o policial? "Ah, não sei, nunca reparei..."

Acho que isso vai dar um artigo.

Um abraço,

Fernando
 
Wellrod,

Primeiramente, bem-vindo! E será um prazer lhe responder: de longe um incômodo. Notei que você é do Rio de Janeiro e, creio eu, deve dormir com a cabeça nos equipamentos de som da sua igreja. Eu sou da Região da Grande Vitória-E.S. A violência, aqui, não esta tão avassaladora como aí; porém, minha igreja tem um local seguro para guardar o som: uma sala forrada com folhas de aço, por dentro, e uma porta de aço. Por motivos de segurança, vou optar por não dar mais detalhes sobre ela nem descrever o sistema de abertura. Mas, posso dizer que já tentaram arrombar lá, usando um extintor de incêndio, e não conseguiram. É uma boa idéia para você. Procure um engenheiro ou alguém que conheça um - veja entre os irmãos da igreja - para ele bolar o sistema de abertura. Não deve ficar tão caro assim. Sugestão: faça um inventário de tudo o que você tem na igreja, leve ao pastor junto com a idéia e diga: "Fica mais barato proteger que comprar tudo de novo. Fora os transtornos aos cultos até a aquisição de um novo material." Contudo, lembre-se sempre: "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela." Salmos: 127;1.
Espero ter ajudado!
 
Olá meus amigos!!!
Saiba que está sendo um grande prazer tê-los como amigos e descobrir essa comunidade maravilhosa...

Minha sugestão foi somente de relatarmos os furtos e se possível até colocar o número de série dos equipamentos (temos tudo anotado lá do que foi roubado)..

Por exemplo:
Cria-se uma sessão: Equipamentos furtados

-----------------------------------------------------------
Tópico: Equipamento furtado no Rio de Janeiro
Assunto:
Prezados,
Dia tal, fora roubado da igreja tal, localizada em tal bairro os seguintes equipamentos:
Equipamento A - especificação - nr de série (caso tenha)
...

Caso você receba uma oferta desses equipamentos com um preço bem abaixo do mercado e com as características apresentadas acima, deuncie!!! Se trata de um equipamento roubado!!!
-------------------------------------------------------------

Dessa forma, teríamos como pelo menos ter mais "esperanças" de derrepente encontrar algum desses equipamentos... Pois quem vai comprar é, com certeza alguém da área... E o fórum atinge todo o Brasil... Se nos uníssemos talvez conseguiríamos sucesso em algum caso...

Confesso que nossa igreja estava por completo desprotegida...
Compramos o equipamento e deixamos numa sala... usamos umas 5 vezes no máximo... A porta de entrada é simplesmente de alumínio... eu avisei aos coordenadores, mas sabe como é né... Pobre só fecha a porta depois que ela é arrombada...
 
Back
Topo