RTA no notebook

Caio Fábio

New Member
Bom galera queria usar um programa RTA no notebook, mas com a placa de som dele não da.
E necessário phanton power, acho que a qualidade da placa de som dele vai influenciar na medição tambem.
Ouvi dizer que tem um preamp externo que liga via usb, e que seria o ideal.
Queria indicações desse pre amplificador.
Para comeco pretendo usar um behringer ECM8000, sei que não é um mic e bom para isso, mas para inicio acho q vai.

Ate+
 
Quero ver se compro um desses pra fazer RTA...

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.bhphotovideo.com/c/product/522285-REG/MXL_MICMATE_BASIC_USB_Mic_Mate_.html/ul/P/umse/0" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.bhphotovideo.com/c/product/5 ... l/P/umse/0</a><!-- m -->

Por mais que não seja top é bem em conta (se bem que equi cobram mais de 250,00 em cada um desses !!!!)
 
Caio Fábio disse:
Para comeco pretendo usar um behringer ECM8000, sei que não é um mic e bom para isso, mas para inicio.

Por que não é bom? Por que é Behringer? hehe, todo mundo que tem o DEQ 2496 usa o ECM8000 e obtêm ótimos resultados.
 
Lá no Audiolist o Edu Silva listou um comparativo, o ECM8000 frente alguns AKG, Shure e outras marcas de milhares de dólares.

Todos tiveram desempenho muito semelhante, não compensando a diferença de preço.

Tenho Phonic PAA-3 e ECM8000 + DEQ. Já fiz comparativos com os dois. O resultado é sempre muito, muito semelhante.

Um abraço,

Fernando
 
Por que não é bom? Por que é Behringer? hehe, todo mundo que tem o DEQ 2496 usa o ECM8000 e obtêm ótimos resultados.

O pessoal que tem o DEQ deve usar o ECM porque o phantom do DEQ deve ser feito sob medida para o ECM, se não me engano o DEQ fornece +15v de phantom.

O David Fernandes disse em outro tópico que o ECM não e muito confiavel acima de 10Khz.

Se o sistema não fornecer o phantom que o mic precisa a análize sera comprometida não é?
 
Pode afetar se o Phanton não for o suficiente para alimentar o mic. Alguns mics funcionam com 15Vcc até 48Vcc, depende de quanto o aparelho que vai alimentar o mic libera na saída.
 
Olhei o manual do DEQ e ele fornece +15v de phantom mesmo.
E a própria Behringer recomenta o uso do ECM, então acho que e feio para funcionar com ECM mesmo.

Estive olhando os preços das interfaces, sao meio caras ein.
 
Se não for para uso profissional, recomendo usar uma interface simples como a UCA202 da Behringer. Você usa sua mesa de som para fornecer a energia ao microfone, direciona ele para um subgrupo ou saída auxiliar da mesa e liga esta saída à interface. Daí, é só mandar o ruído rosa, que pode ser por outro canal da mesa direcionado para a saída onde está ligada a caixa de som e fazer uso do software.

Eu faço assim com o Impulse na minha igreja. Pode não ser profissional, mas o resultado tem me agradado.

Abraços,

Eduardo
 
Vamos por partes, pessoal...

  1. Para o tipo de medição que a maioria de nós realiza, o Behringer ECM8000 atende sem problema. No entanto, quando se trata de medições onde se exija precisão nas várias bandas medidas, ele (e os usados na comparação feita na AudioList) não servem pq têm resposta ruim acima de 10 kHz.
  2. Placas de notebook não servem para esta finalidade, pq mascaram as leituras.
  3. Phantom power não tem nada a ver com a qualidade da medição, a menos que seja completamente insuficiente, o que não é o caso.
  4. A Behringer, fabricante do DEQ qualquer coisa, recomenda a utilização do microfone ECM8000, fabricado pela Behringer. Por que será? :twisted: Falando sério... o microfone foi feito para funcionar em qualquer aparelho que forneça a energia correta.
  5. Fazer as medições como o exemplificado pelo Eduardo (edlopessilva) funciona sim. Já fiz assim várias vezes. Mas volto a dizer: para o tipo de aplicação que fazemos funciona. Para medições de precisão, o resultado fica mascarado.

Caio, se vc vai trabalhar com alinhamento de PA, eu recomendo um equipamento melhor. Pode ficar tranquilo em relação ao mic, mas compre uma interface de boa qualidade. Ou o PAA3, que é mais caro, mas serve para outras coisas tb.

[]'s
 
Para o tipo de medição que a maioria de nós realiza, o Behringer ECM8000 atende sem problema. No entanto, quando se trata de medições onde se exija precisão nas várias bandas medidas, ele (e os usados na comparação feita na AudioList) não servem pq têm resposta ruim acima de 10 kHz.

Achei o tópico do Audiolist: <!-- m --><a class="postlink" href="http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=2501" onclick="window.open(this.href);return false;">http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=2501</a><!-- m -->

Um teste comparativo:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.realtraps.com/art_microphones.htm" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.realtraps.com/art_microphones.htm</a><!-- m -->

Microfones testados:

* Mitey-Mike (DIY)
* Nady CM 100
* Behringer ECM8000
* Radio Shack Analog SPL Meter
* Radio Shack Digital SPL Meter
* dbx RTA-M
* Neutrik 3382
* DPA 4090
* AKG C 451 EB with CK 22 capsule
* Earthworks QTC-1
* Josephson C617 Set

Interessante notar que a diferença no preço é bem maior que na resposta. Mas lembrem que o teste se limitou a comparar a resposta em frequência, sem medir sinal/ruido, SPL máximo, etc.

---------------------
Vale a pena dar uma visitada, mesmo quem não entende inglês. O gráfico é de fácil entendimento.

Um abraço,

Fernando
 
Aliás, com a ajuda do Google Translate:

"As pessoas frequentemente perguntam qual microfones acessível, eu recomendo para medir salas. O teste de salas exige um microfone condensador com diafragma pequeno para uma extensa resposta de frequência elevada. Se o diafragma é pequena o suficiente a sua auto-ressonância ficará acima de 20KHz. Há uma série de microfones de diafragma minúsculo como os Earthworks e DPA, que tem uma resposta útil acima de 20 KHz, e eles são ideais. Mas muitos destes microfones são muito caros.

Assim, com a ajuda do meu companheiro Doug Ferrara e alguns amigos que recolheu dez microfones populares que vão desde um modelo DIY barato até um Josephson com cápsula Microtech Gefell que custa US $ 1.800. Cinco de nós ficamos juntos na minha uma grande sala de home-studio para comparar estes microfones, e depois é o meu relatório.

(...)

O RESULTADO

Mesmo os baratos microfones condensador omni são bastante estáveis em frequências graves. O que separa os homens dos meninos é o quão alto se estende a sua resposta, e como eles se comportam acima de 1 KHz. Nós testamos apenas a 20 KHz, apesar de eu imaginar alguns destes microfones são úteis para altas freqüências.

O Nady e microfones Behringer são visualmente idênticos, exceto para o nome impresso na lateral. No entanto, eu não os desmontei para examinar a cápsula ou eletrônica, por isso é possível que somente o invólucro seja o mesmo. Notei também que a saída da Behringer's foi de cerca de 3 dB superior à Nady.

Todos os dados são mostrados nos gráficos abaixo. É difícil mostrar todos os 11 microfones em um gráfico, por isso eles são divididos em grupos. Os dois primeiros gráficos mostram os quatro "high-end" microfones - tanto a resposta da média em bruto e terceira oitavas. Os dados brutos é mais preciso em baixas freqüências, mas mostra muito detalhe acima de 1 KHz. Portanto, os gráficos ainda são suavizadas, utilizando o Earthworks como uma referência arbitrária e mais quatro outros microfones.

Todos os testes foram feitos com o fabuloso programa freeware Room EQ Wizard, e as alturas linha do gráfico foram ajustados verticalmente para compensar a diferentes níveis de saída do microfone. Como você pode ver, a maioria dos microfones completa muito bem em baixas freqüências, desviando principalmente acima de 1 a 2 KHz. No gráfico a última vez que você pode ver como a resposta do medidor de SPL Radio Shack digital é muito mais prolongado, quando destinadas a fonte de alto-falante.

A partir destes dados, parece que para medir a configuração do altifalante e sala de tratamentos, o Behringer Nady $ 40 ou US $ 50 são bastante adequada - dentro de um dB algumas das opções mais caro - e muito melhor do que o medidor de SPL Radio Shack, que é freqüentemente recomendada."
 
:shock:
ECM8000 foi bem!

Ainda não tenho o note, mas posso usar o da minha noiva :D
Mais a frente pretendo comprar um Netbook mesmo, pois pc de verdade tenho em casa. Acho que não demanda tanto desempenho assim para essas medições.
Quanto ao ECM posso trazer dos EUA, tenho parentes la.
Quanto ao software eu tenho o spectra lab aqui, mas não e legal :twisted: . Conhece algum free de confiança?
Acho que o phonic nao vai da.

Obrigado pelos esclarecimentos.
 
Existem dezenas, talvez centenas de softwares assim:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&source=hp&q=rta+audio+freeware&btnG=Pesquisa+Google&meta=&aq=f&oq=rta+audio+freeware&fp=c1f044a3a07efcf" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&sour ... 4a3a07efcf</a><!-- m -->

Fernando
 
Lá no Audiolist o Edu Silva listou um comparativo, o ECM8000 frente alguns AKG, Shure e outras marcas de milhares de dólares.

Todos tiveram desempenho muito semelhante, não compensando a diferença de preço.

Tenho Phonic PAA-3 e ECM8000 + DEQ. Já fiz comparativos com os dois. O resultado é sempre muito, muito semelhante.

Um abraço,

Fernando
 
Tenho uma mesa xenyx 1832 da Behringer e um U-phoria UM2 e um mic RTA ecm8000. Uso a UM2 para injetar o ruido rosa na mesa e com a interface usb da mesa capturo o sinal do microfone e o sinal de referência nos canais L e R separadamente. Fica bem legal. Inclusive acabo de fazer um estudo para determinar melhor as frequencias de corte. Veja o arquivo em anexo.

Att
 

Attachments

  • Comparação resposta de frequência.pdf
    1.3 MB · Visitas: 8
:shock:
ECM8000 foi bem!

Ainda não tenho o note, mas posso usar o da minha noiva :D
Mais a frente pretendo comprar um Netbook mesmo, pois pc de verdade tenho em casa. Acho que não demanda tanto desempenho assim para essas medições.
Quanto ao ECM posso trazer dos EUA, tenho parentes la.
Quanto ao software eu tenho o spectra lab aqui, mas não e legal :twisted: . Conhece algum free de confiança?
Acho que o phonic nao vai da.

Obrigado pelos esclarecimentos.

Vc tem smartphone e parentes nos EUA? eu iria de TASCAM iXZ, excelente pré amplificador, que dispensa o notebook.
 
Back
Topo