Ruído/chiado microfone sem fio Sennheiser. Ajuda!!!!!

Rodela

Member
Bom dia amigos.
Minha experiência com microfone sem fio é ZERO...
Adquirimos um Sennheiser XSW-65B usado, estado por fora bem sofrível. A cápsula é condensadora (e865).
O problema é que o nível de ruído e interferência está acima do "tolerável". Não sei dizer se é só interferência, me parece que a relação de ruído no sinal está muito alta, pensei em gravar pra mostrar pra vcs. Se for falado meio baixo, o ruído fica mais alto que a voz (um tipo de hss ou algo parecido com sibilância masculina, mas que inicia nuns 3k ou antes). Me parece muito quando se usa um microfone de estúdio com relação sinal/ruído muito ruim. Ae somado a isso, as vezes dá interferência, um chiado que vem e some, mas esse é o de menos. Outra coisa estranha é um exagero nos "sss", uma facilidade muito grande pra sibilar, mesmo que fale longe e baixo, mas uma sibilância em frenquencia um pouco mais baixa (mesma do chiado), talvez por ser condensador, mas mesmo assim achei exagerado (já liguei condensador de capsula grande no mesmo sistema e não fazia isso). O chiado não é só nas caixas, mesmo com elas desligadas se ouve nos fones..
Não sei afirmar se a cápsula está íntegra, pois achei ele bem agudo, poucos graves, mas o som ainda parece detalhado, bastante sensível, e relativamente fácil de equalizar. Som, porém, meio sem pressão, por isso suspeitei da cápsula, mas não sei se isso daria esse ruído. O alcance dele vai bem até uns 20 metros com algumas barreiras de concreto. As antenas parecem em mau estado (esteticamente), meio moles., mas ja até as retirei e o ruído persistia.
Já alterei as frequências (vai de 614mhz a 638mhz se nao me engano) e nada. Regulei o botão squeltch conforme orientações. Troquei as pilhas. Fiz várias configurações de ganho diferentes (alternando chave de ganho no transmissor, volume de saída do receptor, ganho na mesa, etc).
É "usável", mas estou muito decepcionado. Já usamos brevemente dois Shure sem fio, um lapela e outro headset (este de uma linha bem barata), e não tivemos nada parecido.
Não sei se fui enganado pelo vendedor ou se o sistema é fraco mesmo (tudo bem que é uma linha de entrada dos sem fio, mas eh um Sennheiser). Está "usável", mas a qualidade não está legal, estou muito decepcionado, pois deixei de pegar um bom mic com fio.
Preciso tentar resolver isso urgente.
Quem puder me dar um norte.
A paz.
 
olá! pode ser problema na fonte, sabe se é a original ou paralela?
Fonte original dele, meio antiga já.
Ontem consegui por um tempo controlar o ruído do sinal, mas a interferência agora que está demais. Atrapalhando demais a preleção...
O barulho de "sss" e sopro da boca fica muito forte também, sem possibilidade de resolver na equalização ou deesser.. a não ser que a pessoa fale muito baixo, mas aí vem o ruído que é bem alto. Não sei se isso é alguma característica da capsula e865, mas acho que está meio exagerado.
Precisava saber se eh algum defeito, pois estou pra liberar ou não o pagamento via Mercado Pago..
Que decepção até agora, paguei 950 reais, sendo que por 1500 tinha um AKG C5 sem fio, que acho excelente, e a transmissão é superior ao XSW, talvez até mesmo aos EW :(
 
Amigo seu sistema é digital, não é nada comum esse tipo de interferência.
Tem certeza da procedência e de que ele é original?

O melhor a fazer é mandar para autorizada.
 
Amigo seu sistema é digital, não é nada comum esse tipo de interferência.
Tem certeza da procedência e de que ele é original?

O melhor a fazer é mandar para autorizada.
É original sim pelo que notei.. tem número de serial e tudo.
Lembrei q na outra igreja (sede) tem 4 mics da mesma linha mas dinâmicos, xsw-35, achei q eram da linha EW... e eles não fazem isso.
Vou tentar procurar uma autorizada, mas acho difícil aqui na minha cidade.
Será que consigo sincronizar o transmissor com esses receptores da sede? Assim já consigo ver se eh no transmissor o problema.

Minha outra dúvida agora é se libero o pagamento para o vendedor.. ele disse q estava tudo correto e tem gravações do audio do mic
 
É original sim pelo que notei.. tem número de serial e tudo.
Infelizmente isso não prova absolutamente nada quanto a ser original ou não.....

Minha outra dúvida agora é se libero o pagamento para o vendedor.. ele disse q estava tudo correto e tem gravações do audio do mic
Se há possibilidade de devolução uma vez que o pagamento não foi liberado, acho que seria o melhor a ser feito....
 
Hoje levei para testá-lo na igreja sede. Achei q eles também tinham da linha XSW mas me confundi, eles tem um EW-135, que em termos de transmissão é superior.
Testamos no estúdio, que também é aterrado e tal, e os ruídos diminuíram, mas a interferência persistiu, basta manusear um pouco, a mais de 2 metros que já começa. Testei ao lado de um WMS45 da AKG, que tem o mesmo alcance, e ele não deu nenhum chiado e foi muito mais longe do que o meu. Estou suspeitando que o problema seja só na antena mesmo, inclusive uma está quebrada. Mas já deu pra ver que não é normal.
Infelizmente não pude tentar ligar ele em outro receptor, ou ligar outro transmissor no meu receptor, pois as frequências dos que tinham ali não batiam.
Também notei que o som é bom, bem superior ao WMS45, me fazendo crer que a parte de cápsula está intacta. Ligamos em monitores de estúdio simples, não sibilou como no nosso sistema na igreja, mas em volumes mais baixos é mais difícil sibilar mesmo... não sei se todos os condensadores de uso ao vivo são assim, mas parece que se falar um pouco forte, mesmo reduzindo o ganho, com EQ e DE-ESSER, fica difícil controlar sons de respiração e sibilância, ou se o mic está meio velho mesmo.
Vou tentar testar com antenas novas amanhã.. se persistir vou ter q devolver mesmo (isso vai me dar uma dor de cabeça).
 
Pessoal, um resumo curioso:
Fiquei encucado com o negócio da antena, pois depois vi que o filamento interno (fio) sequer estava nela, fazendo-se uma peça inútil. Procurei em todo canto da minha cidade e não achei a bendita antena para vender, senão um par da Audio Tecnhinica que custava absurdos 600 reais. Então a gambiarra me veio a mente: Comprei uma antena de televisão Aquário, que recebe sinal UHF e abrange a faixa de frequência do sistema (ela pega de 54 a 806 MHz). Comprei um plug igual ao da antena (plug BNC), adaptei nela, e voilla: a antena funcionou no receptor (não devo ter descoberto nenhuma genialidade q vcs não conheciam, mas achei legal kk). As interferências foram reduzidas drasticamente, praticamente zerando. Ainda ouvi muito raramente alguma coisa (fique quase uma hora falando nele sem parar), mas bem discreto. Consegui alcançar cerca de 40 metros de distância (acho que ia mais, mas eu já estava no meio da rua), com uma parede no meio do caminho. Sem a antena de TV parou pelo menos 15 metros antes.
O que notei é que as nossas caixas também estão tendo interferência de alguma coisa. Desliguei tudo (mesa e etc), e esqueci a caixa ligada, quando notei que de vez em quando (bem raro), ela fazia ruído tipo de interferência ou de alguma outra coisa (lembra o som de quando vc desliga uma potencia e ela emite aquele som final antes de desligar completamente, ou quando sai ruído ao ligar ou desligar o phantom power num cabo ruim).
O ruído do ambiente é mais alto que os demais mics com cabo nossos, mas dá pra ver que é pela sensibilidade do mic (próxima de um de estúdio, o mínimo respirar pelo nariz ou um esfregar na roupa pode ser ouvido). A sibilância foi reduzida quando eu usei, então a dificuldade nesse mic é com pessoas que falam com muito "P" e "S". Vou colocar um pop filter e acho que resolverá.
O som dele é bom, por isso quis insistir. Muito detalhado, só faltou grave. Perde, por exemplo, para os nossos AKG D5, que é considerado um mic agudo. Achei o Sennheiser muito mais brilhante e sem graves (especialmente para um condensador), mas ele se mantém linear nesses graves mesmo se der uma afastada. Por isso acho que é mesmo original, os falsificadores não se dariam o trabalho de fazer uma cápsula condensadora, e o som está muito bom pra ser hehe.
Só me decepcionei por não ser tão bom quanto eu esperava (é bom, mas nem tanto ou não a meu gosto), tanto em transmissão quanto na cápsula. Por ele ter sido inferior aos nossos AKG D5, e por o C5 ser bem superior ao D5 (já comparei os dois lado a lado em flat numa Soundcraft SI), fiquei com remorso de não ter pago 1500 num AKG WMS450 com cápsula C5 (isso sem falar que o transmissor tem potência de 50mW de RF, enquanto o XSW tem apenas 10mW e a linha EW tem 30mW, do que concluo que o alcance e transmissão sejam bem superiores no AKG).
Vou providenciar uma par de antena própria, e registro minha indignação com o preço das antenas "de marca" (me refiro às passivas simples mesmo, como a que vi da AT, não aquelas direcionais ou com booster imbutido), pois são elementos muito simples (ou não lá tããão diferentes assim de antenas mais comuns).
Obrigado a todos e ficam os registros.
 
Última edição:
o E835 não é condensador... ele é cardióide ou super-cardióide.
Exato.... mas o modelo que estou é o XSW-65, cápsula do e865 :D. É supercardióide (inclusive, um supercardióide de verdade, rejeita até demais as laterais, mais que o AKG D5 que tbm é).
Mencionei antes um EW-135 que não é nosso, mas só testei pra ver se daria interferencias parecidas.
 
Apenas um último registro. O problema realmente era nas antenas, não tive mais problema, e adicionei uma espuma que agora vejo ser quase essencial para condensadores ao vivo. Com a gambiarra da antena de TV já tinha melhorado, mas ainda faltava uma, e encontrei esse produto no ML, por 29,00, Antenas Triangulo:

http://produto.mercadolivre.com.br/...-microfone-sem-fio-sennheiser-e-shure-top-_JM

Recomendo o produto, barato e promete ser superior as originais (não posso dizer com certeza, mas é o que parece, pois o alcance ficou muito bom). Uma ótima alternativa para substituição.
 
Back
Topo