Ruido no áudio - Transmissão ao vivo.

Tulio Siqueira

New Member
Olá pessoal.

Preciso de ajuda de vocês.
Minha igreja está transmitindo os cultos online e estou enfrentando problema com um ruído no áudio, vindo da mesa de som. Vou explicar com mais detalhes.

Nossa mesa é uma Yamaha MGP32 X. Estamos usando uma das saídas auxiliares (AUX4) para alimentar a placa de captura com o áudio.
Estamos usando a placa de captura externa da Avermedia, modelo Lite GL310, ligada a um notebook e com o OBS studio.

O problema é um ruido de alta frequência que está deixando o som com aspecto robotizado e distorcido, como vocês podem ver neste vídeo abaixo:


O ruido é mais perceptível quando se reproduz no auto falante do celular. Com fones de ouvido ou pelo computador já não se nota tanto.

Para isolar e saber de onde vinha o ruido, eu alimentei a placa de captura com áudio de outra fonte (meu celular) e fiz a transmissão. Ficou perfeito o áudio da transmissão. Ou seja, este ruido está vindo da mesa de som.

A pergunta é, o que fazer para eliminar este ruído? Será que este ruído está vindo da rede elétrica ou de algo acoplado à mesa?

Nossa mesa está aterrada (pelo menos tem cabo de terra chegando na tomada) e a tensão é de 127V.

O mais estranho é que só percebemos este ruído agora, quando fomos fazer a transmissão. Já usamos esta mesa a muito tempo e nunca percebemos este ruído nas caixas.

Se alguém puder nos ajudar com este problema, eu agradeço muito.
 
Seja bem vindo ao SAV

Deus abençoe !

Percebi... Reveja os cabos e o nivel de sinal que esta saindo desse aux para a placa, nao sei se vc faz como eu, mas enquanto rolando a transmissao eu toda hora acesso para sentir como esta o audio. No teu caso vai te ajudar bastante e auxiliar a descobrir de onde vem o ruido. Um toque, nao se esqueça que o teu ao vivo eh outro ambiente sonorizado, sendo assim necessita de todos os cuidados que vc tem com o PA e os retornos. Grosseiramente falando seu aux se tornou um novo PA e necessita ser monitorado tao bem como seu PA da Igreja, para cortar as sobras e dar um totó nakilo que ta faltando !

Abç e Sucesso.
 
Back
Topo