Ruido no Multicabo: Sem alternativas.

bustillos

Active Member
Ola Pessoal

Estou trocando o som da igreja de lugar e estou enfrentando um problema grave de indução no multicabo.
O multicabo antigo passava pelo piso junto com a energia que alimentava o PA e o monitor (todos ativos) e nunca tive nenhum problema.

Agora passei o multicabo novo pelo forro, evitando todos os fios de energia e longe de reatores de lampadas fluorescentes. Aterrei o sistema corretamente (o antigo não era aterrado) e mesmo assim estou tendo o problema de ronco. É um ruido muito forte. Quando abro qualquer canal na mesa o ruido vai aumentando a medida que abro mais canais.

Ja tentei aterrar a carcaça da medusa, o PA e monitor, a mesa. Todos juntos ou apenas um a um. Todos no mesmo aterramento (melhor) ou em aterramentos distintos (aumenta ainda mais o ruido). Nada resolve

Se eu passar um cabo pelo meio da igreja direto para o PA, não tenho ruido nenhum. Se passo pelo multicabo ou pelo cabo que vai pro PA no forro, tenho a indução. Entendo que o terra deveria eliminar isso.

Tentei aterrar usando o neutro direto do relogio de entrada de força (aqui os neutros são aterrados em cada poste da rua) e foi o pior terra de todos. Usei a estrutura do telhado que é toda de metal com telhas de zinco e esta soldada nas colunas dentro do concreto. Melhorou um pouco o terra. Tentei usar o corrimão do mezanino e melhorou ainda mais. Usei as tradicionais barras de cobre e foi o melhor aterramento ate agora, mas o ruido ainda persiste muito forte. Impossivel de usar o som.

Esse final de semana tivemos um evento de 4 dias e tive que improvisar a mesa de som no meio da igreja com um multicabo passando externo sobre o piso pro evento poder acontecer. Fiquei muito frustrado, porque passei a semana toda instalando os cabos pra mudar o som pro mezanino e na hora de testar não funcionou.
O multicabo tem 40 metros.

Equipos:
Mesa Allen Heath ZED 428
Multicabo PennElcom Smart Cable 28 vias
Cabos de microfones e cabo que vai para o PA SparFlex SPM 40S
Conectores Amphenol
Energia para PA, monitor e mesa em fase separada da iluminação e ar condicionado.
Cabos de energia de 2,5mm e 6mm SIL
Disjuntor de 6 amperes para mesa/perifericos, 10 amperes para PA e 10amperes para monitor em 127v
400w rms de PA, 300w rms de monitor de voz. Fones para todos os musicos.

Se alguem puder dar uma ideia sobre o que fazer, agradeço

[]´s
Bustillos
 
Bustillos,

já tentou mudar de fase ? revisou todos os conectores do multicabo ? no forro, não tem nenhum cabo de energia passando perto ? acontece em todos os canais ?

Aterramento, a principio, é para a segurança de uma instalação. Se o balanceamento elimina ruídos e interferências, pq nos preocupamos tanto com o aterramento, ao ponto de pensar que ele é a solução para todos os problemas de ruído ? (lembrando que o balanceamento se faz através dos pinos 2 e 3).

Não digo isto para vc em especial, mas sim para todos que pensam que o aterramento é solução para tudo, em se tratando de ruídos.

Abraço.
 
Todas as tomadas estão no padrão. Olhando de frente a tomada, fase do lado direito, neutro no esquerdo e terra no meio.

Achei isso o cumulo do preciosismo, mas disseram que poderia ser isso, entao acertamos tudo.

Sei que o balanceamento elimina ruidos, mas o terra descarrega qualquer interferencia no cabo, haja visto que quando encosto um fio terra em qualquer dos pinos 1 da medusa, o ruido diminui bem.

[]´s
Bustillos
 
Bustillos,

vc não estava contando com a consultoria de algum profissional (Aldo ou Distler) ? Já passou esse problema pra eles ?

Vc está usando algum eletroduto ou eletrocalha ?

Abraço.
 
O unico teste que pensei foi o seguinte:
Passe um cabo desse de mic (dentro nas normas) ao lado do multicabo fazendo o mesmo trajeto e teste para ver se ele tbm sofre a tal indução.

Não tem transformador algum ai proximo?
Estranho que se o problema estiver no multicabo era para o balanceamento resolver no ato da inversão das fases...
 
A igreja onde estou instalando esse sistema é minha igreja local. A consultoria do Distler e do Aldo vai ser pra igreja sede, mas ainda nao esta iniciado o projeto la.

O cabo que vai para o PA é um cabo de mic normal. Ele tambem da indução.
Nao existe nenhum transformador lah que possa gerar isso.

[]´s
Bustillos
 
Bustillos,

já funcionou o som com as lâmpadas fluorescentes desligadas?
já ligou o som sem aterramento para ver se não há problemas no aterramento ou em alguns dos aparelhos quando conectados ao terra?
a fiação acima do forro está passando por eletrocalhas?
 
W. Christian disse:
Acho que o pessoal não tá prestando atenção nos posts acima...

Eu li bem rápido, mas não vi resposta para as perguntas.

Já tive problemas com reatores mesmo passando longe;
A fiação das lâmpadas passava junto à estrutura de ferro sem eletrocalhas;
Já tive problemas com vários equipamentos ligados num mesmo aterramento, sem ele não dava ruídos;
 
Todos os testes sugeridos ja foram feitos antes de eu postar.

Realmente é um desafio a inteligencia. A partir de amanha vou subir novamente no forro e passar um outro multicabo pra ver se acontece com ele tambem.

Foi levantada a hipotese que alguma coisa estar gerando um campo eletromagnetico em todo o telhado e qualquer coisa que passe por dentro dele seria afetada. Vou tirar algumas fotos amanha para voces terem uma melhor visualização do problema.

[]´s
Bustillos
 
jopereira disse:
Eu li bem rápido, mas não vi resposta para as perguntas.
Desculpe amigo, mas acho que nem as perguntas foram vistas, pq já tinho sido levantada a questão da eletrocalha. E pelo jeito, são sim muitos os pontos de interrogação que circundam a questão do nosso amigo Bustillos.

Bustillos, vc ainda não respondeu sobre a eletrocalha (que deve ser fechada, e inclusive há alguns que dizem que a mesma pode ser aterrada -?-). Vc disse que usou a estrutura do telhado, que é toda de metal com telhas de zinco e não adiantou muito. Será que se, o multicabo cruzar perpendicularmente as lâmpadas e/ou cabos de energia, terá algum efeito ?

O Ullmann poderia nos ajudar nesse caso.

Abraço.
 
Nao testei a eletrocalha por nao termoa uma disponivel, mas faz sentido. O multicabo nao tem uma blindagem nele todo, e sim pra cada via, o que acho suficiente. Mas vou tentar alguma coisa nesse sentido.

Li alguma coisa sobre ligar o pino 1 de um conector qualquer da banheira na carcaça e do outro lado ligar a carcaça de um xlr no pino 1 tambem. Nao tentei essa solução ainda.

David, loop de terra seria se eu tivessse equipamentos ligados em terras diferentes, né?
Não é o caso la. Sao todos aterrados no mesmo terra. Tentamos usar terra diferente, e o ruido aumenta.

O multicabo nao cruza nenhum cabo de energia. Ele apenas desce perpendicular aos cabos que alimentam os projetores por 3 metros. Ja desliguei totalmente a energia dos projetores e o ruido persiste. Entao nao deve ser isso.

[]´s
Bustillos
 
Tive problema igual.. com multicabo... quando ligava as lampadas tinha ruido mais forte, lampadas apagadas menos ruido, mas ainda tinha..
Solução foi: pegar uma nova fiação vinda direto do relogio ( um fio para fase, e outro para o neutro), ambos ligados em disjuntores de 40A, fio de 6mm, quando liguei o ruido não aparecia.. testei apenas a fase, com o neutro antigo, dava problema, e vice-versa, somente com fios novos foi resolvido.. tenta ai.. pode ser que esse seja seu problema..

[]'s
 
Me permitam tirar uma dúvida:

P/ haver um loop de terra, é preciso necessariamente haver mais de 1 ponto de aterramento, ou basta que haja ao menos 2 caminhos p/ o terra, ainda que com 1 ponto só?
 
Back
Topo