Ruido no Multicabo: Sem alternativas.

Tailan.

Precisa haver dois pontos de terra diferentes no mesmo sistema. Uma diferença de potencial é criada entre estes dois pontos gerando o ruído.

[]'s
 
Ola Pessoal

Já fiz uns 15 ou 16 multicabos, de 6 vias até 56 vias. Sempre tem a primeira vez, então aqui vai:

O problema todo foi culpa minha. Inverti os pinos 1 com o 3.
Mas vejam que interessante
A gente tinha um evento de senhoras, quinta, sexta, sabado e domingo. Na quarta feira acabei de instalar tudo e fui testar. Deu o problema. Passei quinta o dia todo tentando resolver. Chamei 3 amigos que tambem operam audio. Verificaram tudo, do aterramento ate a medusa. Ninguem conseguiu ver os pinos invertidos. No final da quinta feira peguei o manual da mesa de som e fui na pagina onde tem os esquemas de pinagem do XLR. Coloquei do lado da medusa pra conferir, junto com outro tecnico. Nos viamos os pinos certos na folha, olhavamos na medusa e vimos que estava certo. Foi muito estranho.

Fiz o evento com a mesa no meio da igreja, improvisada, nao liguei tudo que queria ligar. Usei duas caixas iguais as nossas, mas no chao em cima de duas cadeiras. O som ficou ate bom, mas eu fiquei o congresso todo chateado.

Hoje quando voltei la pra tentar resolver o problema, a primeira coisa que vi na medusa foi os pinos invertidos. Detalhe: todas as 28 vias, dos dois lados estavam erradas. O cabo que ia pro PA tambem estava errado nas duas pontas, mas os 3 cabos de microfone que fiz no mesmo dia, junto com a medusa, estavam certos. Foi um negocio meio inexplicavel. Todos os tecnicos que olharam nao viram tambem.

Desmontei uma via da medusa, soldei certo. Desmontei o cabo do PA e soldei certo. Liguei na mesa e pronto: nada de ruido. Tudo limpo, limpo. Liguei todos os ar-acondicionado e todas as lampadas. Nada de ruido. Estou usando um terra apenas para o som e perifericos. Ta perfeito.

O erro foi meu, mas acredito que houve alguma coisa espiritual tambem, que nao deixou eu e as pessoas que conferiram, ver o erro.

Tai mais uma lição aprendida. Cheque tudo sempre, mesmo que pareça muito obvio para checar. Chame 10 pessoas para checar e depois cheque novamente.

Fiquei aliviado, logo postarei as fotos de todas as mudanças que fizemos.

Obrigado a todos que tentaram ajudar.
[]´s
Bustillos

PS: Explicação Tecnica
A malha esta em volta de cada via e intercepta toda indução que ocorrer. No meu caso o fio do negativo (-) branco estava atuando como malha, e ele apenas é torcido ao redor do positivo (+) vermelho. quando eu aterrava o sistema o ruido diminuia, mas nao parava totalmente. Ficou claro que a malha é extremamente eficiente. Por via das duvidas liguei um aspirador com motor de 1200w encostado no multicabo e na mesma fase que esta o som. Ruido zero, nada.
 
bustillos disse:
liguei um aspirador com motor de 1200w encostado no multicabo e na mesma fase que esta o som. Ruido zero, nada.
Que aspirador silencioso, hein?? Onde vende?? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Falando sério, são coisas que acontecem. Já passei por essas, também. Passar trocentas vezes olhando uma coisa e não ver que tá errada.

Mas graças a Deus tudo se resolveu!
 
Por isso tenho na minha oficina um aparelhinho da Behringer(talvez a única coisa deles que preste) chamado CT-100, é um cable tester, sempre que monto cabos eu utilizo ele. Mesmo tendo feito uns 1000 na minha vida olho dentro do conector e leio os números dos pinos, já faço de propósito, pois já cometi esses erros! O CT-100 ajuda muito, ele monitora também ligações invertidas, não só continuidade! Mas se você inverteu as fêmeas da banheira e os machos das pontas da mesma forma, o CT-100 não ia te ajudar muito. Mas compre um, é barato e muito útil!

Abraços,

Gustavo.
 
Eu tenho um testador de cabo de CSR. Testei todas as vias com ele, mas como voce disse, estava errado nas duas pontas entao o testador nao pega.

img


[]´s
Bustillos
 
Rapaz, esse CSR parece bem completo, ele é da CSR que produz aquelas caixas horríveis?!?!?!?!?!!??!!?!?!? Ou é uma empresa com o mesmo nome? O CT-100 precisa de adaptadores para testar por exemplo Speakon, esse ai testa Speakon direto, o problema é que o aparelho fica enorme...

Abraços,

Gustavo.
 
Boa tarde! Sou sonoplastia em minha igreja. Comprei um multicabo de 30 m pra trazer a aparelhagem de som para trás.
A principio estava funcionando bem, com pouco ruído, no entanto no último domingo ao ligar toda aparelhagem o som emitiu um ronco muito alto, acredito que seja o mesmo dessa postagem, contudo, ao subir o volume dos canais na mesa o ronco aparece do nada.
Me ajudem, na minha região é difícil encontrar um técnico.
O multicabo passa a cima do forro, sem eletrocalha ou eletroduto, o filtro de linha está aterrado. Abraços
 
Boa Tarde Sony, ja passei por algo semelhante e era aterramento. Porém, varios fatores podem contribuir para isso, não ter fontes indutoras por onde ele passa já é metade da solução. Primeiro vc terá de identificar se o prob é o multicabo, solda mal feita ou periférico a ser aterrado. Caso sua mesa possua botão de mute, ligue todo sistema e venha mutando canal por canal até saber de onde vem o ruído. Depois de encontrado, do Altar para a mesa venha desconectando os periféricos, ex.: foi no canal do teclado e ele ta la ligadinho, desligue ele e desconecte, persistiu; desconecte o cabo dele, persistiu; desconecte o multicabo da mesa . Assim vc saberá o par e quem dá o prob. se vc verificar que é o multicabo, reveja a pinagem do spaguete, de repente inverteram naquele par ! se depois de vc desconectar o multicabo persistir o ruído pode ser canal da mesa.
Sucesso.
 
Ah... verifica antes de qq coisa se o Phanton da mesa está desligado !!! Dependendo da mesa ele tb faz isso, infelizmente.
 
Boa Tarde Sony, ja passei por algo semelhante e era aterramento. Porém, varios fatores podem contribuir para isso, não ter fontes indutoras por onde ele passa já é metade da solução. Primeiro vc terá de identificar se o prob é o multicabo, solda mal feita ou periférico a ser aterrado. Caso sua mesa possua botão de mute, ligue todo sistema e venha mutando canal por canal até saber de onde vem o ruído. Depois de encontrado, do Altar para a mesa venha desconectando os periféricos, ex.: foi no canal do teclado e ele ta la ligadinho, desligue ele e desconecte, persistiu; desconecte o cabo dele, persistiu; desconecte o multicabo da mesa . Assim vc saberá o par e quem dá o prob. se vc verificar que é o multicabo, reveja a pinagem do spaguete, de repente inverteram naquele par ! se depois de vc desconectar o multicabo persistir o ruído pode ser canal da mesa.
Sucesso.
Muito obrigado por se manifestar. O problema é o multicabo. Eu o desliguei da mesa e a levei pro local onde anteriormente ela se encntrava e funcionou perfeitamente. Os canais da mesas, dependendo do volume, todos produzem o ronco.
 
Creio que vc terá de refazê-lo. E ainda, ver se os cabos dos mics estão ligados balanceados.

Vc sabe como fazer isto ?
 
Refazer o multicabo?

Pode acontecer sim irmao... nos spaguetes sao 3 fios... que ligam nos 1-2-3 dos cannons... malha - quente (phanton segue nesse) - sinal . Se por acaso fizeram trocando a posicao pode interferir. Ou ainda os cabos dos mics ja existentes. Antes de condenar o cabo inteiro (que é caro) verifica isso ! Pode estar ai o problema !

Abc
 
Back
Topo