Saída mesa Yamaha 01V96i

marcioado

Member
Pessoal, blz?

Eu não conheço nada de mesa digital. Mas terei que lidar com uma Yamaha 01V96i num evento próximo.
Vou fazer a gravação de uma palestra mas será tudo muito corrido, por isso preciso de um jeito simples de resolver qualquer problema.

Sendo objetivo, faço gravações de palestras pro meu pai, gravando apenas o mic dele na minha interface scarlet 2i2. Pra isso uso um split xlr. Dessa vez preciso gravar eventuais perguntas então eu pensei em fazer assim:

Continuo utilizando o mesmo esquema com o split e utilizo da mesa um canal de saída que receberá todos os demais mics (2 ou 3 mics) para as perguntas.
Acredito que posso utilizar uma saída omni out da mesa com um cabo P10 TRS - XLR para a interface. Estou certo?
 
Tanto faz.
Você pode continuar usando split físico quanto pode usar um AUX/BUS endereçando para qualquer saída disponível.
 
Tanto faz.
Você pode continuar usando split físico quanto pode usar um AUX/BUS endereçando para qualquer saída disponível.

pTjz,

Eu uso o split como uma forma de simplificar e tbm não depender de mesas de baixa qualidade. Mas nesse caso é uma mesa que não sei como configurar e o rapaz que cuida lá tbm não.
Aliás, não quero nem mexer pois já tiveram problemas com umas pessoas que mexeram e por isso pediram pra eu não alterar nada.

Por isso estou pensando em utilizar a Omni out. Pelo manual, eu entendi que este é um canal de saída independente da configuração feita na mesa, certo?
 
A saída omni é configurável para diversas circunstâncias. Pode ser utilizada como saída de uma auxiliar ou um subgrupo, por exemplo. A questão é: Se você não pode alterar NADA, como vai fazer essa saída ser útil pra você sem ao menos saber o que está configurada nela até o momento?

E mais... se descobrir que não há nada configurada nelas, também não poderá mudar nada?
 
Benko,
Em resumo, infelizmente é isso. A possibilidade de eles permitirem alguma alteração de configuração é remota.
Ainda que permitam, fico sem saber como fazer essa configuração por não conhecer nada. E também não terei tempo até lá de ver uma mesa dessa funcionando. É fácil configurar?
 
A saída omni é configurável para diversas circunstâncias. Pode ser utilizada como saída de uma auxiliar ou um subgrupo, por exemplo. A questão é: Se você não pode alterar NADA, como vai fazer essa saída ser útil pra você sem ao menos saber o que está configurada nela até o momento?

E mais... se descobrir que não há nada configurada nelas, também não poderá mudar nada?
Concordo com suas palavras, acho melhor ele usar um slipt canon .
 
Em um dos canais stereos de saida, mas voce deve falar com o operador de audio logo no inicio do evento e também leve seu p10 p10. E de alternativas de escolha ao operador, assim fica mais facil.
Quando fazemos o split de um sinal, este tende a diminuir nos dois canais.
Não sei o quanto diminui, mas isso poderia ser um problema para o balanceamento entre L e R? Se não, acho uma ótima idéia.
 
Quando fazemos o split de um sinal, este tende a diminuir nos dois canais.
Não sei o quanto diminui, mas isso poderia ser um problema para o balanceamento entre L e R? Se não, acho uma ótima idéia.
Não haverá problema para o sistema, se o cara alegar isso você oferece o seu p10 :). Ja trabalhei como dj e sei que o bom humor do operador contava mais que o bon senso, por isso andava com diversos tipos de cabos diferentes na case. Depous nos conta o que aconteceu, vlw
 
Tudo bem, pessoal?

Agora, que tudo já passou, vou contar um pouco da experiência.

Bem, essa foi a primeira vez que gravei algo fora da minha igreja. Fiquei tenso, é claro, mas fui recebido super bem.

Cheguei com 1 hora de antecedência, coloquei minhas coisas num canto e comecei a fazer as conexões. Após tudo ligado, "desmutei" o canal da mesa e se ouvia um ruído forte. (Zzzzzz)

Desconecta isso e aquilo, percebi que ao conectar a fonte no note o ruído aparecia no canal. Troquei o note de tomada. Liguei na régua do rack, mesmo problema.

Lembrei que tinha feito o corte ("dessoldei" o cabo) da malha num dos lados do split. Abri o plug, juntei o cabo com o pino e passei durex. Conectei e sucesso. O ruído se foi.

Mas ainda não tinha acabado. Tinha o split na saída da mesa com o mesmo problema. Porém esse split eu tinha cortado a malha, ou seja, não dava pra dar um jeito na situação.

Ouvindo a sugestão do Pitfall2600, peguei um cabo P10 e coloquei na mala. Confesso que pensei: "esse cabo vai só pra passear". Me enganei feio. Ele me salvou. O rapaz configurou a Saida Omni out para que eu pudesse gravar também.

Problemas resolvidos. O restante foi tranquilo.

Depois preparei a parte de video. Filmei com um celular fixo e outro na mão. Essa parte foi totalmente nova e ainda não tenho a noção completa do resultado. Posso postar depois, se interessar.

Com isso, fica a dica para os menos experientes como eu.

1- Nunca subestime a capacidade do técnico responsável: Fiquei envergonhado por isso, mas preciso admitir que errei. Eu já havia conversado com ele sobre como fazer as coisas. Era só uma perguntinha sobre a configuração da saída omni out que resolveria a questão.

2- Chegue com antecedência: Em 1 hora foi super apertado preparar tudo. combine o horário de chegada com o técnico responsável. Talvez 1 hora e meia antes do evento.

3- Fique preparado: fita isolante, cabos reserva, talvez um soldador (pode não dar tempo de usa-lo. Fique atento).

4- Faça um mini projeto: rabiscado, rascunhado, cheio de anotações, do jeito que preferir. Pode não ser bonito, mas o importante é você ver o todo e os detalhes para não faltar nada.

5- Tenha calma: com calma tudo pode ser resolvido. Não desanime, não pense que está derrotado, vá até o fim. busque soluções alternativas caso tenha uma surpresa.

6- Tenha respeito: o calor do momento, a pressa e o problema podem fazer você passar do limite e não respeitar o espaço que não é seu. Lembre-se, você esta visitando um espaço desconhecido para você. Conte com a ajuda do responsável pelo local.

7- Dúvidas? pergunte no fórum: o pessoal aqui é sempre disposto a ajudar.

Pessoal, obrigado pelas dicas que foram muito importantes.

Agora, farei um split que terá uma chave que liga e desliga a malha (pino 1).
 
Fico feliz em ter ajudado e no seu retorno contando sua experiência. Sua sorte também foi ter encontrado um piloto que saiba dirigir uma ferrari :) - Sucesso!
 
Back
Topo