Sistema Completo de Projeção

Leonardo Amorim

New Member
Boa noite à todos do SAV. Aqui na igreja estamos com o seguinte problema:
Já possuímos um sistema de projeção à alguns anos, porém queremos dar uma incrementada e deixar algo mais profissional. Atualmente fazemos as projeções com os seguintes equipamentos: Computador com os louvores, equipado com PowerPoint. Um switch de vídeo de 4 canais que divide o vídeo para um projetor, um monitor para retorno de vídeo e o próprio monitor do operador. Sei que existem programas mais apropriados para isso e já estamos implantando um desses programas, mas quero saber quanto aos equipamentos; quais equipamentos mais modernos posso usar?

Minha grande dificuldade hoje é que o switch de vídeo tira um pouco da qualidade das projeções (ele é bem simples), e ele não me permite usar 3 videos ao mesmo tempo, ai quando projetamos as letras dos louvores colocamos o projetor (para o público) e o monitor para o grupo poder acompanhar e o operador acompanha pelo projetor. Já vi em algumas igrejas que usam dois monitores, o operador acompanha por um e no outro fica o painel do programa com os próximos slides e etc. Se eu colocar mais uma placa de vídeo para o segundo monitor do operador já consigo fazer o que quero? Quero que o operador tenha os dois monitores e eu também consiga passar para o resto dos monitores (projetor e monitor de palco) sem perder muita qualidade e etc.

Obrigado!
 
Se vc usar um programa dedicado a projeção para igrejas, instalado em um PC com 2 placas, vc terá 2 saídas de video diferentes. Assim vc deixar o operador com a tela de controle e o publico na projeção principal.
http://www.easyslides.com.br/

Resolvendo essa parte da escolha do programa vc vai verificar onde precisa clonar a imagem (tipo tela principal para monitor de palco) aí entra o switch.
A qualidade (resolução máxima) da imagem vai depender da qualidade do cabeamento. O minimo aceitavel seria usar um switch VGA que apesar de ser analogico aceita uma boa resolução.
Qual o tipo de cabo e conexoes esta usando? É um switch RCA (amarelinho)? É muito grande o tamanho dos cabos?
 
O melhor custo beneficio é a utilização de um switch VGA como foi dito, ainda sim algo interessante seria a utilização da VGA onboard para o operador e uma placa de video com duas saídas independentes, uma para o público e outra os músicos, tendo assim um sistema independente, sendo possível mandar recados, relógios e letras com um fundo preto ou branco(menos agressivo) e de maneira independente do projetor!

Acho interessante e de fácil utilização o easyworship 6

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
 
Se vc usar um programa dedicado a projeção para igrejas, instalado em um PC com 2 placas, vc terá 2 saídas de video diferentes. Assim vc deixar o operador com a tela de controle e o publico na projeção principal.
http://www.easyslides.com.br/

Resolvendo essa parte da escolha do programa vc vai verificar onde precisa clonar a imagem (tipo tela principal para monitor de palco) aí entra o switch.
A qualidade (resolução máxima) da imagem vai depender da qualidade do cabeamento. O minimo aceitavel seria usar um switch VGA que apesar de ser analogico aceita uma boa resolução.
Qual o tipo de cabo e conexoes esta usando? É um switch RCA (amarelinho)? É muito grande o tamanho dos cabos?
Eu uso cabos com conexões VGA e o switch também é VGA. Quanto aos tamanhos é um de 30mts para o projetor e um de 5mts para o monitor, além de um de 1mt para o monitor do operador.
 
O melhor custo beneficio é a utilização de um switch VGA como foi dito, ainda sim algo interessante seria a utilização da VGA onboard para o operador e uma placa de video com duas saídas independentes, uma para o público e outra os músicos, tendo assim um sistema independente, sendo possível mandar recados, relógios e letras com um fundo preto ou branco(menos agressivo) e de maneira independente do projetor!

Acho interessante e de fácil utilização o easyworship 6

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
Mas se eu utilizar a VGA onboard para o operador ele não vai ficar com somente um monitor? Ou isso não seria um problema?
 
Acredito que vc pode utilizar o seguinte esquema:

Será necessário uma placa de vídeo, para não precisar gastar muito, compre uma com somente 2 saídas independentes e o 3º monitor comprar um adaptador destes, por exemplo:
417903-1-adaptador-usb-para-vga-CiriloCabos.jpg

Digo isso, pois algumas placas de vídeo desabilitam a saída VGA onboard da placa mãe.

3 monitores independentes:
Operador: Saída 1 ->Saída VGA da placa de vídeo
Monitor Palco: Saída 2 -> Utilizar o adaptador USBxVGA
Projetores: Saída 3 -> Provavelmente a saída da placa de vídeo será um DVI, então compre um adaptador DVIxVGA, segue imagem abaixo:
adaptador_vga_p_dvi_5373_1_20130403163014.jpg


Para o software sugiro o Easy Worship ou o Easy Slides. Com eles será possível separar a imagem de cada saída.
 
Esqueci de comentar, caso seu projetor e monitor de palco possua a entrada HDMI, distribua os sinais via cabo CAT5 (rede), utilizando o seguinte adaptador abaixo como exemplo:
ArquivoExibir.aspx

extender-hdmi-60m-extensor-hdmi-60m-cat5e-cat6-hdmi-bivolt-867011-MLB20455008099_102015-O.jpg


Na minha igreja liguei 2 projetores e 5 televisões utilizando esse sistema com uma HUB de rede para distribuir o sinal. Ficou muito bom com tudo em hdmi.
 
Esqueci de comentar, caso seu projetor e monitor de palco possua a entrada HDMI, distribua os sinais via cabo CAT5 (rede), utilizando o seguinte adaptador abaixo como exemplo:
ArquivoExibir.aspx

extender-hdmi-60m-extensor-hdmi-60m-cat5e-cat6-hdmi-bivolt-867011-MLB20455008099_102015-O.jpg


Na minha igreja liguei 2 projetores e 5 televisões utilizando esse sistema com uma HUB de rede para distribuir o sinal. Ficou muito bom com tudo em hdmi.
Muito interessante essa ligação, mas no meu caso o projetor não é HDMI, ai não teria nenhuma solução parecida né?
 
Cabo hdmi para distancias desse tipo é sujeito a perdas e problemas, pode ser resolvido com um amplificador, repetidor ou no caso com o cat5 que suporta uma distância maior.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
 
Amigo, peço perdão pelo equivoco anterior, não é possível usar uma VGA offboard com onboard simultaneamente, portanto o correto seria adquirir uma placa de video para utilizar para a projeção e o monitor do operador (ambos independentes) e uma placa USB para VGA a ser utilizada para o palco

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
 
Amigo, peço perdão pelo equivoco anterior, não é possível usar uma VGA offboard com onboard simultaneamente, portanto o correto seria adquirir uma placa de video para utilizar para a projeção e o monitor do operador (ambos independentes) e uma placa USB para VGA a ser utilizada para o palco

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
Dá pra usar on e off sim, desde que a placa mãe suporte.

Sent from my ASUS_Z00AD using Som ao Vivo mobile app
 
@fredsom percebi que essa ligação seria, teoricamente, a mesma coisa se eu colocasse um único cabo ligando os dois equipamentos. Qual seria a vantagem do adaptador nas pontas? Qualidade de sinal?

Além de conseguir chegar a distâncias maiores, passar um cabo de rede pelo conduíte é muito mais fácil e barato que um cabo VGA ou HDMI...hehehe

lá na igreja adquirimos o EasyWorship 6, estamos gostando bastante, apesar dele ainda possuir alguns bugs, a empresa está corrigindo rapidamente.

Nunca utilizei Quelea, vou testar assim que puder.
 
ainda não fiz o teste, mas se caso a placa mãe de o suporte, vocês acham melhor usar a entrada onboard pro operador ou usar a placa USB X VGA?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Na minha igreja, como já estava muito ultrapassado, montei um CPU novo, usei uma gigabyte f2 A78 com função triple monitor, a própria placa dá esse suporte, aí tenho por enquanto um cabo VGA para o projetor, linkado saindo para a TV e o monitor usa a saída dvi
 
Pessoal, por uma questão financeira ainda não montei o sistema do jeito que queria com a CPU e etc, mas momentaneamente estou usando um notebook pessoal com um switch VGA e rodando o software Quelea, estou muito satisfeito com o resultado, o programa é muito bom e está me atendendo muito bem.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Back
Topo