• This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn More.

Sistema de tradução simultânea para estrangeiros!

bersan

Administrator
Moderador
O culto, na minha igreja, começa pontualmente às 19:30h no domingo à noite. Eu moro em frente da igreja, é só atravessar a rua e subir 4 andares (ou 59 degraus).

Eram 18:55, eu ainda em casa quando o pastor da igreja me liga:

"Fernando, hoje nós vamos receber 5 americanos, um deles faz tradução, dá para fazer alguma coisa para eles entenderem o culto?"

Confesso: eu nunca tinha feito isso. Implementar um sistema de tradução simultânea! Gostei muito do desafio. A solução passa por ter disponível um amplificador de fones, no caso um Phone Play de 4 canais, da Hotsound (produto não mais fabricado, mas semelhante aos Behringer e outros existentes no mercado).

Tendo um amp de fones disponível, foi incrivelmente simples:

-um mic de mão qualquer, ligado na mesa de som. Esse é o mic que o tradutor vai utilizar.

- o mic é endereçado a um subgrupo ou um auxiliar que não esteja em uso

- esse subgrupo ou auxiliar é ligado no amplificador de fones, que é colocado em mono. Obviamente, o som da tradução para inglês não sai no PA (se for subgrupo, ele não deve ser endereçado ao PA).

- Pronto: cada um dos estrangeiros tinha um fone disponível. Como o rack com o equipamento é solto, coloquei ele próximo aos estrangeiros, expliquei "This is your personal volume control" (no meu inglês sofrível) e eles podiam ajustar o volume eles mesmos (e o fizeram, já que quem fez uma parte do culto falava baixo e quem fez a parte da pregação falava bem alto. Todos ouviram o culto perfeitamente

- eu ainda podia monitorar (e treinar o inglês) através do meu fone, na mesa de som, direcionando para escutar o subgrupo ou auxiliar.

19:15 tudo pronto e testado!

Quem não gostou foram os músicos, que ficaram sem fones de ouvido nesse dia.

Detalhe: o som tem que passar pela mesa de som, não tem como entrar direto no amplificador de fones. Esses aparelhos não tem prés de microfone, por isso a necessidade da mesa de som. Mas se alguém tiver um pré-amp de mic externo, nem precisa da mesa. Só fazer:

Mic => Pré-Amp => amplificador de fones.

O PhonePlay da Hotsound (e o Behringer, e o Alto, etc) tem saídas para alimentar vários fones por canal. No caso, dava para atender até 8 pessoas, com controle de volume de 2 em dois.

Fica aí a dica, para se alguém passar por situação semelhante.

Aproveitando Bersan... o HA4700 que tenho tem duas saídas, uma frontal, com conector P10 TRS e outra atrás, dividida em dois conectores P10 mono (L e R). Como eu faço pra ligar um fone aí? Gambiarra?

Grato e no aguardo... abraços

Eu uso um esquema parecido, mas é para me comunicar com os músicos, que também usam fones de ouvido. Uso um mic num dos canais da mesa e endereço ao auxiliar para falar com eles. É bastante prático.

Agora, ter um amplificador de fones de várias vias sobrando.........Que luxo!!!!!

Sds,

Eduardo.

bersan

Administrator
Moderador
Peligo,

dividida em dois conectores P10 mono (L e R). Como eu faço pra ligar um fone aí? Gambiarra?
Boa, boa... sinceramente só partindo para a gambiarra mesmo. Eu tiraria o plugue P10 TRS (P10 estéreo) do fone e faria novamente com P10 TS (P10 mono), juntando os dois positivos. Duro é fazer soldas tão pequenas.

A vantagem é que dá para atender 3 pessoas em cada canal.

Mas quem sabe não é uma idéia interessantíssima usar o L e R independentes? Veja:

Culto com tradução simultânea para espanhol e inglês (ou francês e alemão, etc).

Tradutor 1 - mic 1 - canal L do HA4700 - saída mono L para fones.

Tradutor 2 - mic 2 - canal R do HA 4700 - saída mono R para fones

O único detalhe é que só sairia em um lado do fone. Mas só fazer o esquema acima nos fones para resolver.

Um abraço,

Fernando

Bersan, eu uso um sistema wireless, independente de mesa, ligo um Shure tambem wireless no transmissor Nady que manda sinal pros receptores.
Aqui o termo traducao simultanea se da quando o tradutor fala abertamente apos o pregador falar, ja o sistema que voce montou chamamos de traducao via fone mesmo.

peligo disse:
... o HA4700 que tenho tem duas saídas, uma frontal, com conector P10 TRS e outra atrás, dividida em dois conectores P10 mono (L e R).
Alto lá, pessoal... as saídas de fone no painel traseiro do HA4700 não são uma para L e outra para R. São mais duas saídas de fones que usam conectores P10 TRS. Cada canal do amp de fones tem 3 saídas de fone: uma na frente e duas atrás.

As conexões L&R no painel traseiro são para o MAIN do HA4700, não para fones, e neste caso, se vc quiser usar o sistema mono, é só utilizar a conexão L.

[]'s