• This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn More.

Sistema de tradução simultânea para estrangeiros!

bersan

Administrator
Moderador
#1
O culto, na minha igreja, começa pontualmente às 19:30h no domingo à noite. Eu moro em frente da igreja, é só atravessar a rua e subir 4 andares (ou 59 degraus).

Eram 18:55, eu ainda em casa quando o pastor da igreja me liga:

"Fernando, hoje nós vamos receber 5 americanos, um deles faz tradução, dá para fazer alguma coisa para eles entenderem o culto?"

Confesso: eu nunca tinha feito isso. Implementar um sistema de tradução simultânea! Gostei muito do desafio. A solução passa por ter disponível um amplificador de fones, no caso um Phone Play de 4 canais, da Hotsound (produto não mais fabricado, mas semelhante aos Behringer e outros existentes no mercado).

Tendo um amp de fones disponível, foi incrivelmente simples:



-um mic de mão qualquer, ligado na mesa de som. Esse é o mic que o tradutor vai utilizar.

- o mic é endereçado a um subgrupo ou um auxiliar que não esteja em uso

- esse subgrupo ou auxiliar é ligado no amplificador de fones, que é colocado em mono. Obviamente, o som da tradução para inglês não sai no PA (se for subgrupo, ele não deve ser endereçado ao PA).

- Pronto: cada um dos estrangeiros tinha um fone disponível. Como o rack com o equipamento é solto, coloquei ele próximo aos estrangeiros, expliquei "This is your personal volume control" (no meu inglês sofrível) e eles podiam ajustar o volume eles mesmos (e o fizeram, já que quem fez uma parte do culto falava baixo e quem fez a parte da pregação falava bem alto. Todos ouviram o culto perfeitamente

- eu ainda podia monitorar (e treinar o inglês) através do meu fone, na mesa de som, direcionando para escutar o subgrupo ou auxiliar.

19:15 tudo pronto e testado!

Quem não gostou foram os músicos, que ficaram sem fones de ouvido nesse dia.

Detalhe: o som tem que passar pela mesa de som, não tem como entrar direto no amplificador de fones. Esses aparelhos não tem prés de microfone, por isso a necessidade da mesa de som. Mas se alguém tiver um pré-amp de mic externo, nem precisa da mesa. Só fazer:

Mic => Pré-Amp => amplificador de fones.

O PhonePlay da Hotsound (e o Behringer, e o Alto, etc) tem saídas para alimentar vários fones por canal. No caso, dava para atender até 8 pessoas, com controle de volume de 2 em dois.

Fica aí a dica, para se alguém passar por situação semelhante.
 
#2
Aproveitando Bersan... o HA4700 que tenho tem duas saídas, uma frontal, com conector P10 TRS e outra atrás, dividida em dois conectores P10 mono (L e R). Como eu faço pra ligar um fone aí? Gambiarra?

Grato e no aguardo... abraços
 
#3
Eu uso um esquema parecido, mas é para me comunicar com os músicos, que também usam fones de ouvido. Uso um mic num dos canais da mesa e endereço ao auxiliar para falar com eles. É bastante prático.

Agora, ter um amplificador de fones de várias vias sobrando.........Que luxo!!!!!

Sds,

Eduardo.
 

bersan

Administrator
Moderador
#4
Peligo,

dividida em dois conectores P10 mono (L e R). Como eu faço pra ligar um fone aí? Gambiarra?
Boa, boa... sinceramente só partindo para a gambiarra mesmo. Eu tiraria o plugue P10 TRS (P10 estéreo) do fone e faria novamente com P10 TS (P10 mono), juntando os dois positivos. Duro é fazer soldas tão pequenas.

A vantagem é que dá para atender 3 pessoas em cada canal.

Mas quem sabe não é uma idéia interessantíssima usar o L e R independentes? Veja:

Culto com tradução simultânea para espanhol e inglês (ou francês e alemão, etc).

Tradutor 1 - mic 1 - canal L do HA4700 - saída mono L para fones.

Tradutor 2 - mic 2 - canal R do HA 4700 - saída mono R para fones

O único detalhe é que só sairia em um lado do fone. Mas só fazer o esquema acima nos fones para resolver.

Um abraço,

Fernando
 
#5
Bersan, eu uso um sistema wireless, independente de mesa, ligo um Shure tambem wireless no transmissor Nady que manda sinal pros receptores.
Aqui o termo traducao simultanea se da quando o tradutor fala abertamente apos o pregador falar, ja o sistema que voce montou chamamos de traducao via fone mesmo.
 
#6
peligo disse:
... o HA4700 que tenho tem duas saídas, uma frontal, com conector P10 TRS e outra atrás, dividida em dois conectores P10 mono (L e R).
Alto lá, pessoal... as saídas de fone no painel traseiro do HA4700 não são uma para L e outra para R. São mais duas saídas de fones que usam conectores P10 TRS. Cada canal do amp de fones tem 3 saídas de fone: uma na frente e duas atrás.

As conexões L&R no painel traseiro são para o MAIN do HA4700, não para fones, e neste caso, se vc quiser usar o sistema mono, é só utilizar a conexão L.

[]'s