Sistema para Atender Igreja de Pequeno Porte

Olá amigo! Indico a você o que uso. No PA uma única caixa em cluster, como você mesmo citou, então podia ser uma staner SR315. Pro retorno uma SR212 atenderia. O restante ficaria pra mesa. Lembre se, com boas caixas bem posicionadas e uma boa mesa, você não precisará de periférico algum.
O unico problema que uma mesa boa que supre uso de perifericos é muito cara.
 
@Dr.Tonieto ;
Estou gostando muito da linha de raciocínio que vc está seguindo! Ê por aí mesmo, garoto!!!!
Vc quer posicionar a caixa desta maneira porque esteticamente fica bem melhor né? ! Eu 5b faria a mesma coisa, mas é preciso ver quais são os ângulos de dispersão da caixa a ser usada para ver se vai atender . Acho que vi dar. O powerplay foi uma ótima sacada SUA, parabéns. Más não esqueça que o vocal e o pastor também precisam se ouvir . Eu usaria o powerplay e manteria as caixas como falei antes.
Obrigado.
 
O FLY é legal, teria uma dispersão melhor, mas não é via de regra assim, se quiser manter seu R/L como esta apenas inclinando, pode continuar assim de boa a igreja é estreita e aceita essa configuração.
O gerenciador não é uma peça essencial, principalmente pra você que só vai usar R/L sem reforço nem nada, gasto desnecessário, mas se quiser comprar um bom EQ pode valer a pena.
Quanto a usar uma caixa só ao invés do R/L, você vai sacrificar algumas posições nas primeiras fileiras pois a abertura horizontal nunca é grande o bastante, mas pelas dimensões, atende sim.
De certa forma concordo, mas o fato de mais tarde alinhar o som faz toda uma diferença. Hoje se encontra Dbxpa2 por menos de r$2000.
 
@Dr.Tonieto ;
Estou gostando muito da linha de raciocínio que vc está seguindo! Ê por aí mesmo, garoto!!!!
Vc quer posicionar a caixa desta maneira porque esteticamente fica bem melhor né? ! Eu 5b faria a mesma coisa, mas é preciso ver quais são os ângulos de dispersão da caixa a ser usada para ver se vai atender . Acho que vi dar. O powerplay foi uma ótima sacada SUA, parabéns. Más não esqueça que o vocal e o pastor também precisam se ouvir . Eu usaria o powerplay e manteria as caixas como falei antes.
Obrigado @AltVan13.
Com relação a posição do Fly,seria sim mais por estética,como o pé direito é um pouco baixo vai chamar a atenção. mas isso não é nem tanto relevante.
Quanto ao vocal,a congregação não tem um vocal fixo,tem as pessoas que cantam quando tem sua oportunidade ou são convidadas mas geralmente usam o mesmo retorno do pastor.
 
O FLY é legal, teria uma dispersão melhor, mas não é via de regra assim, se quiser manter seu R/L como esta apenas inclinando, pode continuar assim de boa a igreja é estreita e aceita essa configuração.
O gerenciador não é uma peça essencial, principalmente pra você que só vai usar R/L sem reforço nem nada, gasto desnecessário, mas se quiser comprar um bom EQ pode valer a pena.
Quanto a usar uma caixa só ao invés do R/L, você vai sacrificar algumas posições nas primeiras fileiras pois a abertura horizontal nunca é grande o bastante, mas pelas dimensões, atende sim.
@pTjz ,o Fly seria mais por questões econômicas mesmo. quanto ao gerenciador também não vejo tanta necessidade pelo porte da congregação.mas pensei mesmo em um bom equalizador,que no caso de usarmos 1 caixa em fly para o p.a ainda sobraria 1 canal para os monitores permitindo um tratamento com relação as possíveis microfonias.
 
Última edição:
Obrigado @AltVan13.
Com relação a posição do Fly,seria sim mais por estética,como o pé direito é um pouco baixo vai chamar a atenção. mas isso não é nem tanto relevante.
Quanto ao vocal,a congregação não tem um vocal fixo,tem as pessoas que cantam quando tem sua oportunidade ou são convidadas mas geralmente usam o mesmo retorno do pastor.
Esteja de mente aberta para se for o caso pintar as caixas, ou comprar elas na cor branca.
 
Última edição:
@Dr.Tonieto ;

Mérito todo seu, meu querido. Que as orações de sua igreja estejam sempre sobre sua vida pois nós operadores sempre nos alimentamos menos do que gostaríamos, a não raro menos do que precisamos, na hora da palavra e costumam destinar á nós menos tratamento do que nossa alma precisa tb.
Como o @pTjz disse um processador é, para sua necessidade atual, totalmente dispensável. Quanto mais se vc adquirir uma Soundcraft, embora eu nunca tenha ouvido uma, os moderadores me parecem considerá-la juntamente com Allen&Heath ligeiramente superiores a Mackie e Yamaha.
Mas... se vc tensiona fazer equalizações diferenciadas seria interessante vc avaliar os recursos oferecidos por equalizadores e processadores em se tratando de equipamentos digitais. Processadores vão te oferecer mais recursos ( além de equalização, seja paramétrica seja "gráfica" ) por preços semelhantes além de abrirem tb a possibilidade de configurar saídas específicas para sub(s). Hoje eu prfiro trabalhar com processadores do que com equalizadores.
 
@Dr.Tonieto ;

Mérito todo seu, meu querido. Que as orações de sua igreja estejam sempre sobre sua vida pois nós operadores sempre nos alimentamos menos do que gostaríamos, a não raro menos do que precisamos, na hora da palavra e costumam destinar á nós menos tratamento do que nossa alma precisa tb.
Como o @pTjz disse um processador é, para sua necessidade atual, totalmente dispensável. Quanto mais se vc adquirir uma Soundcraft, embora eu nunca tenha ouvido uma, os moderadores me parecem considerá-la juntamente com Allen&Heath ligeiramente superiores a Mackie e Yamaha.
Mas... se vc tensiona fazer equalizações diferenciadas seria interessante vc avaliar os recursos oferecidos por equalizadores e processadores em se tratando de equipamentos digitais. Processadores vão te oferecer mais recursos ( além de equalização, seja paramétrica seja "gráfica" ) por preços semelhantes além de abrirem tb a possibilidade de configurar saídas específicas para sub(s). Hoje eu prfiro trabalhar com processadores do que com equalizadores.
Verdade, infelizmente não é qualquer brasileiro que pode fazer um teste cego. Sound craft é JBL, Dbx também é Jbl. Hoje um processador sai mais barato que comprar tudo separado, os que tem interface com pc é uma maravilha para trabalhar. Mas se for pra fazer equalizacao tipo V ou morrinho, nem precisa comprar :) Que Deus ilumine a mente do pastor e que ele veja que um servo está querendo o melhor para a Obra de Deus.
 
@AltVan13, sim prefiro duas caixas, lógico, mas indiquei uma pra PA e uma pra retorno porque de começo atenderia e sobraria mais pra mesa, Multi cabo, conectores etc. A EFX12 e um espetáculo de mesa. 12 canais mono + 2stereo. Dois grupos de efeito, conectores neutrix. Maravilha de mesa.
@Pitfall2600, não to falando de mesa digital. Uma mesa boa com caixas boas e bons microfones muitas vezes dispensam qualquer periférico, exceto compressor.
@Dr.Tonieto, se for pra comprar equalizador compra logo processador. O preço compensa mais. Mas vai de PX para ativas ou 260 para passivas ou para necessidades especiais.
 
Última edição:
@Pitfall2600, não to falando de mesa digital. Uma mesa boa com caixas boas e bons microfones muitas vezes dispensam qualquer periférico, exceto compressor.
Concordo com isso. A Mackie Onix 32.4 que eu operava ficou muito melhor sem o equalizador Beh FBQ6200. Só pra deixar bem claro, não estamos dizendo que um bom equalizador não traria benefícios, mas que em casos como estes podem ser postergados e, de acordo com o resultado do sistema, dispensados .

@AltVan13, sim prefiro duas caixas, lógico, mas indiquei uma pra PA e uma pra retorno porque de começo atenderia e sobraria mais pra mesa, Multi cabo, conectores etc.
Tranquilo @Ronaldo1! Vc é u meu consultor em assuntos "Staneristicos", só recomendei a SR315a para o retorno porque vi que no orçamento que fiz caberia no valor disponível. Caso vc ache que para a aplicação que citei não faria tanta diferença assim, apoio totalmente sua opinião, ainda mais que ele pode usar o powerplay pra retorno dos instrumentos. Logo ficaria feliz se vc analisasse minha sugestão e desse seu parecer, comentando.
 
Verda
@AltVan13, sim prefiro duas caixas, lógico, mas indiquei uma pra PA e uma pra retorno porque de começo atenderia e sobraria mais pra mesa, Multi cabo, conectores etc. A EFX12 e um espetáculo de mesa. 12 canais mono + 2stereo. Dois grupos de efeito, conectores neutrix. Maravilha de mesa.
@Pitfall2600, não to falando de mesa digital. Uma mesa boa com caixas boas e bons microfones muitas vezes dispensam qualquer periférico, exceto compressor.
@Dr. Tonieto, se for pra comprar equalizador compra logo processador. O preço compensa mais. Mas vai de PX para ativas ou 260 para passivas ou para necessidades especiais.
verdade, 6000 você mal compra uma mesa digital usada. Pessoalnente só acho util uma mesa digital em igreja quando você tem necessidade de várias cenas diferentes no culto. Por isso uma boa mesa analógica e um processador nao devem passar de 3.500 bem diferente de uma digital nova que seja indepedente de PC que começa nos 11.000.
 
Per
O FLY é legal, teria uma dispersão melhor, mas não é via de regra assim, se quiser manter seu R/L como esta apenas inclinando, pode continuar assim de boa a igreja é estreita e aceita essa configuração.
O gerenciador não é uma peça essencial, principalmente pra você que só vai usar R/L sem reforço nem nada, gasto desnecessário, mas se quiser comprar um bom EQ pode valer a pena.
Quanto a usar uma caixa só ao invés do R/L, você vai sacrificar algumas posições nas primeiras fileiras pois a abertura horizontal nunca é grande o bastante, mas pelas dimensões, atende sim.
Pergunta simples. Existe cluster de 1 caixa? Pra mim seria necessarios no minimo 3 para formar um cluster. Lembrando que é um conjunto de PA comum e nao line array.
 
Se vc vai colocar a bateria e o baixo no PA é extremamente recomendável que vc use caixas de 15". Uso minha Roland TD4KX2 com minhas Art310a e elas aguentam tranquilo, já usei pra retorno com baixo e teclado junto e deu tudo certo,mas não ficaria tranquilo em usar uma caixa só pra PA com a banda completa. Talvez com compressor e tal pode até rolar, mas pra mim seria tenso. Com um sub ficaria ideal, no caso das Art310a.
Com relação ao sub ser dispensável, acho difícil dizer sem conhecer a acústica do local. Minha impressão é que igrejas pequenas tendem a ter problemas com graves e um sub, principalmente se for acima de 15" pode trazer mais problemas que soluções. Acho que vc já tem em mãos sugestões suficientes para fazer um significativo salto de qualidade com relação ao seu sistema anterior e, na minha opinião, se não há a possibilidade da compra de um sub no médio prazo deve deixar esta questão para uma próxima etapa.
Estava vendo que você é de Angra! Qualquer coisa estamos aí! Sabe me informar se essas caixas da staner são amplificadores AB ou digital?
 
@Pitfall2600 ;
Ajuda sempre é bem vinda. Onde vc mora?
Já que se dispôs, dá uma olhada no tópico que fiz pra minha igreja e dê opiniões de como resolver o som.
 
@AltVan13, o powerplay sempre será a melhor opção de retorno, concordo totalmente.
Pessoal, usando a caixa deitada perde muita, mas muita dispersão sonora. Não recomendo o uso assim.
 
@AltVan13, o powerplay sempre será a melhor opção de retorno, concordo totalmente.
Pessoal, usando a caixa deitada perde muita, mas muita dispersão sonora. Não recomendo o uso assim.
Certo @Ronaldo1 ,Menos um teste a ser feito.rsrsr. Obrigado!

Amigos [USER=1549]@AltVan13
,@Pitfall2600 ,@pTjz . @Ronaldo1 , vamos resolver a questão das caixas primeiro, não podemos nos esquecer que a igreja é pequena e povo ta traumatizado com Volume Alto.

* P.A com 1 SR315 não vai ficar muito "Pesado" se tratando de sonoridade?levando em conta também as dimensões do templo.

*O Retorno para os Músicos,definido,vai de powerplay.

* Retorno para o Pastor (Púlpito) o que me sugerem? Staner SR212 ou SR110?ou algum outro modelo,marca etc..? 1 caixa apenas ou 2?
Detalhe o Púlpito tem cerâmica até a metade das paredes,podemos ter um problema de reflexão?

Sempre lembrando que a prioridade e a intenção é de diminuir a pressão sonora consideravelmente,não abrindo mão da qualidade, resumindo, um som ambiente que os ouvintes sintam-se confortáveis para ouvir a palavra. Vamos colocar todos os instrumentos em mesa justamente para diminuir o excesso de volume do Músicos,que insistem em competir para ver quem toca mais alto(no nosso caso aqui).

Obrigado Amigos e conto sempre com vocês!


-[/USER]
 
Certo @Ronaldo1 ,Menos um teste a ser feito.rsrsr. Obrigado!

Amigos [USER=1549]@AltVan13
,@Pitfall2600 ,@pTjz . @Ronaldo1 , vamos resolver a questão das caixas primeiro, não podemos nos esquecer que a igreja é pequena e povo ta traumatizado com Volume Alto.

* P.A com 1 SR315 não vai ficar muito "Pesado" se tratando de sonoridade?levando em conta também as dimensões do templo.

*O Retorno para os Músicos,definido,vai de powerplay.

* Retorno para o Pastor (Púlpito) o que me sugerem? Staner SR212 ou SR110?ou algum outro modelo,marca etc..? 1 caixa apenas ou 2?
Detalhe o Púlpito tem cerâmica até a metade das paredes,podemos ter um problema de reflexão?

Sempre lembrando que a prioridade e a intenção é de diminuir a pressão sonora consideravelmente,não abrindo mão da qualidade, resumindo, um som ambiente que os ouvintes sintam-se confortáveis para ouvir a palavra. Vamos colocar todos os instrumentos em mesa justamente para diminuir o excesso de volume do Músicos,que insistem em competir para ver quem toca mais alto(no nosso caso aqui).

Obrigado Amigos e conto sempre com vocês!


-[/USER]
Já que vai usar instrumentos no som principal da igreja vai sem medo nos retornos de 12". Se você está montando um som novo, tente pegar as caixas da mesma marca . (PA e Retorno).
 
Back
Topo