Sistema para Atender Igreja de Pequeno Porte

@AltVan13, o powerplay sempre será a melhor opção de retorno, concordo totalmente.
Pessoal, usando a caixa deitada perde muita, mas muita dispersão sonora. Não recomendo o uso assim.

@Ronaldo1 , meu querido;

Excelente observação vc fez. Mas considerando que o SPL da caixa ( o volume ) não é alterado em função da posição que ela estiver ( em pé ou deitada ) e que o que dá a dispersão da caixa tb não, no meu entender o que mudará será a " área que ela abrange " e, desde que cubra da 1° á última fila de bancos, vamos usar as mesmas regras para calcular a diferença de SPL entre elas. No caso do @Dr.Tonieto ( igreja bem estreita e que não é comprida ) acho que não teria problema. Pra mim continua sendo em teste válido a se fazer.
Com relação ás caixas de retorno, meu consultor pessoal para assuntos Stanerísticos ( a saber o Sr @Ronaldo1 ) já disse que usa de boa as Staner SR212a então acho que elas vão te atender melhor que as Sr110a e por mais tempo. Eu usaria 2 caixas, vai possibilitar vários tipos de endereçamento para vozes e instrumentos.
Sobre o volume no palco, desta forma estará na sua mão. A batera eletrônica e o retorno dos instrumentos pelo powerplay vai secar o púlpito ( cuidado pra não matar ).
 
@Dr.Tonieto, não, não tem. Ela é bi-amplificada, e caixas desse tipo não tocam passivas.
De qualquer forma como ninguém aqui do fórum gosta desse tipo de ligação, provavelmente ninguém vai te indicar nenhuma. Eu indico tudo ativo.
Amigo @AltVan13, eu usava as caixas deitadas, na posição normal de retorno, e mesmo com volume alto o pessoal vivia pedindo retorno e reclamando que não de ouviam. O problema é que deitada a cobertura fica muito estreita, e só quem estiver bem na frente da caixa ouvirá bem. Agora uso elas em pequenos tripés, a cobertura melhorou muito e todo mundo elogiou.
O caso é que deitada a corneta age verticalmente, jogando som pro chão e pra parede. Em pé a cobertura é horizontal, o que é bem mais eficiente. Infelizmente as vezes a estética não combina com um bom som.
 
Última edição:
Meu querido @Ronaldo1 ;

Como nossas experiências são semelhantes. Apenas chegamos a conclusões diferentes, mas só dessa vez, Hehehehehe.
Geralmente a dispersão das caixas são mais ou menos parecidas. Por exemplo, as EV ELX115p tem dispersão igual a 90º H x 45º V e as RCF Art315a MKIII é de 90ºH x 60ºV. Claro estamos falando de caixas convencionais. Acredito que no caso das Staner seja algo bem parecido, com a dispersão horizontal maior que a vertical. Percebeu que vc agora me apertou sem me abraçar?!
Se a dispersão das suas SR221a forem mesmo semelhantes a das EV e RCF, ocorre que colocando-as deitadas a cobertura deveria ser MAIOR... pelo menos a ( nesta posição ) vertical. Aí fico sem conseguir explicar o fenômeno que vc relata, mas... já aconteceu exatamente o mesmo comigo! Só que não coloquei o retorno em pé. Tb pudera, o retorno era LEACS 150W e o pessoal reclamava, troquei por O´Neal 320W o pessoal reclamava, troquei por RCF Art315a MKIII 400W ( e 129 dB ) e adivinha? Meliante continua não se ouvindo, a ponto de outros operadores menos experientes fazerem o culto só com o som dos retornos ( afinal são RCF, né? ). Só que o PA era EV ELX115p e para mim fazer culto com o som dos retornos é uma heresia.
Logicamente que particularidades da acústica dos locais podem justificar que funcione melhor aí, mas tenho muita, mas muita dificuldade mesmo de acreditar que, no meu caso, uma RCF que foi projetada para ser usada tb como retorno não seja capaz de atender as necessidades daqueles meliantes.
Voltando ao caso do @Dr.Tonieto, precisamos lembrar que a caixa vai ser usada para o PA e, normalmente nesta condição a exigência é menor no sentido de que a membresia não precisa se ouvir individualmente, como o vocal precisa. Tb o vocal da igreja dele vai demorar um tempo para assimilar a diferença de qualidade entre as SR212a e o que ele usa hoje. Como o palco tb vai secar consideravelmente com o uso do powerplay, acredito que dificilmente ele terá problemas em usar as caixas deitadas. Vou somar a isso tb uma contribuiçãozinha dos PRA D da Superlux, caso ele resolva comprar, e estou prevendo que ele será intensamente amado por todos aqueles que gostam de um som de qualidade lá na igreja dele depois que o sistema estreiar.
 
@AltVan13, acho que os números são do ângulo da dispersão. Não acho que seja em relação a posição da caixa, se em pé ou deitada, mas aos ângulos que ela atinge, e esses números, imagino eu, é com a caixa na posição normal, em pé. Aí a gente deita ela e os ângulos se invertem, fica tipo 45H x 90V. Acredito que como a corneta da RCF e quadrada funciona melhor como retorno, mesmo assim fica 60H x 90V. Daí você pode tirar as conclusões!
 
@Ronaldo1 é exatamente isso. Seguindo este raciocínio a maior influência seria na distancia em que os vocais poderiam ficar um dos ouros para não sair fora do campo que a caixa abrange pois o ângulo cai de 90° para 60° ou menos horizontalmente. Na vertical dificilmente alguém conseguiria ficar fora do campo abrangido pela caixa. Podem passar a ter maior influência questões de reflexão e cancelamento eu acho. A questão de usar a caixa em pé, esqueci que comentar que não experimentei assim mas experimentei as O`Neal em side e ... microfonava até a alma e o povo continuava não se ouvindo.
Não duvido que a alteração da posição de suas caixas possa ter melhorado a forma como vocal daí se ouve, mas acredito que possa haver outros motivos associados. Como disse, lá na igreja da qual eu era não fez diferença.
 
Amigos, boa tarde.
Minha igreja é um pouco maior que a do prezado irmão e usamos 4 caixas OB320 da Oneal (são classificadas como caixas para som ambiente). Temos teclado, contrabaixo, violão elétrico e uma bateria eletronica. Temos amplificadores para o contrabaixo e para o violão elétrico (dos próprios músicos), já o teclado é ligado na mesa e o retorno é uma caixa passiva tb Oneal(não me lembro o modelo). De microfones, usamos um shure com fio SV100 e um sem fio, o PGX - 1, que é headset, um par de C01 da Samson para o grupo de cantores que atua como coral.
Bem, isso resolve para nós. Claro que gostaríamos de melhorar, mas dentro de nossa realidade temos conseguido manter um som agradável para os membros.

É importante frisar que as pessoas aqui já estão habituadas a baixa pressão sonora e os músicos entenderam isso. Julgo interessante vc avaliar ANTES esse fator. Se os músicos não colaborarem, não adianta o esmero na escolha dos equipamentos. Você voltará a ter problemas de volume.

Sugiro que vc ouça essas OB320. Se gostar e resolver teu problema, dará algum fôlego no teu orçamento (o par custa algo em torno de R$1.000,00, mas com uma boa negociação vc consegue pagar menos). Aí poderá ver uma mesa razoável e microfones melhores.

Espero ter colaborado e desculpem se escrevi alguma bobagem.

Abraço a todos.

Leandro.
 
@Leandro Guimarães;
Seja bem vindo ao SAV.
Que bom que as O`Neal atendem bem á sua igreja, mas estranho vc precisar de 4 para um ambiente tão pequeno. Estranho tb vc não estar usando um sub junto com elas. Conheço bem estas caixas, usei durante um tempo como PA e depois que compramos EV ELX115p elas foram p/ o retorno.No caso o modelo correto seria OPB320 ( a não ser que este que vc citou seja um outro modelo ).
Minha experiência com elas não é animadora. Para PA de som mecânico são razoáveis, mas para som ao vivo são bem limitadas, usam alto-falantes de 12" mas devem reproduzir de 70Hz talvez até mesmo 80Hz pra cima ou seja, contrabaixo nela fica rajando e batera nem pensar ( já testei minha Roland TD4KX2 e não rolou ) mas a igreja era 12 m de largura por 15 de comprimento ( as medidas da nave ) e o volume até que atendia, o problema era a falta de definição. No retorno elas se saíram pior que no PA ( como disse anteriormente pessoal do vocal era muito exigente ), violão e teclado até fica legal mas voz fica ruim, muito médio, difícil de equalizar.
Enfim, considerando que os instrumentos vão estar no retorno por fones e que o @Dr.Tonieto tensiona usar uma caixa só em cluster central acredito que as Staner atenderiam melhor.
Voltando a sua igreja, tive contato recentemente com os Shure SV100 em uma igreja onde estou dando uma força pro pessoal do som compartilhando conhecimento. Quando abordamos o assunto captação levei superlux PraD1, Shure SM 58, Audix OM5, Sennheiser 824, Lewitt LTS 240 Dual e Vocopro UH5900. Pessoal pirou com os PraD1 quanto mais que no kit com 5 ficam mais baratos que os SV100. Logicamente que estrelas da ocasião foram o Audix e o Lewitt, o Shure SM58 ( devido ao preço ) foi a maior decepção. Eles estavam pensando em mexer com cabos e conectores, numa pequena reforma do som, mas como os problemas com a qualidade do som são maiores do que os problemas com defeitos eles optaram por começar a reforma trocando os SV100 pelos PRAD1. O líder do louvor quando ouviu o resultado ficou rindo a toa, iam gastar R$ 4.500,00 em uma ação cujos benefícios iam aparecer pra equipe de manutenção ( menos trabalho ) mas que não mudaria a qualidade do que se ouve no geral e com menos de R$ 1.oo0,00 ganharam moral com o pastor para fazer coisas maiores.
Recomendo á vc que faça tb este teste e experimente um PRAD1 no seu sistema. Com pouco dinheiro vc pode mudar significativamente o seu som.
 
@Leandro Guimarães;
Seja bem vindo ao SAV.
Que bom que as O`Neal atendem bem á sua igreja, mas estranho vc precisar de 4 para um ambiente tão pequeno. Estranho tb vc não estar usando um sub junto com elas. Conheço bem estas caixas, usei durante um tempo como PA e depois que compramos EV ELX115p elas foram p/ o retorno.No caso o modelo correto seria OPB320 ( a não ser que este que vc citou seja um outro modelo ).
Minha experiência com elas não é animadora. Para PA de som mecânico são razoáveis, mas para som ao vivo são bem limitadas, usam alto-falantes de 12" mas devem reproduzir de 70Hz talvez até mesmo 80Hz pra cima ou seja, contrabaixo nela fica rajando e batera nem pensar ( já testei minha Roland TD4KX2 e não rolou ) mas a igreja era 12 m de largura por 15 de comprimento ( as medidas da nave ) e o volume até que atendia, o problema era a falta de definição. No retorno elas se saíram pior que no PA ( como disse anteriormente pessoal do vocal era muito exigente ), violão e teclado até fica legal mas voz fica ruim, muito médio, difícil de equalizar.
Enfim, considerando que os instrumentos vão estar no retorno por fones e que o @Dr.Tonieto tensiona usar uma caixa só em cluster central acredito que as Staner atenderiam melhor.
Voltando a sua igreja, tive contato recentemente com os Shure SV100 em uma igreja onde estou dando uma força pro pessoal do som compartilhando conhecimento. Quando abordamos o assunto captação levei superlux PraD1, Shure SM 58, Audix OM5, Sennheiser 824, Lewitt LTS 240 Dual e Vocopro UH5900. Pessoal pirou com os PraD1 quanto mais que no kit com 5 ficam mais baratos que os SV100. Logicamente que estrelas da ocasião foram o Audix e o Lewitt, o Shure SM58 ( devido ao preço ) foi a maior decepção. Eles estavam pensando em mexer com cabos e conectores, numa pequena reforma do som, mas como os problemas com a qualidade do som são maiores do que os problemas com defeitos eles optaram por começar a reforma trocando os SV100 pelos PRAD1. O líder do louvor quando ouviu o resultado ficou rindo a toa, iam gastar R$ 4.500,00 em uma ação cujos benefícios iam aparecer pra equipe de manutenção ( menos trabalho ) mas que não mudaria a qualidade do que se ouve no geral e com menos de R$ 1.oo0,00 ganharam moral com o pastor para fazer coisas maiores.
Recomendo á vc que faça tb este teste e experimente um PRAD1 no seu sistema. Com pouco dinheiro vc pode mudar significativamente o seu som.
Bom dia, vi que conhece microfone. O que acha do arcank a58 em relação ao super lux? Grato
 
Amigos as caixas Foram adquiridas,1 SR315 e 2SR212. Aguardando a chegada.

Agora Vem a Segunda Etapa. Mesa e Processador.

*A soundcraft FX12 que foi indicada aqui só tem 1 Auxiliar,ficaria muito limitado ainda mais usando o Powerplay...

* DBX PA2 daria para gerenciar o P.A e o Monitor individualmente? Tipo se desejar usar equalizações diferentes nos 2? ou vou ter que ter um equalizador ou processador para cada?
 
@Leandro Guimarães;
Seja bem vindo ao SAV.
Que bom que as O`Neal atendem bem á sua igreja, mas estranho vc precisar de 4 para um ambiente tão pequeno. Estranho tb vc não estar usando um sub junto com elas. Conheço bem estas caixas, usei durante um tempo como PA e depois que compramos EV ELX115p elas foram p/ o retorno.No caso o modelo correto seria OPB320 ( a não ser que este que vc citou seja um outro modelo ).
Minha experiência com elas não é animadora. Para PA de som mecânico são razoáveis, mas para som ao vivo são bem limitadas, usam alto-falantes de 12" mas devem reproduzir de 70Hz talvez até mesmo 80Hz pra cima ou seja, contrabaixo nela fica rajando e batera nem pensar ( já testei minha Roland TD4KX2 e não rolou ) mas a igreja era 12 m de largura por 15 de comprimento ( as medidas da nave ) e o volume até que atendia, o problema era a falta de definição. No retorno elas se saíram pior que no PA ( como disse anteriormente pessoal do vocal era muito exigente ), violão e teclado até fica legal mas voz fica ruim, muito médio, difícil de equalizar.
Enfim, considerando que os instrumentos vão estar no retorno por fones e que o @Dr.Tonieto tensiona usar uma caixa só em cluster central acredito que as Staner atenderiam melhor.
Voltando a sua igreja, tive contato recentemente com os Shure SV100 em uma igreja onde estou dando uma força pro pessoal do som compartilhando conhecimento. Quando abordamos o assunto captação levei superlux PraD1, Shure SM 58, Audix OM5, Sennheiser 824, Lewitt LTS 240 Dual e Vocopro UH5900. Pessoal pirou com os PraD1 quanto mais que no kit com 5 ficam mais baratos que os SV100. Logicamente que estrelas da ocasião foram o Audix e o Lewitt, o Shure SM58 ( devido ao preço ) foi a maior decepção. Eles estavam pensando em mexer com cabos e conectores, numa pequena reforma do som, mas como os problemas com a qualidade do som são maiores do que os problemas com defeitos eles optaram por começar a reforma trocando os SV100 pelos PRAD1. O líder do louvor quando ouviu o resultado ficou rindo a toa, iam gastar R$ 4.500,00 em uma ação cujos benefícios iam aparecer pra equipe de manutenção ( menos trabalho ) mas que não mudaria a qualidade do que se ouve no geral e com menos de R$ 1.oo0,00 ganharam moral com o pastor para fazer coisas maiores.
Recomendo á vc que faça tb este teste e experimente um PRAD1 no seu sistema. Com pouco dinheiro vc pode mudar significativamente o seu som.

AltVan13 e demais integrantes do fórum, boa noite.

Bem, as 4 caixas (o modelo é OB320 mesmo! rsrsrsr) trabalham bem abaixo do nível que podem. O objetivo é mais a distribuição do som. Mas creio que usando apenas 2 não teríamos muito problema. Vou até fazer esse teste. Devo frisar que não usamos o contrabaixo nelas e muito pouco da bateria eletrônica.
Quanto aos mics PRAD1 indicados por vc, realmente não conheço. Mas tb vou me informar e testar tb. Toda sugestão é muito bem-vinda.
Quanto ao subwoofer, fica naquela lista do que desejamos melhorar. rsrsrsr
Estranhei o fato de vc dizer que faltou definição. Acho que é justamente aquilo que falei antes: depende do tipo de uso. Para os níveis de pressão sonoros que temos em nossos cultos, atende bem. Músicos são comportados e pregador não grita. rsrsrsrs
Entendi que o maior problema do irmão era a pressão sonora que precisava ser diminuída, por isso falei como funciona para nós.
De qualquer forma, agradeço pelas sugestões.
 
Superlux PRA D é uma beleza de microfone. Ótimo som, hiper resistente à microfonia e muito barato. Resistente? Bom, já derrubaram alguns na minha igreja, na igreja do meu irmão também, e aguentaram de boa.
@Leandro Guimarães, o problema das oneal tanto pra mim quanto pro @AltVan13 é que já ouvimos outras caixas que são muito superiores às oneal, e as vezes com custo menor. Oneal precisa de muita, mas muita equalização mesmo para conseguir um som aceitável.
@Dr.Tonieto, esqueça processador nesse momento. Pense apenas na mesa de som. Pesquise a mackie pro fx 22 ou 16.
Entenda. Com microfones PRA D e retorno por fone você não terá problemas de microfonia. Com caixas de qualidade como você comprou, o gabinete e projetado para o falante, os amplificadores são corretamente dimensionados, e elas ainda tem um para o woofe e outro para o drive, logo não terá correções a fazer, dispensando o uso de equalizador ou processador. Compressor sim, é bem vindo. Insertado no mic do pregador...
 
Última edição:
Amigos as caixas Foram adquiridas,1 SR315 e 2SR212. Aguardando a chegada.

Agora Vem a Segunda Etapa. Mesa e Processador.

*A soundcraft FX12 que foi indicada aqui só tem 1 Auxiliar,ficaria muito limitado ainda mais usando o Powerplay...

* DBX PA2 daria para gerenciar o P.A e o Monitor individualmente? Tipo se desejar usar equalizações diferentes nos 2? ou vou ter que ter um equalizador ou processador para cada?
Dá uma olhada na Yamha Mg12, sobre o Dbx só se seu sistema for mono. Os controles de equalização pode fazer individualmente nos grupos, ou seja 3 diferentes. Já a compressão não me lembro :) . Mas se o orçamento apertar vai fundo em uma mesa de qualidade com 2 aux e me preocuparia com o processador se comprar subwoofer ou colocar mais um grupo de caixas com de 6 metros de distancia em diante.
 
Infelizmente a MG12XU tem o mesmo problema da EFX12, só um auxílio pré e um efeito. Indico então a MG16XU, essa trem 3 auxílios pré, um efeito e os médios semi-parametricos, que são uma mão na roda.
 
Superlux PRA D é uma beleza de microfone. Ótimo som, hiper resistente à microfonia e muito barato. Resistente? Bom, já derrubaram alguns na minha igreja, na igreja do meu irmão também, e aguentaram de boa.
@Leandro Guimarães, o problema das oneal tanto pra mim quanto pro @AltVan13 é que já ouvimos outras caixas que são muito superiores às oneal, e as vezes com custo menor. Oneal precisa de muita, mas muita equalização mesmo para conseguir um som aceitável.
@Dr.Tonieto, esqueça processador nesse momento. Pense apenas na mesa de som. Pesquise a mackie pro fx 22 ou 16.
Entenda. Com microfones PRA D e retorno por fone você não terá problemas de microfonia. Com caixas de qualidade como você comprou, o gabinete e projetado para o falante, os amplificadores são corretamente dimensionados, e elas ainda tem um para o woofe e outro para o drive, logo não terá correções a fazer, dispensando o uso de equalizador ou processador. Compressor sim, é bem vindo. Insertado no mic do pregador...

@Ronaldo1, boa noite.
Entendo perfeitamente quando vc diz que já ouviu caixas melhores que as da Oneal. Também entendo o que diz sobre equalização para elas. Eu gostaria de dizer que gosto do som APENAS DESSAS CAIXAS QUE CITEI e para a aplicação em igrejas pequenas. Elas tem falantes de 8" e apenas 150w de potência. Se acreditar nas especificações (difícil!), tem Resposta de Frequência 55Hz à 20Khz. São bem compactas. Acho que vcs confundiram com outras da Oneal que eu já ouvi e das quais tb não gosto do som. Já tive a infelicidade de tê-las em um outro local de reunião da nossa igreja. Uma tristeza! Inclusive tivemos que receber vários equipamentos (4 OLA260, 2 subgrave OBSP 2200, 2 caixas ativas OPM 830) dessa marca por causa de uma aquisição feita por quem não entendia do assunto. Tínhamos toda sorte de problemas, mas o principal era a falta de inteligibilidade. Não exatamente por causa das caixas, mas devido a uma aplicação mau feita somada a outras caixas "made sei lá como". Resumindo: o fornecedor deveria apresentar uma solução, mas só vendeu um monte de itens. Graças a Deus superamos isso, devolvendo e substituindo tudo.
 
@Leandro Guimarães;

Como disse, então é outro modelo que eu realmente ainda não conheço. Vou buscar me informar a respeito, quem sabe não se torna uma boa opção pra casos semelhantes. Com relação ao @Dr.Tonieto, veja que a opção de uso de cubos para os instrumentos vai na contramão da solução que ele vem desenvolvendo, infelizmente para ele como pra maioria de nós, os músicos o fazem vítima de sua guerra dos volumes. Logo por este motivo, achamos as SR mais indicadas. Mas abra um tópico sobre sua igreja, compartilhe como é o sistema de vcs e se possível coloca lá o manual das OB. KKKKKKKK, pensando agora vão, em algum momento, fazer alguma piadinha com absorvente. Prepara-te!

@Dr.Tonieto;

Reforço a indicação do @Ronaldo1, vai de Mackie Profx 16 ou 22, ou tb veja as RCF L-Pad 16cx ou 24cx ( estas cota na CBorges ). Provavelmente as RCF estejam mais baratas que as Mackie, mas as Mackie são um nível acima das RCF. Ainda não ouvi as RCF mas pelo que já li sobre elas devem ter um timbre semelhante as Yamaha.
Tb acho que, no momento, um processador para vc será totalmente dispensável. Veja por exemplo, se não me engano, o próprio @Ronaldo1 não usa.

@Pitfall2600 ;

Veja bem, a gente tá comparando o Superlux PraD1 com o Shure SM58, que é um padrão estabelecido. No meu caso eu prefiro os PraD1 que os SM58, ainda que os encontrasse com o mesmo preço, pois acho eles melhores de trabalhar pois apresentam menos vazamentos. Com relação aos Arcano embora haja relatos de que tenham uma boa sonoridade a princípio, ela se deteriora com rapidez, e os que tive em mãos realmente eram de material plástico e aparentavam muita fragilidade. Eu não te recomendaria.
 
Meu rack.
Em outubro de 2014 compramos duas SR212, uma MG24/14fx, dois divisores de freqüência, 20 metros de multicabo 28 vias santo angelo, banheira 28 vias, vários plugues xlt também SAS, peles do bongô e cordas da guitarra por Rs8.000. Bons tempos. Seis meses depois subiu tudo de preço.
 

Attachments

  • WP_20160221_002.jpg
    WP_20160221_002.jpg
    1.4 MB · Visitas: 12
Última edição:
Sobre a mesa yamaha é verdade, tem 2 aux mas um é dedicado Para os efeitos dela, tornando usavel somente um. Infelizmente teria que partir para uma mesa de 16 canais
 
Back
Topo