Sistemas Sem Fio - Interferência em Frequências Tv Analógica e 4G

alach

New Member
Boa Tarde,

Estive lendo que com o desligamento da TV Analógica no Brasil, poderemos ter também problemas com alguns sistemas sem fio(Microfones, in ear...) usados atualmente, até tem algo bem explicado no site da shure, conforme link abaixo.

O IMPACTO DO DESLIGAMENTO DA TV ANALÓGICA NOS SISTEMAS SEM FIO

De forma resumida é o Seguinte: Atualmente a TV Analógica não usava todas as frequências disponíveis, e justamente essas frequências não usadas pela TV são as usadas por alguns sistemas sem fio(elas estavam livres, não tinha problema em usar), porem com o desligamento da TV analógica a ideia vai ser transferir essas frequências para as telefonias usarem na 4G e com isso vamos ter problemas de interferência nas frequências de 698mhz até 806Mhz.


Estou pensando em comprar sistemas sem fio para os metais da minha banda e vejo todo mundo falar muito bem do SKP-UHF4000S. Tenho duas dúvidas, acredito que os mais experientes podem em ajudar nesse tema.

1º: O Sistema SKP-UHF4000S trabalha nas frequências de 600-870Mhz e tem 16 canais selecionáveis(não sei ainda como seleciona). Eu terei problemas com essa mudança das frequências? Ou teria como eu usar as frequências antes de 698Mhz e depois dos 806Mhz?

Pretendo comprar de 4 a 5 sistemas sem fio desses, vai ter interferência de um no outro? Por se tratarem de modelos iguais e usarem o mesmo range de frequência?
 
Sobre o que lir sobre as frenquencias não poderão ficar na faixa dos 700 (698MHz a 806MHz) antes dos 698MHz sem problemas. Vc pode ter quantos sistemas sem fio que precisar desde que eles não tenha a mesma frequencia.
Agora não sei dizer como ficarão nossos equipamentos que estão nessa faixa, se falharam, se ficaram mudos. Pela matéria será proibido. Se alguém tiver uma opinião.
 
Bom Dia,

Assim como todas as frequências, a "faixa dos 700MHz" também tem vários canais(Canais 52 ao 69) e cada canal opera em um range de 6Mhz, conforme abaixo:

Canal 52: 698MHz até 704MHz
Canal 53: 704MHz até 710MHz
....
Canal 69: 800MHz até 806Mhz

Então, a melhor coisa é o seu sistema sem fio operar fora desse range(698MHz até 806MHz), desde que não coincida com alguma frequência de TV que está em uso (Meio difícil de acontecer, mas no mundo capitalista de hoje, não duvido de nada)

Caso o seu sistema sem fio opere em alguma frequência da "faixa dos 700MHz", eu acredito que vai depender do canal que ele usa e quais canais as telefônicas vão utilizar.
  • Se o seu sistema sem fio operar em algum canal que não será utilizado pelas telefônicas, vai continuar funcionando (Não sei quanto tempo, mas até as telefônicas utilizarem o canal).
  • Se o seu sistema sem fio operar em algum canal que vai estar em uso pelas telefônicas, não vai funcionar(não sei se vai "chiar", ficar mudo ou qual vai ser o sintoma, mas provavelmente não vai funcionar para a sua finalidade de transmitir sinal de áudio).
  • E se elas(Telefônicas) utilizarem todos os canais?
    • :( só lamento, mas veio a óbito esse sistema sem fio.
Sistemas sem fio com frequência fixa:
  • 1 chance, ou vai funcionar ou não vai funcionar. Depende do canal de atuação estar livre ou não.
Sistema sem fio com frequência ajustável:

Sistemas sem fio que tem seleção de canal são uma boa para o momento, eles geralmente procuram canais livres, ou pode-se selecionar manualmente algum canal para atuarem, mas isso NÃO GARANTE EM NADA que vão funcionar, pois depende de novo da parte de CANAIS LIVRES x CANAIS UTILIZADOS NO SEU SISTEMA.


Isso é uma opinião própria, de tudo que estive lendo sobre o assunto até o momento e minhas próprias conclusões. Espero ter ajudado e caso alguém encontre algum equivoco, por favor comente e me corrija.
 
Olá!
Não sei se estou pensando errado e sozinho.
Mas não entendo porque usar uma frequência já usada prejudicando vários outros equipamentos?
Irão ressacir os investimentos feitos?
Quem iniciou errado: os fabricantes dos microfones? É só no Brasil?
Quando que estipularam estas frequência só para as telecomunicações?
Se será proibido porque que já não tiram do mercado?

Até mais,

Vladimir
 
Olá!
Não sei se estou pensando errado e sozinho.
Mas não entendo porque usar uma frequência já usada prejudicando vários outros equipamentos?
Irão ressacir os investimentos feitos?
Quem iniciou errado: os fabricantes dos microfones? É só no Brasil?
Quando que estipularam estas frequência só para as telecomunicações?
Se será proibido porque que já não tiram do mercado?

Até mais,

Vladimir
Eu acho que quem entrou de metido nessas faixas de frequências foras as empresas de sistemas sem fio, elas que começaram a usar as frequências que não eram usadas pelas emissoras de televisão, para transmitir sinal de áudio em seus sistemas.

Quem regulamente esse tipo de serviço é a Anatel, essas frequências sempre foram de domínio das emissoras de tv, mas agora com o surgimento do sinal digital nas TVS e com a intenção de expandir o sinal 4G no Brasil, houve uma reestruturação
 
Infelizmente é uma notícia trágica para quem tem esses equipamentos: ESTÃO PERDIDOS, e não tem choro nem vela.
Vejam essa publicação de um técnico da Shure.

https://br.shure.com/noticias/notic...igamento-da-tv-analogica-nos-sistemas-sem-fio

Já estou com problemas em meus sistemas sem fio. Estou dando como perdidas 03 unidades de microfone sem fio AKG PW45 que operam na faixa dos 700Hz, pois já estão conflitando com o sinal de TV Digital e 4g na maioria dos lugares onde vou. Não dá mais prá usar.
E não adianta trocar de canal se ainda estiver nessa faixa de frequência. E vai ficar cada dia pior, à medida que ficar mais abrangente a cobertura digital e 4G.

Aí vem os questionamentos: de quem é a responsabilidade? Contra quem eu entraria na justiça? A ANATEL, a loja ou o fabricante?
 
bom dia
ando tendo muito prolema com esta questao da frequencia uso uma sennheiser e do nada ele muta e as vezes da estralos , alguem sabe como posso resolver isto
sei que preciso muda frequencia alguem sabe como fasso
 
Boa Tarde,

Tens certeza que é a frequência do seu sistema sem fio que está sendo afetada por outro aparelho? Ou será outro problema de componentes eletrônicos, algo assim?

Sabe dizer em qual frequência seu sistema trabalha?

A maioria dos sistemas sem fio trabalham com uma frequência fixa, não tem como mudar. Outros modelos trabalham com alguns canais selecionais de frequência ou até mesmo eles se ajustam em alguma frequência com melhor resposta, mas isso tudo depende do modelo.
 
Estou cotando para compra um AKG PERCEPTION 45 e vi que tem diversas bandas de frequência para vebda. Fugir para banda A (faixa de 500mhz) resolve a questão? Sempre ouvi que também devemos buscar as mais altas, mas não encontrei ainda equipamentos de bom c/b que atuem acima dos 800mhz
 
Back
Topo