Sistemas Sem Fio - o Básico e um pouco mais

Som ao Vivo

New Member
Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Som ao Vivo:

Sistemas Sem Fio - o Básico e um pouco mais
<a class="postlink" href="http://www.somaovivo.org/?p=7514" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.somaovivo.org/?p=7514</a>

Aqui está um pequeno trecho do artigo:
"Olá amigos. Aqui estamos para mais um artigo, dessa vez tratando de um assunto que acredito que será útil para quase todos os operadores de áudio de igrejas e do mercado de eventos em geral: Sistemas sem fio. Os conceitos aqui apresentados podem ser aplicados tanto em sistemas de transmissão (microfones e instrumentos, por exemplo) quanto de recepção (retornos in-ear).

..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Som ao Vivo
<a class="postlink" href="http://www.somaovivo.org/" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.somaovivo.mus.br</a>
 
Opa, mesmo com a alta expectativa do artigo, vc conseguiu supera-la para mim rsss parabéns pelo mesmo, e realmente vc falou de tudo que eu não sabia , mais que agora estou "achando" que sei, contudo ja me deu um norte para aprofundar nos estudos.

Fico agora aguardando os próximos.

Parabens

8) 8)
 
Boa tarde galera! Artigo fantástico, parabéns meu xará!

Pergunto-lhes o seguinte: Afastar as bases pode previnir que a geração de harmônicos por uma base atinja a outra? Na igreja já ocorreu do SLX mutar do nada e ficar alguns segundos assim, como ficar mutando de minuto em minuto por pequenas frações de tempo. Isso só ocorria quando estava ao lado do EW135. Após afastarmos, parou!

Em relação ao senheiser ew135, praqueles que tem esse sistema, é comum o sinal falhar sempre que a pessoa segura o microfone pela antena? Mesmo com a base a 3 metros, se segurar pela antena o microfone falha! Já testei com a base a 15m, dá exatamente o mesmo problema.

E por último: Quando o ew135 está desligado, transmissor e receptor, mesmo com o ganho do canal zerado, já ocorreu de sair uma interferência no som, como se fosse algum um zumbido que fica forte e some. Quando desconecto da mesa, some! Ligado também não acontece! Se a base estiver ligada e o microfone desligado, também ocorre.

Um abraço
 
grpst disse:
Quando o ew135 está desligado, transmissor e receptor, mesmo com o ganho do canal zerado, já ocorreu de sair uma interferência no som, como se fosse algum um zumbido que fica forte e some. Quando desconecto da mesa, some! Ligado também não acontece! Se a base estiver ligada e o microfone desligado, também ocorre.

Um abraço

Estranho... normalmente sigo uma linha de pensamento de eliminação:

1º Energia: O Zumbido é por volta de 60 Hz? O mic e a mesa estão ligados no mesmo sistema/aterramento?

2º Interferência: O cabo usado para ligar o receptor a mesa é "balanceado"?
 
grpst disse:
... Em relação ao senheiser ew135, praqueles que tem esse sistema, é comum o sinal falhar sempre que a pessoa segura o microfone pela antena? Mesmo com a base a 3 metros, se segurar pela antena o microfone falha! Já testei com a base a 15m, dá exatamente o mesmo problema....

Não sei qual é o seu modelo, mas eu tenho o EW135 G3 e nunca tive problemas com falha no sinal, independente de onde a pessoa segure.
 
grpst disse:
Afastar as bases pode previnir que a geração de harmônicos por uma base atinja a outra?
Afastar os receptores pode prevenir sim, ou pelo menos dificultar.
Mas há a chance dos harmônicos serem gerados de fontes de RF externas, como um canal de TV por exemplo... Aí não tem prevenção :cry:

grpst disse:
Em relação ao senheiser ew135, praqueles que tem esse sistema, é comum o sinal falhar sempre que a pessoa segura o microfone pela antena? Mesmo com a base a 3 metros, se segurar pela antena o microfone falha! Já testei com a base a 15m, dá exatamente o mesmo problema.
Já aconteceu esse problema comigo, em um sistema G3. O problema eram as antenas que, por algum motivo, estragaram. Tive que comprar novas na Quanta.
É uma possível causa, apesar de ser bastante azar.

Esse sintoma (do sinal picotar) pode ser consequência de defeito em qualquer etapa do processo de transmissão/recepção.
Vale você conferir se o Diversity está funcionando, e como está chegando o sinal de RF no receptor (tanto segurando normal, quanto com a mão em cima da antena).
Faça esse teste tirando foto (ou vídeo) e poste aqui para acompanharmos o raciocínio.

grpst disse:
Quando o ew135 está desligado, transmissor e receptor, mesmo com o ganho do canal zerado, já ocorreu de sair uma interferência no som, como se fosse algum um zumbido que fica forte e some. Quando desconecto da mesa, some! Ligado também não acontece! Se a base estiver ligada e o microfone desligado, também ocorre.
Na situação de transmissor desligado e receptor ligado, esse problema é bem comum. É uma interferência que o receptor deixa entrar. Não ocorre com o transmissor ligado pois o sinal enviado por ele é mais forte, e prevalece na comunicação.
Essa interferência DEVE parar se você estiver com o Pilot ativado e com o Squelch bem regulado.

Agora, é muito estranho esse comportamento com o receptor desligado... Nunca vi acontecer.
Com todos esses fatos (e principalmente se for o mesmo sistema da segunda pergunta, sobre picotar quando segura na antena), tudo está indicando que o sistema está precisando fazer uma visitinha na assistência técnica.
 
deneripr disse:
2º Interferência: O cabo usado para ligar o receptor a mesa é "balanceado"?
Acho pouquíssimo provável que tenha relação com balanceamento, pois ele descreveu o ruído como alto e intermitente.
Ruídos por falta de balanceamento normalmente são o oposto: discretos e contínuos.

Tá com cara de problema de RF mesmo.



Aos demais que elogiaram o artigo, agradeço! Espero que tenha ajudado.
 
Acho que seria bom abordar também sobre os sistemas sem fio digitais, visto que as grandes marcas (shure e sennheiser) estão investindo bastante nesse campo.

Artigo muito bom Gabriel, acho que a principal dúvida que os técnicos iniciantes tem é usar o Squelch.
 
Galera, vou fazer os testes e aviso! Tudo balanceado sim! A, confundi uma coisa: Com a base desligada, não ocorre!
Em relação a antena, puts, compramos a menos de 1 ano com o Raphael Leal! Será que já deu pau?

Um abração
 
gabriel_equalize disse:
Acho pouquíssimo provável que tenha relação com balanceamento, pois ele descreveu o ruído como alto e intermitente.
Ruídos por falta de balanceamento normalmente são o oposto: discretos e contínuos.

Gabriel só tinha levantado a questão do cabo "balanceado" pelo fato de ele ter relatado que com a base DESLIGADA também tinha o ruído...

grpst disse:
A, confundi uma coisa: Com a base desligada, não ocorre!

Mas isso já foi esclarecido...
 
V. do FLY PA disse:
Acho que seria bom abordar também sobre os sistemas sem fio digitais,
Cara, não abordei de propósito. Na minha opinião, os sistemas digitais ainda estão engatinhando, e são pouquíssimo vantajosos ainda.
O produto é válido, mas em aplicações muito específicas.

As desvantagens ainda são maiores que as vantagens. Perceba que os fabricantes só lançaram as opções digitais nos produtos mais baratos, e nem por isso tiraram de linha as opções analógicas.
Vamos esperar os fabricantes amadurecerem melhor esses projetos, e quem sabe dentro de 1 ou 2 anos eu mude minha opinião.
 
Muito bom o artigo, mas fiquei em duvida quando vc diz: "Já nos sistemas handheld e outros, o transmissor é mais comum como equipamento de mesa."
Já que anteriormente vc havia citado: "No caso dos sistemas handheld, o transmissor é unido ao microfone no mesmo bastão, e isso justifica seu formato normalmente maior e mais grosso em relação aos microfones com fio."
Será que não houve um engano de sua parte?
De qualquer forma me esclareceu algumas duvidas.
Abç.
 
Back
Topo