Oi Giorgio,
Mesmo alinhando fisicamente os transdutores, ainda assim tiveram que usar assistência eletrônica para corrigir o defasamento? É isto que vc quis dizer?
Vou pressupor o seguinte: Vcs usam crossover ativo, fazem uma bi-amplificação e com isto em mente fizeram o alinhamento físico, certo?
Caso contrário não faz muito sentido. E por que? Usando crossovers passivos nao se chega a um alinhamento de fase unicamente coincidindo fisicamente os transdutores.
No ouvido vc precisa de muito treino para perceber os buracos por cancelamento de fase. Todavia com um pouco de conhecimento é possível agir e fazer o alinhamento de forma correta, nao estou dizendo que esta errado o que vc fez. Estou perguntando para entender o que vcs fizeram de fato ai.
No caso de uma torre de Delay estas são usadas quando a partir de um estudo do local se percebe que o ouvinte mais distante receberá um nível de SPL reduzido e que as altas frequências foram atenuadas de tal forma que é necessário um reforço sonoro no local.
Todavia algum conhecimento de como o ouivdo funciona é necessário, o principal é o efeito Hass, uma vez que este cuidado é tomado, a torre de Delay é um forte aliado, enquanto que mantemos a imagem sonora fixada no palco.
Que Deus abençoe!
Um abraço,