Som da ig mto "ruim" o que fazer?

Elinesio IPDM

New Member
Pessoal a paz do Senhor.

Boa tarde, gostaria de saber o que posso fazer para melhorar o som da ig onde congrego e assumi o som.
Temos:
1 mesa wattsom 16 canais
1 amp da mark audio mk6200
4 cxs com cada: 1falante de 15 selenium 150w(eu acho)
                      1 tweeter rd 320 premium
                      1 corneta driver rd 350 premium
e 5 mics 1shure/1lesom/1 nao sei kkk e 1 par de sem fio tb sei la.
tem ocorrido bastante a queima dos tweeters, pensei em comprarmos um equalizador porem sei que mal equalizado da ruim, entao um amigo me disse que deveria colocar um compressor.
na verdade to meio perdido e quero fazer o melhor pra Deus, pf me ajudem
ps: nao rola um real pra compra de som novo. o cabeamento estou arrumando com cabos e plugs sto angelo.

Elinesio
 
Sr Elinesio, existem N formas de melhorar qualquer sistema de som. Sendo que sem verba, as opções ficam muito limitadas, e a mais simples das que pensei, digo simples, simples mesmo, pois como não tem verba não tem o que fazer. Caso as caixas não tiverem, um divisor de frequências internamente, o melhor é:
A compra de 4 capacitores de 3,3uf 250w, vai gastar no máximo R$ 20,00 nos 4.
Para serem ligados nos tweeter's, caso for fazer lhe ajudamos por aqui.
Como esta interligando ? 2 caixas em cada canal do amplificador ? Em série ou paralelo? acredito que em paralelo.
Sendo assim seu amplificador esta fornecendo 600w rms para cada 2 caixas.
Ele está muito forte, para quem não utiliza um limiter. Manere no volume.
Bom, sem verba é o que me veio em mente, boa sorte. até...
 
DJ GARAM disse:
Sr Elinesio, existem N formas de melhorar qualquer sistema de som. Sendo que sem verba, as opções ficam muito limitadas, e a mais simples das que pensei, digo simples, simples mesmo, pois como não tem verba não tem o que fazer. Caso as caixas não tiverem, um divisor de frequências internamente, o melhor é:
A compra de 4 capacitores de 3,3uf 250w, vai gastar no máximo R$ 20,00 nos 4.
Para serem ligados nos tweeter's, caso for fazer lhe ajudamos por aqui.
Como esta interligando ? 2 caixas em cada canal do amplificador ?  Em série ou paralelo? acredito que em paralelo.
Sendo assim seu amplificador esta fornecendo 600w rms para cada 2 caixas.
Ele está muito forte, para quem não utiliza um limiter. Manere no volume.
Bom, sem verba é o que me veio em mente, boa sorte. até...



obrigado pela ajuda.
os TweetRS já estão c capacitores,as cx estão em paralelo e trabalho com os atenuadores do amp na metade realmente as cx não tem div de frequência internos pensei até em arrumar um crossover e dividir a entrada das cxs, pois a queima e constante, ex tivemos um evento num sábado e troquei todos os reparos dos tais tweetr no domingo já era.
podre ser tb pq só estou na igreja nos fins de semana pois trabalho a noite e o pessoal e meio surdo
pra eles quanto mais alto melhor esta o som. to numa sinuca de bico
 
Elinesio IPDM, leia este artigo:

http://www.qgdaluz.com.br/Apostilas%20e%20Cursos%20de%20%C3%81udio%20Profissional/Divisor%20de%20frequencia%20capacitivo%2002.pdf

Creio que pode te ajudar.
 
Por enquanto a ig tem 8x10 mts menos 2mts do altar mais vamos aumentar e templo para 10x15 mts menos 2mts do altar, as cxs estao a 1,8mts do chao num suporte de parade
 
Huummm, Acho que capitei... Manda o modelo certo de sua mesa que vou procurar a sensibilidade de saída dela, como citou acima que usa o amplificador com o "volume" na metade, pode estar sofrendo por uma estrutura de ganho mal feita.
Este volume como citou, e como a maioria digamos que, 80% das pessoas que compram um som pensão que são volumes, na verdade é um ajuste de sensibilidade, ou resumindo, controla a intensidade de sinal que o amplificador precisa para alcançar o seu maior rendimento. É um assunto extenso, mas seria muito útil estudar sobre estrutura de ganho.
Mas Vamos aos poucos, manda o modelo da mesa ai.
Ou procure no manual o coeficiente de sensibilidade de saída.
 
Acho que teu som está sobrando para uma ig com essas dimensões mesmo com a ampliação.
É necessário instalar com urgência os capacitores conforme falado acima (senão vai queimar de novo....)

Precisa medir:
1- As impedâncias das caixas individualmente (8 ou 4 ohms),
2- Conferir o casamento das impedâncias após as ligações (série ou paralelo),
3- Se o casamento foi em L e R, isto é 2 cxs para cada lado (direito ou esquerdo), qual a impedância final;
4- Verificar as conexões e soldas de cabos dos mics e cxs.
Já é um bom começo.
vlw
 
Um diagnóstico de som passa necessariamente por 3 aspectos básicos:
1- Equipamentos: marcas e modelos de todo o hardware instalado, desde conectores, fios, cabos, mesa, caixas, AFs, Amplificadores, Microfones, Equalizadores, Compressores, etc.... analisando do ponto de vista da qualidade do hardware instalado. O SAV pode apoiar bastante opinando sobre o seu hardware. Mesmo não podendo investir agora pelas informações passadas acho que seu som (hardware) está bom.

2- Resultado do som: É a análise da sonoridade produzida no seu ambiente. Até que ponto o som está audível e inteligível, respeitando os limitas legais de volume e conforto de quem ouve. Essa etapa passa necessariamente pelos "atores" desse processo de geração de som.
Atores são todos os usuários, isto é, quem efetivamente utiliza os equipamentos e instrumentos, quem fez a instalação do ponto de vista de qualidade e capacitação (cabos e fios corretamente ligados e soldados, equipamentos ligados e conectados de maneira correta respeitando a especificação e e estrutura de ganho de cada equipamento ou instrumento, forma correta de captação do som de cada instrumento ou vocal ou palestrante, etc... etc.. etc...)

3- Arquitetura: Finalmente não menos importante a arquitetura do local onde o evento está sendo realizado tem um impacto importante no resultado do som devido a dimensões (área e volume), tipo de revestimento (alvenaria, vidros, pisos, e madeiras) e mobiliário (bancos, poltronas, cortinas, cadeiras, etc...). Sabemos que poucas igrejas investem nessa área na fase de projeto. Com a obra pronta enfrenta-se enormes resistências para fazer alguma modificação (vide SAV).

Se os 2 primeiros aspectos estiverem atendidos e o resultado do som ainda deixa a desejar só restará trabalhar no terceiro aspecto e esse com apoio de profissional capacitado (vide SAV). Prepare-de para longas e intermináveis reuniões rsrsrsrs...

Como já foi muito falado aqui no SAV, dependendo da forma da instalação ou uso, equipamentos simples fornecem um ótimo som e equipamentos caros fornecem um péssimo som.

Cabe uma análise fria e tranquila de cada caso.

Grande abraço.
 
Elinesio IPDM disse:
obrigado pela ajuda.
os TweetRS já estão c capacitores,as cx estão em paralelo e trabalho com os atenuadores do amp na metade realmente as cx não tem div de frequência internos pensei até em arrumar um crossover e dividir a entrada das cxs, pois a queima e constante, ex tivemos um evento num sábado e troquei todos os reparos dos tais tweetr no domingo já era.
podre ser tb pq só estou na igreja nos fins de semana pois trabalho a noite e o pessoal e meio surdo
pra eles quanto mais alto melhor esta o som. to numa sinuca de bico

O problema pode estar em vários pontos, mas uma coisa é certa, uma caixa sem um divisor de frequência é obvio que a queima dos tweters serão frequentes, pois o uso dos capacitores apenas cortam as frequências que não interessam ao tweter, por isso se usa resistores de fio junto com os capacitores porque a sensibilidade do tweter é muito maior que do woofer.

digamos que a sensibilidade de entrada de um tweter seja de 116db e de um woofer seja em media de 95db temos 21db de diferença na sensibilidade de entrada, lembrando que a cada 3db temos uma dobra de volume, significa que quando o volume aplicado no woofer seja o "suficiente" para a igreja o tweter estará trabalhando quase 7 vezes mais alto que o wofer ocasionando a queima, por isso a necessidade do resistor em conjunto com os capacitores para tentar "equiparar" a sensibilidade de entrada dos dois transdutores.
 
"Huummm, Acho que capitei... Manda o modelo certo de sua mesa que vou procurar a sensibilidade de saída dela"

ai o link no google da foto da mesa, ah me perdoem disse que era de 16 más e só de 12 canais
Mesa-de-som-wattsom-ambw-es-tima-canais-balanceados-20140118105033.jpg
 
Mais uma vez obrigado pela ajuda.
Ja estou providenciando a compra dos resistores para evitar a queima dos tweeters, Iriel tb ja estou trocando todo o cabeamento e plugs por material sto angelo
 
Não achei o manual dela, para ter certeza da sensibilidade que ela fornece em 0db. Alguém ai sabe?
 
Muito obrigado @carlosecg .
A mesa em questão fornece (zero) 0dbu com o potenciômetro em 7.
O amplificador precisa de +4dbu para alcançar seu total rendimento.
Sendo assim, mesmo trabalhando com sua mesa entre o 0db, que é o numero 7.E o numero 10 que é o +ou -, +4dbu, o Sr vai estar fornecendo quase ou Ô, sinal que o amplificador precisa para fornecer seu rendimento total.
Agora... Normalmente em qual numero o Sr mantem o fader master da mesa?
 
Gostaria de fazer um esclarecimento, se vc me permite, @DJ GARAM. Há uma grande confusão em torno de "operar a mesa em 0 dB". A razão para que se ajuste o sinal de saída do equipamento em 0 db é estabelecer uma correta estrutura de ganho (como vc já disse) onde cada equipamento entregará ao seguinte o nível de sinal ideal para operação.

A confusão que se faz está relacionada à posição dos potenciômetros da mesa, que são colocados em 0 dB, como se isso garantisse o nível do sinal ideal na saída. No entanto, isso não é verdade. O que temos de observar para garantir que o equipamento está entregando um sinal em 0 dB é a BARRA DE LEDS. Nela veremos o sinal oscilar e aumentaremos o seu nível por meio do fader até que a leitura da barra de leds mostre-o flutuando em torno do 0 dB (quando as cores mudam do verde para o amarelo). No caso desta mesa em particular (AMBW 12), que não possui barra de leds, há um led acima do master fader identificado como 0 dB. Quando ele acende, significa que o sinal na saída do equipamento está oscilando próximo ao 0 dB.

É importante notar, que a saída do sinal nos masters vai depender do ganho de entrada do canal, do volume do canal e, por último, do volume do próprio master.

[]'s
 
Claro Prof. @David Fernandes. Permito dessa e sempre, já aprendi muito com o Sr, é até uma honra, e é um bom alerta.
Agora, como no caso dele, ele deve trabalhar com o master acima do 0 db para entregar os +4dbu, que o amplificador precisa para fornecer total rendimento correto? E se for... podemos nos guiar, pela serigrafia da mesa? onde a cada numero que aumentar consideramos + 1db? Obrigado.
 
Back
Topo