Som da minha igreja, ajuda com subwoofer

Augusto Lima

New Member
Olá pessoal,
Estou com uma dúvida muito grande que tem tirado o meu sono. Creio que aqui alguém poderá tirá-la. Pois bem, em minha igreja conto com uma mesa Yamaha MG 24 14FX e com 4 caixas no PA ( selenium SPM 1503A).Essa caixas estão ligadas na saída ST da mesa. A grande questão é que estamos pensando em ligar o contra-baixo na mesa e microfonar a bateria, pois já ligamos a caixa do violão e do teclado em linha na mesa. A Yamaha MG24 tem a saída mono, e nessa saída existe um filtro para som baixo que vai de 120Hz a 80Hz. Com certeza seria ideal ligar um contra-baixo nessa saída, só que andamos vendo que não é possível encaminhar o sinal do canal somente para a saída mono. Se ligarmos o canal, para o som sair na saída mono é necessário direcionar a saída ST. A pergunta é: Ligar o contra-baixo e a bateria nesse sistema pode vir a danificar minhas caixas ativas? Há algum meio deu ligar esse subwoofer sem o som grave sair nessas caixas ativas?
Desde já agradeço a atenção
 
As caixas só serão danificadas se você exceder o limite delas, assim como qualquer outro sistema.
O SUB serve apenas de reforço para graves, ele não atribui nenhuma garantia ou proteção às altas, pois com ou sem SUB as altas vão reproduzir o mesmo som!

Quanto a saída para o SUB, se não quiser que o SUB fique “linkado” ao seu PA, use um AUX POST para fazer uma mandada exclusiva para o SUB.
Se você não tiver nenhum AUX disponível, use um SUB-OUT para fazer esta mandada.
 
Então pTjz, caso eu opte por fazer a ligação do subwoofer pelo aux, eu teria que instalar um crossover para filtrar e deixar passar só o grave?
 
Depende do seu SUB, se ele for ativo normalmente já vem com crossover, se ele não for sim, você precisará de um.
 
O que você acha mais interessante? Um sub no aux, ou linkado no PA? Estava pensando em caso fosse linká-lo no PA, comprar um crossover para cortar o grave nas caixas....
 
Cara isso é bastante relativo, existem situações e situações.
Mas nas minhas experiências em diversas igrejas da minha região constatei EM MEU GOSTO PESSOAL que o mais versátil é se utilizar um SUB para esta mandada.
Eu gosto de peso, mas o peso sob medida e em peças específicas.
Gosto de ter o controle total do SUB e de limpar a MIX do mesmo.

Mas em concepção, o sub é extensão do PA então trabalhar linkado é também uma boa coisa, principalmente em locais grandes com alto SPL.

Quanto ao crossover você vai precisar dele usando SUBGRUPO ou linkando, a menos que o sub seja ativo e já venha com crossover.
 
Olá Augusto, recomendo que você use um crossover na saída ST da mesa e separar os sinais das caixas ativas e do sub, de preferencia um crossover de boa qualidade, o som das ativas ficará limpo e sua mix será simples de operar.
 
Back
Topo