Som do teclado

G

Guest

Guest
Eu queria umas dicas de como melhorar os som do teclado da igreja.
Eu acho aquele som muito esquisito, o modelo do teclado é Korg X5D
e a mesa é de seis canias work, eu acho q é isso.

Mandem sugestões para mim.

Agradecido.

Filipe.
 
O som do teclado fica esquisito por que a mesa e as caixas são esquisitas.
Provavelmente o teclado deve estar muito grave, acentue os agudos retire graves, mas o que definirá a equalização é o seu ouvido.
Faça muitos testes de equalização (não durante o culto, faça antes).

APDSJ
 
Olá Filipe,

já tivemos na minha igreja o Korg X5-D. Bastante razoável, mas as meninas preferem o Kurzweil.

Isso me lembrou de uma história interessante. Fiz um casamento, levei uma Mackie e caixas boas, com driver de titânio e tudo o mais.

O tecladista tinha um Kurzweil. Ele passou o culto reclamando que o teclado estava agudo demais. Eu falei para ele que não, que o canal estava fletado, que o som estava perfeito. Tanto reclamou que, ao final do culto, foi lá "tirar satisfação", dizer que o som dele é muito mais grave, que não tem agudos, etc.

"Eu toco aqui já faz um ano e o som do teclado nunca foi esse" ele falou.

"Toca aonde? Só aqui mesmo na igreja"? perguntei

"Isso mesmo".

"Ah, então já sei o que houve. Hoje você escutou o verdadeiro som do seu teclado. É assim que ele soa em equipamento de qualidade".

É incrível. O rapaz comprou o teclado sem escutar, só porque ouvia os outros dizerem que é bom. Ele se acostumou com o som ruim do mesmo nas caixas de som da igreja. Tanto se acostumou que, quando ouviu o verdadeiro som, estranhou e até não gostou!

Isso acontece com todo mundo que mexe com louvor. A gente se acostuma com coisa ruim e demora a perceber quando tem nas mãos coisa boa. O cantor usa microfone porcaria e acha que tá bom, o músico, o operador de som então, nem se fala... acha que Ciclotron é a melhor marca do mundo!

Um abraço,

Fernando
 
realmente bersan, a maioria das igrejas q possuem o stage piano da kurzweil tochão grave, e ainda com MXS e AMBW q reforçam os graves de graça, eu acho e som muito abafado até q ouvi o demo dos som no site é outra coisa o som. até parecia som de piano!!!!!
ai duas semanas atrás "toquei" em em ligado a uma behringer sl2442
tudo flat no ultimo canal esterio e sem efeitos. ai descobri pq que eles amentam os graves, pq as tecla mais graves do teclado tem um som mais atenuado q as demais (necessitando de um, toque mais forte), ai eu até gostei pq em um piano é assim mesmo (claro q so o modelo 88x emula um piano com maior precisao). Rezumindo os tecladistas querem um som de baixo num piano!!!!!! ai estragam o som. :roll:


Eu queria umas dicas de como melhorar os som do teclado da igreja.
Eu acho aquele som muito esquisito, o modelo do teclado é Korg X5D
e a mesa é de seis canias work, eu acho q é isso.


oi Felipe eu não conheço o timbre de som do X5D
vc deve ter uma MSX 6 II (péssimo pré - ou som "PRÉSSIMO" :D ) essa mesa possui um forte ganho nos graves.
Aki na minha igreja temos um piano digital da Yamaha P80,
eu geralmente deixo o som com grave as 10:00 medio entre 12:30 13:00
e agudo entre 14:00 e 15:00 (isso ainda com o brilho do teclado no maximo). Claro q o som de piano do P80 é superior ao do X5D pois é projetado especialmente para som de piano.
Se o som do teclado (no meu caso) ficar fletado fika muito abafado com excesso de graves (muito médio grave) pouco agudo (isso é consequencia da mesa MSX 6 II msm, e das caixa tb da works).
te sugiro combinar com o tecladista um dia so vcs para regular o som (claro q a acústica interfere igreja vazia e cheia muda muito o som) porém regular no culto não é legal :D
 
Olá pra todos do forum.
Gostaria da ajuda de vocês pra saber se poderia haver algum problema em se ter um teclado YAMAHA PRS 270 ligado a um pedal PEDAL SWITCH que acompanha uma caixa acústica antiga(PRC 500/ciclotron)?
A tecladista costuma utilizá-lo para sustentar o som e aumentar o volume consequentemente.Como os cultos são rápidos,pode até não haver problema imediatamente,mas a longo prazo...?Usamos atualmente uma mesa MXS de 6 canais.Me ajudem por favor.Desde já,obrigado.
 
Não sou tecladista, mas esse pedal switch não serve para volume. Ele é um potenciômetro do tipo liga-desliga, e serve para sustain, não para volume.

Fernando
 
marcinho disse:
Olá pra todos do forum.
Gostaria da ajuda de vocês pra saber se poderia haver algum problema em se ter um teclado YAMAHA PRS 270 ligado a um pedal PEDAL SWITCH que acompanha uma caixa acústica antiga(PRC 500/ciclotron)?
A tecladista costuma utilizá-lo para sustentar o som e aumentar o volume consequentemente.Como os cultos são rápidos,pode até não haver problema imediatamente,mas a longo prazo...?Usamos atualmente uma mesa MXS de 6 canais.Me ajudem por favor.Desde já,obrigado.

Acho que o que ele quis dizer é que ao utilizar o pedal de sustain o volume "aumenta" pois é como se tocasse mais teclas ao mesmo tempo. Ratificando, pode ser utilizado como pedal de sustain, mas como pedal de volume propriamente dito, não.
 
Hum, é isso mesmo, o Marcinho falou certo...

para sustentar o som e aumentar o volume consequentemente

Marcinho, pode usar sem problemas o pedal. É exatamente o mesmo que um pedal original Korg, Roland, Yamaha, apenas provavelmente não terá a mesma durabilidade.

Fernando
 
Muito obrigado Bersan e Deiny,
Vocês retiraram uma dúvida enorme da minnha cabeça,até porque estamos trocando os nossos equipamentos (por causa do site que nos deu um grande incentivo),e eu não queria ser responsavel por uma futuro problema.
Oro a Deus Pra que vcs continuem nos auxiliando com tanto afinco quanto tem demonstrado.

Que Deus os abençoem!!!
 
Uso um SP88x como Master Controller e um Axiom nnnuma interface midi junto com samples diversos.
O ideal é ouvir e entender totalmente o som de de seu(s) teclado(s) pra poder extrair o mais próximo possível deste timbre no PA.
 
Olá a todos, eu toco teclado na igreja, mas meu som não está muito bom.
Meu teclado é um Kong kross 61 . Eu ligo em uma caixa de som ampliada staner, e dessa caixa eu ligo na mesa, mas som parece que sai com eco. Já tentei várias regulagem. Já tentei ligar em uma outra mesa de som que tenho uma phonic am85
E dessa mesa ligar na outra. Mas sem muito sucesso.
Ficarei grato pela suas ajudas.
Abraço.
 
Seja bem-vindo ao SAV!
Não seria o Korg Kronos ?
Vc já tentou ligar direto na mesa?
Ligou da saída mono do teclado para a entrada line da mesa?
Ou pegou das saídas L/R do teclado e ligou nas respectivas entradas de um canal estéreo da mesa?
Está usando algum tipo de adaptador em algum plug?
 
obrigado ! por responder.
eu tenho um cabo Y 2 pontas mono de um lado e 1 ponta estério, as 2 ponta mono vai no teclado e
a ponta estério vai na mesa. e já fiz a ligação com 2 cabos mono ligando em 2 canais da mesa.
coloco o pam 1 para cada lado.
o meu teclado é korg kross 61 e kronos.
talvez seja o teclado que tenha pouca qualidade, o valor dele é 3500,00 reais. talves a troca do teclado resolve o problema.
 
@quieu barbosa;
Acredito que seu problema seja bem mais fácil de resolver e a korg não é uma marca que me pareça ter um som ruim assim mesmo nesta faixa de preço.
No meu entender o problema está na forma como vc está usando o cabo Y, deve estar causando cancelamento no sinal. Qual a necessidade real de usar o teclado em estéreo?
Se não houver necessidade ligue-o com um cabo mono da saída Mono dele para uma entrada Line de sua mesa. Se houver necessidade ligue-o com dois cabos mono, um na saída L/Mono e outro na saída R, nas respectivas entradas estéreo de sua mesa que são as 3/4 e 5/6 conforme marquei na foto. Deve resolver. Phonic1.jpg
 
A linha kross é muito boa sim. Tu pode estar com problemas de cancelamento pelo cabo y, ou ativado efeitos de echo mesmo. Parece simples, mas verifique suas configurações no teclado e na caixa também.
Ligue o teclado direto na caixa em mono, veja como está, ligue direto na mesa também e teste. Se te agradar, em estéreo tem que ficar melhor, devido aos layers e afins editáveis para este fim.
 
Olá alessandrofabio ! Eu fiz alguns teste aqui em casa ,conforme o membro altVam13 me explicou . Mas não fiz o teste na igreja ainda. No domingo vou tocar aí eu vejo como vai ficar.
(Aqui em casa ficou bom)
Eu liguei o teclado com 2 cabos no canal Estéreo da mesa, é da mesa eu liguei na minha caixa que tenho em casa.
Na igreja eu preciso ver como vou ligar da minha mesa na outra.
Eu acho que é da saída out da minha mesa para a entrada li e da outra mesa.
Valeu até mais.
 
se tu vai ligar na sua mesa primeiro, tu vai mandar o master da sua mesa para o canal da mesa principal. Procure no fórum por ligação entre duas mesas de som que vai encontrar tudo sobre isto e como vai poder fazer, tem vasto material.
 
Back
Topo