Som IASD Central Canoas/RS

AndreGrosa

New Member
Oi pessoal,
Vamos renovar o som de nossa igreja. Estamos pensando em instalar um line da Attack de forma central, eis o projeto:
4 Caixas de alta VRV206A;
1 Sub VRS118A;
4 Monitor VRM1230A;
1 Processador DBX PA+;
A mesa que temos é a Behringer xenyx 2222FX.

Nossa igreja tem 12m de largura, 25m de cumprimento, mais uns 5m de plataforma, o pé direito é 4,5m e tem capacidade para 250 pessoas. Não há nenhum tipo de tratamento acústico, o forro é gesso, o piso é parquet e as janelas ficam sempre fechadas por causa do ar condicionado.

Vou ficar muito agradecido se puderem me ajudar com as seguintes questões:
1 - A qualidade de som em mono, como estamos fazendo fica ruim?
2 - Há problema em instalar o sub atrás das caixas de alta?
3 - Qual seria uma boa opção pro front fill?

Abraço.
 
Última edição:
E pensamos em instalar o sub atrás das caixas de alta de forma centralizada:
 

Attachments

  • IMG_4390.PNG
    IMG_4390.PNG
    161.8 KB · Visitas: 35
Ser mono não é o problema, acho que o sistema proposto não te atenderá bem.
Estou no celular, então amanhã respondo melhor
 
EU particularmente não gosto desse sistema da Attack, recomendo consultar outras opções antes de fazer um investimento desse porte.
 
Muito obrigado pessoal, mas vou responder a vocês:
Murilo, pelo contrário, esse sistema da Attack parece ser muito bom. Já lí vários comentários aqui no sav sobre isso.
Nós analisamos várias opções e essa parece ser a melhor.
Isinho, se sobrar não tem problema, o importante é que a qualidade fique boa.

O que vocês me sugerem?
 
@AndreGrosa , o que o Murilo postou foi a opinião dele sobre o sistema ao qual menciona. E vou dar a minha opinião também: Não gosto da linha Attack Versa, a própria attack tem sistemas bem melhores!

Sobre o seu uso, na sua igreja, não recomento adotar line não.... o ideal é sistema convencional mesmo e ainda podendo montar um cluster central bem parecido com o que vc menciona.

O sub sendo montado atras das caixas não é o correto, mas falar que não pode ser feito não posso... (já vi cada coisa...rsrs), o certo é deixar todas as fontes sonoras no mesmo alinhamento para não se ter cancelamento/atrasos....

Sobre fazer sua mixagem em mono (creio que seja essa a duvida), a grande maioria faz a mixagem em mono, é raro se ter uma mixagem stereo (abusando da utilização do PAN nas mesas), sendo assim, não se tem nenhum problema em utilizar / mixar em mono, a qualidade é a mesma. Agora, se estiver falando da utilização das caixas apenas ao centro, não se tendo as caixas L + R e sim apenas C, pode ficar tranquilo que empata com o que acabei de escrever!rsrs

Repense um pouco sobre seu projeto e a utilização de line, pois o custo será alto e pode adotar outro sistema e obter um resultado até melhor.
 
Mas se eu fizesse um cluster central, onde eu colocaria o sub?
Se o sub ficar no chão teremos desalinhamento, não é?
 
Pode-se colocar o sub no chão sem problemas, desde que logo abaixo dos lines.
A questão de o @isinho e o @tonreb disse sobre sobrar potencia, não tem só haver com o som não ficar bom mais sim na distribuição do som propriamente dita.

Hoje temos um anfiteatro aqui em SP capital que tenho esse line versa para 4 mil pessoas (só que temos mais caixas rsss) acho o som ruim, justamente pelo que te falei.

Como nossa igreja utiliza pouco SPL, as caixas "respondem mal" (digamos assim, rsss), pois com pouco som fica ruim de entender e com um pouco mais gera muito "eco", os participantes ficam sentados absorvendo pouco o som, os subs desta linha não sei se por equalização do local ou do gerenciador de PA utilizado, tem um som ruim, comparado a um antera ativa de 18".

Em um outro local que temos em minas gerais, para 2 mil pessoas, alcançamos uma sonorização melhor com caixas em FLY pela dinâmica dos cultos.
Poste suas impressões, e quando escolher o projeto, posta ai também para agente.

8) 8)
 
Se o sub ficar no chão, não gera desalinhamento não. Gera se ficar a frente ou atrás das caixas.
Mas isso é facilmente resolvido

Quer um bom som?
Investe o mesmo valor em caixas convencionais e um bom sub, e seu rendimento será muito superior em qualidade.

Ps.: Quem te indicou o line foi vendedor né?
 
Uso Attack Versa 206 na igreja. Posso dizer que o sistema é bom.

Mas isso que o isinho falou, acima, de que terá rendimento superior com sistema tradicional. Isso é pura verdade.
Falo pq a igreja comprou duas caixas com sistema duas vias, caixas de ponta, e o resultado foi surpreendente.
 
@Lucas Fernandes, na realidade este não é um sub propriamente dito, e sim o acoplamento para o sistema no medio-grave....

perceba que no projeto estão sendo utilizados:
P.A.
  • 1 FZ J212A
  • 4 FZ J08A
  • 2 FZ Sub 18A

    Delays
  • 4 FZ 108A
 
eu penso que é muito som dentro de uma igreja, poucas casas de show tem tanto som quanto uma igreja destas. Posso até estar errado mais acho que é muito som mesmo.

Estou doido que passa esta moda de line array e sub gigantes e chega a moda das colunas fininhas e discretas!! (Já que apenas um bom sistema de som não é mais suficiente).
 
Back
Topo