Som / Iluminação / Video ! Ajuda !

dj.b2

New Member
Boa Noite Amigos !

Tenho Pouco tempo no Ramo do Audio Profissional , Sou Baixista ,mas de uns anos pra ca , vim a me interessar por essa area !

Em minha nova igreja esta em fase de construção ainda !
O pastor me Pediu para Projetar todo o som da Igreja !

Desde ja Pedi pra ele deixar tubulação da onde estara os controles ate no altar onde estarão os equipamentos a serem ligados .
A igreja contara futuramente com som iluminação e Video !

não sei qual tipo de cabos que as iluminações usam , é o mesmo padrão xlr ? posso usar tudo em uma medusa só ? e video qual o tipo de cabo e equipamento !


Projeto para a igreja !

Som
Mesa de 24 ou 32 canais Digital para gravação de canais individuais e dispensar equalizadores compressores etc.
Crossover + Amps + caixas passivas
P.A sistema Line Warray ( Fly) 3 caixas medio alto 1 Sub MTL2 1 Medio grave de 12 (por lado )

Telão com data show !

Sistema de gravação e video

PReciso de Ajuda e ideia !
 
Boa noite,

Rapaz, ''cabo de iluminacao'', sistema dmx, não pode ser nunca ligado em medusas junto com o sinal de audio pois da muita interferência, principalmente se vc estiver usando essas mesas dmx mais simples, ex operator 192.

no dmx sempre use os cabos específicos para dmx, eles são meio caros mais são os que funcionam bem, nunca use cabos de microfone pois a freqüência que cada um trabalha é completamente diferente...

no final da linha do dmx use um terminador, o terminador é um conector xlr com um resistor de 120 ohms soldados nos terminais 2 e 3 do conector...

no video qual seria a metragem e o tipo de sinal para conectar (composto, digital, componente)??

qualquer duvida é só falar...

abs
 
patrickredo disse:
no dmx sempre use os cabos específicos para dmx, eles são meio caros mais são os que funcionam bem, nunca use cabos de microfone pois a freqüência que cada um trabalha é completamente diferente...

Minha rede DMX tem cerca de 30 metros de comprimento, sendo oito equipamentos ligados em série. Sempre utilizei cabos de microfone e conectores XLR em minhas ligações DMX e nunca tive problemas. A diferença fica somente por conta do terminal, como você comentou, e pela inversão dos polos nos conectores. Funciona que é uma maravilha.
 
dj.b2 disse:
não sei qual tipo de cabos que as iluminações usam , é o mesmo padrão xlr ? posso usar tudo em uma medusa só ? e video qual o tipo de cabo e equipamento ! Telão com data show ! Sistema de gravação e video !

Embora nunca tenha testado, em princípio, não vejo problemas em utilizar o multicabo do som para transmitir dados de protocolo DMX. A rigor deveria funcionar, mas só testando mesmo. Também não vislumbro qualquer problema de interferência, pois a comunicação no protocolo DMX é digital. Lembre-se, no entanto, que a ligação entre equipamentos em uma rede DMX é em série (sai de um equipamento e entra em outro) e você só precisaria de um conector na banheira da medusa para fazer o serviço. Esse conector específico terá PADRÃO DE LIGAÇÃO DIFERENTE das demais conexões XLR da medusa e seria importante você identificá-lo, a fim de evitar ligações trocadas, que possam, eventualmente, danificar um ou mais equipamentos. Com base no exposto, recomendo avaliar se é realmente necessária a utlização do multicabo para tal finalidade, pois como já disse, você precisa somente de um cabo comum de microfone até o primeiro equipamento da rede DMX, pois dai em diante vai tudo em série.
 
Na teoria, é errado usar cabos de áudio (multicabos incluídos) para transmitir sinal DMX, por causa da impedância dos cabos. Na prática, como sempre usamos muito menos do que o limite (500m tranquilamente), esse tipo de "barbeiragem" passa sem problema algum.

Também seria possível o DMX interferir nos outros sinais do multicabo (justamente por ser digital), mas já usei dessa maneira inúmeras vezes sem problema algum. Não faz muito sentido a qualidade da mesa mudar a interferência causada, pois o RS485 tem os níveis de tensão padronizados e qualquer coisa muito fora do padrão não vai funcionar.
 
rafaellerm disse:
Também seria possível o DMX interferir nos outros sinais do multicabo (justamente por ser digital

Estranho...Não sabia que bites causavam algum tipo de interferência em sinais de áudio. Nesse caso, acho que não há sistema balanceado que dê jeito, pois, seja lá qual for o tipo de interferência citado, não será por indutância...Vivendo e aprendendo...
 
O sistema balanceado com certeza protege os sinais dentro do multicabo, não importa a origem do ruído. O próprio sinal DMX (RS485) é balanceado, o que também reduz bastante a interferência causada por ele. Por isso não há problemas de ruído ao passar DMX pelo multicabo.

Mas daí a dizer que sinais digitais não causam interferência é demais -- por natureza, eles são bastante "sujos" no espectro de frequência...
 
Back
Topo