Som novo para igreja, está tudo certo?

Wesley Braz

New Member
Olá pessoal, tudo bem?
Bom, sou novo por aqui então peço desculpas se eu estiver fazendo a pergunta errada ou no lugar errado...
Não entendo muito sobre equipamentos de som, toco guitarra... então sei equalizar ela somente e mais nada, e gostaria de tirar umas dúvidas, conto com a compreensão de vocês :)

Então vamos a duvida...
Pequena historia para entenderem...
Estamos para começar a construção de uma nova igreja (estrutura física, acústica, equipamentos, tudo do zero)
O tamanho da igreja é 15m x 25m, altura 4m, quanto a acustica não nos preocupamos muito pq o pastor vai contratar uma empresa para cuidar disso.
Porém como os gastos já estão elevados, fiquei responsável por correr atras de equipamento e etc...
Preciso deixar o equipamento pronto, para então receber instrumentos e etc...
Tenho um Porém... Moro em Portugal, então equipamentos Nacionais Brasileiros ficam fora de cogitação.

Não temos absolutamente NADA de equipamento... como falei, tudo do zero.
Aqui em portugal é realmente dificil testar um instrumento ou equipamento nas lojas... resumindo, não consigo testar, tenho que comprar às cegas...


O que precisamos que o equipamento nos forneça é:

5 canais para microfone
1 canal para guitarra
1 canal para teclado (aquele que só simula piano, n sei o nome kk)
1 canal para teclado sintetizador
1 canal para bateria eletrônica
1 canal para contrabaixo
1 canal para violão
1 canal L/R para notebook

Saída para 2 PA + 2 retornos
Efeito Reverb na mesa

E acho que é tudo o que precisamos... Então os equipamentos que pesquisei são:

Mesa de Som Yamaha Mg16xu

2 PA Yamaha DBR15
http://www.musifex.pt/yamaha-dbr15

ou este PA RCF Art 712 - A MK II (preciso da indicação de vocês)
https://www.thomann.de/pt/rcf_art_712a_mk_ii.htm

Microfones Shure SM58

Mas, imagino que seja necessário um Equalizador, gostaria da indicação de vocês, preciso que seja um no nível do restante dos equips...
Os cabos vou escolher os melhores que tivermos disponíveis na loja.
Sei que alguns vão se perguntar "Nem construiu a igreja toda ainda, ja quer o equipamento de som?"
Eu explico... Vamos ganhar estes equipamentos, então é justamente por ser ganhado que não podemos meter a faca kkkk.


Enfim.. é isto, agora a pergunta que faço é:
Estou no caminho certo? Há algum desnível na qualidade entre os equipamentos?

Agradeço desde já, qualquer ajuda será de grande valia.
Att. Wesley Braz
 
Seja bem vindo meu amigo lusitano!
O SAV transpondo barreiras continentais! Quem imaginaria!

Minhas sugestões:
- mesa RCF M18, é digital, tem vários recursos a mais que a XU e custa quase mesmo preço na Thomann;
- pra definir o PA mais adequadamente seria interessante saber o público a ser alcançado. Entre DBR15 e Art 712 fico com as Art, na minha opinião são melhores e estão 100 euros mais baratas;
- mics tenho que confessar que não gosto de Shure, no lugar dos SM58 te indicaria os Audix OM3 que custam quase a mesma coisa por aí, ou ainda os Superlux Pra D1 ou Supelux Top258 ( estes beeeem mais baratos e com qualidade equivalente aos Shure );
- equalizador eu recomendaria pegar logo um processador. Na Thomann tem o Behringer DCX 2496 por 315 euros.
 
vou ter q pesquisar primeiro o que é um processador pois não sei kkkk......
Mas obrigado pelas informações, já vou estar dando uma olhadinha legal nisso ae
Fique com Deus
 
Moro em Portugal, então equipamentos Nacionais Brasileiros ficam fora de cogitação.

Quando procuramos qualidade aqui no BR, equipamentos nacionais brasileiros também ficam fora de cogitação!!!rsrsrs (logicamente que temos algumas exceções)


A mesa, vai de digital, uma M18 ou uma XR18 vai ser bem melhor pra vc....

Quanto a caixa, a RCF 712 te dará melhor rendimento, e futuramente procure instalar um sub, isso vai te ajudar muito visto que terão um tratamento acústico adequado (recomento um sub central - já veja a possibilidade de instalar abaixo do pulpito desde o inicio das obras, faça ele com uns 65cm de altura....).


mics shure SM58 são mais que bons, diria referencia....rs

- mics tenho que confessar que não gosto de Shure, no lugar dos SM58 te indicaria os Audix OM3 que custam quase a mesma coisa por aí, ou ainda os Superlux Pra D1 ou Supelux Top258 ( estes beeeem mais baratos e com qualidade equivalente aos Shure );

@AltVan13 , ele mora nas ZUROPA, não é a mesma realidade nossa...rs
da pra ele pegar vários mics bons pagando pouca coisa a mais.... sendo assim, recomendo SIM o SM58, mas procure ter outros mics de outras marcas (e com sobras) para poder comparar o que vai ficar melhor.... e os sem fio, pode pegar um BETA58 da linha GLXD da shure, vai te atender de boa!

retorno:
https://www.thomann.de/pt/rcf_art_310_a_mk_iii.htm?ref=search_rslt_rcf_280379_1

a 310 já vai atender legal, ou pegue uma 710.....


Quanto ao processador, se quiser nem precisa utilizar, pegue tudo ativo, um sub desse aqui:
https://www.thomann.de/pt/rcf_sub_708_as_ii.htm?ref=search_rslt_rcf_369558_9

mande todo o sinal pra ele e dele para as tops.... o som ficará muito bom!

Abraços!
 
Então professor;

Minha questão com o Shure SM 58 é pessoal, deixei claro pro Wesley, e todos os preços que comparei foram com base no que é encontrado na Thomann, que é a loja que ele indicou estar tencionando comprar.
SM 58 tá 109 euros, o Audix OM3 tá 111 euros, o Superlux tá 28 euros ( O Pra D1 ) e 45 euros ( o Top 258 ). Dos que conheço se tivesse indicaria os Lewitt, mas não tem lá.
Como ele disse que será uma doação e não quer esfolar o doador, indiquei com base no que eu mesmo compraria se estivesse no lugar dele, por isso mudei minha opção original, que seria a Benringer XR18 Air para a RCF M18 ( está na Thomann por 449 euros enquanto a MG16 XU está por 419 euros ).
 
A XR18 da behringer foi um excelente indicação pra o que vc precisa! não esqueça dos direct box pra cada instrumento! como vc vai usar bateria eletronica sugiro usar sub no seu sistema!! as RCF são muito boas! se for yamaha melhor a DXR!
 
A XR18 da behringer foi um excelente indicação pra o que vc precisa! não esqueça dos direct box pra cada instrumento! como vc vai usar bateria eletronica sugiro usar sub no seu sistema!! as RCF são muito boas! se for yamaha melhor a DXR!
Olá. No caso da mesa XR18 precisa de Direct Box? Ela tem as conexões XLR/P10 (combo), não havendo a necessidade de ter os Direct Box?
Abraços querido.
 
Olá. No caso da mesa XR18 precisa de Direct Box? Ela tem as conexões XLR/P10 (combo), não havendo a necessidade de ter os Direct Box?
Abraços querido.
O DI existe para nivelar o sinal quando usamos cabos grandes.
Se sua mesa fica perto dos instrumentos, você pode ligar direto no P10 da mesa.

Essas regras independem da mesa usada.
Recomendamos a leitura dos artigos sobre directbox disponíveis no site, vai aprender muita coisa bacana lá.
 
Back
Topo