Som para grupo vocal

c4l3b

New Member
Olá pessoal,
Há um bom tempo acompanho o fórum como leitor mas agora preciso de ajuda.
Canto num grupo vocal misto com 7 cantores e estamos pensando na possibilidade de aumentarmos para 10 cantores. Temos uma aparelhagem simples que usamos há 5 anos. Como o grupo se desenvolveu resolvemos fazer um plano para melhorar a qualidade do som que utilizamos. Nós geralmente utilizamos o nosso som para apresentações em igrejas pequenas com uma média de 50 - 200 membros.
Eu estive pesquisando e percebi que o ideal seria montar um som com equipamento de primeira com microfones shure beta 58, mesa de som de ultima geração... , mas infelizmente nessa segunda compra não vai dar (quem sabe poderemos fazer isso na próxima troca de aparelhagem), então a principio, queremos sair de algo simples para um nível intermediário.
Hoje utilizamos todos os microfones Behringer xm1800s, a mesa de som é Soudcraft Selenium Sx-1202fx com 12 canais (8 xlr) e duas caixas (ativa e passiva) Selenium com boca JBL de 15 polegadas. E não temos retorno.
Pensamos em trocar para microfones sem fio porque como o som não fica montado num lugar só, a gente pensou na praticidade. Praticamente toda semana estamos numa igreja diferente e o monta-desmonta acaba danificando muito os cabos. E com relação a mesa pensei em trocar por outra que tenha mais canais pra microfone e que tenha sincronização USB. As caixas ACHO que não precisamos trocar, sou leigo no assunto, mas caso vocês acham que seja necessário trocar, aceito sugestões.
O sistema está funcionando normalmente (só não temos retorno), a questão é que queremos montar um plano financeiro para trocar e melhorar a qualidade.

Quais seriam as indicações de vocês?
 
Última edição:
Seja bem vindo!
Você já deve ter pesquisado e visto que tem diversos outros grupos iguais a você com a mesma dúvida.
Mas, quanto você tem pra gastar inicialmente? Qual sua proposta musical? Usam CD, a capela, ou instrumentos? Ai ja dá pra gente ter uma noção...

Já te adianto que no sistema sem fio você vai ter mais trabalho do que praticidade. Imagina você procurando frequência pra 10 microfones diferentes sem que haja alguma interferência do local e entre eles.
Isso é trabalhoso, só em grandes produções nós vemos isso e com profissionais que cuidam somente dessa parte.
Referente aos cabos, é só comprar de qualidade e saber cuidar que você terá cabo até quando Jesus buscar a Igreja kkkkk


Abraços,
 
Kkkkkkkkkkkkk
A questão é que o pessoal está realmente cismado com os cabos... Mas mesmo que a gente escolha microfone com cabos eu gostaria de ter opções. A gente usa cd's e cantamos música cristã contemporânea. ( de Diante do Trono a Prisma Brasil). O orçamento é em média 10 mil.
 
Olá pessoal,
Há um bom tempo acompanho o fórum como leitor mas agora preciso de ajuda.
Canto num grupo vocal misto com 7 cantores e estamos pensando na possibilidade de aumentarmos para 10 cantores. Temos uma aparelhagem simples que usamos há 5 anos. Como o grupo se desenvolveu resolvemos fazer um plano para melhorar a qualidade do som que utilizamos. Nós geralmente utilizamos o nosso som para apresentações em igrejas pequenas com uma média de 50 - 200 membros.
Eu estive pesquisando e percebi que o ideal seria montar um som com equipamento de primeira com microfones shure beta 58, mesa de som de ultima geração... , mas infelizmente nessa segunda compra não vai dar (quem sabe poderemos fazer isso na próxima troca de aparelhagem), então a principio, queremos sair de algo simples para um nível intermediário.
Hoje utilizamos todos os microfones Behringer xm1800s, a mesa de som é Soudcraft Selenium Sx-1202fx com 12 canais (8 xlr) e duas caixas (ativa e passiva) Selenium com boca JBL de 15 polegadas. E não temos retorno.
Pensamos em trocar para microfones sem fio porque como o som não fica montado num lugar só, a gente pensou na praticidade. Praticamente toda semana estamos numa igreja diferente e o monta-desmonta acaba danificando muito os cabos. E com relação a mesa pensei em trocar por outra que tenha mais canais pra microfone e que tenha sincronização USB. As caixas ACHO que não precisamos trocar, sou leigo no assunto, mas caso vocês acham que seja necessário trocar, aceito sugestões.
O sistema está funcionando normalmente (só não temos retorno), a questão é que queremos montar um plano financeiro para trocar e melhorar a qualidade.

Quais seriam as indicações de vocês?
Primeiramente seja bem vindo!
Esse seu tópico se parece muito com o meu primeiro post aqui no som ao vivo. Eu tinha o mesmo dilema que você agora. Aprendi muito por aqui, e hoje até projeto de som e multimídia eu já implementei no maior templo evangélico aqui da minha região.
Tenho um grupo vocal com 15 cantores, e usamos playback e um teclado. Vou detalhar o sistema que temos hoje, quem sabe ele possa servir de parâmetro pra você.
Bem, vamos ao que interessa... Você vai precisar de um sistema que seja fácil de transportar, e rápido de montar e desmontar. Duas caixas ativas com falante de 10 lhe atenderiam bem, talvez RCF art310 seja o mais indicado.
Quanto à mesa de som, eu uso no meu grupo uma behringer x18, é uma mesa ótima para a minha aplicação, acho que pra você também se encaixaria bem. Como você diz que serão 10 cantores, ainda sobrariam mais 6 entradas para instrumentos. E com ela você ainda elimina a necessidade do multicabo.
Com relação aos microfones, usamos os Samson Q7 com bom aproveitamento, não temos do que reclamar.
Uso duas caixas Samson auro d208 como retorno, são bem compactas e nos atendem de forma satisfatória.
 
Última edição:
Uow, então você sabe pelo que eu estou passando hahaha. Espero estar tão experiente quanto você no futuro!

A informação do seu sistema foi extremamente válida! Caaara, não sabia da existência de mesa digital nessa faixa de preço :O, Gostei muito da opção. Eu fiquei babando numa mackie que vi de 8 mil na net e ja tava fazendo planos de comprar daqui há 15 anos kkkkk, e pelo que eu vi na net essa behringer trabalha muito bem. Vi mesas analógicas da yamaha e da mackie mais caras que essa e tinha considerado analisar... Já estou mirando nessa mesa Behringer X18, se não aparecer uma outra opção melhor (acho difícil) ela será a escolhida! Mas @Alex Sandes tire uma dúvida, você consegue sincronizar com sucesso com windows e android? Outra coisa, acho que não entendi direito quando vc disse que não há necessidade de uso de multicabo...
 
Seja bem vindo @c413b !

Sistema top hein, @Alex Sandes! Parabéns!
Bem, talvez não seja tão complicado e nem caro assim atingir o objetivo que vc quer. Há vários sistemas que oferecem até oito mics sem fio funcionando simultaneamente e com frequência selecionável individualmente. No brasil acho que a Staner tem um assim ( mas acho que o dela são 4 ).
Vou falar do que eu possuo. tenho um Vocopro UH 5900. São 4 mics independentes, com bases independentes, acondicionadas em um rack mount onde compartilham a fonte de alimentação ( podem ser destacados e posicionados conforme desejado, alimentados por pilha ).
A qualidade do som do sistema, na minha opinião, não fica a dever nada aos sistema da Shure que usam a capsulá do SM58. O alcance dos transmissores vai além de 50 m, e isso com a base dentro de casa e eu com o transmissor lá na rua. Enfim custo benefício insuperável se comparado aos sistemas equivalentes de marcas conhecidas. A alimentação dos transmissores é compostas de 2 pilhas AA.
Aqui o vídeo do teste feito pelo @tonreb com o equipamento:
[youtube]

E aqui, um dos tópicos onde ele é mencionado:
https://www.somaovivo.org/forum/threads/oque-voces-acham-sera-que-funciona.6783/

Quanto á interferência entre os canais, na experiência com o meu que usa 4 mics, é nula ou, melhor dizendo, comigo nunca ocorreu mesmo usando simultâneamente um sistema duplo da Lewitt e outro simples da Shure. A seleção das frequências é muito fácil e é feita ligando a base, acessando o menu correspondente, ligando o mic e apontando pra ela. Pode ser feito manualmente tb.
 
Seja bem vindo @c413b !

Sistema top hein, @Alex Sandes! Parabéns!
Bem, talvez não seja tão complicado e nem caro assim atingir o objetivo que vc quer. Há vários sistemas que oferecem até oito mics sem fio funcionando simultaneamente e com frequência selecionável individualmente. No brasil acho que a Staner tem um assim ( mas acho que o dela são 4 ).
Vou falar do que eu possuo. tenho um Vocopro UH 5900. São 4 mics independentes, com bases independentes, acondicionadas em um rack mount onde compartilham a fonte de alimentação ( podem ser destacados e posicionados conforme desejado, alimentados por pilha ).
A qualidade do som do sistema, na minha opinião, não fica a dever nada aos sistema da Shure que usam a capsulá do SM58. O alcance dos transmissores vai além de 50 m, e isso com a base dentro de casa e eu com o transmissor lá na rua. Enfim custo benefício insuperável se comparado aos sistemas equivalentes de marcas conhecidas. A alimentação dos transmissores é compostas de 2 pilhas AA.
Aqui o vídeo do teste feito pelo @tonreb com o equipamento:
[youtube]

E aqui, um dos tópicos onde ele é mencionado:
https://www.somaovivo.org/forum/threads/oque-voces-acham-sera-que-funciona.6783/

Quanto á interferência entre os canais, na experiência com o meu que usa 4 mics, é nula ou, melhor dizendo, comigo nunca ocorreu mesmo usando simultâneamente um sistema duplo da Lewitt e outro simples da Shure. A seleção das frequências é muito fácil e é feita ligando a base, acessando o menu correspondente, ligando o mic e apontando pra ela. Pode ser feito manualmente tb.

@AltVan13 Eu já tinha visto esse sistema e com 4 e 8 microfones também mas não considerei comprar por não conhecer a qualidade e não achei site vendendo, vi em sites internacionais mas não achei quem enviasse para o Brasil e fiquei com medo de ser taxado e ficar mais caro que um melhor que o vocopro no Brasil, mas você sabe onde vende?
Eu já tinha visto em outros tópicos vc e o @tonreb comentando e agora vc mencionou também um sistema duplo da Lewitt, eles são melhores que os Vocopro? Você conhece o lyco uhxpro 02mm? Em questão de qualidade como ficaria o ramking entre eles? Porque se o nível de qualidade entre eles for equivalente, eu optaria pelo que saísse mais barato...
 
@c413b;

Recomendo que tenha cautela com esta questão de escolher o mais barato, tanto quanto recomendo cautela na de escolher o mais caro.
Quando vc diz que o Vocopro ficaria mais caro que um melhor no Brasil, a qual melhor vc está se referindo?
Veja que o @tonreb comparou o Vocopro ao Audiothecnnica e eu comparei ao Shure. Pesquise quanto vale um sistema destas marcas que tenha a mesma quantidade de transmissores.
Quanto aos nacionais, infelizmente não se comparam em qualidade aos que estamos citando nem nos sistemas simples, quanto mais nos sistemas múltiplos. Isso tanto referente ao som quanto á transmissão.
Já os Lewitt estão em um nível , mais uma vez na minha opinião, acima da linha SM58 da Shure. Mas... só dá para usar simultaneamente 2 transmissores, por isso um preço tão baixo em um equipamento de tanta qualidade, afinal, banda disponível custa caro.
 
@c413b;

Recomendo que tenha cautela com esta questão de escolher o mais barato, tanto quanto recomendo cautela na de escolher o mais caro.
Sim sim, eu disse que escolheria o mais barato SE e somente SE vc me dissesse que todos tem a mesma qualidade, mas vc ja deixou BEM claro que os lewitts são superiores. No meu caso eu devo procurar por dois sistemas duplos da Lewitts e comprar um quadruplo da vocopro OU deixar tudo no mesmo padrão e comprar os 8 vocopro? E onde vc me indica comprar?
 
Então, os Lewitt só rola no máximo, mas eu não arrisquei, um duplo e um simples. Mais que isso vai dar interferência . A opção que resta são os Vocopro, mas vc deve ter plena consciência dos prós e contras e fazer uma escolha consciente. Então, caso opte por eles seria o ideal um sistema com 8 mics e outro com 4 mics. Mas vamos aguardar a opinião do mestre @tonreb.
 
@AltVan13 pelo visto o tópico parou. Onde eu posso comprar esses microfones vocopro?

E sobre os prós e os contra que vc comentou não tenho plena consciência kkkk, poderia citá-los?
 
@c413b;

Vou te dar o caminho das pedras . Entra no site da Vocopro, baixa os manuais dos equipamentos, se tiver dúvidas manda email pra eles perguntando se podem funcionar simultaneamente 2 sistemas. Isso feito, vê na Amazon. Se os modelos desejados são enviados para o Brasil. Se for compre e seja feliz.
 
Última edição:
Os prós são vários por isso comprei um pra mim. Vc precisa considerar a questão da assistência e a probabilidade de interferência entre os canais. Pessoalmente acho que é muito pouca porque o range de frequências selecionáveis disponível é bem vasto.
 
Última edição:
Assim que chegar o quê? Conseguiu as informações que queria? Conseguiu comprar pre entregar aqui no Brasil?
Dá um retorno, aê?
 
Back
Topo