Som para roda de samba.

Siri

New Member
Olá pessoal, tenho uma roda de samba a 7 anos, fazemos eventos beneficentes de tempo em tempo, estes são realizados em praças, normalmente alugamos o som, mas estamos pensando em adquirir um.

Amigo meu recomendou o seguinte, duas Caixas JBL EON 615; Mesa behringer x air 18.

Mas pelo que li aqui, me parece que vou ter que adquirir um sub também né, lembrando que não temos muita grana, essa seria a configuração ideal pra gente, uma mesa mais barata não atenderia?

Normalmente nos eventos maiores ligamos o seguinte: 3 microfones, 1 surdo, 1 repique de mão, 1 trombone, 1 flauta, 1 violão, 1 cavaco, 1 7 cordas, 1 tumbadora, 1 pandeiro, só ai já são 12 canais necessários.

Vi que recomendam algumas caixas de som mais caras e menores em potência, mas no nosso caso a relação $$$ x potência parece ser melhor nessas EON 615 não?
 
Boa Noite @Siri

Em termos de mesa seria essa mesmo, pois ela tem tudo que vcs vão precisar. Vcs já possuem alguma coisa de retorno ?? Ou fazem tudo com duas caixas mesmo, e mics ?? Em relação às caixas, meu conselho é sempre o mesmo: "Escolha um parâmetro levando em consideração o que te disseram, depois, vá até uma loja e coloque pra tocar, de preferência usando sempre a mesma fonte emissora e volume e ajustes em "0" ou flat, deste modo vc terá a nítida sensação de quem fala mais e quem tem um timbre mais bonito. Daí vc decide. O melhor seriam as RCF, mas em áudio qualidade custa caro !!

Compare as caixas de mesma faixa de preço e decida. Vc será sempre seu melhor conselheiro, pois é vc que sabe o que procura. Leve em consideração quantas pessoas estarão nos eventos pra definir quantas caixas realmente serão necessárias !

Sucesso e abc
 
Boa Noite @Siri

Em termos de mesa seria essa mesmo, pois ela tem tudo que vcs vão precisar. Vcs já possuem alguma coisa de retorno ?? Ou fazem tudo com duas caixas mesmo, e mics ?? Em relação às caixas, meu conselho é sempre o mesmo: "Escolha um parâmetro levando em consideração o que te disseram, depois, vá até uma loja e coloque pra tocar, de preferência usando sempre a mesma fonte emissora e volume e ajustes em "0" ou flat, deste modo vc terá a nítida sensação de quem fala mais e quem tem um timbre mais bonito. Daí vc decide. O melhor seriam as RCF, mas em áudio qualidade custa caro !!

Compare as caixas de mesma faixa de preço e decida. Vc será sempre seu melhor conselheiro, pois é vc que sabe o que procura. Leve em consideração quantas pessoas estarão nos eventos pra definir quantas caixas realmente serão necessárias !

Sucesso e abc
Temos duas caixas inferiores de 12" que usamos de retorno.

Já teve evento com 200 pessoas.

Não seria necessário o sub?
 
Se vc usar cxs de 15 com respostas ateh 40 hz nao sentirah tanta falta, mas se quizer usar sub, aconselho caixas de 12" com um boa cobertura e um sub de 18".

Va ateh uma lija... eh a melhor saida pra indecisao !! Kkkk veja o sistema trabalhando !!

Abc
 
Se vc usar cxs de 15 com respostas ateh 40 hz nao sentirah tanta falta, mas se quizer usar sub, aconselho caixas de 12" com um boa cobertura e um sub de 18".

Va ateh uma lija... eh a melhor saida pra indecisao !! Kkkk veja o sistema trabalhando !!

Abc
Já abusando, não sou profissional do ramo, na especificação da 615 fala que a resposta de frequencia é de "Resposta da Frequência (±3 dB): 50 Hz - 20 kHz", ou seja, maior que a que vc falou, isso atende ou não?
 
Oi, Bom dia @Siri

Dependendo do resultado... ... ... ... ... NÃO !!! Por que... em samba, a gente escuta/sente o grave SIMULTANEAMENTE é coisa de carioca, o grave tem que VVVIIIBBBRRRAAARRR... o surdo e o bumbo tem de bater no peito.. e essa frequência começa a ser sentida lá pelos 40Hz ... que é ..... "o deslocamento do ar promovido pelo som" (falando de grosso modo) e é por isso que os subs de 15" estão caindo em desuso, pra fazerem o efeito dos de 18 e 21" eles tem de ser muito bem construídos pra retratar essas frequências. Então, se vc quer que esta sensação seja transmitida, gasta menos nas caixas de PA trazendo elas pra 12" e investe em um sub de 18"; acerta o corte dele pra reforçar as frequências que sentir falta nas caixas de cima, posiciona ele no chão ao centro entre as de 12 que vc cobrirá a vastidão de frequência que seus instrumentos/desejo necessita !

Dá uma olhada nas imagens abaixo pra ter uma ideia do que to falando :

Grafico-de-frequencias1.png equalization-chart1.jpg
Basta definir o que vc quer e enquadrar ao que vc espera de PA !!!

Abç
 
Elieser, boa tarde, continuo olhando aqui pra fazer de acordo com sua orientação, estamos tentados a pegar a sub da attack de 18, a VRS 1810A, ela seria o melhor CxB?
 
Olá @Siri

Na minha opinião sim; embora já tenham lojistas achando que a Attack não seja mais CxB... kkkk (Esse povo esquece das K e RCF... fora Staner e turbosound que tão com padrão lá em cima !! ) pois bem... pra vc não ter problema cedo; ele seria o melhor "menor" investimento da atualidade. É robustos, com ótima resposta e bastante confiável. Abaixo dele, os Oneal e na raspa do tacho; Donner.

Abc e Sucesso
 
Olá @Siri

Na minha opinião sim; embora já tenham lojistas achando que a Attack não seja mais CxB... kkkk (Esse povo esquece das K e RCF... fora Staner e turbosound que tão com padrão lá em cima !! ) pois bem... pra vc não ter problema cedo; ele seria o melhor "menor" investimento da atualidade. É robustos, com ótima resposta e bastante confiável. Abaixo dele, os Oneal e na raspa do tacho; Donner.

Abc e Sucesso

Pequeno problema aqui Elieser, o sub da attack tem 80 de altura aproximadamente, tenho uma camionete ele caberia na caçamba mas além o peso e semjeitura, na altura eu teria que tirar todas as vezes a proteção da caçamba e torcer pra não chover, tem algum outro que indica abaixo de 60 cm de altura? (sei que não é tecnico o questionamento, mas se puder ajudar agradeço imensamente).
 
Olá @Siri

Na minha opinião sim; embora já tenham lojistas achando que a Attack não seja mais CxB... kkkk (Esse povo esquece das K e RCF... fora Staner e turbosound que tão com padrão lá em cima !! ) pois bem... pra vc não ter problema cedo; ele seria o melhor "menor" investimento da atualidade. É robustos, com ótima resposta e bastante confiável. Abaixo dele, os Oneal e na raspa do tacho; Donner.

Abc e Sucesso
Ops, desculpa ai, vi que tinha recomendado o Oneal, ele atende em dimensão.
 
Back
Topo