Som perde qualidade com o tempo?

Douglas Lara

New Member
Pessoal,

Tenho um par de caixas Polk RTiA7 com um aplificador Onkyo 955, adquirido em 2008, tenho a percepção que o som já não é mais da mesma qualidade do passado. Parece que perdeu o brilho...

Comprei um par de caixas monitores KRK vxt 4 e quando os coloco lado a lado com meu sistema de som, a qualidade é muito melhor, apesar do tamanho...

O problema são as caixas Polk ? O amplificador Onkyo ? Ou já é tempo de trocar (8 anos) ?

Agradeço
 
Douglas, primeiramente bem vindo...

Não sou a melhor pessoa pra te dizer sobre isso, mas tem uma grande chance da tecnologia ter avançado bastante nestes anos, chegando ao ponto de superar a qualidade do seu antigo equipamento. Não é de se assustar tal acontecimento... O som não perde a qualidade com o tempo! Muito legal a sua dúvida...

Abraços!
 
Pode ser seu referencial (mas acho que não é), mas as vezes acontece de ouvir algo melhor e não gostar mais do que gostava.

A caixa é muito nova para ter problemas com componentes do divisor. Capacitores demoram mais tempo para dar problema e geralmente não acontecem simultaneamente.

Será que o receiver não tem alguma configuração diferente do usual?
Já chegou a mudar os presets do mesmo?
 
O SOM nao perde qualidade. Nem a imagem. kkkk
Nos quem esta envelhecendo e , consequentemente, nossos zouvidos ou zurelhas comecam pecar.
Tambem envelhecem materiais dos alto-falantes e capacitores.E material (tipo MDF) dos gabinetes das caixas sujeito a mudar suas características com tempo por causa de estresse e umidade.
8 anos pode ser pouco ou muito para equipamento de som e áudio considerando condições de uso.Considerando uso "bem light" compativel com modelos domesticas imagino que existe possibilidade de caixas de som apresentar uma leve degradação principalmente nos materiais de cone e aquele driver com ferr0-fluido mal dito.
O receiver pode deixar em paz no primeiro momento de avaliação.
Outra coisa.Voce compara equipamento profissional de classe media em referencia com sistema HiFi que apriori fica num degrau a baixo como todo e qualquer sistema deste nivel .Isso nao é correto,Deveria
usar um sistema parecido (pelo menos).So assim VOce pode tirar a conclusao sobre as falhas ou "deficiencias" do SEU sistema.
Abrcs,
andry110
 
Obrigado pessoal, decidi trocar os tweeters da caixa Polk Rti A7 por um Vifa NE 29VTS 4Ohms. Adquiri em uma loja americana Madisound. Vamos ver se chega e quando trocar, compartilho a experiência. Abraço a todos.
 
Peerless ,Vifa e Tymphany é ... a mesma coisa.E é exatamente o que esta instalado numa Polk...
Nao sei do modelo 29 VTS mas os demais tem as mesmas características porem num acabamento redondo.

Abrcs,
andry110
 
Isso que ia falar
Sem contar que trocar sem repensar os cortes é errado, e tem grande chance de ficar meia botina.
Ah, e você sabe ao menos a impedância do tweeter atual?
 
Não se esqueça de sensibilidade, se cabe no gabinete, etc

Já que comprou e pagou caro nos tweeters, eu faria logo uma DIY pra pelo menos aprender bem como funciona tudo
 
As dimensões eu chequei pelos desenhos e está ok. Talvez precisarei ajuda em limitar a frequência. Estarei usando o divisor original da Polk e talvez não "case" com os Tweeters novos. Mas isso eu vou ter que aprender na raça.

Quanto ao custo, o risco é de 50%. Se der certo economizo uns R$500 em relação ao custo de comprar um par de tweeters original.

Obrigado pelo comentários. Abc
 
Tweeters chegaram. Já os instalei e ficou muito bom.
Avhei que a brincadeira com os impostos ficou cara. Um par de Tweeters custou R$800.
Mas a caixa ficou muito boa. O som está perfeito.
Os Tweeters originais queimaram.
O que fazer para os novos não queimarem ?
Agradeço
 
Back
Topo