Som stereo com 01v96i, ADA8000 e HA4700

Benko

Member
Boa noite pessoal!

Tenho uma 01v96i e usando juntamente com ela o ADA8000 e HA4700. Estamos usando a ADA somente para expandir aux da mesa e alimentar os retornos.

Pois bem, todo o som que estamos enviando para o HA4700 está chegando somente em um lado do fone (muito forte de um lado e quase nada no outro) e não consigo resolver isso.

O modo de operação do powerplay está para stereo. Realizei um teste plugando uma outra fonte sonora stereo direto no insert do powerplay e chega em stereo normalmente nos fones. O problema está quando utilizo o caminho 01v96i -> ADA8000 -> powerplay...

Tinha até suspeita de ser o cabo que liga o ADA ao powerplay, mas não existe nenhum curto ou incoerência (é 1 pra 1, simples). Segui o padrão do manual pra fazer a ligação.

Sabem se existe alguma configuração da mesa, relacionado a envio stereo para as aux? Senão, se existe alguma outra forma prática de testar o envio de som da ADA para powerplay sem o uso da mesa?
 
Como não disseste qual o tipo de cabo estás usando, fica difícil dizer. Qual foi o "padrão do manual" (qual manual, balanceado, desbalanceado)?

Se estás usando um P10 TRS, deixe o canal em modo Stereo. No entanto, cada lado do fone vai estar com a fase invertida. Não sei se existe algum efeito psicológico em quem usa o fone, mas lembre-se que não há nenhum ganho pois a entrada não é balanceada e o sinal do auxiliar não é estereo.

Mas pela descrição, parece que estás usando um cabo XLR-P10 TS. Se é isso mesmo, simplesmente não selecione a chave Stereo.
 
Estou usando apenas 1 aux pra cada retorno.

O cabo que ligo o ADA8000 ao powerplay é um XLR - P10 Stereo. A referência de pinagem é a mesma no manual dos dois equips.
Consigo que o sinal chegue em mono através da seleção da chave no powerplay, mas minha intenção é exatamente saber se é possível o sinal chegar stereo pela 01v96i e ADA8000.

carlosecg, se entendi sua pergunta, pra fazer isso teria de usar 2 aux cada uma direcionando pra um lado. Se é isso, eu teria de usar um cabo Y no powerplay? Seria a única forma? As aux da 01v96i não são stereo?
 
Benko disse:
Consigo que o sinal chegue em mono através da seleção da chave no powerplay, mas minha intenção é exatamente saber se é possível o sinal chegar stereo pela 01v96i e ADA8000.
Para isso, primeiro é necessário ter um sinal estéreo, o que não é o caso (é uma saída mono e balanceada). Como está sendo ligado agora, e mudando a chave, um dos lados do fone tem a fase invertida.

carlosecg, se entendi sua pergunta, pra fazer isso teria de usar 2 aux cada uma direcionando pra um lado. Se é isso, eu teria de usar um cabo Y no powerplay? Seria a única forma?
Exatamente. Nada de espantoso, estéreo significa ter dois sinais diferentes.
As aux da 01v96i não são stereo?
Nenhuma mesa (pelo menos que eu conheça) tem auxiliares normalmente estéreo. Muitas, especialmente digitais, têm alguma facilidade para "parear" dois auxiliares e tratar como somente um aux estéreo -- e isso a 01V faz, basta parear dois auxiliares.

Mas a grande pergunta é se realmente é necessário fazer uma mixagem estéreo para os fones...
 
Obrigado mesmo rafaellerm! Realmente estava confuso na questão da saída ser balanceada e/ou funcionar como stereo.

Pra mim não há problema em ser mono não... mas chegamos a pensar nessa possibilidade pra limpar um pouco mais o som no retorno (in ear). Mas claro, nada que uma boa eq não resolva.
Obrigado a todos pela ajuda!!
 
Boa Tarde,

Sou novo aqui e não vou abrir um novo topico para a minha duvida e aproveito esse topico pois a configuração do sistema e semelhante a minha.
No meu caso eu tenho um problema com os auxiliares. Utilizamos na minha igreja 5 auxiliares para retorno com fones para os músicos. O meu problema e que quando eu aumento um dos canais de um dos auxiliares ele aumenta nos outro 4 auxiliares, ou seja, se eu dou volume para o fone do guitarrista aumenta ao mesmo tempo no fone do baixista, sem eu mexer no auxiliar dele.

Alguem pode me ajudar? isso e configuração da mesa ou tem algum problema com o sistema?

Caso necessitem de mais alguma informação pra que possam me ajudar, estou a disposição.

Arlei
 
Arlei. a configuração dos seus auxiliares provavelmente estão em pos fader, e desta forma quando você altera o volume da guitarra é alterado em todos os canais. Deixe os auxiliares como pré fader que o controle de ganho será ignorado nos auxiliares. Se você não souber como isso funciona, procure o manual de sua console que esta informação está lá.
 
arlei_bh disse:
O meu problema e que quando eu aumento um dos canais de um dos auxiliares ele aumenta nos outro 4 auxiliares, ou seja, se eu dou volume para o fone do guitarrista aumenta ao mesmo tempo no fone do baixista, sem eu mexer no auxiliar dele.
Isso acontece aumentando NO AUX ou quando você aumenta o FADER para o PA?
Explique como está suas ligações e diga também qual é seu amplificador de fones.
 
Boa Tarde,

Eu verifiquei a configuração e está como pré fader nos auxiliares.

Quando eu aumento os auxiliares, não interfere no PA. Pelo que percebi, somente os auxiliares aumentam e somente os que estão ligados ao AH8000.

Utilizamos na igreja uma mesa 01v96i. Para saída de auxiliares, utilizamos um ada8000 (aux1 ao aux5) e para mandar som para os músicos utilizamos um AH8000.

Quanto a configuração de patch, esta com o endereçamento dos auxiliares no adat (8 saídas) e não no omni da mesa (4 saídas), ou seja, no adat 1 está endereçado o aux1, no 2 o aux2 e por ai vai.

os equipamentos estão ligados ao palco atraves de uma medusa central (ligando os equipamentos e o palco) e mais duas medusas ligada nessa medusa central. Uma indo ate os musicos com entrada de instrumentos e saida de fones e outra para microfones dos cantores.

Para ligar a saída do ada8000 a entrada da AH8000 utilizamos um cabo balanceado com um xlr numa ponta e um trs na outra.

Listei o que me pareceu relevante, caso tenha me esquecido de alguma coisa estou a disposição.

Obrigado pela ajuda.
 
Arlei, pelas informações que você passou não consigo ver problema algum nas ligações físicas. Parece estar tudo correto entre o ADA e o amp de fones. Já trabalhei com a 01v, ADA e amp fones e a unica forma de você dar volume para todos ao mesmo tempo seria no botão de ganho, mas nunca o fader de um aux influenciar nos outros. Poderia ocorrer dos aux. estarem em pos fader e o fader o canal do instrumento influenciar, mas como você mencionou não é este o caso.

A unica possibilidade que penso estar ocorrendo é as saídas do ADA estarem sendo direcionadas para um único auxiliar e quando você mexe neste auxiliar altera o volume de todos os outros fones.

Verifique se o controle de ganho dos outros auxiliares estão influenciando o volume dos fones ou isto ocorre somente com o AUX 1, pois parece que está ocorrendo algum problema de endereçamento na 01v.
 
Amigo verifique se tem algum AUX direcionado para o MAIN do HA8000, pois não pode haver esta conexão.
Os AUX devem sair da mesa e entrar no “Direct Input” do powerplay.

Se a conexão estiver sendo feita desta forma (Direto no "direct input" sem nenhuma ligação intencional no MAIN) com certeza o problema está no seu patchout.
 
Olá a todos que me ajudaram,

Depois de tentar todas as dicas que me passaram, resolvi dar uma olha na solda dos cabos e descobri que estavam totalmente invertidos (o problema era no ultimo conector da ultima medusa. O problema aqui foi a minha falta de experiência, porém eu não sabia que um dos problemas dos fios invertidos era esse que tive agora ou seja interferir em todas as saídas do HA8000.
Pegando a carona nisso, alguem pode me dizer o que estava acontecendo? Eu sei que fios invertidos da problema mas nao sabia que dava esse tipo de problemas.

Muito obrigado pela atençao de todos voces
 
Arlei, nunca vi um caso que chegasse a interferir desta forma. Somente o caso de causar chiados com alteração do malha ou inversão de fase quando alterados + e -.
 
Sem lógica nenhuma :dodgy:
Inversão dos fios causa apenas uma inversão e fase, isso não faz do cabo um receptor universal de todos os AUX :D :D
O problema com certeza era outro.

Você refez as soldas e o problema parou?
 
Também não acredito que o problema tenha sido uma solda.

Mais provavel um equivoco em endereçamento PATCH ou como já dito na entrada física do HA4700.
 
Pois é... quando eu tenho um problema eu tento lembrar da teoria mas dessa vez nao foi alem do que conhecia sobre audio.


Eu refiz as soldas e o problema parou, não sei pq.:rolleyes:


Eu nao fui o responsável pela configuraçao do sistema. Quando tive o problema, primeiro tentei verificar os paths mas nada funcionava... pesquisei ate alguma configuração "escondida" da console mas nao achei nada....
 
Pessoal estou com um problema parecido com o mesmo sistema. A única diferença é que a nossa mesa é a Yamaha 01v96. Estamos usando os auxiliares do ada no power Play de 8 canais tirando os auxiliaresindividuais da mesa. A questão é que nos fones de ouvido tem um zumbido. Já testamos todos os cabos e testamos também cada saída do ada com o Powerplay direto sem passar pelo multicabo. E mesmo sem passar pelo multicabo tem o mesmo zumbido. Estamos usando quatro auxiliares da própria console e os 4 últimos canais aux do ADA. Percebemos que os auxiliares que saem direto da mesa não tem nenhum problema de zumbido somente os que saem do ADA. Estamos pensando que o ADA está com defeito nas saídas auxiliares. Alguém teria outra ideia do que possa estar acontecendo?
 
Pela descrição o problema é mesmo o ADA.
Já peguei um caso que o cara estava usando um ADA 220 numa rede 127 em que o ADA ligava e funcionava mas tinha um zumbido forte.

Então verifique os cabos óticos, a voltagem do ADA e a rede elétrica do sistema (aterramento).
 
Back
Topo