Som variando na qualidade será Eletricidade?

Cassiano

New Member
Pessoal, as vezes na igreja que frequento acontece algo, meio curioso, em alguns cultos, o som não fica péssimo mais notamos um pouco de perda na qualidade do aúdio, aí fico na dúvida, será eletricidade? Porque tem dias que ele está redondinho, usamos aterramento, mas não uso condicionador de energia, mas um filtro de linha que na verdade tirei todos os componentes eletrônicos capacitores, resistores porque ficavam em série e li certa vez que os mesmos criam transientes que prejudicam no audio então só tenho na verdade um extensão de energia.

Será que o problema é a energia e será que a solução é um condicionador de energia?

Abraços
Cassiano Ricardo
 
Olá Cassiano,

sua pergunta é muito ampla, e exige resposta muito ampla. Seus problemas podem ser vários:

- equipamentos antigos já no limite da vida útil. Um amp com banco de capacitores ruins, que só trabalham direito no dia que querem, caixas antigas com falantes começando a descolar (geralmente isto acontece com 15 anos ou mais), etc.

- defeito intermitente em algum componente, mesmo que novo. Uma solda ruim pode atrapalhar o sistema.

- parte elétrica sim, pode influenciar muito. Vá que um vizinho resolveu ligar um motor elétrico bem no momento do culto!

Mas também podem ser básicos:

- operador de som fazendo coisa errada.

- mudança de condição climática (por exemplo, de um dia quente e sol para outro frio e chuva) e o operador de som teimando que se ontem funcionou bem, então não precisa mexer em nada)

- por último, não podemos esquecer de que o problema pode ser com a gente. Eu não fico no som quando percebo que estou gripad/resfriado. Já cometi essa besteira e não foi bonito não.


Como é sua igreja e acredito que com você no som, eu descarto as opções de problema no operador. Sua mesa é nova, então também não acredito. Deve ser problema elétrico ou em algum equipamento antigo.

--------------------------------
Quanto ao filtro de linha, esses componentes estão lá para filtrar transientes, não para gerar. Pense como um fabricante: para que vou colocar algo no aparelho que vai atrapalhar e gerar custos? Ninguém vai fazer isto. De qualquer forma, coloque como uma de suas metas futuras um bom Furman, Pentacústica, etc.

Um abraço,

Fernando
 
Olá Bersan quero agradecer pela resposta e pelo que vc escreveu:

Como é sua igreja e acredito que com você no som, eu descarto as opções de problema no operador.

Fiquei lisonjiado com está frase, Obrigado :oops:

Veja bem retirei os componentes do filtro de linha que agora é apenas uma extensão justamente por alguns artigos que li deste site aqui: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.byknirsch.com.br/artigos-01-03-efre.shtml">http://www.byknirsch.com.br/artigos-01-03-efre.shtml</a><!-- m -->

Tem muita informação aí é bem lega, da uma lida tem muita informação importante e vários artigos e na verdade quando retirei os componentes do filtro de linha o som teve uma pequena melhora.

Eu creio que no meu caso lá terei que depois fazer um investimento de um condicionador de energia , o que vocês me recomendam em termos de modelos ?

Abraços
Cassiano Ricardo
 
Olá Cassiano

O top é este modelo da Pentacustica <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.4vias.com.br/shop/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=89&codigo_marca=86&tipo_busca=marca">http://www.4vias.com.br/shop/produtos_d ... usca=marca</a><!-- m -->


Um mais modesto que também funciona, mas com alguns recursos a menos
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.4vias.com.br/shop/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=88&codigo_marca=86&tipo_busca=marca">http://www.4vias.com.br/shop/produtos_d ... usca=marca</a><!-- m -->

Se a verba estiver curta
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.4vias.com.br/shop/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=86&codigo_marca=86&tipo_busca=marca">http://www.4vias.com.br/shop/produtos_d ... usca=marca</a><!-- m -->

Na minha humilde opnião, os produtos da Pentacustica são muito melhores que os da Furman.
 
Na minha humilde opnião, os produtos da Pentacustica são muito melhores que os da Furman

E são sim! Veja:

- Hoje, o custo do produto já é semelhante aos dos Furman equivalentes em recursos (um tempo atrás, era cerca de 20-40% mais alto, se bem que com dólar a R$ 1,60)
- adaptados para a realidade elétrica brasileira. Os Furman são ótimos, mas são projetados lá nos EUA. O Pentacústica é feito aqui, por gente que conhece os padrões elétricos brasileiros.
- se um Furman estourar, primeiro agradeça a Deus que não foi a mesa digital, os periféricos caríssimos, etc. Mas depois jogue-o fora. Se um Pentacústica estourar, agradeça a Deus e mande o produto para a fábrica, para manutenção.

Um abraço,

Fernando
 
Obrigado pelas dicas Alccecon.
Agora veio uma dúvida, entre estes condicionadores apresentados a diferença entre eles na parte de proteção e principalmente na eliminação de transientes que tanto desejamos será que é a mesma ou há muita diferença, principalmente para meu uso que é básico (sistema simples) mesa, amp, equalizador e cd player.

Obrigado
Cassiano Ricardo
 
Olá cassiano,

Temos que levar em consideração a forma de intalação do som.
  • [/list:u]Como esta ligado o som;
    • [/list:u]Amp. proximo das caixas?
      • [/list:u]Qual a bitola dos cabos?
        • [/list:u]Os conectores utlilizado estão em bom estado?
          • [/list:u]A solda?
            Uma Forma errada, mas mesmo assim é comun em algumas igrejas a ligação do amp e as caixas serem com fios paralelos (fios usados para ligar som de carro e energia) com bilota de 1,5 mm.
            Isso já aconteceu comigo, quando minha igreja foi fazer um intercambio no interior , para ajudar a ligação eram com fio paraleleo com uma cor só, e com bitola de 1,5 mm, a distancia entre o amp. e as caixa eram aproxidamenta 20 mt. No ensaio a coisa funciona normal, mas no momento do louvor teve uma queda de potência devido os fios de 1,5 mm e a distancia ser grande cria-se uma resistência.

            • [/list:u]Não sei se este é o seu caso?

              • [/list:u]Att,
                • [/list:u]Pita
                  • [/list:u]
                      • [/list:u][/list:u]
 
Graças a Deus muita coisa mudamos a algum tempo, usamos fio de 6mm2, para ligação das caixas a uma distância de +/- 20m nosso sistema de som tem um sistema independente vindo do quadro de energia, as tomadas possuem aterramento e tomamos o cuidado de verificar posicionamento da fase e neutro de forma correta na tomada, creio que os conectores estão ok porque a instalação é fixa.

Um dos conselhos do bersan eu já havia pensado em fazer há algum tempo
De qualquer forma, coloque como uma de suas metas futuras um bom Furman, Pentacústica, etc.

Mas falta tempo $$$$$$ kkkk pois estamos pagando a mesa de som que adquirimos a pouco tempo.
Mas minha pergunta anterior ainda está no ar
Agora veio uma dúvida, entre estes condicionadores apresentados a diferença entre eles na parte de proteção e principalmente na eliminação de transientes que tanto desejamos será que é a mesma ou há muita diferença, principalmente para meu uso que é básico (sistema simples) mesa, amp, equalizador e cd player.

Abraços amigos
Cassiano Ricardo
 
Não há dúvida não.

Conheço, entre os verdadeiros condicionadores de energia:

- Furman
- Pentacústica
- Phonic
- Samson Powerbrite.

Dentre esses 4, só costumo ver nas lojas Furman e Pentacústica. Qualquer um dos dois lhe atenderá muito bem. E pensando que você protegerá, com 400,00 reais (o condicionador):

- 1 computador (R$ 1.000,00)
- mesa (R$ 1.500,00)
- alguns periféricos e o amp (dependendo de qual amp, claro),

é gastar 400,00 para proteger algo em torno de 4.000,00. Está bom, não?

Um abraço,

Fernando
 
Cassiano

O PC3000 é um condicionador de energia (como os Furman)

Veja as suas especificações:
> Condicionador de energia, com oito saídas;
> O espaçamento das tomadas permite a utilização de até três fontes externas sem a inutilização de outras tomadas;
> Capacidade de corrente total de 15A;
> Filtros de linha (modo comum e diferencial) na entrada;
> Fusível de proteção contra curto-circuito;
> Proteção contra transientes;
> Bargraph indicador da tensão da rede e indicador da presença de terra;
>Duas hastes ajustáveis com iluminação fria de alta intensidade e longa vida útil



Os PCs 4000 e 8000 são gerenciadores de energia.

Especificações do PC 4000:
>Gerenciador e condicionador com oito saídas;
> Operação assistida por um processador de 8 bits, adicionando grande inteligência nas etapas de funcionamento geral, proteção e gerenciamento da energia entregue às saídas;
> Testador de AC, indicando precisamente a posição e presença dos condutores fase, neutro e terra;
>Tensões de referência para as proteções dinâmicas em 110V, 120V e 127V;
> Detecção automática da freqüência da rede, 50Hz e 60Hz;
> Capacidade de total 15A;
> Bargraph indicador da tensão da rede e indicador da presença de terra;
>Filtros de linha de modo comum e diferencial na entrada;
> Proteção contra transientes;
> Proteções contra sobre e sub-tensão de acordo com as definições da curva ITI;
> Duas hastes ajustáveis com iluminação fria de alta intensidade;
> Seqüência de acionamento e desligamento ajustável com tempos de 0s a 5s entre as saídas;
> Acionamento da saída através de TRIAC disparados com dispositivo “zero-crossing”;
> Bargraph digital com oito LEDs indicando variações rápidas da tensão da rede.


São equipamentos bem diferentes porém as proteções básicas estão presentes nos dois modelos.

Se ainda houver dúvidas fale mande um email à eles: <!-- e --><a href="mailto:p[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->. O atendimento é muito bom.

Grande Abraço.
 
Cassiano.

Devido ao que vc narrou no seu último post, creio que o problema esteja relacionado à mudanças na temperatura do ambiente. Eu sofro muito com isso aqui.

[]'s
 
Também acredito que esse problema não seja relacionado a energia, tenho muitos problemas com relação a ensaio e montagem as sextas e apresentações aos Sábados (por conta da mudança de temperatura, umidade e alguma outra coisa qualquer que também influencia pra chuchu e não necessariamente eu saiba o que é).

Abraços
 
Ok Pessoal, muito obrigado pelas respostas e pela atenção, Valeu :D

Mas vou fazer planos pelo menos para o proximo ano adquirir um condicionador de energia, eu creio que é um bom investimento né, e acho que vai ser da Pentacustica, valeu Alccecon.

Abraços
Cassiano Ricardo
 
Devido ao que vc narrou no seu último post, creio que o problema esteja relacionado à mudanças na temperatura do ambiente. Eu sofro muito com isso aqui.
Eu também sofro com isso aqui. Acho também que seja a temperatura.

Se ae no Brasil que não se tem uma mudança tão radical no clima ja está dando pra perceber algo, imagina aqui que saimos de 22ºC para 0ºC e depois para -24ºC!
 
Olá pessoal.


O som muda mesmo, dependendo da temperatura e da umidade do ar. Nota-se claramente.


graf_absorcao_atmosferica.gif



Abraços.
 
Cassiano disse:
Mas vou fazer planos pelo menos para o proximo ano adquirir um condicionador de energia, eu creio que é um bom investimento né, e acho que vai ser da Pentacustica, valeu Alccecon.

É sempre um bom investimento. Estou comprando um PC8000 para o nosso sistema.

[]'s
 
Pessoal vejam um texto de um fabricante de condicionadores de energia onde ele compara o produto dele com outros similares vejam o link abaixo:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.byknirsch.com.br/produtos-powerline-comparacao.shtml">http://www.byknirsch.com.br/produtos-po ... acao.shtml</a><!-- m -->

E aí será que isso se aplica a nós que trabalhamos com som ao vivo?
Ou é mais perceptivel quem usa em casa com Home Theater, o um Home Studio?


Abraços
Cassiano Ricardo
 
"

Cassiano,

já li acho que todos os textos desse camarada. Ele é purista, audiófilo. Certa vez vi ele vendendo um cabo de áudio que precisa ser "amaciado" por 200 horas, no mínimo, para alcançar a máxima qualidade. É outro nível...

Assim, como diz a Bíblia, "examinai de tudo, retei o que é bom". Quando ele fala na importância de ter um condicionador, não há exagero algum, assim como ter um aterramento pode sim prolongar a vida útil do aparelho, como ele fala nos textos.

Um abraço,

Fernando
 
Ok em resumo, ele é um pouco exagerado na busca pela qualidade sonora, mas com certeza um dos meus planos para o proximo ano se assim Deus o pertmitir é um condicionador de energia nem que seja o PC2000 da pentacustica que pelo menos vem com o básico em proteção, gostaria de um mais sofisticado de maior desempenho mas igreja pequena as coisas $$$$$ são mais dificieis...


Abraços
Cassiano Ricardo
 
Back
Topo