Sonorização AD Madureira - S.J.Campos


Boa tarde, queridos do S.A.V!
(Bom dia, ou boa noite, depende de quando está lendo este tópico :p:D)

Faz um bom tempo que não participo no fórum, mas cá estou eu. Hoje desejo compartilhar um
pouquinho das mudanças em nossa igreja, no que desrespeito a sonorização. Falar sobre nossos equipamentos, nossas dificuldades, entre outras coisas que todos nós vivenciamos de alguma forma em nossas igrejas.

De antemão, deixo claro não ser profissional do segmento, sou apenas um voluntário na igreja, o pouco que sei, realmente mínimo, aprendi sozinho, por meio de pesquisas, algumas literaturas, materiais em vídeo, e dicas de um ou outro técnico. Críticas e sugestões são bem vindas, sempre!


---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ao final de 2011 assumi a responsabilidade na igreja, infelizmente a situação não era nada boa. Tínhamos problemas com volume, pois a bateria era exposta sem aquário, cada músico usava seu próprio ampli, nada passava pela mesa, a não ser os microfones e playbacks. As reclamações eram constantes pelos vizinhos, no entanto, lembro-me bem de ouvir o som da igreja lá da esquina, para ter-se noção, nossa igreja fica localizada no centro do quarteirão, a igreja inclusive foi multada em mais de 4 mil reais.

Na época não tínhamos muito recurso, pelo que me lembro havia disponível em uso:

  • Alguns Microfones LeSom
  • Uma Mesa Ciclotron AMW 16 ESD
  • Um Equalizador Behringer FBQ 6200
  • Uma Potência WattSom DB4000
  • O PA era um par de caixas sem marca
  • Um Monitor Leacs 4602
  • Um Monitor Antera M12.1
Infelizmente perdi todas as fotos da época, mas todo cabeamento e conexões eram dos mais baratos, o cabeamento de modo geral era um ninho de cobra, não tinha nada aterrado, pessoas tomando choque através dos microfones, realimentações constantes, a mesa ficava no altar, o som era além de muito alto, bastante embolado, normalmente o equalizador estava um desenho feliz :), ou triste :(.

Inicialmente, como eu tinha uma verba muito curta pra investir, através de uma doação realizada, tive que fazer o máximo com o mínimo. Compramos:

  • Uma Besa Behringer 2442 FX
  • Um Sub Mark Audio SA1000
  • Duas Caixas Ativas Behringer Eurolive B212D
  • Dois Kit Microfones Behringer XM1800s (se não me falha a memória)
  • Seis Amplificadores Individuais de Fone de Ouvido (Tipo powerclick)
  • Um Kit Microfone Superlux para Bateria
  • Uma chaveadora
  • Uma medusa 24 canais
  • Quatro Direct Box Behringer DI100
  • Um Direct Box Behringer Ultra G
etc....

Obviamente não foi a solução mais adequada, mas era o que dava para fazer naquele momento.

As caixas do PA caíram do suporte e quebraram, por sorte ninguém estava na igreja durante o ocorrido, aproveitei a oportunidade para comprar um novo sistema. Na época, fiz junto á um parceiro, um projeto e orçamento, para instalação de novas caixas, entretanto, o pastor se recusou aceitar o valor, então, fiquei com o sistema Attack Versa. 4 células 206 e 1 sub 118.

Em mais um ano também trocamos a mesa, novamente tive uma recusa em comprar um console digital, mas consegui uma AllenHeath ZED 436. Também compramos um Processador DBX PX, entre outras pequenas mudanças.

A chegada da AllenHeath, ainda sem house mix, no meio do salão.

DSCF0564


DSCF0562


Posteriormente fizemos uma House Mix no fundo do salão.

DSCF0920


DSCF1082


DSCF1039


DSCF0991


Instalação do PA

O paizão dando aquela força, meu braço direito na igreja e na vida :)


524684_147588315420539_2076892


420650_147926695386701_1277177


DSCF1058


As Behringer que eram PAs, se tornaram monitores.

DSCF1069


As conexões eram todas fixas.

DSCF0995


DSCF1077


Canto dos músicos.

IMG_9435


DSCF0970


DSCF0965


Nota-se atrás das cadeiras os amplificadores individuais dos músicos.

DSCF0976


DSCF0973

 
Logo, algo em torno de mais um ano, compramos um Powerplay HA8000 e 6 fones Koss Porta Pro, ainda assim, havia dificuldade devido a limitação dos auxiliares na mesa, contudo, ela nos fornecia apenas 4 Aux pré e 2 pós, era uma briga. Apesar de tudo, já estava bem melhor do que era antes.

No mesmo período dessas fotos estavam sendo trocados todos os bancos, ao longo de mais um ou dois anos fui comprando:

  • Três Kit com 5 Microfones Superlux Pra D5
  • Um Microfone AKG D5 para o pastor
  • Um Microfone AKG PW45 Sem fio
  • Um Powerplay HA4500
  • Um Processador DBX 260
  • Um Microfone Shure SM57
  • Um Microfone AKG D112
  • Um Amplificador de Guitarra Valvulado Meteoro MGV 30
Entre outras coisas...

No ano passado consegui finalmente, depois de muitas calorosas discussões e cobranças, comprar um console digital, a escolhida dentro das nossas condições financeiras foi a SoundCraft SI Expression 3.

Nosso raque antes da mesa e processadores.

IMG_5278


Tudo ficou mais limpo, menos sendo mais.

IMG_3880


IMG_1611


Compramos um par de monitores Attack. Era para ser um par de EV, mas novamente tivemos uma recusa em aceitarem o orçamento.

IMG_1609


As behringer passaram a ser Sides, sinceramente eu não usaria Sides, mas infelizmente em baixo da viga, entre o PA e o altar existe uma enorme deficiência, não a preenchimento algum de som, os colocamos para preencher este espaço, pois havia muitas reclamações.

IMG_1610


IMG_1607


Substituimos a multicabo de 24 canais por um de 48. "Infelizmente" o pastor não permitiu cortar o piso para passarmos por baixo, e por cima, faltaria cabo para montar uma medusa convencional. A partir disso montei um raque de distribuição dentro de um quartinho que era usado para guardar bagunça. Desse raque faz-se a distribuição dos microfones, instrumentos, caixas, etc.

Dentro do quarto da bagunça antes...

IMG_9433


IMG_9438


Imagem do raque até pouco tempo atrás...

IMG_1583


Até semana retrasada passávamos por bons bocados.

Os fones de ouvidos estragaram com o passar do tempo, compramos duas vezes mas foram danificados, alguns por mau uso e outros por desgaste. Então, a quantidade de fones eram insuficientes, tínhamos poucos cabos e apenas duas medusas em uso, uma para microfones e outra para os músicos, havia mais medusas, porém, faltando material para colocá-las em uso.

Dos dois powerplay, somente um estava em uso, assim como para os 7 direct box, somente 3 estavam em uso, pois faltavam materiais para colocá-los em funcionamento.

Semana retrasada, as vésperas de um evento de louvor, fizemos uma reunião decisiva com o pastor e a tesouraria, uma reunião daquelas..... Ou agora vai, ou racha!

Pela graça do Senhor, a partir desta reunião iniciamos uma bateria de manutenção preventiva e corretiva. Fizemos manutenção nas medusas, acrescentamos duas, revisamos todo o cabeamento, desfizemos os cabos existentes, reaproveitamos o que foi possível e fizemos cabos novos, foi feito limpeza e lubrificação de todos os equipamentos, microfones, entre outros.

Segue algumas imagens....

Nosso raque funcionando devidamente...

IMG_3866


VIsão geral daquele quartinho da bagunça...(Pouco antes de fazermos a manutenção)

IMG_1669


Ao fundo o MGV30 microfonado.

IMG_3865


Fazendo a bagunça...

IMG_3861


IMG_3858


Medusas para microfones, instrumentos, alguns dos cabos de microfone, direct box, extensões para fones, cabos para powerplay, etc...

IMG_3851


O baterista é preguiçoso, então sobrou pra gente cuidar do aquário também.....rsrs

IMG_3844


Demos nomes aos bois...

IMG_3871

 
Rotuladora é uma maravilha!

IMG_3872


IMG_3873


IMG_3871


IMG_3862


IMG_3920


Os retornos estão afastados dessa forma devido ao evento que teve.

IMG_3916


IMG_3917


Também compramos todos os fones novos...

14 fones in ear e 2 fones on ear, alguns deles aí...

IMG_3922


Pois afinal... só havia restado 3 Porta Pro, conseguiram partir um ao meio, como? Não sei.... o_O rsrs.... esse embaixo é a prova de um dos crimes...

IMG_3818


IMG_3817


RTA...

IMG_1580


IMG_1534


Já já comento sobre a curva de resposta que obtivemos, sobre os fones de ouvido, também, sobre alguns problemas acústicos, resultados satisfatórios e insatisfatórios....
 
só um comentário, ou melhor, pergunta:

Não sente falta da 436!?

Sinceramente sim, inclusive tinham pessoas insistindo pra vendermos ela na época.

Mas estáva bem difícil sem auxiliares. Em culto normal, não uso mais que 7 ou 8 auxiliares, mas quando ha outros eventos, como o da semana passada, usei cerca de 12 ou 13 auxiliares.

Há enviamos para nossa sede, onde a situação é bem crítica, usavam uma ciclotron 32 canais lá.

Obrigado pela pergunta, gosto de ver seus comentários no fórum.
 
Não sente falta da 436!?
Também fiquei curioso kkkk

No demais, parabéns pelo serviço e zelo, muito bem feito.
Só tenho medo (E MUITO) dos DI20 que você usou, eles são terrivelmente HORRÍVEIS, só tive problemas, eu ficaria com os GI anterior ou compraria um DI de rack.
 
Parabéns pelo sistema!

Sinceramente sim, inclusive tinham pessoas insistindo pra vendermos ela na época.

Mas estáva bem difícil sem auxiliares. Em culto normal, não uso mais que 7 ou 8 auxiliares, mas quando ha outros eventos, como o da semana passada, usei cerca de 12 ou 13 auxiliares.

Há enviamos para nossa sede, onde a situação é bem crítica, usavam uma ciclotron 32 canais lá.

Obrigado pela pergunta, gosto de ver seus comentários no fórum.

Essa mesa q Vc utiliza infelizmente só está me dando raiva... pres muito duros... Tem q forçar bem....

Prefiro 10000x a 436
 
Também fiquei curioso kkkk

Que comece a treta! kkk...

Brincadeira, você é outro que sempre vejo bons comentários pelo fórum, gosto de ler.

No demais, parabéns pelo serviço e zelo, muito bem feito.

Obrigado pela consideração.

Só tenho medo (E MUITO) dos DI20 que você usou, eles são terrivelmente HORRÍVEIS, só tive problemas, eu ficaria com os GI anterior ou compraria um DI de rack.

Sabia que alguém ia comentar! rsrs... Então, também tenho, os coloquei mais por questão de organização, padronização, sou meio perfeccionista, tava me incomodando os DI100 desajeitados ali junto aos DI20.

Meu objetivo é colocar um de Rack mesmo, só tô esperando o momento apropriado pra conversar com o pastor, pois já tem uma pauta com uma lista enorme, cheio de pendências nas mãos dele, na última reunião a coisa foi brava! rs... E também, sinceramente, ainda não sei qual eu colocaria, me indicaram um da EAM, mas sei lá... Aceito sugestões!

Parabéns pelo sistema!


Essa mesa q Vc utiliza infelizmente só está me dando raiva... pres muito duros... Tem q forçar bem....

Prefiro 10000x a 436

Te respondendo e já tirando a dúvida do Eliabe, eu gosto da 436, ficaria com ela sem dúvida. Na minha opinião é uma mesa bonita, resistente, tem qualidade, sem contar que eu adorava aqueles faders macios rs, o que pegou realmente foi a necessidade de mais auxiliares, se não, ficaria com ela. Até poderia pegar uma outra e fazer de monitor, mas não dispomos de espaço físico, e também, na época era só eu no som.

Antes de comprar a Expression eu cogitei muito a Allen Heath QU e a Yamaha TF, mas estava fora do nosso orçamento, pra ser muito honesto, nossa igreja tem condições, o problema é a matriz bate em cima, pra comprar um foninho de ouvido já é uma luta. Então, passei a cogitar a Expression e a X32, achei bacana a X32, mas mediante o que pesquisei, o que conversei com alguns técnicos e técnicos em assistência, optei pela Soundcraft. Ainda assim fiquei pensativo, mas a proposta oportuna que eu tinha na loja (uma parceira aqui da região) naquele período, batia de longe outros logistas e o valor da X32.

Aproveitando seu comentário, sobre ser um pré duro, talvez se encaixe no que tenho percebido. Sinto que pra chegar legal tem que dar uma forçadinha, se não a coisa parece ficar meio chocha, na Allen chegava chegando.
 
Desculpem o tamanho dos textos aí, pra falar eu falo pouco, mas escrever pra mim é um parto conseguir resumir em poucas palavras kk.....:D:D
 
sem crise quanto ao texto.....

quanto a mesa, infelizmente, a X32 seria uma opção melhor..... (falo isso hj, depois de muito uso das 2.....)
 
Já já comento sobre a curva de resposta que obtivemos, sobre os fones de ouvido, também, sobre alguns problemas acústicos, resultados satisfatórios e insatisfatórios....

Mostrando algumas medições que fiz (ou tentei) e os resultados que consegui, to aceitando sugestões e criticas de bom grado pra conseguir melhorar, ok?!

Essa é a curva do PA sem filtros, acho que nem preciso comentar. Aqui está em usa o sub e três células da Attack, somente, medição feita no centro do salão.

PA_Sem_EQ


Com o Pink Noise rolando, o que consegui na primeira tentativa foi o resultado a seguir:

PA_Com_EQ


Usei um filtro com Q largo em 250hz, se não me engano outro filtro entre 500hz e 800hz (não lembro de cabeça), e outro entre 1 e 2k com Q mais estreito.

Com essa equalização eu sentia falta de punch, parecia soar meio chocho, os instrumentos pareciam sem pegada, bumbo e baixo principalmente, então decidi uma nova tentativa, obtendo a resposta a seguir:

PA_Com_EQ2


Visualmente falando, sei que não é um dos melhores desenhos de se olhar, mas pessoalmente, o sistema soou melhor, os instrumentos apareceram mais, como se o som viesse para frente, tivemos mais punch, definição. No recente congresso que tivemos, usando essas configurações, sinceramente a diferença foi considerável, os músicos gostaram e elogiaram, outras pessoas incluindo o pastor também. Ainda recebemos o Scooby do Raiz coral com sua banda e um outro ministério com banda, ambos ficaram satisfeitos também, fizeram comentários positivos, mas sei que não está "bom" e é preciso melhorar, se alguém se dispuser a dar dicas e sugestões, eu aceito de muito bom grado!

Abaixo, segue nossa resposta do Side sem filtros:

Side_Sem_EQ


Com filtros:

Side_Com_EQ


Hoje uso HPF nele, algo em torno de 100-200hz, ele sozinho soa sem peso devido ao HPF, mas somado a interação com o PA, resolve-se.

Abaixo, os monitores sem filtros:

Monitores_Sem_EQ


Embora não estejam soando mal, não consegui uma boa curva ficando então desta forma:

Monitores_Com_EQ


Ainda que não sejam as melhores das curvas, de modo geral, até que não está ruim, mas tem que melhorar, não tenho problemas com realimentações e tantos outros como vemos por aí, principalmente em templos pequenos. Conto com a sugestão, critica e dicas de vocês pra conseguirmos melhorar mais!

 
Back
Topo