Sonorização igreja pequena e baixa - RJ

dr_uil

Member
Olá pessoal, depois de um bom tempo retorno ao fórum porque sei que aqui consegui muita ajuda para melhorar o som do antigo ambiente que minha igreja se reunia. Desde já deixo meu agradecimento a todos que contribuíram com isso.
Bom, o tempo passou e infelizmente, ou felizmente, nos mudamos. A igreja está um pouco menor (com aproximadamente 120 membros frequentes). Nos mudamos pra um lugar bem menor também. O espaço atual tem 16 (comprimento) x 10 (largura) x 2,89 (altura). Não tem nenhum tratamento acústico mas estou tentando alguma solução. O ambiente vazio (está todo no cimento) reverbera consideravelmente.
Nosso ministério de louvor é composto por 1 voz principal, 3 backs, 1 guitarra, 1 violão, 1 baixo, 1 bateria acústica (atualmente apenas o bumbo é microfonado e "jogado" nos subs) e 1 teclado. Eventualmente temos 1 sax. Nosso estilo de som está mais para o pop de maneira geral.
Atualmente temos:
- 1 mesa da yamaha MG24/14fx (está com 1 canal ruim),
- 1 Equalizador Behringer Ultragraph Pro Fbq6200 (leds não acendem mais direito)
- 2 Caixas Antera TS700a (bem cansadas com chiado no altofalante e falantes recondicionados algumas vezes)
- 1 Amplificador Hot Sound HS900Sx
- 1 Amplificador Oneal OP (não sei o modelo de cabeça).
- 1 Subwoofer Antera LF1000a ( o outro está ruim...rsrs)
- 1 aplificador de fones da phonic pha 8800

No palco temos:
- 1 Amplificador de Baixo (cabeçote + caixa) SWR Workingman´s 4004
- 1 laney cub 12 para guitarra
- 1 Monitor Attack 1530.
- 1 amp do teclado que não sei a marca.

Os backs hoje não têm referência de retorno, usam o mesmo retorno do pastor. Que usa para o violão e voz.

Minha preocupação e pedido de ajuda é que para esse novo espaço (pequeno e baixo) acredito que esse sistema que temos está superdimensionado, e pode ser que fique tudo muito alto.
Peço a ajuda dos amigos principalmente para dicas de caixas para o PA (Já pensei nas vertical array por causa do teto baixo) e para o som do palco (incluindo se devemos ou não isolar a bateria) além do sistema de retorno por fones (por mim sim).
Vou colocar uma foto da área para o pessoal ter ideia.

6Kh4mZcs4FreDKxL9

vHRZsD1T4MkXihsP6

https://photos.app.goo.gl/vHRZsD1T4MkXihsP6
https://photos.app.goo.gl/MW5HhQNHQ2vLFTWy8
Isso mesmo, tem uma pilastra(gigante) onde ficará o púlpito. Também preciso da ajuda nesse caso.
Abraços e obrigado
 
Olá pessoal, depois de um bom tempo retorno ao fórum porque sei que aqui consegui muita ajuda para melhorar o som do antigo ambiente que minha igreja se reunia. Desde já deixo meu agradecimento a todos que contribuíram com isso.
Bom, o tempo passou e infelizmente, ou felizmente, nos mudamos. A igreja está um pouco menor (com aproximadamente 120 membros frequentes). Nos mudamos pra um lugar bem menor também. O espaço atual tem 16 (comprimento) x 10 (largura) x 2,89 (altura). Não tem nenhum tratamento acústico mas estou tentando alguma solução. O ambiente vazio (está todo no cimento) reverbera consideravelmente.
Nosso ministério de louvor é composto por 1 voz principal, 3 backs, 1 guitarra, 1 violão, 1 baixo, 1 bateria acústica (atualmente apenas o bumbo é microfonado e "jogado" nos subs) e 1 teclado. Eventualmente temos 1 sax. Nosso estilo de som está mais para o pop de maneira geral.
Atualmente temos:
- 1 mesa da yamaha MG24/14fx (está com 1 canal ruim),
- 1 Equalizador Behringer Ultragraph Pro Fbq6200 (leds não acendem mais direito)
- 2 Caixas Antera TS700a (bem cansadas com chiado no altofalante e falantes recondicionados algumas vezes)
- 1 Amplificador Hot Sound HS900Sx
- 1 Amplificador Oneal OP (não sei o modelo de cabeça).
- 1 Subwoofer Antera LF1000a ( o outro está ruim...rsrs)
- 1 aplificador de fones da phonic pha 8800

No palco temos:
- 1 Amplificador de Baixo (cabeçote + caixa) SWR Workingman´s 4004
- 1 laney cub 12 para guitarra
- 1 Monitor Attack 1530.
- 1 amp do teclado que não sei a marca.

Os backs hoje não têm referência de retorno, usam o mesmo retorno do pastor. Que usa para o violão e voz.

Minha preocupação e pedido de ajuda é que para esse novo espaço (pequeno e baixo) acredito que esse sistema que temos está superdimensionado, e pode ser que fique tudo muito alto.
Peço a ajuda dos amigos principalmente para dicas de caixas para o PA (Já pensei nas vertical array por causa do teto baixo) e para o som do palco (incluindo se devemos ou não isolar a bateria) além do sistema de retorno por fones (por mim sim).
Vou colocar uma foto da área para o pessoal ter ideia.

6Kh4mZcs4FreDKxL9

vHRZsD1T4MkXihsP6

https://photos.app.goo.gl/vHRZsD1T4MkXihsP6
https://photos.app.goo.gl/MW5HhQNHQ2vLFTWy8
Isso mesmo, tem uma pilastra(gigante) onde ficará o púlpito. Também preciso da ajuda nesse caso.
Abraços e obrigado



Boa noite amigo, primeiro qual programa vc usou pra criar o ambiente da igreja?
pelo que entendo de som:
Vi que vc tem 2 caixas ativas Antera
2 subs ativos tbm antera e mais 2 potencias, minha duvida é? em que vc usa as 2 potencias? já que essas caixas de alta e subs são ativos?
a ideia ai seria trocar os drives que foram reformados por originais(no caso do médio e no TI colocaria um reparo original, imaginando eu que o amplificado das caixas estejam bons e n mexidos).
Pois bem, o ideia seria vc usar caixas ativas na frente do murro que tem no púlpito uma de cada lada e pra não usa-las tão alto compraria mais 2 caixas ativas simples pra usar como delay do PA, usando elas do meio do templo pra trás, a bateria seria bom um aquário, pq bateria hidráulica num templo desse vai vazar muito obrigando vc a aumentar mais os PAs!
 
Em um espaço tão pequeno uma boa caixa centralizada já resolve. Substitua as anteras por uma RCF. Use um Sub apenas e substitua a bateria acustica por uma eletrônica boa. elimine os amplificadores e cubos individuais, jogue tudo no PA e use retorno por fones. Menos é mais.
 
Back
Topo