Sonzeira do "Rock in Rio" na igreja. Será?

Raul

New Member
E aí pessoal?!

A questão agora é a seguinte: a uns anos atrás, quando a equipe de som aqui na PIB Jd. Indaiá era beeeem leiga nós colocamos 4 caixas de 350w rms nos 4 cantos da igreja, com um inclinação de mais ou menos 35° pra baixo e 2 retornos de cerca de 200w rms cada, só que agora que eu sou bem menos leigo estou com um leve pressentimento de que colocamos um som extremamente potente pra um ambiente pequeno: cerca de 25 metros de comprimento por 14 de largura e um pé direito de mais ou menos 6 a 7 metros. Além disso o local é uma festa pra microfonias, pois tudo é concreto, quando não é concreto é vidro, quando não é vidro é gesso no teto do púlpito e quando não é o gesso no teto do púlpito é o forro PVC com malha no teto do resto do templo... O que sera que acontece se ligarmos tudo isso no máximo com os irmãos lá dentro? :mrgreen:

É BRINCADEIRINHA, EU NÃO FAREI ISSO!! Hehehe! Eu evito ao máximo possível aumentar o volume, mas será que temos potência demais pra um local pequeno?
 
Sobra de potência não é problema no caso de vocês.
Na teoria, alguém pode citar a questão da "não-excitação", mas na proporção que vocês trabalham, não creio que seja aplicável.

Na prática, sugiro que vocês revejam o posicionamento das caixas. Só isso já proporcionará uma grande melhora no problema das realimentações.
 
gabriel_equalize disse:
Na prática, sugiro que vocês revejam o posicionamento das caixas. Só isso já proporcionará uma grande melhora no problema das realimentações.

Recentemente tivemos que pedir a um irmão pra rever os suportes pois um pois alguns deles ameaçavam cair. O irmão subiu lá e resolveu o problema, mas acabou por reposicionar as caixa de forma que elas ficaram viradas pra frente, sem inclinação alguma. Ele fez isso sem nos consultar, depois quando chegou o domingo veio o resultado: microfonia correndo solta (mais ainda) em várias frequências e som embolado. Depois de 2 semanas recolocamos as caixas na posição original e o som voltou ao que era antes. Não sei se são exatamente 35 graus de inclinação, mas é uma inclinação feita de forma que o som vá exatamente de encontro a quem tem que ir: o público. As caixas da frente estão viradas para trás, enquanto as de trás viradas pra frente, todas com uma inclinação similar. poderíamos ter feito de forma que as caixas da frente permanecessem onde estão enquanto as de trás ficassem no meio do templo, também viradas pra trás, fazendo 2 linhas de 2 caixas e talvez colocando algum delay, mas não tínhamos conhecimento desse método antes, então ficou como está. Mas você tem alguma ideia de posicionamento que melhore a microfonia?
 
Fica difícil opinar sem conhecer o templo, mas COM CERTEZA o lance das caixas no fundão olhando para o palco é um dos motivos dos problemas.
 
amigo! pra igrejas hoje em dia quanto menos melhor! a minha tem mais o menos as mesmas medidas da tua e agente colocou na frente 4 caixinhas com ''10'' e uma corneta pem pequenas mesma (todos com drive titanio) para frente só sair som ambiente. dai sim nos para os musicos coloquemos dois retornos com sub de 15 mas com os imas de 18...e dois retornos pequenos para o pastor...resumindo na frente ficamos com um som agradavel a todos e a ''sonseira'' só sai pros musicos mesmo... ta ai uma dica! abraço
 
Raul.

A disposição das caixas na sua igreja é assim?

CaixasSaV.jpg


julianoricardo disse:
amigo! pra igrejas hoje em dia quanto menos melhor! a minha tem mais o menos as mesmas medidas da tua e agente colocou na frente 4 caixinhas com ''10'' e uma corneta pem pequenas mesma (todos com drive titanio) para frente só sair som ambiente. dai sim nos para os musicos coloquemos dois retornos com sub de 15 mas com os imas de 18...e dois retornos pequenos para o pastor...resumindo na frente ficamos com um som agradavel a todos e a ''sonseira'' só sai pros musicos mesmo... ta ai uma dica! abraço

Juliano, me desculpe, mas nestas condições vcs devem ouvir mais o som do palco que do PA.

[]'s
 
David Fernandes disse:
Raul.

A disposição das caixas na sua igreja é assim?

CaixasSaV.jpg

[]'s

Quase. A direção das caixas está certa, mas a posição das caixas na área "púlpito" está além da linha à esquerda dela, fora da área "púlpito", mas estão viradas na mesma direção. Na área "púlpito" tem 2 retornos, um à esquerda e outro à direita meio que "de costas" para as caixas da frente. Lembrando: Todas as paredes de concreto bem lisinho...
 
Falando em rock in rio pude verificar de perto tudo aquilo lá que sonzeira ....lines JBL no P.A e Norton no delay ..o som tava muito intelegivel !!!! e a variação se pressão sonora era minima em todas as partes ao redor do palco mundo !!!!!!
 
Raul disse:
A direção das caixas está certa, mas a posição das caixas na área "púlpito" está além da linha à esquerda dela, fora da área "púlpito", mas estão viradas na mesma direção. Na área "púlpito" tem 2 retornos, um à esquerda e outro à direita meio que "de costas" para as caixas da frente. Lembrando: Todas as paredes de concreto bem lisinho...

Raul.

Este tipo de disposição causa muitos cancelamentos na região central. Em função disto, é comum o operador de som aumentar o volume do sistema, o que pode estar gerando a microfonia. Sugiro que vc retire as caixas do fundo e as coloque nas paredes laterais, próximo ao centro da área do público. Isso deve melhorar a inteligibilidade e permitir a diminuição do volume. É recomendado que vc use um delay para atrasar as caixas do meio em relação às principais.

[]'s
 
Então assim teríamos duas linhas de caixas viradas para trás, com um espaço de cerca de 12,5 metros entre cada linha. Mas como eu colocaria esse delay? Existe algum aparelho específico pra isso?
 
Existe sim. Qualquer gerenciador de caixas acústicas faz isso. O pessoal aqui do fórum usa muito o Behringer DCX 2496, mas há tb o dbx Drive Rack PA e outros.

[]'s
 
Me lembrei de um pequeno detalhe: a fiação das caixas está por dentro da parede, de forma que teríamos que quebra-la pra puxar os fios novamente e isso acho que não vai dar pra fazer a curto prazo. Então me responda o seguinte por favor: considerando as medidas do templo (25 metros de comprimento por 14 metros de largura e altura de 7 metros, todas medidas aproximadas), e se desconectarmos as caixas de trás temporariamente para usarmos só as da frente elevando levemente a inclinação dessas (de uns 35 pra 20 graus) para abranger de melhor forma os fundos do templo? Ressaltando: o ambiente é acusticamente horrível, com concreto sobre concreto e mais concreto... ...e vidros... Será que assim haveria alguma melhora?
 
Oi! Desculpe a demora pra responder. Funcionou, o som ficou menos embolado, embora tenha tido pessoas reclamando de que não ouvia direito nos fundos, mas acredito que é uma questão de costume, com o tempo passa. Obrigado!
 
Raul disse:
David Fernandes disse:
Raul.

A disposição das caixas na sua igreja é assim?

CaixasSaV.jpg

[]'s

Quase. A direção das caixas está certa, mas a posição das caixas na área "púlpito" está além da linha à esquerda dela, fora da área "púlpito", mas estão viradas na mesma direção. Na área "púlpito" tem 2 retornos, um à esquerda e outro à direita meio que "de costas" para as caixas da frente. Lembrando: Todas as paredes de concreto bem lisinho...

Galera só aproveitando a situação e a figura do amigo, pergunto: a posição das caixas do púlpito esao coorrentas, digo isso porque eu uso as caixas na inha do palco, e um rapaz que entende de acústica me disse pra colocar no fundo do palco igual está na figura. Coniscdêndecia minha igreja tem a mesma medida do nosso amigo.
 
Back
Topo