Soundcraft emp 12 vs efx 12

R.Dassaev

New Member
Bom galera, eu estou a muitos dias atras de mesas soundcraft, mas ta um parto encontrar essas mesas.

Gostaria da opinião de vocês em relação a uma dúvida. Muito me foi passado que os efeitos da soundcraft efx 12 não me seriam tão úteis na minha igreja, devido ao tamanho e a falta de tratamento acústico. Logo eu optei pela epm 12 que tem 2 aux pré, contra um da efx12.

Gostaria de saber até que ponto essa afirmação é verdadeira em relação ao uso dos efeitos. Eu particularmente prefiro dois aux pré, por mim pegaria a epm logo, mas só tenho conseguido encontrar a efx 12 nas lojas. Tenho tentado contato com Leal imports, mas sempre sem sucesso e até a distribuidora das mesas no Brasil nunca me responde.

Se alguém souber de algum contato seguro que consiga essas mesas eu agradeceria. Compramos duas art 410 para minha igreja e a mesa é a próxima mudança. Provavelmente nem iremos instalar as caixas enquanto não comprarmos a mesa nova. Pois a antiga não tem nem conectores xlr, kkk. Logo iriamos precisar gastar um dinheiro atoa mandando fazer cabos xlr/p10 pra depois somente deixar parado quando chegar a nova mesa.

Ah e queria opniões em relação as mesas, é realmente uma ótima compra, visto que nossa verba pra mesa é de no máximo 1800 reais hoje ? precisamos de cerca de 10 canais mono para mics e instrumentos. Essas duas soundcraft tem 12 + 2 stereo, ficaria uma pequena sobra.
 
R.Dassaev disse:
Muito me foi passado que os efeitos da soundcraft efx 12 não me seriam tão úteis na minha igreja, devido ao tamanho e a falta de tratamento acústico. Gostaria de saber até que ponto essa afirmação é verdadeira em relação ao uso dos efeitos.

Se você nunca sentiu falta desses efeitos é porque não precisa deles. Não utilizá-los diminui a chance de haver microfonias.
 
Então Jefferson, eu nunca senti porque nunca usei mesmo. Acho por nunca ter sentido falta não quer dizer que não possa ser útil. Eu sou guitarrista e uso somente amp e guitarra por opção, mas sei que um bom delay e um bom reverb acrescentam muito no meu som, acabam por me da outras opções.

Eu só fico na duvida se vale mesmo a pena perder um aux pré pra ter os efeitos da mesa, me falaram que são bem legais esse da soundcraft, mas que eu posso sentir o som embolar muito na minha igreja, porque ja temos um reverb natural de certa forma alto. Não temos nenhum tratamento acustico.
 
o_O, aqui ta normal a msg.

Getulio, é essa efx 12 mesmo que falo. Ela tem os efeitos, mas só tem um aux pré contra dois da epm 12, mas essa epm não tem os efeitos. La na igreja so vamos usar dois retornos mesmo, mas mesmo sendo dois acho que seria legal ligar um em cada aux :D. Mas pela dificuldade de encontrar vou acabar na efx 12 mesmo.
 
Onde vc vai usar esses retornos? se for os dois para musicos é bom q sejam ligados nos aux. Mas caso um deles seja usado para o pupito por exemplo vc poderia liga-lo na saida '"mon" q a mesa tem. assim vc teria dois retornos ligado e efeitos.
 
Então, como de inicio só vamos poder usar dois retornos, vamos ter que fazer improvisos.

Meu pensamento é deixar um retorno mais voltado para instrumentistas, exceto violão, e o outro mais voltado para vozes e violão. Como o altar o pequeno, acabariam ficando os dois em posições parecidas, mas com algumas diferenças de volumes em instrumentos feitos pelos dois aux, por isso prefiro a epm 12 a efx12.

Nosso Pastor tem o pupito em cima do nosso altar, logo, como não vamos poder comprar mais de dois retornos e deixar um sempre pra ele, vamos ter que improvisar as posições. Meu pensamento é: Pastor pregando, pegar o retorno voltado paras as vozes e direcionar para ele e quando formos tocar, agente volta a posição correta, ou a que melhor atender.

Mas tb creio que como o altar é pequeno, possamos usar a efx 12 mesmo, dispensando a necessidade de dois aux pre que a mesma não possui e posicionar os retornos de uma forma mais geral, pegando todos da banda e também de uma forma que cubra a area de pregação do Pastor.
 
É, os caras mais experientes daqui do fórum vão poder falar melhor. Mas acredito que para um palco pequeno, quanto menos monitores melhor. Quantos membros compõem a banda (músicos e cantores)? Dependendo da quantidade, apenas um monitor seria suficiente. Assim você poderia eliminar o problema de ficar mudando-o de lugar.
Parece até redundância falar isso, mas bom seria um retorno via fones para os músicos
:p :p
 
Então Miranda, nossa intenção é essa mesmo, mas não vamos poder comprar um powerplay agora, então por hora precisamos dos dois retornos no Palco. Mas futuramente iremos colocar powerplay pos instrumentistas.
 
Usamos a EFX 12 na nossa igreja. Gostamos bastante da sonoridade dela e dos efeitos também. Como usamos só dois retornos, com prioridade para vozes, não sentimos a necessidade de mais auxiliares. A única coisa que sinto falta nessa mesa é de um filtro low cut (em 100 Hz, por exemlo, de 18dB/8ª) para cortar os “puffs” dos microfones e reduzir os problemas de microfonias nas baixas frequências. Se bem que diminuindo bastante o volume do grave na mesa, deixando-o quase zerado, conseguimos minimizar os puffs. Mas acredito que usando um filtro “high-pass” o resultado seja melhor.
 
Opa Mateus, vlw pelo feedback brother. Pode me explicar como são ligados seus retornos na mesa ? Liga os dois pelo aux pre ?

Como iremos utilizar somente dois retornos de chão por hora, estou pensando mesmo em ir na efx e ficar somente com esse unico aux. Estive analisando e não vai fazer tanta diferença para meu uso um segundo aux pré. Futuramente, queremos comprar uma mesa digital tb, mas isso so depois de comprar o sub e nos retornos novos.

Abç
 
Compre recentemente uma efx12, inclisive acho que já ate respondi e poste fotos dela, mais tudo bem, comprei de um cara que mora no EUA e é musico e ele vem todo fim de ano pra passar as festas com a familia e trás as coisas pra vender aqui e arrumar o dinheiro de volta, comprei por 1000 e ainda ganhei um case.
Eu estava doido pra ver ela em funcionamento, e na ultima 4 feira fiz um evento com ela e se saiu muito bem, eu me arrisque e foi só a mesa e as caixas sem nenhum periférico , no final só foi elogios do Pr Bene Gomes do koinonia de louvor
 
Poxa Alex, to doido atras dessas mesas e não encontro. A distribuidora, a Harman nem responde e-mails e outras mesas que são ate mais caras oferecem menos que ela.

Mackie profx 16 tem menos canais com pre amps para mic, yamaha mg 166c que acho inferior a soundcraft tem 10, zed 12 tb tem muito pouco canal com pre amp para mic. A melhor opçã pra meu uso hoje seria essa efx12 ou epm 12.
 
Achei ela por 1424 avista na audio drive G.jr. Agora so esperar chegar a data da compra :p. Mas eu so acho por essa referencia efx 1202, não sei se tem diferença para as efx12.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.audiodriver.com.br/ecommerce_site/produto_19026_9492_Mesa-De-Som-Soundcraft-EFX-1202-K">http://www.audiodriver.com.br/ecommerce ... EFX-1202-K</a><!-- m -->
 
R.Dassaev disse:
Pode me explicar como são ligados seus retornos na mesa ? Liga os dois pelo aux pre ?

R. Dassaev, ligo o auxiliar da mesa na entrada C do processador DCX2496 e neste endereço duas saídas para o input C. Assim, temos dois retornos com processamento independentes, o que ajuda bastante, por exemplo, na atenuação de frequências que causam microfonias em cada caixa. Espero ter ajudado.
 
R.Dassaev disse:
Achei ela por 1424 avista na audio drive G.jr.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.audiodriver.com.br/">http://www.audiodriver.com.br/</a><!-- m -->

R.Dassaev ou quem conheça a Audrive.

Essa loja é de CONFIANÇA?
 
Back
Topo