soundcraft expression 3

CJ Pro

New Member
Bom dia galera...
precisando de ajuda sobre a soundcraft expression 3.
alguém pode ajudar?
Estive pesquisando assistindo videos na Internet mas até o momento não consegui tirar minhas dúvidas.
Uma delas é sobre o subgrupo, podem me ajudar?
 
Boa tarde..Tbem compramos essa mesa, eu nao consegui achar nada a respeito, então nem uso sub grupo nela.... Estão gostando da mesa?
 
Oi estou usando a si expression 3 na igreja há uns 2 meses direto. Muito boa, estamos todos gostando muito, timbre incrível, porém "poucos" recursos comparada a outras digitais de mesmo nível, porém com preço matador. Outra grande virtude é a facilidade de operar.

Você pode usar os busses de saida de 1 a 14 para montar subgrupos.
Lembre-se que os busses de 9 - 14 podem ser usados como busses estéreo, entao recomendo configurar como estéreo e usar eles.
Passo a passo:
1-coloque o bus que você vai usar em pos fader, selecionando ele, e depois clicando em output na tela.
2-"desdirecione" os canais que você vai enviar para o subgrupo do LR, por exemplo os canais da bateria
3-escolha o bus que você vai usar, o 9 por exemplo, e coloque todos os canais da bateria em 0dB nele. Atalho, alt+on sobe o fader até o 0dB nos mixes.
4-selecione o bus que você escolheu, no exemplo usei o 9, e direcione o mesmo para o LR.

Pronto, agora o master do seu subgrupo de bateria vai ser o master do bus 9.
Repetindo, você pode usar qualquer um de 1-14 mas os melhores são os estéreo.

Não da pra usar matrix como subgrupo, ela só aceita canais de saída, por exemplo, LR, mono, mix 1-14, os canais de saída de fx, e se não me engano os dois estereo rosa, mas preciso confirmar esses dois amanhã.

No nosso caso usamos o matrix como saída de gravação estéreo com uma cópia do LR.

Espero ter conseguido ser didático e me fazer entender, qualquer dúvida estou a disposição.
 
Gabriel.memelli disse:
Pessoal Gostaria de saber se alguem sabe me informar se a mesa tem entrada para fone de ouvido e aonde

Tem sim, 1 jack P10 TRS, no canto esquerdo, bem escondida em um buraco abaixo de onde você coloca a mão.
 
Seguem as fotos da mesa que prometi mostrando bem onde é o jack do fone de ouvido.





Qualquer dúvida estamos a disposição para ajudar. Abraços.
 
Gabriel.memelli disse:
Galera, vcs tem um preset para Compressor?

Bom vou tentar te ajudar rapidamente, mas se precisar de mais detalhes abra um novo tópico pra não bagunçar o fórum ok?!  ;)

Bom vamos lá, é muito complicado simplesmente usar um preset, ou uma receita para tudo. Para cada doença tem um remédio. Acho mais interessante você antes do culto com mais alguém ir testando para chegar perto do que você quer. Posso no máximo te dar um começo do caminho para onde você seguir.

No caso vamos supor que você queira um compressor para vozes dos pastores, pregadores ou mesmo para quem está dirigindo o louvor.

No caso da si expression que estou usando, sempre fecho a relação de ganho entre -24 e -18dBf. Ou seja quando acender o -24 do vu do canal. A partir dai vamos imaginar que você só quer conter alguns picos onde o Pr fala mais alto. Nesse caso você pode começar usando o threshold "descendo" ele devagar até por exemplo -15 ou -17. Isso significa que quando faltar 15db para clipar o compressor vai começar a atuar.

Esse threshold vai depender muito da fonte sonora. Da dinâmica de fala da própria pessoa. Ai você pode ir testando onde você quer que o compressor atue, quando você quer que ele atue variando o threshold para cima ou para baixo. Lembrando que quanto mais perto de -24 ou menos, mais cedo ele irá entrar, quanto mais longe, ou mais para cima mais ele irá demorar para entrar. O curioso é que na expression por default o compressor sempre vem em -12dbf ou alguma coisa assim, um valor muito alto. Então você tem que ir descendo ele, ao contrário do analógico, um pouco estranho pra quem veio do analógico como eu, mas que depois você acostuma.

Outro detalhe importante é o attack, que nada mais é do que o tempo que o compressor irá levar até começar a comprimir de fato o sinal quando ele alcançar o threshold. Por default na mesa ele também vem muito alto, cerca de 50ms. Você pode ir diminuindo esse tempo e vai ver que o compressor vai entrar atuando muito mais rápido. Essa visualização você tem ali mesmo nos leds vermelhos gain reduction.

Por fim a taxa, ou ratio, que é o quanto o compressor vai diminuir, por padrão 2:1 uma taxa de compressão pequena, que você pode ir aumentando, para diminuir mais o sinal. Va testando o que o seu ouvido preferir. Geralmente uso algo entre 2 a 5:1, mas mais uma vez isso vai depender do pregador, do jeito dele, da dinâmica dele, se grita muito ou não etc.

Porém acho que a melhor dica disparado é usar o iPad no começo. Ele traz isso tudo numa interface gráfica fácil de entender e com uma bolinha indicando o sinal e todos os controles ali na mão. Você pode até mesmo colocar ele do lado da mesa e ir mexendo na mesa mesmo para entender bem cada função. Muito intuitivo de usar recomendo muito.

 
Esqueci de dizer aí em cima mas até a versão atual a Expression não salva presets de canal como uma voz de um pastor ou os ajustes de um instrumento para que você recarregue mais tarde somente aquele ajuste ou aquele canal inteiro.

Nem mesmo de ajustes isolados de compressão ou eq. Sei que a x32 por exemplo, faz isso e se não me engano as yamaha também, mas não acredito que isso seja algo que atrapalhe sua vida em nada no dia a dia.
 
Boa tarde Pessoal, estamos querendo comprar uma SI Expression 3 pra nossa Igreja.
Como nunca trabalhamos com Soundcraft, estamos com duvidas sobre a durabilidade do equipamento, e manutenção.
Alguém aqui tem mesa soundcraft ha vários anos ? Tem dado muito problema ? A manutenção é cara ?

Temos uma Yamaha 02R na Igreja, e a mesa deve ter uns 20 anos de uso, e ainda funciona 100% com exceção de alguns faders que estão preguiçosos.

Estamos em duvida sobre pegar uma Yamaha, ou essa Soundcraft
 
Diego, tenho soundcraft analógica, qualidade excelente, mas já tive problemas com oxidação. Nada de mais, ela tem 5 anos de uso, tá novinha.
Mas quando estive na autorizada aqui no RJ, o técnico de lá disse que dava mais problemas que Yamaha, que não aguentavam nosso calor, coisa e tal... (Palavras da assistência técnica autorizada) Eu adoro a minha mesa, e nunca mais tive problemas com ela. (Obs. quem resolveu o problema foi um irmão da igreja que trabalhava na Bayer, não a assistência técnica)

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk
 
Back
Topo