Speakon de má qualidade ou azar?

djarthur001

New Member
Prezados, tenho um pequeno pa com 4 caixas de sub e estas caixas são ligadas a um amplificador studio r light de 5500w a 2R que fica até folgado pois dificilmente preciso de toda a potencia do amp, muitas vezes o amp está movimentando 2 ou 3 leds com bastante sobra de potência e mal atinge -6dB no vu, talvez um power mais fraco fosse suficiente lá mas melhor sobrar que faltar, certo? os falantes são 8 sub 800 pro de 8 ohms com reparos originais e um total de 4 ligados por canal

Na verdade com a metade dos falantes daria para fazer o evento no local mas como tenho as caixas de sobra liguei todas de forma a descer a resposta dos subs e deixar as caixas bem folgadas, até ai ok..

No fim de semana passado o disjuntor do local de 100A desarmou, ligamos novamente e reduzimos o volume do pa de forma a não ter problemas durante o evento pois suspeitei do som e ao final resolvi testar tudo e vi que uma das caixas estava falhando, mexi no cabo e o speakon estava com bastante mal contato, ao abrir vi o cabo bem derretido, pinos do conector amarelados por temperatura e muita borracha derretida, o cabo pp está até rigido proximo ao conector

Então gostaria de uma dica sobre o que pode ter causado isso, com as velhas tomadas de ar condicionado eu nunca tive problemas mas derreter um speakon e derrubar um disjuntor de 100A acho que foi demais, por sorte o canal do amp não foi afetado...

Seria os speakon santo angelo ruins ou tem alguma coisa que passou batida? Obs: os cabos de caixa são de 4mm
 
Boa noite @djarthur001 ,

Irmao, a marca Santo Angelo eh muito boa e de renome no audio, mas nada impede de vc ter adquirido um conector com prob de fabricacao,ou ateh mesmo ser um piratao. Geralmente, o que faz fio esquentar e derreter eh mal contato aumenta a resistencia no local e derrete o isolamento do fio.
Vc testou a impedancia das cxs antes de liga-las ?? E apos ligar, vc verificou qto elas estavam fazendo em cada lado ??
Outra.... desarmar um disjuntor de 100 passando pelos outros dispositivos de seguranca, tem de rever a Instalacao do local; nunca vi uma aparelhagem pequena derrubar disjuntor dessa forma, arrisco dizer que nao foi somente sua aparelhagem que desarmou ele ... tinha mais coisa ligada no mesmo circuito e o somatorio fez ele cair !

Abc e sucesso
 
Boa noite @djarthur001 ,

Irmao, a marca Santo Angelo eh muito boa e de renome no audio, mas nada impede de vc ter adquirido um conector com prob de fabricacao,ou ateh mesmo ser um piratao. Geralmente, o que faz fio esquentar e derreter eh mal contato aumenta a resistencia no local e derrete o isolamento do fio.
Vc testou a impedancia das cxs antes de liga-las ?? E apos ligar, vc verificou qto elas estavam fazendo em cada lado ??
Outra.... desarmar um disjuntor de 100 passando pelos outros dispositivos de seguranca, tem de rever a Instalacao do local; nunca vi uma aparelhagem pequena derrubar disjuntor dessa forma, arrisco dizer que nao foi somente sua aparelhagem que desarmou ele ... tinha mais coisa ligada no mesmo circuito e o somatorio fez ele cair !

Abc e sucesso

Acabei não sendo muito claro, o disjuntor de 100A é o geral do quadro, o pa está ligado em 110V junto do resto do ambiente pois o relógio do local é monofásico, o consumo do local não passa de 20A medidos em um amperimetro por mim e já funciona assim a alguns anos sem problemas, lá tem pouco consumo pois são somente iluminações de led, poucos ventiladores e dois freezers, acredito que os 100A sejam suficientes de forma geral pois medi algo proximo a uma média de 55A em tudo com uma musica meio sem dinamica que exagera bastante nos subs em volume fora do uso comum do equipamento

no circuito do som coloquei um disjuntor de 50A para um studio r light nos subs e um stage nos medios graves e outro disjuntor de 16A para os dois sx nas medias altas e retorno junto dos perifericos, embora os disjuntores estejam sub dimensionados eles levam o equipamento numa boa devido ao som estar bem folgado pro local, a questão foi o curto na caixa derrubar o geral ao inves do de 50A do som e também o fato do speakon ter derretido dessa maneira, não imaginava que seria possivel acontecer e não imaginava que o amplificador fosse suportar um curto na saida sem queimar a saida do amp a ponto de cair o disjuntor

Pra evitar isso estou pensando em comprar as tomadas RC4A para substituir os speakon que são frageis e talvez colocar um cabo de 6mm pra alimentar os 4 subs por lado ao inves do cabo de 4mm que está lá pra melhorar o amortecimento o que acha?

Obs: medi com um multimetro os sub 800 e cada caixa com 2 falantes esta com algo proximo a 3 ohms
 
Olá!

So por exemplo, aqui em casa uma vez derrubou o geral (no poste padrão, 50A) e nao caiu nenhum disjuntor interno, mas fui verificar dois chuveiros estavam ligados, e mais 2 geladeiras, em uma epoca de inverno. Ou seja, percebi que o somatorio de consumo de tudo fez derrubar o geral no poste.
Como foi falado, ve se nao ha algo mais ai em curto ou mal dimensionado.
E o caso do conector ja podia vir de tempo e so agora passou do limite.

Ate mais,

Vladimir
 
Back
Topo