Staner 1600T - Aterramento X Carcaça

G

Guest

Guest
Olá pessoal! Graças a Deus comecei hoje a revolução lá na igreja. Surgiu uma dúvida muito cruel, enquanto eu estava limpando o power.

Na parte traseira tem uma coisa estranha montada. Há dois plugues, um com o símbolo de "carcaça" e outro com o símbolo do "terra". Alguém jumpeou eles, ou seja, tem um "aremezinho" ligando os dois. Ainda não há aterramento nessa tomada, vai ser ligado na semana que vem. O que devo fazer? Só o plug da tomada, o do aterramento, já deve aterrar o sistema né?

jump.jpg


Alguma dica?
 
O cabo de energia dele possui três vias?

Acho que não. Então o aterramento deve ser feito no conector designado para tal.

Já o outro conector deve ser para aterrar a carcaça (se puder abrir o equipamento para confirmar é bom), para proteção das pessoas por uma eventual corrente de fuga pela carcaça metálica. Vale a pena aterrar também para proteção das pessoas.

Agora, ligar com arame não dá!

Sds,

Eduardo.
 
Olá Rafa.

O Eduardo acertou na mosca nas explicações. Só vou acrescentar alguma coisa.

Atualmente, por Lei Federal, qualquer equipamento com carcaça metálica deve ter o pino terra - cabo de força com 3 pinos, sendo a carcaça ligada obrigatoriamente ao terra. Isso evita possíveis choques ao encostar no aparelo. Mas nem sempre foi assim.

Antigamente, quando não havia essa obrigação, alguns fabricantes mais conscientes colocavam um borne (conector de aparafusar), onde o usuário deveria ligar um fio (verde ou verde com listra amarela, noma ABNT) até o terra.

Este equipamento Staner aí é um dos raros que te permite um tipo de ligação um pouco diferente. O terra poderia servir apenas para a fonte (função de referencial elétrico) e/ou aterramento da carcaça (função de proteção do usuário). Isso era feito porque, em raras condições (principalmente quando alguém usa cabos fora de padrão), a carcaça aterrada poderia introduzir ruídos no sistema, logo a opção de aterrar a mesma ou não.

Mas se seus cabos seguem a norma, então não há perigo de ruído, e a carcaça deve ser aterrada sim. Todos os novos são aterrados.

Um abraço,

Fernando
 
Olá Bersan!

Obrigado à você e ao Eduardo pelas respostas.

Pois é, eu estou ainda muito intrigado com isso. O aterramento lá na igreja é zero, infelizmente, mas o povo lá já foi conscientizado disso, e logo, logo teremos o terra por lá. Eu posso então retirar esse "jumper" do amplificador, assim que o sistema estiver aterrado pela tomada? Os cabos estão na norma sim, hoje mesmo eu soldei uns SC30, ficou bonitíssimo! Hehehe

Acredito que deva ser assim mesmo.

Obrigado mais uma vez!
 
Eu posso então retirar esse "jumper" do amplificador, assim que o sistema estiver aterrado pela tomada?

Na verdade, o aterramento é feito por aí. Você deve continuar usando essa ligação indicada, aterrando eletricamente e a carcaça.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo