Staner 1600T - Ligações

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Olá amigos, mais uma vez abro a seção Staner 1600T!

Bom, não temos mais o manual dele, mas este power, segundo as pesquisas que eu fiz na internet é 1050W + 1050W RMS @ 4Ω, o que me dá a entender que ela aguenta empurrar 1050W por canal, quando estiver carregada com 4Ω, certo?

Pois bem, um canal está alimentando as caixas do fundo, duas Fender 115-ELC, 8Ω nominais. Elas estão em série, carregando em 4Ω o amplificador. Cada uma, segundo o manual tem potência de 150W, ou seja, eu não estou carregando o canal nem com 30% da potência que ele tem pra me dar, a 4Ω, certo?

Canal da frente, é a história que eu já contei lá no outro tópico ( ), temos uma carga de 2Ω no outro canal, as caixas da frente tem impedância nominal de 4Ω e estão AINDA ligadas em série. O manual das caixas JBL TR225, diz que elas têm POWER CAPACITY

CONTINUOUS PEAK NOISE : 450W
PEAK PINK NOISE: 1800W

ou seja devo considerar que estou extraindo 900W do canal que pode me dar 1050W, tudo isso à 4Ω, certo? Já que elas estão carregando a potência com 2Ω, eu estou tentano extrair do power mais potência do que ele foi feito pra me dar, certo?

Como arrumar isso?

A solução imediata, que vai acontecer amanhã mesmo, é a de ligar elas em série, onde a impedância subiria pra 8Ω e eu não esttou sobrecarregando mais a potência. Mas se em 4Ω ela me dá 1050W, em 8Ω ela deve me dar algo perto de 525W naquele canal, certo? As caixas têm potência de 450W, ou seja, de novo não estou com o sistema no ótimo.

O que eu posso fazer pra consertar isso? O simples fato de ligar uma resistência de 8Ω em paralelo com as caixas iria satisfazer o circuito? O resistor ia esquentar pra chuchu? Tudo isso que eu falei é besteira?

Obrigado senhores! Graças a Deus pela vida de vocês!

PS: já li sim os artigos do Fernando, 189 e 190, mas ficou esta dúvida!
 
Olá Rafael,

As suas caixas Fender devem estar ligadas em paralelo, com impedância equivalente de 4 ohms. Se estivessem em série sua impedância equivalente seria de 16 ohms. Se cada uma delas tem potência de 150W então você têm 300W de potência nas caixas. Há uma regrinha de que o ideal é que o amplificador tenha o dobro da potência das caixas, logo, você precisaria de 600W na saída do seu amplificador, como ele te dá 1050W, você terá de fazer uma atenuação (botão que muitos acham ser de volume na frente do amplificador) nele. Acho que atenuar em torno de 2 a 3dB já trará o amplificador para este patamar.

Para as caixas frontais, ^com a ligação em série você terá os 8 ohms, respeitando a impedância mínima do amplificador, mas a potência não será esse de 1050W, provavelmente seja algo em torno de 525W a 600W mais ou menos. As suas caixas têm potência para 450W cada uma, logo totalizará 900W total, veja que nesse caso vai faltar potência para um desempenho ideal, mas dá para levar bem, apenas tome conta para não trabalhar clipando o canal da potência.

E lembre-se que os canais não deverão trabalhar iguais, pos isso é preciso testar os ajustes de cada par de caixas.

Apenas um pitaco: Você não tem a possibilidade de usar esse STANER apenas nas JBL e outra potência para as FENDER?

Sds,

Eduardo.
 
A PAZ

Acredito quando vemos 1050W por canal, é bom sabermos que esta potencia é quando apenas um canal está funcionando, quando ambos canais estão operando esta potencia cai devido o transformador ser apenas um para os dois canais...Ok?


Heriberto
 
Depende, se o trafo for superdimensionado como nos atuais Studio R, isso não ocorre.
Não sei se esse tem, mas essa não é uma regra geral...

Vide:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=174">http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=174</a><!-- m -->

Abraços

Israel
 
Olá,

respondendo de baixo para cima:

Pergunta: a potência cai com ambos os canais operando?
Resposta: depende do que o fabricante diz no manual. Se diz potência de X Watts/canal e mais nada, provavelmente com ambos os canais operando a potência cairá mesmo um pouco, exatamente pelo motivo apontado pelo Heriberto.

Alguns raros (e melhores) fabricantes especificam a potência com ambos os canais operando. Logicamente, quando estiver um único canal operando, provavelmente fornecerá um valor acima do esperado (> 50% potência total).

O Eduardo falou muito bem: suas caixas JBL estão em paralelo (4 Ohms + 4 Ohms = 2 Ohms), mas suas caixas Fender devem estar em paralelo também (8 Ohms + 8 Ohms = 4 Ohms). Note que as JBL estão abaixo do mínimo especificado para o amp, levando-o a correr o risco de queimar.

Mas é preciso ter um ajuste aqui nesta parte:

Há uma regrinha de que o ideal é que o amplificador tenha o dobro da potência das caixas, logo, você precisaria de 600W na saída do seu amplificador, como ele te dá 1050W, você terá de fazer uma atenuação

Na verdade, o ideal é que tenha PELO MENOS 2x mais potência. Não há problema algum ter 4x mais potência. Não há necessidade de atenuação. O que queima falante é principalmente distorção, é muito raro queimar por excesso de potência. Aliás...

O manual das caixas JBL TR225, diz que elas têm POWER CAPACITY

CONTINUOUS PEAK NOISE : 450W
PEAK PINK NOISE: 1800W

Quem acompanha o site há tempos vai estranhar esta especificação. É estranha mesmo: se 450W são Potência contínua (Watts RMS), o que a palavra PEAK está fazendo ali? Se é contínua então não é de pico, oras! (eu querendo corrigir a JBL é muita pretensão, não?)

E o PEAK PINK NOISE, por que é igual a 1800W?? Essa é fácil: porque ruído rosa (Pink Noise) tem um headroom de 6dB, e 6dB significa 4x mais potência. 450W Contínuos x 4 = 1800Watts.

Logo, tá aqui a prova de que com 600W de caixas, você poderá ter 2.400Watts de amplificador sem problema algum. Só que é desperdício comprar um amp de 2.400 Watts, porque um amp de 1.200 Watts consegue dar um pico de 2400 Watts.

Em resumo: não se preocupe com excesso de potência. Muitos bons fabricantes fazem falantes que suportam incríveis 10x mais potência que a potência RMS especificada, sem problemas. Preocupe-se com distorção, essa sim nunca deve acontecer. 5% de distorção e adeus, falante.

Apenas um pitaco: Você não tem a possibilidade de usar esse STANER apenas nas JBL e outra potência para as FENDER?

Essa é uma ótima idéia para resolver o problema de impedâncias. Mas será que é necessária? Para saber isto, precisamos conhecer a igreja, os estilos musicais, o nível de som.

Caro Rafael, vocês usam o som, nem que seja raramente, naquele volume que costuma estremecer tudo??? Vocês chegam a fazer o chão tremer? Ou quando o volume vai ficando mais alto tem sempre alguém mandando abaixar?

Se o pessoal da sua igreja gosta de som muito alto, compensa mais ter um outro amplificador mesmo. Resolve-se o problema de impedância, passa-se a ter a vantagem de um controle de volume no amp para cada caixa, sobra de potência, etc, etc e etc. Muitas vantagens, mas dói o bolso.

Por outro lado, se você acha que nunca chegou nem próximo da potência máxima do amp (e possivelmente seja isso, pois com 2 Ohms de caixas se você tivesse feito isto o amp teria estourado), então pode colocar as caixas em série sem problemas. Você terá que aumentar mais o volume (na mesa, no amp, em qualquer lugar - mais sentirá que o volume caiu e terá que compensar isto) e só. Nada mais.

Eu faria isto primeiro, não custa nada mesmo. Se não ficar bom (o amp começar a clipar quando se exige mais volume), eu então compraria outro amp.

O que eu posso fazer pra consertar isso? O simples fato de ligar uma resistência de 8Ω em paralelo com as caixas iria satisfazer o circuito? O resistor ia esquentar pra chuchu?

Sim, um resistor resolveria o seu problema, mas é longe do ideal. Você teria 50% da potência perdida na forma de calor (se vai esquentar muito ou não depende da potência do resistor). Mas porque desperdiçar potência em resistores??

Sei que ligações em série não são fáceis. Exige passar um fio de uma caixa para a outra. Se as caixas estão uma ao lado da outra, é fácil. Quando as caixas estão longe uma das outras, como no seu caso... é bem difícil. Exige passar um fio lá por cima (ou por baixo).

Mas, ainda assim, mais vale esse trabalho que simplesmente desperdiçar potência do amp em simples resistores.

Outra solução (que eu não gosto, mas é fácil de fazer): nos cabos das caixas, faça assim:

Caixa JBL 1 - Fio positivo - ligue no Amp
Caixa JBL 1 - Fio negativo - emende com o fio positivo da caixa JBL 2
Caixa JBL 2 - Fio positivo - emendado com o fio negativo da caixa 1
Caixa JBL 2 - Fio negativo - ligue no Amp

Tá pronta sua ligação em série.

Um abraço,

Fernando
 
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