Sua Igreja apoia seu ministério?

alex PEREIRA disse:
e em todas as 2 sou muito bem remunerado graças a DEUS

Remunerado seria uma afronta de onde venho kkk é perigoso ser até excluído...Para se ter ideia eu mandei aquele material, treinamento de uma equipe de som,para o pastor,ele só leu profissional e já meteu o pau, de púpito ainda por cima, falando que contratar gente de fora é paia e sei lá o que mais.Enfim,você falou que é respeitado,acho que seria o mínimo ou melhor a única coisa que todos querem mais do que dinheiro.
tenso
 
Não temos apoio na nossa igreja e nem somos levados a sério. Muito pelo contrário, de certa forma pagamos para operar o som, pois para não termos um som vergonhoso, investimos do próprio bolso.
Apoio para mim é investir em equipamentos e respeitar a opinião e decisão do responsável pelo áudio.
 
Rinaldo Gomes disse:
Meu Pastor apoia sim o ministério, mas temos falta de pessoas para trabalharem, até aparecem alguns, mas quando descobrem que aprender requer tempo, muito tempo mesmo e disposição em ler, apostilas, manuais e tudo mais que aparecer, tá dificil aumentar o ministério, somos em três atualmente.
É pessoal muito tempo se passou e hoje somos 2 :cry:
 
JediRoquer disse:
Bom povo, abri esse post para entender um pouco da realidade em cada igreja, sei que todos nós compartilhamos das mesmas dificuldades, uns mais e outros menos.



A algum tempo cheguei a conclusão de que minha igreja não respeita meu trabalho. venho a muito tempo pedindo ao meu pastor para pedir aos irmãozinhos da igreja mais zelo com os equipamentos. mais organização nas programações, aos músicos para guardarem seus equipamentos e a deixarem o que é da igreja na igreja... mas quanto mais eu converso com o Pastor mais as coisas pioram...

É amigo minha situação hoje é muito parecida com essa, estou cansado, sem forças na verdade, para continuar sendo o chato o intransigente, estou até perdendo a vontade de trabalhar no som, todo dia que chego na igreja é uma luta, tudo espalhado, os cabos jogados, os instrumentos levam pra casa, para tocar nas bandas deles, eu desisti já, não estou conseguindo nem prestar um culto como deveria, já fico chateado e zangado antes do culto começar, o louvor só chega as 19;25 e olhe lá, mal nos falamos, pois eles não gostam de mim, acho que vou dar um tempo também, só não dei ainda por não ter ninguém para assumir, desculpem o desabafo mas esta muito difícil........
 
Rinaldo, sei que nossa area é complicado agradar a todos, do mesmo jeito que os musicos tem que fazer o seu trabalho, que é tocar bem e os cantores cantarem, você tem que operar cada um na sua area, como eu trabalho em duas igrejas, eu encontro mais problemas que você, em uma tem um cara que é meu amigo, mais o som nunca está bom pra ele, nós temos uma mesa M-300 com o sistema line versa 206 da attack e ele acha que o som tem que sair igual em um cd, teoricamente sim mais bem sabemos que existem fatores que jogam contra a gente, o fator acustica e cortes de frequencia, com o tempo consegui tirar um som bem legal mais sempre falta, antes ele era contra ao eu implantar sistema de fone e tirar os cubos, maos apresentei para o pastor e expliquei que o som reverberante do altar ia diminuir e ele autorizou, e outra coisa que eu faço, pergunto a ele o que está faltando e e deixo ele equalizar ai ele cai na real e ve que não funciona do jeito que ele quer que seja, eu já cansei de explicar que nem tudo o que é certo funciona em um lugar com probemas de acustica e que não se resolve problema de acustica com aparelhos eletronicos, e por falar em acustica, o nosso Pastro já autorizou o trabalho e em bem pouco tempo começaremos.

Isso vai atrapalhar um pouco meus planos, pois queria comprar 4 M-48 para os musicos, mais tudo bem eu espero. rrsrsrsrsrsr

Já na outra igreja, tem uma menina que é cantora profi e canta pagode filha do Mauro Diniz, mais ela na igreja é simplesmente back e ela acha que o mic dela tem que estar ou no mesmo volume ou até mais alto do que o do ministro, ai expliquei varias vezes para ela que na igreja a liturgia é diferente de um show ao vivo, que no show é tudo de primeira e tudo funciona em prol dela e quem vai em show sabe que lá não tem vai ter gente reclamando de som alto ao tec. e que nai igreja temos que trabalhar com equipamentos que tem e que é um plublico totalmente diferente e que nos tec. temos que agradar varios ouvidos desde crianças a mais idosos e que na igreja tem o tal do gosto, se canta musica da harpa o som não incomoda os idosos mais o som fica ruim para os jovem, e quando canta que o chão vai tremer os jovens pulam e os velhos reclamam que o som está alto, e pedi para ela ter um pouco de calma. Eu fiz uma gravação em L R e coloquei para ela ouvir, e ela falou:
- hum minha voz está muita e estridente tá feia.
ai eu falei:
- é o mesmo som que está saindo no PA, isso é pra você ver que eu sei quando devo ou não abaixar, e que isso não quer dizer que tenho birra com alguem, é simplesmente porque está alto mesmo.

e assim vou levando, um belo dia o baixista de uma dessas igrejas me convidou para ir em outra na qual ele ia tocar e eu fui, chegando lá encontrei um camarada meu operando o audio, um sistema bom da bose com a mesa 01v96, e reparei que o som estava exagerado, e perguntei:
- aqui o pessoal não reclam do som alto, aqui é tranquilho é isso ai que você está ouvindo mesmo, e olha que nem distorse e só tem um sub, o sistema é bom mesmo ele não queima nunca

logo depois chegou uma pessoa e falou:
- meu filho qual o lugar da igreja onde o som é mais baixo pra eu sentar, pois o som é muito alto e meu unico problema com essa igreja é o som alto.

o cara olhou pra mim e ficou com aquela cara, ai eu falei:
- eu passo pela mesma situação

ele disse:
- é sempre tem uns, mais eles tem que aprender que quem manda somos nós

É isso ai mesmo, os musicos estudaram para serem musicos, os cantores para cantar e o tec. para mixar e pronto cada um na sua, o lider de louvor uma vez falou:
- o cara pode até dar uma opinião, qu epode até ser boa, pra você mais não que vai ser adotada, pois o tec é você.

Então meu amigo faz o seu, se aproxime mais do Pastor e seja firme fale e explique coisas em termos tecnicos o que funciona e o que não funciona o que é certo e o que é errado, e use esse tecnica de chamar quem está falando e coloca ele para tirar o som que ele queria que fosse e explique para ele por que não funciona e que a casa de DEUS não é uma casa de show e que ele muito menos é um artista.

Hoje, com muita calma, eu tenho o respeito de todos, numa das igrejas vou fazer 10 anos e na outra que pensei que ia durar um mês vou pra 6 meses, nessa de 6 meses já fui até promovido a Eng. de áudio rsrsrsrsrsrsrs, o pastor anunciou no altar que a igreja contratou um Eng. de Audio e que por isso o som estava bom, rsrsrsrsrsrsrs.

Não desista
 
Valeu Alex peças palavras acho que voce tem toda razão, mas no meu caso já falei com o Pastor, mas ele não impõe limites aos músicos (até por termos poucos, essa é a fala dele), então eles fazem oque querem. Meu relacionamento com o grupo já está mais que desgastado, eles não ensaiam, chegam na hora que querem, tocam de qualquer maneira, o baterista é incapaz de tentar tirar um som melhor da TD4, da forma que tiver ele toca, o arranjo das musicas é daquela foram, todo mundo toca tudo ao mesmo tempo, como fazer isso ficar baixo e bom........... Mas sei que não posso sair, até porque como disse não tem ninguém para pegar a frente, então vamos orando e levando.
 
Depois de alguns anos afastado das atividades na igreja, fui convidado pelo o pastor a tocar e tomar conta do som e do grupo. Peguei o som numa situação terrível: as caixas de PA estavam posicionadas no fim da igreja (debaixo da galeria) e voltada pra frente. Além das caixas serem horríveis, ainda tinha um grave problema de reverberação acentuada por conta da posição dessas caixas. A mesa não presta, as caixas...sai do meio e etc e etc.

Havia um músico que tava acostumado a tocar sozinho, um baterista que tocava muito alto porque a bateria não é microfonada e um outro músico que não gosta de opinião. Pense numa situação!

Primeiro passo: conversei com todos sobre esses problemas na frente do pastor. De uma forma educada disse pra o pastor que tudo tava errado (pois a sugestão das caixas atrás foi dele) e que não havia condições do grupo funcionar direito por conta dessas deficiências. Ele me pediu calma pois tinha uma dificuldade que deveria ser sanada pra poder começar a mudar o som da igreja ($$$$).

Já coloquei as caixas posicionadas corretamente, fiz dois subs pra igreja e passei um orçamento para compra de pelo menos o básico, mas estamos longe ainda ....

Educar os músicos é a pior parte. O baterista entendeu, o tecladista também, mas o baixista... rsrsrsr

Vamos ver no que dá daqui pra frente. Tem muita água pra correr debaixo da ponte e pouco a pouco vamos chegar lá.

Acho que desistir é pior, pois está escrito: "aquele que pode fazer o bem e não o faz, peca!"

Força companheiros!
 
Triste ler esses relatos aqui. Minha igreja antigamente não liberava nem um real pra comprar um plug. Hoje isso não é problema, mas para por aí, não liberam a compra de nenhum equipamento, não respeitam a opinião de quem opera. O grupo de louvor me apoia, são educados, os bateristas são calmos, o baixista pergunta pra mim se ta muito alto. Já os ensaios são errados, tem gente que ensaia sentada no banco. Desisti também. Operar o lixo que é nosso som não vou mais.
 
persistir e perseverar são as armas, pra chegar a onde estou hoje, passei por maus momentos, caixas feita a facão sem projeto nenhum, falantes errados e diferentes, pegávamos restos de caixas que ninguém queria mais, microfones COBY, um de cada cor, comprado no camelo, aparelho com chiados nos potenciômetros e faders, e não ganhava nada e ainda levava bronca porque o som tava ruim, quando tinha evento na rua ou retiro, eu carregava e montava e passava o maior perrengue com o som ruim, persisti e perseverei, e hoje trabalho em 2 igrejas "remunerado", as duas com mesa digital, uma com sistema line e a outra com sistema line vertical "que são aquelas iguais ao sistema bose", faço um evento "com o meu som" para o pastor Bené Gomes do koinonya de Louvor e faço manutenção em igrejas do bairro que moro.

desistir não é a melhor solução, esse mundo "do áudio" em que vivemos é assim mesmo, os lideres tem que perceber que nessa área tem que ter investimento, como:

bons instrumentos - em pouquíssimas igrejas, ainda tem músicos que toca no amor, sendo assim, a igreja DEVE investir em instrumentos de boa qualidade, o cara leva anos estudando horas praticando, exerce o dom que DEUS deu pra ele na igreja com instrumento ruim, faltando cordas, cabos ruins, caixas sem qualidade, bateria fundo de quintal com pratos ruins e quebrados e etc e etc e etc......

ministro de louvor - a mesma coisa, anos estudando "ou deveria", treinando e etc e etc, quando chega na igreja pra cantar, pega um microfone de péssima qualidade indicado pelo vendedor de loja, que na sua GRANDE maioria, não sabe nada só quer vender, e ainda é cobrado porque não saiu como deveria.

som - nós também estudamos se não estuda, está errado, pois devemos saber onde estamos mexendo e porque e como funciona o sistema, pois se alguém perguntar o por que do problema, sabermos responder, nós téc. de áudio somos o primeiro a chegar e o ultimo a sair, quando o som da pipoco ninguém olha pro PASTOR, que não investiu no som, todos olhando pro tec. de áudio, quando a caixa para, ninguém olha pro PASTOR, que não investiu no som, todos olhando pro tec. de áudio, quando o qualquer instrumento ou microfone para, ninguém olha pro PASTOR, que não investiu no som, todos olhando pro tec. de áudio, e muitas das vezes o cara tá ali também por amor e não tem, a mínima condições de fazer um trabalho descente.

Eu sei que tem igrejas que não tem condições de investir em mesa digital ou comprar instrumentos tops de linha, mais tem coisas simples que funciona bem, tem PASTORES que comprou o som a 15, 10 anos atrás não faz nenhuma manutenção e quer o som igual a de um CD, ainda faz comparação dizendo:
- eu fui em uma igreja de um pastor amigo meu, e o som da igreja era muito bom, por que a minha não é assim
vai ver os microfones, os instrumentos, os equipamentos etc....

faça planejamentos, se a igreja é humilde, faça campanha do microfone, comprou, faça outra campanha, tipo, campanha da mesa, e vai comprando aos poucos.

Sabendo que a Fé vem pelo ouvir, se a pessoa não ouve bem "nem o louvor e nem a palavra que vai ser ministrada" qual o sentido.
 
Minha igreja tem apoiado sim, não só meu ministério no som como também o ministério de louvor.
Isso não foi do dia pra noite. Levou um tempo pra igreja entender a necessidade de investimentos. A nossa mais recente aquisição foi uma Behringer X32 Compact, que compramos após nossa YAMAHA MG 24/14fx nos cansar de dar tanto trabalho e raiva.

A grande questão é que temos necessidade estruturais. Pois a estrutura do templo é bem antiga e isso vai nos custar tempo e dinheiro.

Como citado em outras respostas. Temos também problemas em relação a cuidado com os bens da igreja. Comumente encontro fones de ouvido largado pelo chão, isso mesmo, no chão. O violão fora do case. Bateria descoberta, pois a igreja não é forrada, então cai poeira, e tem ainda o sol pois na parte da tarde os reflexos incidem na bateria, ja pensei até em colocar cortina na janela. A bateira ja perdeu um pouco da cor , no lado que o sol incide. Esses detalhes que ainda falta melhorar. No mais, as coisas estão andando bem.
 
ola pessol sou novo aqui, sempre procurei um lugar que eu pudesse conversar com irmaos que compartilhao deste ministerio, fui chamado pelo senhor Jesus em 1997, onde fui separado e capaitado pelo Senhor, eu amo este ministerio, mas passei por um perio de solidao, pois eu sempre busquei a qualidade e nao a quantidade, estudei sempre que pude, mas na epoca minha igreja nao me deu apoio que eu precisava, fui chamado de tolo, quase esfriei sofri muinto, hoje estou na firm na fé, mas sou um tecnico sem funçao no meu ministerio, o senhor me capacitou, me deu um curso no cam com o prof wladinei damalio, aguardo no meu Senhor Jesus a oportunidade de voltar a exercer o ministerio que me foi confiado, obrigadopor me ouvirem, fiquemcom o Senhor.
 
Não sei qual a realidade da sua região. Se eu estivesse em seu lugar entenderia que Deus estaria dando uma chance de escolher onde contribuir pra obra pois, na minha região a carência de técnicos de som é muito grande.
 
Fala pessoa, Estive afastado há algum tempo do forum e do ministério de sonorização por mil razões diferentes. Porém, estou voltando aos poucos.

Em termos posso dizer que temos o apoio do nosso pastor sim, mas, nem sempre da igreja. Nossa igreja é pequena, não obtem recursos financeiros para investimentos nem em equipamentos nem em pessoal. Por mais que Eu e algumas pessoas tenhamos visão de investir, somos poucos para um investimento é alto. Além de termos de lidar com algumas pessoas que dependem diretamente do nosso ministério, mas, que sempre se apresentam contra alguma iniciativa. Isso acontece em toda e qualquer igreja. Na minha visão, espiritualmente falando, é um ministério que é tão atacado quanto o ministério de louvor.

O que aprendi nesse meio tempo é que apoiar esse ministério é respeitar e em muitos casos investir. Seja em pessoal seja em equipamentos. Antes de criticar, tentar entender o que está acontecendo, os motivos, as necessidades. Apoiar a visão de quem está a frente deste ministério. E, não haver separações, divergência de opiniões e brigas de EGO.

Infelizmente faço parte de um ministério onde todo mundo acha que conhece alguém que entende mais do que você sobre o assunto. E, por mais que você diga que (por exemplo) SHURE é uma excelente marca, tem sempre um que aparece com a informação de que o XingLing mais novo do mercado é melhor do que o SHURE indicado por você. Principalmente por ser mais barato e por ter sido indicado pelo Irmãozinho da loja "XYZ". Ele disse que é TOP...

Há pouco tempo atrás, em um ministério relativamente grande aqui no RJ, Um pastor decidiu comprar por conta própria um sistema de Line sem consultar o responsável pelo ministério de sonorização levando apenas em consideração a indicação do irmãozinho abençoado vendedor. Quando o Responsável teve conhecimento, já estava chegando todo o equipamentos com os ditos técnicos para instalação. Ele ficou na dele, deixou efetuarem a instalação, acatou o que o pastor tinha ordenado que fosse feito e, quando houve o culto, o próprio pastor questionou por que o som estava pior do que o que eles tinham? Como se o problema fosse o operador.

Se antes estava melhor do que agora e o operador não mudou, o que será que aconteceu???

Ainda em questão a divergência de opiniões e a falta de respeito com quem está a frente deste eu aprendi que, no audio, há sempre muitas maneiras diferentes de se chegar a um resultado final, porém nem todos os resultados te proporcionam a mesma qualidade esperada.

Outro ponto que incomoda muito é a falta de cuidado com tudo. Não adianta comprar SHURE, gastar R$ 2k em Microfone e deixar o Microfone dormir ao relento. Infelizmente nem todos que estão envolvidos, tem o mesmo cuidado. E no final, quando eu reclamo, sou MATERIALISTA.

Esse tipo de coisa te faz pensar duas vezes se deve ou não continuar estudando e se aprofundando na área. Por mais que Audio seja uma paixão, não é o que eu faço para ganhar a vida e, sinceramente, não me vejo operando ou investindo nisso fora de uma igreja.

Desculpe o desabafo, mas sei que essa não é apenas a minha realidade. As vezes é bom compartilhar essas dificuldades para vermos que temos desafios e provações semelhantes.

O melhor a fazer é dar o seu melhor e continuar aos Pés da Cruz. Orando incessantemente por nossos ministérios e pedindo a Deus direção para lidar com todas essas coisas. Além do mais o Céu é tomado a força, a porta é estreita. E, sinceramente, nauqle grande dia não vamos querer ser cobrados por essa Obra que Deus nos confiou.

Lembrem-se, se Deus te colocou neste ministério, ele mesmo te capacitará. O que devemos fazer é nos esforçar e estudar muito pois tenho certeza de que Ele te abrirá o entendimento.

Abraços! Fiquem na Paz!
 
Boa tarde a todos.

Minha igreja é pequena, tem cerca de 50-60 membros. Eu estou lá desde que nasci, praticamente. Além de operar o som, e tenho estudado bastante para aprender sobre isto, também canto e toco violão.
Nossa equipe de som em geral, e isso inclui os músicos, pois numa igreja pequena tem que fazer de tudo mesmo, geralmente é bem reconhecida e tem apoio de toda igreja. Mas o interesse parte mesmo de cada um. Já tentamos incluir jovens que "nasceram" lá na igreja nas atividades, mas não houve interesse dessa geração.

Eu estou com 34 anos, os vocais tem essa idade tb, a tecladista, o baixista tb. Agora tem levantado alguns jovens dispostos a cooperar, os netos do Pastor, que tem uns 20 anos, mas vejo que muitos passaram e não participavam, mesmo com apoio e empenho para isso, seja no som, nos isntrumentais...

Quanto ao investimento, é difícil, pois todos temos orçamento apertado. Mas com cuidado temos conseguido melhorar. O templo ganhou cadeiras estofadas novas, ar condicionado, ai eu falei que não dava pra ficar bonitinho com um som que parecia uma TV velha... Tem funcionado, com muita oração e alguns desgastes, mas dá pra seguir...
Carregar caixa aqui e ali, montar, desmontar, chegar antes, sair depois... Já até acostumei, são 20 anos fazendo isso...
Abraço a todos...

Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo

Filipenses 1:6
 
Back
Topo