Sub grupos na LS9/32 ?

LucasAlvarenga

Active Member
Bom dia Caros mestres do áudio!

Adquirimos recentemente uma LS9/32 e estamos a aprender a mixar nela, no entanto uma coisa que ainda esta a desejar, a falta de conhecimento de como usar um sub-grupo na mesma, a única função semelhante foi o "Link channel", contudo esse n esta a me satisfazer uma vez que toda vez q tenho q alterar o volume individual de alguém do grupo tenho q desfazer o link, realizar a mudança e depois voltar com o link, tornando um tanto quanto lento a mixagem uma vez que é ao vivo.

Teria uma outra solução ? E por acaso essa solução seria utilizar os “Matrix” ?

Fico ansioso e no aguardo.

Att

8) 8)
 
Até o que eu sei, só o melhor jeito de fazer grupo é via Link mesmo.
Mas eu acho que tem alguma tecla de atalho para modificar apenas um canal dentro do grupo, sem precisar desfazer os links.
 
Na LS9 não tem BUS como na 01V?

Se sim, não é só endereçar o canal para o BUS e o BUS para o L & R?
 
Pois é na LS9 tem as matrix, q são 8 no total, no manual só fala q são saidas virtuais e não sei ainda se elas mandam pro L&R pois elas utilizam os ADA's, contudo n faz nenhuma referencia a sub-grupos ou bus, por isso a pergunta, mais se existir um atalho pra alterar só um canal no link pra mim ja resolve.

valeu pelas dicas pessoal.

8) 8)
 
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=6205">http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=6205</a><!-- m -->

é tão dificil assim ir no "busca" ?
 
Apenas para reforçar: a LS9 não tem subgrupos. Use a função LINK. Quando quiser mover apenas um fader, pressione o botão SEL do canal desejado e com ele pressionado movimente o fader.

[]'s
 
Na LS tem link com já fala nos canais,muito util para usar em backs vocais,e em bateria,no caso com já citaram ,quando o canal está linkado você tem que ficar apertando o botão dele se quiser alterar alguma coisa.

Subgrupo não tem,tem o custom fader,muito util também,pois você coloca os canais que mais usam,pode colocar um coletivo da bateria sem precisar usar todos os canais,tipo eu tenho 8 canais de bateria,eu programo somente o 1 no custom fader,se quiser aumentar o som de todos os componentes da bateria no custom eu mexo só no canal 1.

Ele tem matrix porém que eu saiba as saidas são fisicas e não virtuais,e dá pra controlar o nivel de som em varios ambientes,tanto que lá na igreja tem configuração de varios ambientes,e o mix controla o master dos retornos e auxiliares.

Tem também como gravar aquela programação de uma banda, e depois de outra,e depois de outra.
 
Pois é, essa de "MIX" e "MATRIX", ainda n vi como utilizar cada um e para qual funcionalidade, depois se alguem puder dar uma aula rapida rsss.

tks

8) 8)
 
Lucas

A Ls é muito simples,o mix trabalha com o master dos 12 auxiliares e com o mster dos 4 efeito,no canto direito da mesa tem 4 knoobs que controlar o master dos efeitos sem prcisar de acessar a parte de mix,também no canto esquerdo da tela tem potenciometros virtuais que controla o sinal de cada canal nos auxiliares e o volume do retorno no canal.

Ja a matrix trabalha com sub saidas da L e R ,muito util quando se faz um casamento e tem que sonorizar a igreja e rodar musica no salão da igreja,também é util no delay.
 
Como da pra perceber,a LS não tem subgrupos (muito confundido com o matrix),mas ela tem o custom fader,vou simular um ambiente de banda,vamos supor que eu trabalhe com uma banda que use:

10 canais para bateria (linkado)
6 backs vocais (linkado)
3 microfones principais
2 guitarristas (cada guitarrista deixando 2 guitarras)
2 teclados (em estereo com R e L de cada canal linkado,ocupando 4 canais)
1 baixo
2 violões (linkado)
2 sax
4 microfones de percussão (linkado)

Se eu ficar o show todo sem precisar alterar o sinal individualmente (bateria e back) eu posso trabalhar com o toda a apresentação,o custom fader ficaria assim mais ou menos.

Canal 1 (bateria,que vai controlar as outras peças pois está linkado)
Canal 2 (baixo)
Canal 3 (guitarrista 1)
Canal 4 (guitarrista 2)
Canal 5 (L do teclado 1)
Canal 6 (L do teclado 2)
Canal 7 (percussão)
Canal 8 (sax 1)
Canal 9 (sax 2)
Canal 10 (violões,musicos controlam seu proprio volume)
Canal 11 (mic 1)
Canal 12 (mic 2)
Canal 13 (mic 3)
 
Que isso rapaz,tem que se dedicar muito,tem muita coisa que eu ainda não sei na LS.

No mais,eu to praticamente engolindo livros do fernando moura,matematica,livro da cultura inglesa,e livros do curso de pc da microlins,como deu pra perceber mal estou postando,to estudando muito ultimamente.
 
Olá.. bem que eu sei para o montar um sub-grupo não é dificil porém é muito complicado, você teria que fazer até uma nova reconfiguração, pela tecla setup e por ai vai...
 
bem... que eu saiba... LS9-32 não tem BUS.... isso todos falaram.. até eu falei pois tenho uma e já tentei muitas e muitas vezes fazer o BUS... fiquei horas imaginando como faria, enviar para MIX depois MATRIX endereçar para LR patchiar...etc etc etc .. bem.... o que eu acho particularmente na minha opnião... quando necessitamos de BUS é sinal que queremos mais som em um certo grupo de instrumento (exem. BATERIA) porque não temos mais fade para "Levantar" kkk... mais é isso mesmo.. levantar...
Bem o que fazemos aqui e que conseguimos resolver o problema da falta de "BUS" foi:

1° Anter de levantar os Faders até o talo primeiro olhamos o ganho de entrada que geralmente e particularmente eu coloco em -18db (PRIMEIRO VERMELHO DO LED) quase chegando no 2° VERMELHO DO LED daí as faders ficam mais "baixos" um pouco acima do meio do caminho.. cuidado pois quanto mais ganho mais sensilvel vai ficar o mic (microfonia poderá acontecer - use bom senso), daí linkamos a batera e já era.. temos um pouco mais de "bus" levantadinha dos faders se quiser almentar um pouco mais....

bem acho que é isso não? acho que estavamos acostumados a trabalhar em quase 0db nas mesas analórgicas e os faders ficavam muito no "talo" 0db... coisinha minima para poder subir mais, acho que precisamos reacostumar na mesa digital trabalhando na meio do caminho dos faders até mesmo para ter um pouco mais de ganho, levantada se quiser e estiver faltando....

obs: estou explicando assim pois acho mais fácil e descomplicado sem muita frescura... não quero dizer que aqui só falam gente fresca eh... desculpa se entenderam mal... estou falando que ... todos somos tecnicos de som... alguns grandes outros pequeninos... mais todos estamos no mesmo ramo que é SOM, e esse forum ajuda a todos sem descriminação de grandeza. seja ele que tenha uma mesinha de 4 canais ou outro que tenha uma mega mesa... e um ajuda o próximo no que sabe ou já fez e deu certo...

agradeço a todos do forum mesmo.... òtimos profissionais que ensinam sem ver lucro... raridade em nosso meio, Deus abençoe a todos que lerem, ajudarem.

desculpa o desabafo aqui, primeiro lugar que ninguem humilha ninguem, todos os meus "muito obrigado" a ajudar nesse ramo tão dificil e tão injusto.

Errar é humano, perdoar é Divino..
 
Bus pra mim é para mesa que não tem opção de linkar os canais,não sei nem porque fizeram isso na 01V,sei que na LS a falta de BUS é recompensada com um custom fader.

Sobre o controle de ganho,realmente tem uma regra,que é regular de um modo que elimine a microfonia ao máximo e priorize ao mesmo tempo a captação sonora,no jeito que eu gosto de regular eu tento eliminar ao máximo mesmo a microfonia e ainda conseguir trabalhar com uma captação boa (como nos microfones de coral),e trabalho nos faders não deixando passar de 0db,se passar é sinal que tenho que aumentar o ganho,eu costumo colocar proximo de -15db o fader e o ganho quando o ambiente está vazio,fazer a passagem de som regulando o ganho e um pouco o fader,ai já dá pra ter uma sobra no fader para caso o ambiente ficar cheio.
 
Pessoal,

Ainda não testei isso, mas uma solução interessante seria utilizar um bus em POS FADER, ajustando a mandada de todos os canais em 0db, já que o volume estará vinculado ao fader. Feito isso, desligar em cada canal o botão ST. No canal MIX correspondente ao bus utilizado ligar o botão ST e retirar o eventual output físico que esse MIX possa estar endereçado.

Se a idéia for um subgrupo STEREO, é a mesma coisa, porém no MIXER SETUP, ajuste o par de bus stereo desejado para STEREO com o PAN LINK ativado. Dessa forma, em cada canal, o pan do canal irá ajustar entre o par de bus (por exemplo LR = 11/12). Só não pode esquecer de ajustar a mandada pra POST e em 0db.

Quem testar, dá um alo.

Abraço.
 
Back
Topo